-
Mintzberg propôs que a partir de seis partes ideais básicas seria possível visualizar as operações da maioria dasorganizações existentes.
Na base temos os operadores, as pessoas que desempenham o trabalho básico de fabricar produtos e prestar serviços. Isto é chamado de núcleo operacional (1).
Quando se torna mais complexa a organização exige também exigem pelo menos um gerente em tempo integral, que ocupará o que é denominado de cúpula estratégica (2), de onde todo o sistema é supervisionado.
À medida que cresce a organização requer mais gerentes. É criada então uma linha intermediária (3), uma hierarquia de autoridade entre o núcleo operacional e a cúpula estratégica.
Mais complexidade pede outro grupo de pessoas, os analistas. Estes dempenham tarefas administrativas – planejar e controlar formalmente o trabalho dos outros. Esses analistas formam a tecnoestrutura (4) fora da hierarquia da linha de autoridade.
Acrescente a tudo isso as unidades auxiliares para fornecer vários serviços internos, desde copa ou sala de correspondência até serviços jurídicos ou relações públicas. Estas unidades e a parte da organização que elas compõem são a equipe de apoio (5).
Por fim, temos a chamada ideologia (6), que envolve as tradições e crenças que particularizam uma organização.
wikipedia
-
Justificativa da banca para manter o gabarito "B".
Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
A questão pede que se aponte, no campo da Ciência da Administração, considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a configuração predominante na Administração Pública. Para facilitar a resposta do candidato, a questão aponta o tipo, segundo Mintzberg, e sua característica principal. Segundo a classificação de Mintzberg, as organizações Máquina são aquelas organizadas sob padrões burocráticos, o que melhor coaduna-se ao modelo de Administração Pública. A despeito de a Administração Pública brasileira caminhar no sentido da busca de práticas gerenciais, em especial a partir da Emenda Constitucional n. 19/98, as práticas burocráticas, ligadas à descrição dos cargos e suas atribuições é predominante em face do princípio da legalidade e da impessoalidade. Desse modo, a resposta adequada à questão é a alternativa “B”, conforme gabarito preliminar.
Fonte: PUGH, Derek; HICHSON, David. (Org.) Os Teóricos das Organizações. Rio de Janeiro. Qualitymak, 2004, (p. 32-34)
-
"(...)
Mintzberg, renomado acadêmico canadense e autor de vários livros de administração, é o mentor do desenho tido como referência para organizações ideais. Mintzberg definiu a estrutura organizacional como “a soma total das maneiras em que se divide o seu trabalho em tarefas distintas e, em seguida, realiza a coordenação entre elas”.
Cada configuração contém seis componentes:
1. Núcleo operacional: As pessoas diretamente relacionadas com a produção de produtos ou serviços.
2. Ápice estratégico: Atende às necessidades das pessoas que controlam a organização.
3. Linha intermediária: Os gestores que ligam o vértice estratégico com o núcleo operacional.
4. Tecnoestrutura: Os analistas que projetam, planejam, mudam ou treinam o núcleo operacional.
5. Equipe de apoio: Os especialistas que fornecem suporte para a organização fora das atividades do núcleo operacional.
6. Ideologia: As tradições e crenças que tornam a organização única.
Estes componentes são ligados por quatro fluxos:
Autoridade;
Trabalhar materiais;
Em formação;
Processos de decisão."
https://ggvconsultoria.com.br/estrutura-organizacional-de-mintzberg/