Calma pessoal...
Linux não é pago!
Linux é seu nucleo, e está disponivel a todo mundo, a qualquer um, em qualquer lugar!
Há distribuições que cobram por serviços, como suporte e manutenção. Isso acontece com a Red Hat, por exemplo.
Mas a distribuição não é paga! O serviço é pago!
O que pode acontecer é o individuo pedir o Cd de instalação diretamente do desenvolvedor, e ai pagar o preço de frete, como acontecia até alguns anos atrás com o Ubuntu!
O que tem tornado o linux atrativo é o fato de ser gratuito e a segurança que oferece. Além disso, nos ultimos anos ele tornou-se bem mais atraente visualmente que o windows, e isso atrai o pessoal.
Quando a instalação, não precisa de conhecimento tecnico nenhum! Ubuntu, OpenSuse, Fedora e etc são até mais faceis de instalar que o windows!
Não se digita comando algum!
Claro, há distribuições avançada, que necessitam de conhecimentos tecnicos. Mais isso não é regra, e não são destindas aos usuários iniciantes!
Singelas observações:
O Linux é um software livre, isso quer dizer que a sua licença é OPEN SOURCE, ou seja, seu código fonte está disponível para modificações e estudos, a partir dessas modificações, poderá haver comercialização, se tornando-se um software comercial.
O Linux é um sistema operacional que possui várias distribuições, como o Fedora, ou seja, os programadores adaptam o Código Fonte do Linux para as suas necessidades, mas, em tese, o Kernel ainda está funcionando sob a comando do sistema operacional Linux.