SóProvas



Prova CESPE - 2010 - UERN - Agente Técnico Administrativo


ID
124804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para preservar a caatinga, será preciso mais do que fiscalização - sempre de difícil execução no país - ou mais do que a declaração de boas intenções. Um dos caminhos viáveis parece ser seguir a fórmula adotada na Amazônia, que possui 20% de seu território protegidos por lei. Na caatinga, esse percentual é de apenas 7%. A promessa do governo federal de utilizar metade do Fundo de Mudanças Climáticas para a recuperação do bioma e a perspectiva de criação de um Fundo Caatinga pelo Banco do Nordeste são notícias importantes, porém devem ultrapassar logo a fase dos discursos. A caatinga brasileira não tem mais tempo a perder.

Idem, ibidem (com adaptações).

Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • A questão correta é a letra "b", pois é o que está transcrito no texto na passagem: "...Um dos caminhos viáveis parece ser seguir a fórmula adotada na Amazônia, que possui 20% de seu território protegidos por lei..."
  • Uma das soluções para o desmatamento da caatinga seria ampliar a área protegida por lei.
  • a) A fiscalização é dispensável no processo de preservação da caatinga. É um dos elementos, não éo suficiente, mas também  é necessário.

     b) Uma das soluções para o desmatamento da caatinga seria ampliar a área protegida por lei.

     c) O país tem larga experiência na fiscalização eficaz e bem sucedida contra o desmatamento. O texto relata isto:"sempre de difícil execução no país"

     d) Já está em pleno funcionamento o Fundo Caatinga, criado no Banco do Nordeste. O que há é uma perspectiva de criação.

     e) O governo federal já utilizou mais da metade do Fundo de Mudanças Climáticas para proteger a caatinga. Prometeu utilizar. Só promessa.

    Carregando ...


ID
124816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções abaixo apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal Estado de Minas de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • a) Reconhecer e [FAZER] valer os direitos do consumidor é tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas não há como implementar-[LOS] sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicação.>>>não pode haver diferença de tempos verbais.>>>"implementar´" é VTD e LHE é usado para VTI b) Não foi [À-TOA] que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA [a]iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. À toa e à-toa Essas expressões diferem na grafia, no significado e na classe de palavras. Vejamos:À toa – Grafada sem hífen, essa locução adverbial significa “a esmo, sem objetivo definido, sem proveito”: “Ficou andando à toa por aí”, “Está lá, escrevendo à toa” e “Cansei-me à toa”.À-toa – Com hífen, é locução adjetiva e significa “desprezível, sem importância, inútil”: “Aquele é sujeito à-toa mesmo”, “É besteirinha, coisa à-toa” e “Não adianta, é ajuda à-toa”. Apesar de funcionar como adjetivo, não varia: “São papéis à-toa”. c) No Brasil, a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e [É] um dos maiores sucessos de aceitação populares."...a lei(...)é um dos maiores sucessos". d) CERTO. e) Não faltou[SEM VÍRGULA] o apoio da mídia. A verdade é que, sem vigilância, execração pública e punição exemplar[,] vai haver, sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima.>>>não se pode separar o sujeito do verbo.
  •  a) Reconhecer e fazer em valer os direitos do consumidor é tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas não há como implementá-la r-lhe sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicação.

     b) Não foi à toa que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA à  a iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informação, segurança, escolha e participação.

    O novo acordo Ortográfico rejeita o Hifen de "à-toa, dia-a-dia". Na dúvida de grafia  de uma palavra, consultar o site: Academia Brasileira de Letras: GOOGLE: "dicionario abl" ou www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

    c) No Brasil, a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e  é são um dos maiores sucessos de aceitação populares.

    * d)  Correto

     e) Não faltou (,) o apoio da mídia. A verdade é que, sem vigilância, execração pública e punição exemplar, vai haver (,) sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima.
     

     

     

  • A - Reconhecer e FAZER... - Fica no singular pois se trata de um Sujeito Oracional


    B -  ...coube ao governo central dos EUA à iniciativa - Essa crase não esta correta...


    C - a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e são um dos maiores sucessos de aceitação populares. - O correto seria é, para concordar com "a lei"


    D - CORRETA


    E - ...execração pública e punição exemplar vai haver, sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima. - A vírgula está errada pois não se separa o verbo de seu complemento

  • Achei estranha a alternativa d:

    Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, (aprendeu?) a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, (aprendeu) a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado.

    Ou então:

    Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, (observar) a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, (observar?) a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado.

    Achei que em qualquer uma das alternativas houve erro, sendo a elipse do verbo sendo "aprendeu" ou "observar".

     

  • Sessão "pelo em ovo": Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado. A veracidade das informações NA embalagem.

  • Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado. O trecho está gramaticalmente correto.


ID
124822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Commercio (PE) de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho adaptado apresenta grafia correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra bCorrigindo as erradas:a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos recipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para prevenir o surto.c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instância, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.d) O Brasil é vulnerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precariedade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caos generalizado . Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.
  • Não marquei a b porque não tem ponto final rsrsrsr, errei.Nossa,quantos erros gramaticais que passaram batidos por mim.
  • Claudio 
    também errei pelo mesmo motivo!
    não tinha ponto final e tmbém achei que deveria ir uma vírgula após "abandonados"
    enfim, também não reparei diversos erros... 

    :(

    Só pra comentar -> "Ampla maioria"                não parece muito redundante, repetitivo?
  • a) RECIPIENTE e PREVENIR

    b) INSTÂNCIA

    c) PRECARIEDADE

    e) GENERALIZADO

  • Tá de brincadeition??!!! Sem pontuacion no fination?!

    Do que adiante fazer exercícios que nos ensinam a corrigir o incorrigível e nem da para recorrer kkkkkkkkkkkkkkk

  • galera o examinador perguntou quanto a "grafia", e nao quanto a pontuaçao. voces estao vendo pelo em ovo!!!


  • Também errei pelo ponto final que falta na b

  • Na B eu rateei quando vi "criatório" em vez de "criadouro", mas como vi erros graves nas outras, tasquei essa opção e fui feliz na escolha.

  • instânscia é lasca

  • Na b não está faltando um ponto final? Embora o examinador refira-se à grafia, na hora da prova você se depara com isso e fica com um pé atrás. Tenho para mim que foi erro de digitação do pessoal do QC, pois, a despeito da canalhisse dessa banca, ela não daria um mole desses. Simbora!

  • a)

    A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto.

     b)

    No entanto, não se podem deixar em segundo plano, principalmente nas áreas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatórios do mosquito da dengue. As residências e construções abandonadas devem ser vistoriadas regularmente

     c)

    A responsabilidade pela saúde pública, em última instânscia, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.

     d)

    O Brasil é vunerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precaridade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.

     e)

    Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.

  • a) recipientes, prevenir

    b) ok

    c) instância

    d) vulnerável, precariedade

    e) caos generalizado


    Todas as alternativas erradas têm dois erros. Tô procurando ainda o segundo da C hahaha


ID
124828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções abaixo apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de texto publicado no Correio Braziliense de 14/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • Erros:

    a) É preciso considerar como nacional, a riqueza do pré-sal, camada a mais de 300 km da costa brasileira que não pode ser reivindicada  exclusivamente por esse ou aquele estado, com o argumento de que é o produtor.

    b) Trata-se, indubitavelmente, de patrimônio de todos os brasileiros, a ser explorado em regime de partilha, não de concessão, com os poços sob a propriedade da União. É justo que para a nova fortuna haja novas regras.

    c)E é imprescindível que elas garantam a melhor gestão, com transparência e total retorno à nação. Importante é que o Congresso apresente à nação modelo capaz de trazer das profundezas do oceano para a casa de cada brasileiro as riquezas recém-descobertas.

    d) É para melhorar a educação e a saúde, reduzir  as  desigualdades e propiciar os avanços tecnológicos e a infraestrutura que devem servir as imensas reservas de petróleo capazes de, bem exploradas, levar o Brasil ao Primeiro Mundo.
  • Não vi o erro da C e achei que "abri-la", na letra E, teria que ser acentuada. Errei duas vezes!

  • D. Kyka, parabéns!


ID
124831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Clima favorável, investimentos em insumos e máquinas e otimismo do agricultor com as perspectivas do mercado externo são os fatores que explicam os seguidos aumentos das estimativas da safra de grãos que está sendo colhida no país. As mais recentes, que acabam de ser divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento, embora com pequenas discrepâncias decorrentes do uso de metodologias diferentes, indicam que, com 143,5 milhões de toneladas, esta pode ser a segunda maior safra da história. O ministro da Agricultura acredita que as próximas projeções podem confirmar uma safra recorde. É um cenário bem melhor do que o observado no ano passado, marcado pela crise econômica mundial, pelas incertezas quanto à demanda internacional, pela queda de preços e, em algumas regiões, sobretudo a Sul, por uma prolongada estiagem.

O Estado de S.Paulo, 13/3/2010 (com adaptações).

O texto em apreço é predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
  • Texto : argumentativo expositivo.

  • Texto: Dissertativo expositivo.


ID
124834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo de 13/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA.

    b) ERRADA. "A produtividade, por exemplo, continua a crescer sustentada, principalmente, pelas pesquisas ..."

    c) ERRADA. "O principal desafio da agricultura brasileira é a precária infraestrutura. As estradas são ruins e não atendeM..." Não se separa SUJEITO do VERBO com vírgula.

    d) ERRADA. "Por causa dessa deficiência, A qual ..." O pronome demonstrativo retoma o substantivo anterior.

    e) ERRADA. "... os custos ... não são competitivos ... regiões cujaS ..." O verbo concorda com o núcleo do sujeito. O pronome demonstrativo CUJO é regido pelo substantivo que retoma, no caso REGIÕES. Lembrando que a inclusão de preposição antes de CUJO ocorre em função da transitividade do verbo existente na oração.

  • * b) A produtividade, por exemplo, sustentada  principalmente pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sobre variedades e métodos adequados à realidade brasileira e pela modernização da gestão no campo, continua a crescer.

    * c) Problemas existem e não são desprezíveis. O principal desafio da agricultura brasileira, é a precária infraestrutura. As estradas são ruins e não atendem importantes regiões. Os portos funcionam de forma insuficiente.

    * d) Por causa dessa deficiência, a qual o governo não consegue eliminar, o custo do frete representa quase metade do valor recebido pelo produtor de soja de Mato Grosso.

    * e) Sem infraestrutura, os custos de produção não são competitivo e a agricultura não consegue se desenvolver em regiões cuja áreas poderiam ser agrícolas, como o norte de Minas Gerais.
     

  • Errei, pois acreditava que o "a", após o verbo impulsionar, exigiria crase.

  • O Brasil tem condições de aproximar-se dos líderes produtores agrícolas, pois os principais fatores que impulsionaram a produção brasileira, nos últimos anos, continuam presentes: a disponibilidade de recursos naturais, como terra, água e sol; a demanda dos países asiáticos; e o aumento da produtividade. O trecho está gramaticalmente correto.


ID
124837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O pior efeito da crise econômica, para o Brasil, foi a queda
de quase 10% no valor dos investimentos em máquinas,
equipamentos e construções, como confirmam as contas nacionais
divulgadas pelo IBGE. Por isso, 2009 não foi um ano perdido
apenas quanto ao crescimento econômico. A contração de 0,2% do
produto interno bruto (PIB) está longe de ser desastrosa. A perda
mais importante foi outra: o país aplicou muito menos que o
necessário para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva e
garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão
nos anos seguintes. A queda do investimento de 18,7% para 16,7%
do PIB entre 2008 e 2009 é o dado mais negativo, em termos
estratégicos, no cenário do ano passado.

O Estado de S.Paulo, 12/3/2010 (com adaptações).

Depreende-se das informações do texto que

Alternativas
Comentários
  • É o que diz o seguinte trecho "...e garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão
    nos anos seguintes."

  • a) o ano de 2009 representou uma queda no crescimento econômico com muito sem reflexos no futuro.

    b) houve  o país aplicou muito menos que o necessário ampliação do investimento em máquinas e equipamentos industriais mesmo durante a crise.

    c) a diminuição do PIB , está longe de ser desatrosa foi a pior consequência da crise.

    d) a falta de investimentos prejudicou a possibilidade de ampliação da capacidade produtiva nos anos seguintes à crise.
    e) a modernização e a expansão da indústria estão asseguradas, apesar da queda do PIB. Não houve a Modernização.
     

  • a Cebraspe é uma ótima banca, mas tem questão que é obrigatória a discordância.

    O gabarito da questão disse que a falta de investimentos prejudicou a possibilidade .....enquanto que o texto informa: A perda mais importante foi outra: o país aplicou muito menos que o necessário para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva e garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão

    nos anos seguintes.

    conclusão: se o país aplicou muito menos que o necessário não há por que falar em falta de investimentos


ID
124840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O pior efeito da crise econômica, para o Brasil, foi a queda
de quase 10% no valor dos investimentos em máquinas,
equipamentos e construções, como confirmam as contas nacionais
divulgadas pelo IBGE. Por isso, 2009 não foi um ano perdido
apenas quanto ao crescimento econômico. A contração de 0,2% do
produto interno bruto (PIB) está longe de ser desastrosa. A perda
mais importante foi outra: o país aplicou muito menos que o
necessário para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva e
garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão
nos anos seguintes. A queda do investimento de 18,7% para 16,7%
do PIB entre 2008 e 2009 é o dado mais negativo, em termos
estratégicos, no cenário do ano passado.

O Estado de S.Paulo, 12/3/2010 (com adaptações).

O texto em questão é

Alternativas
Comentários
  • Linguagem coloquial: Falada familiarmente, por indivíduos de instrução média ou superior.

    Linguagem informativa: Preocupado com a transmissão do conhecimento.

    Linguagem impessoal: O emissor apaga-se para ressaltar o conteúdo.

    Linguagem informal: Se preocupa mais com o conteúdo do que com a forma.

     

  • Alguém poderia comentar está questão, pois  no último trecho, quando ele fala assim:
    "A queda do investimento de 18,7% para 16,7%
    do PIB entre 2008 e 2009 é o dado mais negativo, em termos
    estratégicos, no cenário do ano passado."
    É o dado mais negativo segundo quem???? Segundo o autor. Portanto pessoal.
    Pra mim, tem a opinião dele.

    Se alguém puder esclarecer essa minha dúvida.
    Obs.: Se responder, manda-me uma mensagem.

    "O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
  • C!!

     

     

     

    Percebe-se que o texto tenta passar conhecimento,dados.  Sem falar que foi tirado de um jornal. ( Folha de S. Paulo )

  • Impessoal?

    "A perda mais importante foi outra: o país aplicou muito menos que o necessário para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva e garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão nos anos seguintes."

    Quem define o necessário?

  • "produto interno bruto (PIB) está LONGE de ser DESASTROSA" - se isso não for PESSOALIDADE OU SUBJETIVIDADE - O QUE É?
  • Questão pessimamente formulada!!! Há vários traços de opinião no mesmo! Não estou como sócio do Qconcursos, mas essa merece explicação do professor, pois há nítidas opiniões nele!
  • Letra C

    Impessoal:evita opiniões e juízos de valores pessoais.

    Informativo: informa sobre um determinado assunto.


ID
124873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de informática e componentes funcionais de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido
  • a) incorreto - A Unidade Central de Processamento - UCP (em inglês, Central Processing Unity - CPU) é a responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na MP. As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador.b) corretoc)1 byte = 8 bitd) hd naoe) monitor é dispositivo de saida, salvo o touchscreen que é saida e entrada
  • A - Errada - A UCP processa dados, sendo o HD responsável pelo armazenamento dos dados.
  • A alternativa "b" também está errada, apesar de terem marcado com correta. "Memória principal" de um computador, é outra denominação para a Memória RAM !!!O HD é uma Memória Auxiliar, ou Secundária.
  • TODAS AS OPÇÕES ESTÃO ERRADAS.

    a) - O processador não armazena dados;

    b) - Está tudo misturado. E nada faz sentido quanto a memória principal do computador;

    c) - Não se utiliza bit e bytes... bits formam bytes. Assim, também a afirmação final está errada.

    d) - Esta definição é sobre GABINETE e não placa mãe;

    e) - O monitor é um periférico de SAÍDA; E, os atuais touchscreen SÃO PERIFÉRICOS MISTOS: ENTRAM E SAEM INFORMAÇÕES. 

     

  • kkkkkkkkkk não acredito que caí na " C"!!!!!!!!!

     

  • Nossa, essa questão parece ter sido elaborada pela Dilma, na qual há um monte de informações e nenhuma fez sentido. Eu não achei alternativa correta.


ID
124876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Algumas questões de informática dependem da prática cotidiana do uso do computador.Esta questão seria um desses exemplos.Para resolvê-la tem que testar,seguir o comando da alternativa e verificar se dá certo.É o caso da alternativa C.
  • Cada vez que você fizer um cortar (CTRL-X) ou um copiar (CTRL-C) de um elemento, este é conservado temporariamente na área de transferência. A área de transferência de Windows encontra-se no Gerenciador de álbum (salvo Vista).

    Para acessá-lo, basta:
    • Clique em Iniciar/Executar / Digite: clipbrd

  • I-ERRADA. Os ícones da questão NÃO SÃO ATALHOS. Atalhos tem a "seta preta" em seu rodapé.

    II-ERRADA. Ao se fazer LogOff o computador não será reiniciado.

    III- Correta.

    IV- Errada. A exclusão de um programa sem gerar danos ao sistema operacional, deve ser feita atraves de Painel de controle- Adicionar ou remover programas.

    V- Errada. Bas clicar com o botão direito do mouse e ir em propriedades.
  • a) Os atalhos não são disponibilizados na área de transferência do Windows, mas sim na área de trabalho.

    b) a máquina não será reiniciada.

    d) ao excluir um diretório há impactos sim ao sistema operacional.

    e) central de atendimento da microsoft?  desconheço essa opção de enviar email para a central de atendimento.

  • A descrição do item A é sobre a Área de Trabalho, não a Área de Transferência do Windows. O item B está errado porque a opção logoff não reinicia o computador automaticamente. O item C é o correto, e pode ser acessado pela combinação Win+Pause. O item D está incorreto, porque apesar de possível, não é recomendada a exclusão de pastas do Windows manualmente. O item E, foi bem criativo ao inventar funções e tarefas atribuídas a central de atendimento da Microsoft.
  • a) Item errado. A área de transferência armazena dados temporariamente durante processos de transferência entre aplicativos ou documentos. Quando executamos a operação de copiar e colar (ou cortar e colar) o item selecionado é armazenado na área de transferência durante a primeira parte da operação (copiar ou cortar). Ao executar a operação de colar, o conteúdo da área de transferência é copiado para o destino. Observe que o item permanece na área de transferência.
    b) Item errado. A máquina não é reinicializada.
    c) Item correto. Os itens citados na alternativa estão presentes na aba “Geral” da janela de propriedades do sistema.
    d) Item errado. Excluir um programa da pasta Arquivos de Programas por intermédio do Windows Explorer pode causar impactos no sistema operacional.
    e) Item errado. A Microsoft não fornece tais dados. Isto pode ser obtido por meio do Windows Explorer, visualizando as propriedades do arquivo em questão.
    Gabarito: letra C.
    FONTE: PROFª. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

ID
124879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao sistema operacional Linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta. Konqueror funciona como web browser ou até mesmo como um visualizador de arquivos.Ele pode reproduzir video, som, visualizar imagens, páginas html locais e em rede, documentos de texto, etc.B)Incorreta. Uma,dentre as várias vantagens do LINUX,é o fato dele ser instalado juntamente com outro Sistema Operacional,no entanto sua instalação é um pouco mais trabalhosa que o Windows.C)Incorreta.Em relação ao LINUX não há que se falar em versões baratas,pois todas as Distribuições são gratuitas,trata-se de um software livre.D) Correta. O KDE (K Desktop Environment)O KDE Control Center é o lugar onde pode se alterar todas as configurações que afetam todo o seu ambiente KDE.Trocando em míudos é uma espécie de painel de controle do Windows,pois nele pode se alterar aparências e temas,internet e rede,desktop,periféricos,segurança e privacidade,administração do sistema,etc.E)Incorreta.O LINUX é multiusuário.
  • Para deixar o Windows e Linux em dual boot, você deve instalar primeiro o Windows e em seguida o Linux. Durante a instalação do Linux será instalado o Lilo que é o gerenciador de Boot do Linux.
  • Só uma observação a respeito do primeiro comentário: Há versões pagas do Linux mesmo sendo ele um software livre!!!
    Vamos ter cuidado, o que deixa a letra C errada é o fato de afirmar que o Linux é fácil de ser instalado, pelo contrário é necessário bom conhecimento tecnico para a instalação!!!!!


    Não é legal escrever o que se tem dúvida, comente dentro dos limites do seu conhecimento!!!

    Boa sorte a todos
  • Letra D. Konqueror é um gerenciador de arquivos do KDE (interface gráfica), assim como o Nautilus é o gerenciador de arquivos do GNome (interface gráfica). Na letra B, a negação da Cespe... Na letra C, uma análise subjetiva para um sistema operacional gratuito. Na letra E, incorreto, dado que Windows e Linux serem exemplos de multi-usuários.
  • Amigo meu pagou R$30 numa distribuição do LINUX.

    Software livre nao quer dizer que seja de graça. Há empresas que investem em desenvolvimento e cobram por isso

  • Calma pessoal...

    Linux não é pago!

     

    Linux é seu nucleo, e está disponivel a todo mundo, a qualquer um, em qualquer lugar! 

    Há distribuições que cobram por serviços, como suporte e manutenção. Isso acontece com a Red Hat, por exemplo.

    Mas a distribuição não é paga! O serviço é pago!

     

    O que pode acontecer é o individuo pedir o Cd de instalação diretamente do desenvolvedor, e ai pagar o preço de frete, como acontecia até alguns anos atrás com o Ubuntu!

     

    O que tem tornado o linux atrativo é o fato de ser gratuito e a segurança que oferece. Além disso, nos ultimos anos ele tornou-se bem mais atraente visualmente que o windows, e isso atrai o pessoal.  

     

    Quando a instalação, não precisa de conhecimento tecnico nenhum! Ubuntu, OpenSuse, Fedora e etc são até mais faceis de instalar que o windows! 

    Não se digita comando algum!

     

    Claro, há distribuições avançada, que necessitam de conhecimentos tecnicos. Mais isso não é regra, e não são destindas aos usuários iniciantes!

     

  • Singelas observações:

    O Linux é um software livre, isso quer dizer que a sua licença é OPEN SOURCE, ou seja, seu código fonte está disponível para modificações e estudos, a partir dessas modificações, poderá haver comercialização, se tornando-se um software comercial.

    O Linux é um sistema operacional que possui várias distribuições, como o Fedora, ou seja, os programadores adaptam o Código Fonte do Linux para as suas necessidades, mas, em tese, o Kernel ainda está funcionando sob a comando do sistema operacional Linux.

  • Não tem nada disso que todas as distribuições são gratuitas.

    Não é atoa que há diversas empresas do ramo que valem dezenas de bilhões de dólares.

  • Normalmente, pelo o que eu percebi em outras questões, quando o examinador compara o Linux a outros S.Os em relação à qualidade e à eficiência, a alternativa está incorreta.


ID
124882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do ambiente BROffice, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Incorreta. O pacote de aplicativos BROffice pode ser instalado em qualquer sistema operacional.Ele pode instalado no windows e conviver harmonicamente com o Microsoft Office,no entanto a recíproca não é verdadeira, ou seja não dá para instalar o aplicativo da Microsoft no Linux.B)Incorreta. A distribuição é on-line sim,no entanto o site não tem a terminação não tem o br.C)Incorreta. Base é o equivalente ao Access da Microsoft,ou seja trabalha com banco de dados.D)Incorreta. O Impress é o equivalente ao Power Point da Microsoft.E)Correta. O comando abrir dos aplicativos do BROffice permite se abrir qualquer aplicativos relacionado a ele.Por exemplo no writer eu posso abrir uma planilha do calc ou até mesmo um slide do impress.
  • Banca produz questão mal formulada, visto que se digitarmos o endereço "www.broffice.org.br" em qualquer navegador, estaremos diante do sítio BrOffice.org. Discutível.
  • Concordo com o colega. Questão discutível pois ao se digitar com ".BR" o sítio abre normalmente. Sendo assim a afirmação não estaria incorreta. Existe,assim, duas respostas.
  • Não assinalei a alternativa B devido a palavra "adquirida", a qual pode ser sinônimo de "comprada".
  • Questão mal formulada."adquirir" não necessariamente significa "comprar".além disto o endereço com final ".br" funciona perfeitamente. É necessário um conhecimento sobre DNS para saber o porquê disto funcionar. Conhecimento este que provavelmente não foi cobrado no edital.
  • Concordo com todos os comentarios da colega Lucilene de Saboya...parabens RESP. alternativa E

ID
124894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a correio eletrônico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação pela WEB pode ocorrer tanto de forma sincrônica (chats, videoconferências) como de forma assíncrona (e-mail, listas de discussão, blogs). A diferença entre estas ferramentas consiste na forma como a comunicação ocorre; no fórum, E-MAIL a comunicação ocorre assincronamente enquanto no chat, de forma síncrona.
  • Um endereço de e-mail deve ser composto obrigatoriamente pela seguinte sequência de itens: nome do usuário (real ou fictício); caracteres @; servidor de email (Yahoo, UOL, Gmail, Hotmail, etc.); tipo de instituição a que pertence o endereço, seja comercial (.com), governamental (.gov), ou uma rede (.net); sigla ou abreviatura do país em que está cadastrado o endereço .

  • "Com relação a correio eletrônico", no caso da questão, está se referindo ao correio eletrônico...logo, penso que a alternativa "c" está errada pois não necessariamente o receptor deverá estar conectado no momento em que a mensagem for enviada.

    Letra c: "A comunicação por e-mail ocorre de forma síncrona, em que, durante a escrita da mensagem, o emissor está conectado à rede, e o receptor só pode recebê-la quando estiver conectado no momento em que a mensagem for enviada."  ERRADA.

    b) Para enviar com sucesso, pela Internet, uma mensagem de correio eletrônico, é necessário saber o endereço correto do destinatário, sem erros de digitação, já que a troca de um único caractere do e-mail pode fazer que a mensagem retorne ou seja encaminhada a outro destinatário. CORRETÍSSIMA.

    Bye.

  • Eu marquei a resposta certa, mas gostaria que alguém me explicasse porque o item "  e) O serviço de WebMail permite que o usuário acesse o seu computador pessoal pela Internet para visualizar as mensagens que foram baixadas anteriormente" está errado.
  • Letra B. No item A a descrição da estrutura do e-mail está incorreta, pois o país é o último item. Se não existe, está entendido que é nos Estados Unidos. No item C, a comunicação é assíncrona, porque não há contato direto entre os interlocutores como em uma sala de bate papo. No item D, a mensagem fica armazenada no servidor de e-mails, e só depois que ela é acessada que passa a ‘existir’ no computador do usuário. No item E, o serviço de e-mail realmente permite que acesse a caixa de mensagens pela rede, porém existem dois erros na afirmação E: via webmail não é possível acessar o computador pessoal (isto é através de softwares como a Assistência Remota do Windows, LogMeIn, UltraVNC, etc) e as mensagens de webmail não são baixadas (elas permanecem no servidor de e-mails, porque o IMAP foi usado. Só são baixadas quando acessadas pelo POP3).
  • GENTE, a Comunicação síncrona exige que emissor e receptor estejam disponíveis simultaneamente ( Ligação Telefonica), no caso email, a comunicação é assíncrona, é desconectada do tempo, isto é, emissor e receptor podem se comunicar à medida que tenham tempo disponível.

    Gab. B

  • A - é necessário ter nome@DomínioDoServidor. Ex: nome@terra.com.br, nome@gmail.com

    B - vai retornar uma mensagem de erro, se não existir o e-mail, ou vai ser enviado para um e-mail parecido com o pretendido

    C - e-mail é assíncrono. Os e-mails ficam no servidor de e-mail, então o destinatário e o remetente não precisam estar ao mesmo tempo online.

    D - pode ser também por WEBMAIL, ou seja, não seria armazenado no computador. E também não é automaticamente armazenado no correio eletrônico do destinatário, pois primeiro vai para a caixa de saída e enviados do remetente, sai do servidor do remetente, chega no servidor do destinatário e aí sim chega na caixa de entrada do próprio, são várias etapas.

    E - acredito eu, está errada por estar se referindo aos CLIENTES DE E-MAIL(baixam e-mail para o computador usando pop3) e não WEBMAIL(são acessados online pelo servidor de e-mail)


ID
124897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na suíte Microsoft Office, o aplicativo

Alternativas
Comentários
  • O Excel é um aplicativo Windows - uma planilha eletrônica - que fornece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados. As cinco principais funções do Excel são:Planilhas: Você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como números, textos e fórmulas. Pode acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas, caixas de texto e botões. É possível utilizar formatos pré-definidos em tabelas.Bancos de dados: você pode classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados padronizadas.Gráficos: você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de escolher tipos pré-definidos de gráficos, você pode personalizar qualquer gráfico da maneira desejada.Apresentações: Você pode usar estilos de células, ferramentas de desenho, galeria de gráficos e formatos de tabela para criar apresentações de alta qualidade. Macros: as tarefas que são freqüentemente utilizadas podem ser automatizadas pela criação e armazenamento de suas próprias macros.O Microsoft FrontPage é um editor HTML WYSIWYG e ferramenta de administração de websites da Microsoft para o sistema operacional Windows. Foi parte da suíte de aplicativos Microsoft Office de 1997 a 2006. Foi substituído pelo Microsoft Expression WebMicrosoft Outlook é um cliente de e-mail, integrante do Microsoft Office. Diferentemente do Outlook Express, que é usado basicamente para receber e enviar e-mail, o Microsoft Outlook além das funções de e-mail, ele é um calendário completo, onde você pode agendar seus compromissos diários, semanais e mensais. Ele traz também um rico gerenciador de contatos, onde você pode além de cadastrar o nome e email de seus contatos, todas as informações relevantes sobre os mesmos, como endereço, telefones, Ramo de atividade, detalhes sobre emprego, Apelido, etc. Oferece também um Gerenciador de tarefas, as quais você pode organizar em forma de lista, com todos os detalhes sobre determinada atividade a ser realizada. Conta ainda com um campo de anotações, onde ele simula aqueles post-its, papeis amarelos pequenos autoadesivos
  • Powerpoint 2007
    O PowerPoint é um aplicativo desenvolvido para a criação de
    apresentações em slides, possibilitando ao usuário uma grande facilidade e
    recursos na criação da sua apresentação.
    Nada melhor do que objetividade e visual atraente para apresentar suas
    idéias. Em diferentes áreas, como negócios ou assuntos com conteúdo didático, a
    apresentação por meio de slides torna-se uma solução eficiente. Além de
    permitir a inclusão de textos, gráficos, figuras, fotos, filmes, sons, efeitos e
    animações, é possível acessá-la de diversas formas: no computador, com um
    projetor de transparências ou até mesmo na internet.

    A Faixa de Opções é composta de várias guias.

    As principais são:
    Guia Início> Permite criar novos slides, formatar os slides quanto à fonte, alinhamento, entre outros.
    Guia Inserir >Aqui estão todos os itens que você queira colocar em um slide, de tabelas, imagens, diagramas, gráficos e caixas de texto a sons, hiperlinks, cabeçalhos e rodapés.
    Guia Design>Escolha um visual completo para os slides que inclui design de plano de fundo, fontes e esquema de cores. Em seguida, personalize esse visual.
    Guia Animações> Todos os efeitos de animação estão aqui. Animações básicas para listas ou gráficos são as mais fáceis de adicionar.
    Guia Apresentação de Slides> Selecione uma cor de caneta ou um determinado slide para começar. Grave narração, percorra a apresentação e execute outras tarefas preparatórias.
    Guia Revisão> Nela está o verificador ortográfico e o serviço de pesquisa. Permita à sua equipe usar anotações para revisar a apresentação e, em seguida, revise os comentários feitos.
    Guia Exibição> Alterne rapidamente para o modo de exibição Anotações, ative linhas de grade ou organize todas as apresentações abertas na

  • Letra A. Os bancos de dados citados na alternativa B são gerenciados pelo Microsoft Access, e possuem extensão MDB. O Microsoft Word é capaz de criar planilhas eletrônicas (tabelas), mas de forma simplificada e com menos recursos que o Microsoft Excel, contrariando o texto da alternativa C. O software para envio de mensagens eletrônicas é o Microsoft Outlook, enquanto que o Microsoft FrontPage é para criação de páginas para Internet. E por fim, o software Microsoft Outlook é para envio e recebimento de mensagens eletrônicas, e-mails, e não páginas da Web (se bem que poderíamos enviar as páginas como anexos em uma mensagem, mas não é a sua função oficial e inicial).
  • Gente, tá certo que muitos comentários são muito bem vindos. Mas existe um certo exagero por parte de alguns. Na minha opinião não precisa comentar uma questão tão pequena com um texto tão grande. Dá uma resumida.

  • Questão simples. Ainda bem que temos muitos especialistas em Microsoft Office por aqui.

  • colocou esse ''além'', como eu sou macaco veio em questões, sei que essa palavra em 90% das questões o torna válida.

  • GABARITO: A

  • Explicação; certo

  • Letra A.

    b) Os bancos de dados citados na alternativa B são gerenciados pelo Microsoft Access, e possuem extensão MDB.

    c) O Microsoft Word é capaz de criar planilhas eletrônicas (tabelas), mas de forma simplificada e com menos recursos que o Microsoft Excel, contrariando o texto da alternativa C.

    d) O software para envio de mensagens eletrônicas é o Microsoft Outlook, enquanto que o Microsoft FrontPage é para criação de páginas para Internet.

    e) E por fim, o software Microsoft Outlook é para envio e recebimento de mensagens eletrônicas, e-mails, e não páginas da Web (se bem que poderíamos enviar as páginas como anexos em uma mensagem, mas não é a sua função oficial e inicial).


ID
124900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do Excel, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A tecla correta é Ctrl, e não Shift.b) Na barra de fórmulas é disponibilizada somente a fórmula digitada na célula, e não o resultado.c) Podem, sim, ter os nomes modificados.Basta clicar duas vezes o nome Plan1(ou qualquer que seja o número da Planilha), ou então clicar o botão direito do mouse em cima do nome e, em seguida, clicar Renomear.d) É possível. A propósito: as teclas de atalho para a inserção de hiperlink são Ctrl + K.e) Correta.
  • A Alternativa "E" não está totalmente correta, pois não é necessário inserir o símbolo "=" antes das operações, ele é apenas o siímbolo mais usado mais não obrigatório.
  • Letra E. A tecla Shift é utilizada para seleção contínua, portanto na letra A deveria ser Ctrl. Na letra B, a fórmula é disponibilizada na célula e no campo da alternativa, mas após pressionar Enter, o resultado é exibido apenas na célula. Para exibir a fórmula na Célula é preciso alterar em Ferramentas, Opções, Exibir. A letra C está errada porque podemos efetuar dois cliques em Plan1, Plan2, Plan3 e trocar seu nome (ou com o botão direito, Renomear). Na letra D é possível inserir um link normalmente na célula, ou pelo Ctrl+K. Se pressionarmos Ctrl+Z o link automático será removido.

    Dica: letras C e D são negações, letras A e B são restrições, e na Cespe, alternativas com negações ou restrições, em Informática, são erradas, na maioria dos casos.
  • Vou ter de aprender a ser mais atento. Errei a questão por não ter prestado atenção, vi CTRL no lugar de SHIFT!


ID
124903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao PowerPoint, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A visualização dos slides em tópicos é como se fosse a vizualização da impressão no WORD. Você apenas verá como o slide está, mas não poderá alterar sua formatação... 

  •                   Não é possivel a alternativa d estar correta a palavra layout está escrita errada, acho que essa questão deve ter sido anulada...
    Bons estudos.
  • A letra D está correta, a CESPE tem colocado em suas provas a forma em português de algumas palavras como : Layout = leiaute e slide= eslaide.
    E isso não torna a questão incorreta.
  • Alguém poderia informar por que o quesito D está errado?

    obrigada.
  • Letra D está correta. Dica: na Cespe, negação e restrição são sinais de alternativas erradas. Letra A e B são negações, e letras C e E são restrições.
  • A letra E também está correta por uma questão lógica: a possibilidade do usuário colocar uma única figura em um slide existe, dependendo exclusivamente dele. Questão mal redigida!
  • Pq a letra "e" está errada?

  • Rapaz, eu já vi muito professor ganhar dinheiro fácil, mas esse  Fernando Nishimura...

    Não explica PN.


ID
124906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao uso dos recursos de informática, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) a instalação de firewall é permitida em qq servidor.

    B) o software antivírus funciona no computador no qual foi instalado, independentemente de os demais comps da rede o terem instalado.

    C) CERTO!

    D) A senha do usuário JAMAIS deve ser compartilhada, com qq pessoa. É pessoal e intransferível!

    E) O endereço de email é necessário para a comunicação; não é através dele (pura e simplesmente) que alguém pode invadir o comp.

  • olá pessoal gostei da alternativa e) onde fala que o usuário de correio eletrônico não pode passar o seu e-mail a pessoas desconhecidas, porque pessoas mal intensionadas podem acessar os arquivos armazenados na sua máquina, totalmente sem noção.



    bons estudos.
  • Letra C está ok.

    Ao receber um e-mail com um arquivo anexado, é necessário que você ponha o antivírus pra "rodar" com vistas a achar algum possível virus, valendo salientar que este PRECISA DO PROGRAMA HOSPEDEIRO PARA ATUAR, ao contrário do worm, por exemplo, que não precisa do programa hospedeiro para causar danos e nem da intervenção humana para autoreplicar automaticamente. 

  • A-  ERRADA- Claro que pode ser instalado.

    B- ERRADA- O coleguinha pode ter Antivírus e eu não. Mesmo assim, funciona normalmente. 

    C- CORRETA

    D- ERRADA- Está é para encher linguiça. Jamais  se deve dizer sua senha para alguém.

    E- ERRADA- Como assim um usuário não pode dizer seu e-mail? E como faz para comunicar-se com as pessoas? Via intelectualmente? Haha 

     Bons estudos! 

  • O quê o CESPE quis dizer com qualquer servidor? para mim, não ficou claro. Tenho que adivinhar ou ver um Manual dos entendimentos CESPIANOS.


ID
124909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) certo----Cavalos de tróia são projetados para permitir que um hacker o acesso remoto a um sistema de computador de destino. Once a Trojan horse has been installed on a target computer system, it is possible for a hacker to access it remotely and perform various operations. Uma vez que um cavalo de Tróia foi instalado um sistema de computador-alvo, é possível para um hacker aceder remotamente e realizar várias operações. The operations that a hacker can perform are limited by user privileges on the target computer system and the design of the Trojan horse. As operações que um hacker pode realizar são limitadas por privilégios do usuário no sistema do computador alvo e concepção do cavalo de tróia.b) Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação. c) anti-spam nao garante nada em um usuario mal intencionado invadir seu pcd)O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la.
  • A letra E está errada pois o fato de não colocar um website na rede impede que ele seja acessado por outras pessoas. Esta não seria uma forma "útil" de garantir a segurança das informações.

  • A) CERTA - Os Cavalos de Tróia são programas que parecem servir a algum propósito útil, porém servem para permitir que uma atacante tenha controle sobre o computador por meio de recursos como backdoors. O CT não é um vírus, pois não se duplica e não se dissemina como os vírus.B) ERRADA - A disponibilidade garante que a informação estará disponível aos usuários com direito de acesso quando for preciso, mas no local apropriado para o armazenamento.C) ERRADA - Anti-spam refer-se aos e-mails indesejados apenas. É um software que filtra os e-mails recebidos separando os não desejados.D) ERRADA - Criptografia tem a ver com codificação e decodificação de informações.E) ERRADA - Colocar um sítio fora da rede, significa que ninguém terá acesso via rede ao sítio, nem mesmo as pessoas autorizadas.
  • Letra A. O conceito apresentado em B refere-se a autenticidade. O item C sugere o uso de um firewall, entre outras alternativas de segurança. O item D está relacionado com a codificação e decodificação dos dados. A letra E torna indisponível o site, inclusive para pessoas autorizadas.
  • Mesmo se não lembrar o conceito de cavalo-de-troia na hora da prova, é possível resolver a questão por eliminação conhecendo a filosofia da banca...reparem que em todas as outras alternativas têm o verbo "garantir"....típico do cespe...não existe nada 100% garantido em segurança da informação...
  • Acredito que a letra B  esteja se refrerindo à INTEGRIDADE
  • Essa questão está bem elaborada para ajuda os alunos a compreenderem melhor a maneira de compreensão
  • O cavalo de Tróia não seria exatamente esse arquivo aparentemente inofensivo?
  • A 'E' não deixa de ser uma verdade kkkk

  • O que deixa a letra D errada é a garantia

    Nada é garantido !

  • A letra E também ta certa. embora seja uma medida radical. Vale o princípio: se não quero me molhar, não entro na água.

  • "Trojan é um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador e que abrirá portas de comunicação  para que ele  seja invadido. Distingui-se de vírus ou de worm por não infectar outros arquivos, nem propagar cópias de si mesmo. 

    Fonte(Prof. Araujo Focus)

  • GABARITO A

     

    Trojan Backdoor

  • LETRA A CORRETA 

    Cavalo de Tróia – Trojan Horse: são softwares projetados para serem recebidos como “presentes”, um cartão virtual, por exemplo. Porém, além de executar as funções para as quais foram programados, eles executam outras sem o conhecimento do usuário;

  • A)Cavalo-de-troia é um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usuário que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usuários à máquina infectada.

    B)A disponibilidade [Integridade] da informação é a garantia de que a informação não será alterada durante o trânsito entre o emissor e o receptor,[Disponibilidade] além da garantia de que ela estará disponível para uso nesse trânsito.

    Integridade: proteger a informação contra alteração não autorizada.

    Disponibilidade: garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário.

    C) O uso de um programa anti-spam [Firewall] garante que software invasor ou usuário mal-intencionado não acesse uma máquina conectada a uma rede.

     

    D)A criptografia é uma das formas de garantir que a informação fique em uma área fora da rede [Partição], cujos dados somente são acessados, fisicamente, por pessoas autorizadas.

    Criptografia criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;

    E) Uma das formas de se garantir a segurança das informações de um website é não colocá-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas.

    Nesta Questão, nem as pessoas autorizadas, nem ninguém vai acessar.

  • Minha contribuição.

    Trojan Horse (Cavalo de Troia): É um arquivo que é enviado se passando por um aplicativo útil (mascaramento), como um ''presente de grego'', mas que na verdade possui funcionalidades maliciosas. Ao contrário do vírus, o trojan não se replica automaticamente. É preciso que o arquivo seja preparado como tal para que, após o arquivo ser necessariamente executado, a máquina torne-se infectada.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Alternativa correta letra A

    Trata especificamente do Trojan Backdoor: Inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

  • TROJANS

    Pode acessar os arquivos em drives locais e compartilhados;

    Não precisa de qualquer hospedeiro para efetuar suas ações;

    ✓ Capaz de modificar as chaves de registro do Windows;

    ✓ Capaz de reinicializar sistemas; e

    Pode até mesmo agir como um servidor.

    ______

    Bons Estudos.


ID
124918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Poder Judiciário brasileiro está em transformação. Criado em 2004, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a vencer a resistência da toga e, em 2009, abriu cento e treze sindicâncias contra magistrados, ante as quinze de 2008. Para o aumento de 653%, o órgão adotou até expedientes de polícia, como a análise de patrimônio e movimentação financeira. "Foi proclamada a República no Judiciário", declara o corregedor nacional, Gilson Dipp, mentor desse novo modus operandi do CNJ.

O Estado de S.Paulo Online, 18/10/2009 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a opção correta a respeito do CNJ e sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu com a pena máxima de aposentadoria compulsória a bem do serviço público, 10 magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) envolvidos em esquema de desvio de recursos superiores a R$ 1,4 milhão. A decisão foi tomada por unanimidade, nesta terça-feira (23/02), em sessão plenária, realizada em Brasília. Na mesma decisão, o CNJ determinou que o processo seja encaminhado ao Ministério Público para abertura de ação para a devolução do dinheiro desviado ao erário público. "Aqueles que tiveram participação ativa nesse esquema poderão até ter cassada a aposentadoria em processo de perda de cargo", explicou o ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho, conselheiro e relator do Processo Administrativo Disciplinar (PDA 200910000019225). Os magistrados respondem por desviar R$ 1,4 milhão do TJMT para cobrir os prejuízos com a quebra da cooperativa de crédito (Sicoob Pantanal), criada por maçons, de 2003 a 2005, época em que o desembargador José Ferreira Leite era presidente da Corte. "O que nos preocupa é a confusão que se faz entre o público e privado. Está claro nesse processo que o TJMT se transformou em uma filial da Loja Maçônica do estado", declarou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, que participou da sessão plenária.Fonte: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10113:cnj-pune-10-magistrados-do-tribunal-de-justica-de-mato-grosso-&catid=1:notas&Itemid=169
  •  

    Matérias a respeito das questões a, b e d. Vale a pena Ler!

    a) http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1522563-5598,00-CNJ+APROVA+DEPOIMENTO+DE+PRESOS+POR+VIDEOCONFERENCIA.html

    b) http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-reduziu-estoque-de-processos-antigos-em-60,516797,0.htm

    d) http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9781:publicada-resolucao-que-regulamenta-portal-da-transparencia-nos-tribunais&catid=1:notas&Itemid=169

    Bons Estudos Pra nós!

  • Pra quem ficou em dúvida na alternativa do Conselho Nacional de Justiça, os comentários desta questão são bem interessantes: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/c3680fd6-b7


ID
124921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Há um mês e meio, os 11 milhões de habitantes de São Paulo vivem um drama que parece não ter fim - nem solução. Diariamente, a cidade é castigada por temporais intensos, que duram em torno de duas horas e instauram o caos na cidade. Em janeiro, o volume de água que se abateu sobre São Paulo foi de 480,5 milímetros. Isso representa o dobro da média histórica de janeiro e o maior volume registrado desde 1947 nesse mesmo mês. São Paulo é o epicentro das chuvas torrenciais que atingiram também outras áreas do Sul e Sudeste do país.

Veja, 10/2/2010 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta com relação às enchentes ocorridas nas regiões Sul e Sudeste em 2010.

Alternativas
Comentários
  • Chuva isola São Luiz do Paraitinga (SP) e deixa quase toda população fora de casa

    A chuva que atingiu o Vale do Paraíba neste começo de ano causou danos em cidades da região e alagou São Luiz do Paraitinga, onde aproximadamente 9.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas --quase toda a população--, de acordo com estimativas da Defesa Civil Estadual. Prédios históricos estão danificados, entre eles a igreja matriz São Luiz de Tolosa, construída no século 19, que desabou neste sábado.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u673855.shtml
  • a)Apesar de não conhecer os fenômenos a fundo, sei que são ocasionados pela variação de temperatura no oceano PACÍFICO e não atlântico, como diz a alternativa

    b)Estou fazendo a questão em 2013, portanto não lembro quantas cidades de Minas decretaram situação de emergência. Porém, as questões com palavras do tipo "somente", "sempre", "nunca", sempre me levam a marcar a alternativa falsa

    c)A lavoura que for castigada por fortes chuvas e não sofrer danos merece um prêmio, portanto falsa.

    d)correta.

    e)Com a diminuição das áreas verdes e, neste caso, sendo substitúida por asfalto, torna o solo mais IMPERMEÁVEL. Portanto, errada

    Pessoal, eu consegui responder por eliminação através destes detalhes. Ademais, se vocês forçarem a mente um pouco, lembrarão da cena muitas vezes repetida na TV da igreja sendo derrubada por uma enchente há uns anos atrás. Pois bem, é o caso da alternativa D.

    Bons estudos pessoal!!!

ID
124924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Conferência do Clima de Copenhague, a COP15, é nossa melhor oportunidade para salvar a civilização de um colapso causado pelo aquecimento global. A relevância do evento atraiu para a capital da Dinamarca cerca de 35 mil participantes, entre chefes de Estado, diplomatas, políticos, ativistas, cientistas, empresários e jornalistas. Salvar o mundo em uma semana parece uma missão quase impossível. Para isso, os representantes de 193 países precisam chegar a acordos internacionais que estabeleçam limites para as emissões dos países ricos e compromissos das nações emergentes.

Época, 11/12/2009 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca das questões ambientais.

Alternativas
Comentários

ID
124927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Internado há um mês, o bibliófilo e empresário José Mindlin faleceu na manhã de 28 de fevereiro no hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. Em 1996, ele deixou de ser empresário para incursar em outras atividades culturais, dedicandose, paralelamente, a colecionar livros raros. O primeiro adquirido, da imensa biblioteca que possui em sua casa, com mais de 38 mil obras, foi Discours sur l'Histoire Universelle, de Jacques-Bénigne Bossuet, de 1740.

Jornal do Brasil Online, 28/2/2010 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta a respeito desse empresário e de sua biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • O bibliófilo e empresário José Mindlin morreu na manhã deste domingo (28), com falência múltipla de órgãos, no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

    Mindlin, que tinha 95 anos e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), estava internado havia um mês. O velório será realizado a partir das 13h no próprio hospital. O enterro está marcado para as 15h no Cemitério Israelita, na Vila Mariana, também na Zona Sul.

    O bibliófilo era formado em direito pela Universidade de São Paulo e um apaixonado por livros. Em junho de 2009, ele doou sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil, para a USP, transformando-a na a biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Viúvo, o empresário deixa quatro filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1509204-5605,00-EMPRESARIO+JOSE+MINDLIN+MORRE+EM+SP.html

  • Poxa, eu não consigo entender essas questões. O que isso mede de conhecimento como um tecnico administrativo/judiciário?? Acho que as provas deveriam ser mais orientadas para o cargo em si. Desculpem o desabafo, mas não resisti.

    Vamos até o fim galera!
  • Hildo, questões como essa visam selecioanar um candidato com conhecimento plural, pois, não esqueça, cultura e educação fazem parte da vida em sociedade. Atualidades não é só política e economia.
  • A biblioteca particular de Mindlin tinha em torno 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.
    A coleção foi doada pela família Mindlin à USP 
    Mindlin foi membro da Academia Brasileira de Letras.
    Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões.


ID
124930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde que foi deflagrada a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, o ex-governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, estabeleceu um paradigma inédito na história da corrupção na política brasileira. Arruda foi o primeiro governador flagrado em vídeo ao receber dinheiro supostamente sujo de um exassessor. Arruda também se tornou o primeiro governador a ser preso no exercício do cargo, desde a redemocratização, em 1985, por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Época, 12/2/2010 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta a respeito da crise política no DF.

Alternativas
Comentários
  • O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está reunido na tarde desta quinta-feira (11) para decidir sobre pedido de prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). O motivo é a tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra.Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1486720-5601,00.html
  • José Roberto Arruda NÃO PERTENCE AO PSB.
  • O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, renunciou ao mandato nesta terça-feira, 23, e responsabilizou o DEM, partido do qual pediu desfiliação antes de deixar o cargo, pela sua decisão. Segundo ele, o pedido da Executiva da legenda para que todos seus filiados deixassem o governo do DF após a prisão do governador, José Roberto Arruda, somado a indisposição dos outros partidos em fazer parte de um governo de "coalizão" foram determinantes para sua renúncia. 

    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    O governador em exercício do DF, Paulo Octávio

     

    Acuado por denúncias de envolvimento no escândalo de arrecadação e distribuição de propinas a aliados do governo do DF que ficou conhecido como "mensalão do DEM", ele vinha sendo pressionado pela cúpula da legenda para desligar-se do partido ou renunciar. De acordo com sua assessoria, Paulo Octávio não atenderá a imprensa.

  • Letra C.

    c) Certo. Na época, segundo a Justiça, José Roberto Arruda tentou subornar o jornalista Edson Sombra para que ele mentisse em depoimento à PF, o que acabou levando-o à prisão, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou um pedido da Polícia Federal em 2010.

    A PF chegou ao esquema após um depoimento do próprio jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Edson Sombra. Ele afirmou à Polícia Federal que recebeu, das mãos de Geraldo Naves (famoso jornalista em Brasília), um bilhete supostamente escrito por Arruda em que o então governador afastado "pedia ajuda".

    O bilhete dizia que Naves estava autorizado a intermediar uma negociação de suborno para que o depoimento à PF fosse forjado. A pedido de Sombra, o ex-parlamentar foi substituído pelo então secretário de governo, Wellington Moraes. Depois, a interlocução foi assumida pelo ex-funcionário da CEB Antonio Bento da Silva.

    A operação Caixa de Pandora foi deflagrada no ano de 2009, após delação premiada do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF, Durval Barbosa. Segundo ele, deputados da base aliada, empresários e integrantes da gestão de José Roberto Arruda (então filiado ao DEM, hoje no PR) montaram um esquema de propina para garantir apoio às decisões do governo.

    Para denunciar o esquema, Barbosa gravou reuniões da equipe de campanha de Arruda e de outros citados, ainda em 2006, quando os acordos teriam sido firmados.

    Atualmente, passados 12 (doze) anos, os réus das ações penais seguem questionando a validade e a autenticidade dos áudios produzidos.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães


ID
124933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma nuvem de poeira encobriu Porto Príncipe, a capital do Haiti. Quando ela se dissipou e foi possível ver a cidade de novo, não havia mais uma cidade. Casas e barracos transformaram-se em um amontoado de entulho. Aos gritos de "Jesus, Jesus!", milhares de pessoas perambulavam pelas vielas da cidade mais populosa do miserável Haiti, o país mais pobre das Américas. Com 1,2 milhão de habitantes, Porto Príncipe acabara de ser atingida em cheio por um terremoto devastador, que aniquilou o que havia da precária infraestrutura.

Época, 14/1/2010 (com adaptações).

Considerando os acontecimentos recentes no Haiti, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Set, 2008: "O presidente do Haiti, René Préval, disse que seu país está vivendo uma "catástrofe", ao ser atingido pela mais recente de três tempestades que mataram 170 pessoas e forçaram milhares a abandonar suas casas."Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080904_haitifuracaohanna.shtml
  • Jean-Bertrand Aristide ex-padre católico salesiano, ligado à teologia da libertação, que foi presidente do Haiti em três períodos: em 1991, de 1994 a 1996, e novamente de 2001 a 2004.Em 1988 foi expulso da ordem Salesianos
  • Gabarito - A

    O Haiti, no meio do Caribe, está próximo à área de formação de furacões do Atlântico. Eles geralmente se formam a partir de tempestades que se originam no oceano Atlântico, passam pelo Haiti, seguem por Cuba e só depois chegam ao sul dos Estados Unidos. E agora a temporada está aberta. Quem conhece o trabalho de prevenção de desastres naturais sabe que o estrago é sempre maior quando furacão passam por áreas pobres, desprovidas de habitação e infra-estrutura decente.

ID
124936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Hillary Clinton riscou seis dias de sua agenda para fazer uma excursão pela América Latina. No meio do caminho, dedicou 29 horas ao Brasil. A secretária de Estado chegou a Brasília na noite de terça e deixou o Brasil por São Paulo na madrugada de quarta. Foi a primeira vez que um representante graduado do governo Obama esteve no país. O primeiro encontro foi fugaz e chocho, o que se nota pelas declarações mornas de ambas as partes, restritas à polidez protocolar do discurso diplomático. A questão de como lidar com o Irã, aquele mistério teocrático envolto em um enigma nuclear, divide Brasil e Estados Unidos da América (EUA).

Veja, 10/3/2010, p. 84 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca das relações entre o Brasil e os EUA.

Alternativas
Comentários
  • A: IMPONHA SANÇÕESB:E FAVOR DESDE QUE SEJA PARA FINS PACIFICOS.C: AUTORIZOUD: CORRETAE:NÃO E O ÚNICO

ID
124939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O STF deve finalmente encerrar o julgamento da extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti. A votação, que teve início em 9 de setembro, foi adiada duas vezes e esteve empatada em quatro votos para cada lado. O presidente do STF, Gilmar Mendes, deu o voto decisivo.

Época, 17/11/2009 (com adaptações).

A partir do texto apresentado acima, assinale a opção correta relativa ao caso Cesare Battisti.

Alternativas
Comentários

ID
124942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a entrada do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa não significa que o governo brasileiro tenha dado incentivo para o gesto. Zelaya, deposto e expulso de Honduras em junho de 2009, retornou a seu país e ficou abrigado na embaixada brasileira na capital hondurenha.

O Globo Online, 22/9/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
124945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Conselho de Segurança da ONU manifestou satisfação com as últimas eleições legislativas realizadas no Iraque, que chamou de passo importante à unidade do país. Os quinze países-membros do Conselho de Segurança elogiam, em um comunicado, os iraquianos pela demonstração de "compromisso com um processo político pacífico, completo e democrático". "A votação representa uma etapa importante no processo político, que busca estabelecer a unidade nacional do Iraque, soberania e independência", afirma o comunicado.

Veja Online, 9/3/2010 (com adaptações).

A respeito das eleições no Iraque, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Após a ocupação do Iraque pelos EUA,  foram realizadas duas eleições no país: uma em 2005 e a última em março de 2010. As eleições de 2010 foram marcadas por explosões, mortes e feridos.

    Fonte: Ricardo Vale e Virgínia Guimarães - Ponto dos Concursos
  • A eleição parlamentar no Iraque, ocorrida no último dia 7 de março, foi a segunda e a mais importante realizada desde a queda da ditadura de Saddam Hussein em 2003. O desafio é garantir a estabilidade política do país após a saída das tropas americanas, ano que vem, e manter a paz com os vizinhos no Oriente Médio. 

    Há duas dificuldades nessa empreitada: primeiro, conciliar uma sociedade dividida em grupos étnicos (árabes e curdos) e religiosos (xiitas e sunitas); e, segundo, a tradição de regimes ditatoriais e teocráticos no Oriente Médio, que desconhecem a prática da democracia. 

    Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 20 de março de 2003, após os ataques do 11 de Setembro. Desde então, enfrentam uma das guerras mais caras, sangrentas e duradouras de sua história. Por isso, o presidente Barack Obama, eleito ano passado, assumiu o compromisso de retirada gradual das tropas até o final de 2011. Quando isso acontecer, os iraquianos ficarão por conta própria. 

    As eleições ocorreram em meio a atentados terroristas que mataram 38 pessoas. Serão eleitos 325 novos integrantes do Parlamento e, possivelmente, um primeiro ministro e presidente. Os resultados não devem diferir do governo atual, de xiitas governando com apoio dos curdos e, talvez, uma maior participação da minoria sunita, equilibrando o poder.

ID
124948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O processo de colonização do atual estado do Rio Grande do Norte (RN) teve início em fins do século XVI, depois de vencida a resistência indígena e cessados os ataques franceses. Uma das primeiras construções portuguesas na área, um dos marcos iniciais da colonização, foi

Alternativas
Comentários
  • A Fortaleza da Barra do Rio Grande,[2] popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

    A fortaleza[3] foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potenji (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.

    Antecedentes

    No contexto da Dinastia Filipina, quando da conquista do litoral Nordeste do Brasil, então ameaçada por corsários franceses que ali traficavam o pau-brasil ("Caesalpinia echinata"), a barra do rio Grande (do Norte) foi alcançada por tropas portuguesas, sob o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem, com ordens para iniciar uma fortificação.

    Para a defesa do acampamento, junto à praia, foi iniciada uma paliçada de estacada e taipa, com planta no formato circular, à moda indígena, a 6 de Janeiro de 1598 (dia dos Santos Reis), enquanto se procedia à escolha do local definitivo para a fortificação ordenada pela Coroa: um recife, à entrada da barra, ilhado na maré alta e que, na vazante, permitia a comunicação com terra firme (SOUSA, 1885:75).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_dos_Reis_Magos

  • Esse é o tipo de questão que temos grande chances de acertar se usarmos a lógica.
    Nunca li sobre esse assunto ( processo de colonização do estado do Rio Grande do Norte) e fiz a questão usando o seguinte método:

    - Naquela época - Sec XV, XVI - toda nação que desejava se defender de possíveis ataques de invasores estrangeiros construía FORTE = FORTIFICAÇÕES MILITARES.
    - o objetivo de construir uma fortificação militar (FORTE) naquela época era simples: defesa do território que acabara de conquistar.
    - OS FORTES ficavam (ficam, pois, ainda, existem muitas fortificações no Brasil. ex: Forte de Copacabana) em local alto ( bom comandamento) a fim de avistar a chegada do inimigo pelo mar e poder se defender contra os tiros inimigos.

    Lendo as 5 alternativas, a única alternativa que cita o termo FORTE é a letra e). Logo, não há dúvida de que é a questão correta.
    Outro termo da questão que facilita a resposta é quando se fala em : "Uma das primeiras construções portuguesas na área, um dos marcos iniciais da colonização". Pois a primeira coisa a se construir naquela época eram vários FORTES ou FORTIFICAÇÕES a fim de que o território conquistado permanecesse sob sua posse.
    Quando se ocupa um território, uma nação, a primeira coisa a se preocupar é com a segurança. Logo a construção de a) o Palácio; b) o Cemitério; c) a Vila; d) a Capela; FICAM EM SEGUNDO PLANO, DANDO PRIORIDADE À CONSTRUÇÃO DE FORTES ( que servem para a defesa do territória ora conquistado)
  • Palácio Potengi, ouPalácio da Cultura ouEspaço Cultural Palácio Potengi, é um imponente prédio histórico que data do século XX.

    O Cemitério do Alecrim foi construído em 1856.
    Vila de Extremoz. Não foi uma construção portuguesa.

    As terras que hoje pertencem ao município de Extremoz foram inicialmente habitadas pelos índios tupis e paiacus.

    No ano de 1607, uma parte de terra foi concedida aos jesuítas, tendo como principal objetivo catequizar os indígenas.Os jesuítas também foram os principais responsável pela construção da igreja de São Miguel e pelo estabelecimento da missão do Guajiru. Isso também fez com que a sociedade tribal fosse sendo influenciada pela doutrina cristã.

    Em 1757, durante as invasões holandesas no Brasil, os jesuítas foram expulsos e a povoação tornou-se a primeira da Capitania do Rio Grande do Norte com a categoria de vila.

    Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica. O forte foi o marco inicial da cidade de Natal. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro, dia de Reis.



ID
124951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Decreto estadual instituiu o dia 7 de agosto como o aniversário do RN. A data escolhida é uma alusão à fixação do

Alternativas
Comentários
  • O dia 7 de agosto foi escolhido como a data do aniversário do Rio Grande do Norte, porque nesta mesma data, no ano de 1501, aconteceu, em terras potiguares, um dos mais importantes fatos históricos do país: a fixação do primeiro Marco de Posse colonial da terra brasileira por Portugal, fato que para muitos historiadores, representa o registro de nascimento do Brasil, e para muitos o mais antigo existente, da toda colonização portuguesa, e sua fincagem foi o primeiro acontecimento histórico no território potiguar e também o evento oficial de posse do país. Outros Marcos foram deixados no litoral brasileiro, um no litoral baiano e outro na praia da Cananéia, São Paulo, sendo o de Touros o mais antigo.
     

  • Marco de Touros, atualmente localizado na Fortaleza dos Reis Magos.
    É considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil e um dos primeiros registros portugueses no país.
    O dia 7 de agosto foi escolhido como a data do aniversário do Rio Grande do Norte, porque nesta mesma data, no ano de 1501, aconteceu, em terras potiguares, um dos mais importantes fatos históricos do país: a fixação do primeiro Marco de Posse colonial da terra brasileira por Portugal, o Marco Colonial de Touros.
    Padrão dos Descobrimentos - Lisboa, Portugal
    Outros Marcos foram deixados no litoral brasileiroÇ

    Padrão de Cananeia - São Paulo

    Marco de Angra - Rio de Janeiro

    Marco de Itamaracá ou Forte de Orange - Pernambuco


ID
124954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos geográficos do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INTERPRETAÇÃO

  •  

    a) O cerrado domina a paisagem do interior.

    O Agreste é que domina a paisagem do interior do RN.

     

    b) Semiárido é o clima predominante no litoral.

    O clima Tropical Úmido (ou Tropical Atlêntico) é que predomina no litoral.

     

    c) Inexistem depressões no relevo do estado.

    Entre o Planalto da Borborema e o litoral encontram-se depressões.

     

    e) Florestas de araucárias situam-se ao sul do estado.

    Araucárias são coníferas típicas do clima subtropical da região sul do Brasil.

  • Letra D, o litoral apresenta areas de  mangue  , resposta correta.


ID
124957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que concerne à geografia econômica do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O principal produto da região para a comercialização é o sal que é vendido a todo Brasil.

  • Por possuir grandes jazidas de sal, com destaque para as várzeas próximas à desembocadura dos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu, o Rio Grande do Norte sozinho responde por mais de 95% do sal produzido em todo país. A maior parte do sal não é usada para consumo humano, mas pela indústria – em especial a indústria química.

    Atualmente, grande parte das salinas é explorada por grupos nacionais e estrangeiros, que formaram empresas grandes e modernas. A modernização das salinas na época desempregou muitos trabalhadores. A produção está concentrada nos municípios de Areia Branca, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Mossoró e Porto do Mangue. Dentre eles, Macau e Mossoró contribuem junto com mais de 60% da produção salineira nacional.

     

    SOBRE O ITEM ''E'': O Rio Grande do Norte é o 4° maior produtor de petróleo do Brasil, atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, e, o maior produtor de petróleo em terra do Brasil

     

     

    GABARITO ''C''

  • Ás vezes acertamos a questão sem sequer ter estudado para responde-la, mas baseado em conhecimentos aleatórios que já temos. Acertei essa questão por lembrar de ter lido ainda hoje na Wikipédia que um dos apelidos da cidade de Mossoró (RN) é "Terra do sol, do sal e do petróleo."


ID
124960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Alguns dos principais rios que cortam o território do RN são

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Resposta A

    analisando as questões: B) Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim. são cidades do RN

    C) Natal é a capital, Mossoró tanto tem a cidade quanto o rio e  São Gonçalo do Amarante é uma cidade

    D) Coqueiro nem rio nem cidade, Currais Novos e Macau são cidades.

    E) Angicos e Canguaretama são cidades e Guajiru nem rio nem cidade.

  • PRINCIPAIS RIOS:

    O RIO PIRANHAS-AÇU nasce na Serra do Bongá, na Paraíba, com o nome de Rio Piranhas, recebe as águas dos rios paraibanos Piancó e do Peixe e entra no Rio Grande do Norte pelo município de Jardim de Piranhas, passando a receber as águas de todos os rios que formam a bacia hidrográfica da região do Seridó. O rio Piranhas-Açu é o mais importante rio do Estado, represado pela Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, passou a formar um grande lago, que, através de adutoras, abastece de água várias cidades do nosso Estado além de irrigar a área de cultivo de frutas tropicais, principalmente o melão.

    O RIO APODI-MOSSORÓ é o segundo rio de maior importância do Estado, em extensão. Com nascente localizada na Serra de Luís Gomes, passa pelos municípios localizados na Chapada do Apodi e, depois de banhar a cidade de Mossoró, despeja suas águas no Oceano Atlântico entre os municípios de Grossos e Areia Branca, onde estão localizadas as salinas produtoras de sal.

    O RIO POTENGI nasce na Serra de Santana e banha os municípios de Cerro Corá, São Tomé, São Paulo do Potengi, Ielmo Marinho, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal. Na Barra do Rio Potengi, também chamada de desembocadura, lugar onde as águas do rio encontram com as águas do mar, está localizado o Porto de Natal.

     O RIO CEARÁ-MIRIM nasce na Serra de Feiticeiro no município de Lages, percorre cerca de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico, na localidade de Barra do Rio. No seu caminho é represado pela Barragem de Poço Branco. Ao se aproximar do município de Ceará-Mirim, o rio forma um vale, cujos solos são de boa fertilidade para as atividades agrícolas.

    O RIO TRAIRI tem suas nascentes na Serra do Doutor em terras dos municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel. Banha vários municípios do nosso Estado. No seu baixo curso, que abrange terras dos municípios de Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta, o solo das várzeas é favorável à agricultura. No seu caminho em direção ao litoral, o Rio Trairi forma as lagoas de Nísia Floresta, Papeba, desaguando no oceano através da lagoa de Guaraíra.

    O RIO SERIDÓ nasce em Cubati, na Paraíba, entra no Rio Grande do Norte pelo município de Parelhas, onde é represado pela Barragem do Boqueirão. Banhas as cidades de Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando, onde deságua para dentro do rio Piranhas-Açu. Em seu leito, nas imediações de São José do Seridó, foi construída a Barragem Passagem das Traíras.

     

    FONTE: http://tudodorn.blogspot.com.br/2014/11/hidrografia-do-rn.html


ID
124963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estratégica base militar dos Aliados no litoral da América do Sul, na Segunda Guerra Mundial, o RN foi cenário de importante encontro, em 1943, dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Lembrei do Filme "O invencível" que no fim da guerra é anunciado o falecimento do presidente Roosevelt.
    Mas, também é a Era Vargas

  • GABARITO: B 


    Os presidentes Getúlio Dorneles Vargas, do Brasil, e Franklin Delano Roosevelt, dos EUA, encontraram-se de forma sigilosa em Natal, durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 28 de janeiro de 1943. O objetivo era definir os novos rumos que os dois países iriam seguir com o recuo das tropas alemãs na África e o possível desfecho do conflito, com a derrota do Eixo.


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS 


    Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

    1 Timóteo 2:10

  • E so lembrar que VARGAS ERA O PRESIDENTE DOS BR QUE CONSEGUIA FACIL . KK


ID
124966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1935, um movimento armado de importante significado na história republicana brasileira chegou a dominar Natal por alguns dias, antes de ser reprimido. Esse movimento, que também eclodiu na então capital federal, o Rio de Janeiro, ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C
    A Intentona comunista foi uma tentativa de golpe de um grupo socialista durante o governo de getúlio vargas 

  • A Intentona Comunista foi uma espécie de rebelião contra o governo de Getúlio Vargas. Na realidade, o movimento tinha por objetivo derrubar o presidente e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), a Intentona eclodiu em novembro de 1935, mas foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional. O movimento ganhou adeptos dentro dos batalhões. Militares de baixa patente inclinados ao comunismo iniciaram a rebelião na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Depois se estendeu para Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27. Intentona Comunista - InfoEscola
  • INTENTONA COMUNISTA

     

    Entusiasmados pela composição política europeia PÓS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, na qual duas frentes disputavam espaço (FASCISMO E COMUNISMO) surgiram dois movimentos políticos no Brasil com estas mesmas características.

     

    Em 1932, sob o comando do político paulista Plínio Salgado foi fundada a AÇÃO INTEGRALISTA NACIONAL, DE CUNHO FASCISTA. De extrema direita, OS INTEGRALISTAS COMBATIAM COM FERVOR O COMUNISMO.

     

    Paralelamente à campanha Integralista, o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) impulsionou a fundação da ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA, um movimento político radicalmente contrário à Ação Integralista Nacional.

     

    A ANL, criada em 1935, defendia os ideais comunistas e suas propostas iam além daquelas defendidas pelo PCB, como:

     

    •O não pagamento da dívida externa;

    •A nacionalização das empresas estrangeiras;

    •O combate ao fascismo;

    •A reforma agrária;

     

    No dia 5 de julho de 1935, data em que se celebravam os levantes Tenentistas, LUÍS CARLOS PRESTES LANÇOU UM MANIFESTO DE APOIO À ANL, no qual INCENTIVAVA UMA REVOLUÇÃO CONTRA O GOVERNO. Este foi o estopim para que Getúlio Vargas decretasse a ilegalidade do movimento, além de mandar prender seus líderes.

     

    Com o decreto de Getúlio Vargas, o plano de fazer uma revolução foi colocado em prática.

     

    A ação foi planejada DENTRO DOS QUARTÉIS E OS MILITARES SIMPATIZANTES AO MOVIMENTO COMUNISTA deram início às rebeliões em novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, aonde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Em seguida se alastrou para o Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27.

     

    Entretanto, os revolucionários falharam com relação à organização. As revoltas ocorreram em datas diferentes, o que facilitou as ações do governo para dominar a situação e frustrar o movimento.

     

    A partir desse episódio, VARGAS DECRETOU ESTADO DE SÍTIO E DEU INÍCIO A UMA FORTE REPRESSÃO AOS ENVOLVIDOS NA INTENTONA COMUNISTA. Luís Carlos Prestes foi preso, bem como vários líderes sindicais, militares e intelectuais também foram presos ou tiveram seus direitos cassados.

     

    A ANL não conseguiu concretizar seus planos e a Intentona Comunista não desestabilizou o governo de Getúlio Vargas. O incidente comunista acabou sendo usado como desculpa, pois na época, O GOVERNO PLANTOU A DENÚNCIA DE UM PLANO COMUNISTA - PLANO COHEN - QUE AMEAÇAVA A ORDEM INSTITUCIONAL, PERMITINDO O GOLPE QUE ORIGINOU O ESTADO NOVO, EM 1937.

  • Intentona Comunista foi um levante organizado pelo Partido Comunista em 1935 na tentativa de tirar  do poder. Esse levante aconteceu no Rio de Janeiro, então capital federal, em Natal (RN) e em Recife (PE).

    Luís Carlos Prestes liderou a intentona contando com o apoio de Olga Benário, agente soviética enviada por Moscou. As tropas federais derrotaram os comunistas, que foram presos. Vargas usou a instabilidade política provocada pelos conflitos com os comunistas para decretar a ditadura do Estado Novo em 1937.

    No começo da década de 1930, a Europa atravessava um momento delicado com a chegada de  ao poder na Alemanha, e de , na Itália. As disputas ideológicas envolvendo nazifascismo e comunismo materializaram-se em confrontos violentos. Esse embate chegou ao Brasil.

    Em março de 1935, foi criada a Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e liderada por . O principal objetivo da aliança era conter o avanço do nazifascismo no país e difundir os ideais comunistas. A Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado, seguindo a linha fascista, entrou em confronto com a ANL. Essa instabilidade foi pretexto para que Getúlio Vargas desse um golpe e decretasse, em 1937, a ditadura do Estado Novo.


ID
124969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com seus 868 m de altitude, o ponto mais elevado do RN é a

Alternativas
Comentários
  • Letra e)
    O Ponto mais elevado do estado é serra do Coqueiro (868 m).

    Fonte:
    http://www.portalbrasil.net/estados_rn.htm
  • De acordo com o Atlas Escolar do Rio Grande do Norte, de Felipe, Rocha e Pereira (3ª edição, página 31, Ed. Grafset, 2011), o ponto culminante do Estado é a Serra de São José, com 831 metros de altitude.  
    No entanto, na internet, no Wikipedia, consta a seguinte informação:  
    Serra do Coqueiro é uma formação montanhosa situada no estado brasileiro Rio Grande do Norte, onde está localizado o ponto mais alto do estado. Localiza-se no município de Venha-Ver, na tríplice-fronteira com o Ceará e a Paraíba. O ponto culminante possui 868 metros de altitude acima do nível do mar.
    Assim, temos duas informações. Como professor, sempre prefiro ficar com a informação dos livros, do que as de sites da internet. Se aparecer uma questão destas na sua prova, preste atenção nas alternativas apresentadas e veja qual é a resposta mais adequada.

    Profº Leandro Signori, Estratégia Concursos.


ID
124972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um importante episódio da história colonial do RN, ocorrido entre fins do século XVII e princípios do XVIII, refere-se à reação dos primitivos habitantes da região, especialmente dos cariris, à utilização do trabalho escravo indígena. Esse episódio ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Confederação dos Cariris (Guerra dos Bárbaros). Alternativa "d"

  • Anotação minha ( se tu quiser ir procurar no google, vaiiii mas tem muita coisa e nada resumido)

    DEPOIS DA EXPULSÃO DOS HOLANDESES, O PESSOAL LA DO RN QUERIA MUITO CRIAR GATO NO INTERIOR NE... AI TU OS INDIOS OFERECERAM RESISTENCIA E ''PAU CANTOU DE BRIGA.''

     

    ''A Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.

    Com a expulsão dos holandeses do território brasileiro em 1654, os portugueses puderam retomar o avanço em direção ao interior nordestino, expandindo as fazendas de gado e perseguindo as etnias indígenas. Porém a resistência de diversas etnias indígenas, que tinham sido aliados dos holandeses, foi um elemento-surpresa para os lusos.

    Os portugueses fortificaram o efetivo militar, inclusive com a vinda de bandeirantes paulistas como Domingos Jorge Velho. Já as etnias indígenas tapuias do interior nordestino, como os janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris, uniram-se em aliança e confrontaram os portugueses nas tentativas de dominar as terrras dos nativos. A aliança das tribos tapuias, denominada pelos portugueses como Confederação dos Cariris ou Confederação dos Bárbaros, foi derrotada somente em 1713.''

     

    WIKIPÉDIA

    GABARITO ''D''

  • Letra : D

     

  • Gabarito: Letra D

    Apesar de ser pouco estudada e conhecida na escola, a Guerra dos Bárbaros foi um longo período da história do Brasil colonial com muitos conflitos que resultaram na morte de muitos índios.

    Em primeiro lugar, a Guerra dos Bárbaros, que durou 70 anos (1650 – 1720), envolveu os colonizadores e os povos nativos (índios).

    O motivo principal era a ocupação de um território que ia desde a Bahia até o Maranhão. Além disso, a guerra foi denominada dessa forma, pois os colonos luso-brasileiros consideravam tais povos como ‘bárbaros” e traidores.

    Todavia, também possui outros nomes como: Guerra do Açu (devido ao local que ocorreram os principais conflitos, no Rio Grande do Norte), Guerra do Recôncavo (se refere ao recôncavo baiano que ocorreram as primeiras lutas armadas) e Confederação dos Cariris (devido ao grupo indígena ser um dos principais combatentes do conflito).

  • PMAL21


ID
124975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os três municípios mais populosos do RN são, pela ordem,

Alternativas
Comentários
  • Pela ordem:

    Natal,
    Mossoró
    Parnamirim
    São Gonçalo do Amarante
    Macaíba
    Ceará Mirim
    Caicó
    Assu
    Currais Novos
    São José do Mipibu

    Questão bem chatinha, pois todas as alternativas apresentam até a 9ª cidade mais populosa!!
  • Num sei!

  • Nunca nem vi kkkk

  • Acertei na sorte kkkkkk

  • Faço nem idéia, marquei a alternativa que tinha nomes que eu conhecia. Se eu ouvi falar deve ter muita gente.

  • As únicas duas que ouço falar aqui no sul são Natal e Mossoró kkk


ID
124978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A moralidade da administração pública não deve ser limitada tão somente à distinção entre o bem e o mal. De acordo com o que dispõe o Código de Ética do Servidor Público, o fim almejado deve ser, sempre,

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é SEMPRE O BEM COMUM. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
  • LETRA "C".A FINALIDADE do interesse público sempre será o BEM COMUM.ah, mulheque!!!
  • “III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida
    da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor
    público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.”

    Ou seja, não somente deve o servidor fazer o que a lei lhe impõe como dever (pois, em regra, todas as atribuições do servidor público decorrem da
    lei), mas antes, e primeiramente, o que lhe impõe o interesse público.
  • Devemos lembrar que o "bem comum" é sempre o fim almejado pela Administração Pública.

     A supremacia do interesse público pode ser resumida da seguinte forma: A administração pública deve vincular e direcionar seus atos de modo a garantir que interesses privados não prevaleçam nem sucumbam os interesses e necessidades da sociedade como um todo."

    Dec. 1.171-94
    ...
    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO.
  • Galera, gravem bem:


    A administração pública sempre se baseia no princípio da Supremacia do Interesse Público, ou seja, o bem comum.


    Bons estudos!

  • A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


    Obs.: O mesmo que pensar nas próprias condutas em qualquer ato ou lugar que necessite da participação do servidor público. 


    --- > Sempre agir com equilíbrio na vida prática. 


    --- > Atuação legal e concretização do bem comum. 


    --- > De acordo com a lei e finalidade pública. 

  • bem comum > que própria adm.pública

  • Q deus abençoe q caia uma questao dessa na minha prova fácil

  • LETRA C

  • C

    A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


ID
124981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o respectivo Código de Ética, constitui dever fundamental do servidor público

I ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

II resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas.

III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio.

IV estimular a prática da eugenia e disseminar os valores éticos no serviço público.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal XIV - São deveres fundamentais do servidor público:f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
  • Uia, o Cespão cobrando Nazismo, melhoramento genético e de quebra genética mendeliana, tudo na afirmativa IV, e como consequência disso tudo podemos afirmar que ocorre a separação de pessoas por categorias, pois ela (eugenia) acaba por rotular as pessoas como aptas ou não-aptas para a reprodução. 

  • a) I e II

    Meandro - Dificuldade, confusão
    Eugenia- Termo utilizado p/ técnicas para melhoramento genético e que fundamentou a ideologia de pureza racial a qual culminou no Holocausto.
  • III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio.

    HAHAHAHAHAHAHAHA. Eu ri quando li esse item.

    Só pra descontrair!

    Desculpa e bons estudos! :o)
  • Significado de Eugenia

    s.f. Ciência que se ocupa do estudo dos meios para melhoria da espécie humana; eugenismo.

  • III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio
    MUITOS PODEM RIR DESSE ITEM MAS NO JAPÃO, POR EXEMPLO, EXISTEM CIDADES EM QUE AS PESSOAS VIVEM PARA A SOCIEDADE, OU SEJA, TUDO É FEITO PENSANDO NO BEM COMUM. É QUASE IGUAL NO BRASIL....

  • Ufa! Ainda bem que eu sou Brasileira!!
  • meandro 
     
     1 Sinuosidade, curva. 2 Caminho sinuoso. 3 Circunlocução, perífrase, rodeio. 4 Enredo, intriga: Os meandros da diplomacia.

    Fonte: Dicionário on line Michaelis

    http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=meandro
  • Alguém tem que informar isso ao Senhor Lineu Silva (Fiscal Sanitário no Seriado A Grande Família):

    III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio.

  • "vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio."

    Ri muito com essa! Aí é demais, pessoal, pode até ser o melhor emprego do mundo, rs.
  • olha a cespe dando uma mãozinha pros candidatos.. questão doce de criança


  • Poxa eu acertei porque sabia que no código de ética não constam os itens III e IV, mas essa questão está mais para conhecimento de vocabulário do que para ética em si. Só saberia o que era meandro ou eugenia quando tivesse lido algo sobre essas palavras no decorrer da minha vida pessoal.

    Fico imaginando o CESPE elaborando uma questão dessas. 1) abre o dicionário em qualquer página; 2) com o olho fechado o examinador escolhe uma palavra qualquer; 3) insere essa palavra em uma frase qualquer que fale sobre ética; 4) Boa Sorte candidato!

    Olha só vou elaborar uma alternativa agora: "De acordo com o que dispõe o Código de Ética do Servidor Público, o servidor público deve sempre estrigar a sua conduta moral, visando o bem comum, qualidade nubígena ideal ao ser humano"

  • Gabarito: A   

      Felipe TardivoCharlotte (risos!!!)  eu ri muito resolvendo essa questão, confesso que consultei o dicionário hehehehe 

      Abraço.  Bons estudos. 

  • Morri com "eugenia" kkkkkkk

  • Questão Nazista :D

  • quem é Eugenia???

  • I ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    (consta: seção II dos principais deveres do servidor público, XIV; (F) 

    II resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas. (consta: seção II dos principais deveres do servidor público, XIV; ( I )

    III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio. (Não precisa exagerar assim viver um VERDADEIRO SACERDÓCIO do serviço público apena exerça suas atribuições com dedicação e respeito a todos e ao código de ética.) 

    IV estimular a prática da eugenia e disseminar os valores éticos no serviço público. ( Não descriminar ninguém e sim deve espalhar os valores éticos aos seus colegas de trabalho.)

    meandros -> caminho tortuoso.

    eugenia -> teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas.

  • JÁ COMECEI IMAGINAR QUE "EUGENIA" SERIA ALGO VOLTADO PRA SI PRÓPRIO. KKKKKK

  • Coitada de eugenia..kkkkkkk

  • Futuros servidores não se esqueçam de encarar essa nova fase das suas vidas como um sacerdócio hahahahhaha

  • Sacerdócio: função que apresenta caráter nobre e venerável em razão do devotamento que exige.

     

    Eugenia: teoria baseada em leis genéticas que busca produzir uma seleção nos diferentes grupos humanos.

     

    Gab: A.

  • LETRA A

  • C - I e II.

    I ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    II resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas.

    III abdicar dos seus interesses pessoais, bem como dos meandros da vida privada, em função dos interesses maiores da sociedade brasileira, e vivenciar a prestação dos serviços públicos como um verdadeiro sacerdócio.

    IV estimular a prática da eugenia e disseminar os valores éticos no serviço público.

    Eugenia: Teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas.


ID
124984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A comissão de ética prevista no Código de Ética do Servidor Público é encarregada de

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
  • Neste caso é suficiente lembrar que o código de ética é de LIVRE ADESÃO, pois não se trata de lei em sentido estrito, seu descumprimento somente acarretará a pena de censura.

  • LETRA D

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    A Comissão de Ética não tem por finalidade aplicar sanções disciplinares contra os servidores Civis. 
    Muito pelo contrário: a sua atuação tem por principio evitar a instauração desses processos, mediante trabalho de orientação e aconselhamento. 
    É de se ressaltar que esse código não foi instituído por lei em sentido estrito. Assim o descumprimento desse código não acarreta nenhuma responsabilidade administrativa do agente público que violar os seus preceitos.  
    A penalidade prevista nele é a de censura. Por outro lado, o código serve para estimular o comportamento ético do servidor público, já que o mesmo é de livre adesão. 
  • GABARITO: D

    A única pena a ser aplicada ao Servidor pela Comissão de Ética é a de CENSURA.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Bons Estudos !

  • XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO.
  • a comisso de etica eh fundada para orientar os entes adm

  • LETRA D

  • D - orientar e aconselhar acerca da ética profissional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.

  • Comissão de ética não é Tribunal para processar e julgar, não faz coisa julgada.

    • Ela orienta e aconselha.

ID
124987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

É proibido ao servidor público

I pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

II usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, de modo a causar dano moral ou material, bem como fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

III usar o cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, bem como desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

IV usar símbolos que evidenciem sua filiação religiosa no ambiente de trabalho.

V consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;
  • Acredito que no que diz respeito ao item IV, não há dúvidas. Entretanto, no item V...

    V - Consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.

    Apesar de que o ato de consumir medicamentos sem prescrição médica é errado, penso que o erro nesse intem está no acréscimo desse ato à alínea O, do Inciso XV na Seção III (Das Vedações ao Servidor Público) do Decreto Nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que em seu texto original diz:

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

  • Gente, se eu quiser comprar uma neosoldina e tomá-la para aliviar minha dor de cabeça, não será código de ética que vai me impedir. 
  • Tomar um remédio sem prescrição... beleza, nada a ver com infração ao código de ética.

    Porpém "dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana" o código permite? 

    A alternativa também não está errada?


  • A questão deixa bem claro: "É proibido ao servidor público"   I pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.    II usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, de modo a causar dano moral ou material, bem como fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.    III usar o cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, bem como desviar servidor público para atendimento a interesse particular.    IV usar símbolos que evidenciem sua filiação religiosa no ambiente de trabalho.    V consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.   As assertivas I, II e III estão expressamente vedadas no Código de Ética Profissional. A IV não existe.   O problema é a V: "consumir medicamentos sem prescrição médica" não é vedado ao servidor público, portanto, invalida a assertiva como um todo. Mesmo que "dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana" esteja na Lei, o item V já está incorreto.
  • Eu ri com a IV e com a V. 

  • "consumir medicamentos sem prescrição médica", tem coisas que não precisa ir no medico para ser medicado. Usar preservativo e um bom exemplo.

    Se vc usa camisinha sem prescrição médica está fazendo certo, também não está indo contra ética, só por usar camisinha.

  • Estudar também pode ser divertido! rs

  • que exemplo sexy do colega...        ;p

  • As provas daquele tempo eram muito engraçadas...

     

    consumir medicamentos sem prescrição médica?

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • V consumir medicamentos sem prescrição médica  kkkkkkkk

  • I pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

     

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;



    II usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, de modo a causar dano moral ou material, bem como fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

     

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

     

    III usar o cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, bem como desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

     

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;


    IV usar símbolos que evidenciem sua filiação religiosa no ambiente de trabalho. (Não gosta no rol Das Vedações ao Servidor Público)


    V consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. (Não gosta no rol Das Vedações ao Servidor Público)

  • lkkkkkkkkk

  • LETRA C

  • Gabarito C

  • consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. An? Tipo Ritalina ? quem curti aqui é pq se identificou....rs

  • C- I, II e III.

    I pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

    II usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, de modo a causar dano moral ou material, bem como fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

    III usar o cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, bem como desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

    IV usar símbolos que evidenciem sua filiação religiosa no ambiente de trabalho.

    V consumir medicamentos sem prescrição médica, bem como dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.


ID
124990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Maria, servidora pública no estado do Rio Grande do Norte, portadora de necessidades especiais, necessita dirigir-se periodicamente ao banheiro para esvaziar sua sonda. Ocorre que João, um antigo colega de escola, trabalha agora com Maria na mesma repartição e, sabendo de seu apelido de infância - Maria Caixa D'água -, frequentemente a constrange diante dos colegas e do público em geral referindo-se a ela nesses termos.

De acordo com o que dispõe o Código de Ética do Servidor Público e com relação à conduta de João, citada na situação hipotética acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;
  • Não considero ridicula, prefiro esses "causos" do cespe do que questões típicas de determinadas bancas que cobram o texto decorado do jeito que se encontra na lei/decreto.

  • Com relação ao item D 

    A úninca pena que pode ser aplicada pela comissão de ética é a de CENSURA. Como pode ser observado a seguir:

            XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • "Maria caixa D'agua" kkkkkkkkkkkkkkk
    ri alto!!!!!
  • "Essa conduta não viola o referido Código, pois a utilização do antigo apelido de infância de Maria é uma forma de demonstrar carinho e aceitação. Se Maria sente-se constrangida, isso se deve aos seus bloqueios psicológicos."

    Cespe também gosta de fazer piadas em questões fáceis. 
  • Depois de milhares de questões feitas, de leitura de jurisprudência, de revisões... eis que acho uma questão para chamar de a minha favorita! hahaha Estou rindo até agora.
  • Maria caixa d'agua hahahah
  • Seria bom, se alem de sorrir muito da questão procurasse responde-la...Ajudaria bastante! fica a dica!

  • Das Vedações ao Servidor Público

    XV – E vedado ao servidor público

    Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de

    cidadãos que deles dependam;


  • Adiene, a questão, que não é das mais difíceis, já foi respondida por outros colegas, não sendo necessário outros comentários repetitivos sobre a mesma. Porém rir da questão é ótimo, pois não existe nada mais proveitoso do que estudar com prazer. Fica a dica. 

  •  necessita dirigir-se periodicamente ao banheiro para esvaziar sua sonda===>>> e vcs conseguem rir disso???

    Não percebem que esse tipo de questão não para ser difícil,já que matéria não é, e sim para que futuro servidor
    entre com o mínimo de postura profissional!!!
    Sinceramente, imaginar  isso deu dor no peito imaginar alguém se chamada assim... alguém já passar por isso por  toda vez que vai ao  banheiro, e acredito que essa seja ideia da questão: despertar mínimo de bom senso. Não apenas cobrar quem sabe um decreto que se decora em um dia ou meio...
    Nesta hora que vejo que faz sentido aqueles discursos de reformulação do concurso publico, olha o tanto de voto que esse caras tiveram neste comentário???


     

  • Quando me deparo com certos comentários inúteis e ridículos que se prestam a fazer graça e piada com assunto sério, fico feliz e animada com o nível dos competidores e, isso sim é engraçado! :)

  • Maria Caixa D'água...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bom, lembrando pessoal que não cabe a Comissão de Ética julgar,condenar, exigir indenização, punir, entre outros. A Comissão de Ética apenas sugere o que deve ser feito e encaminha tal sugestão para às entidades competentes. 

    Bons Estudos! 

  • Se CESPE não quisesse nos fazer rir, colocaria apenas que joão frequentemente, chamava Maria por um apelido de infância constrangedor.  Não sendo necessário por o apelido no texto.

    Parece que a intenção da banca aí,  foi realmente descontrair. rsrs 

    Diante da tensão do concurseiro e não sendo uma história real, deu para arrancar sorrisos sim. rsrs

  • VOLTANDO À QUESTÃO, NOTE QUE AS ÚNICAS ALTERNATIVAS QUE FORAM CONTRA A ATITUDE DE JOÃO FOI A ''D'' e a ''E''. QUANTO À ALTERNATIVA ''D'', PODE SER POSSÍVEL DO ATO RESULTAR EM INDENIZAÇÃO, MAS ISSO NÃO CABERÁ AO CÓDIGO DE ÉTICA, MUITO MENOS A PENA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMUNITÁRIOS, OU SEJA, EXTRAPOLAÇÃO.



    A conduta de João é reprovável, pois é vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.



    GABARITO "E"

  • Não entendi as risadas dos idiotas de plantão!

    Quem achou graça... queria ver se acharia realmente graça se fosse a "Maria Caixa D'água"!

    Código de Ética ----- CENSURA.

  • Até personagem fictício de questão de concurso virou motivo para falso moralista ficar dando lição de moral por causa de uma brincadeira.

    Hoje tudo é levado para outro lado. Eu ri do apelido, porém nunca tive comportamento que desrespeitasse alguém, muito menos pessoas com deficiência. Ninguém merece.

  • Deixa eu ri, pq eu achei graça, oxe...

    Maria Caixa D'água...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Fazer questões também é uma diversão!

    Povo chato e mimisento. ¬¬

     

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Decreto 1171/94:

     

    XV - É vedado ao servidor público;

     

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

  • O João é um escroto.
  • "Se CESPE não quisesse nos fazer rir, colocaria apenas que joão frequentemente, chamava Maria por um apelido de infância constrangedor. Não sendo necessário por o apelido no texto."

    Concordo com a Cassiane.

    A nivea já se acha superior por não ter visto graça na questão. Poupe-me.

  • Quem rir não vai passar.

  • em casa resolvendo questões é de boa, mas pensa na hora da prova.. um tipo de questão assim ajuda a minimizar a tensão..

    kkkkkkk caixa d'água aiai

  • LETRA E

  • E - A conduta de João é reprovável, pois é vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.

  • Desnecessário especificar o apelido.

  • kkkkkkk maria caixa D'água perdi

ID
124993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Carlos, servidor público, excede-se na bebida aos fins de semana, quando costuma frequentar bares e casas noturnas de sua localidade. Nessas ocasiões, Carlos costuma falar palavras de baixo calão, fazer gestos obscenos e dirigir impropérios contra a vida conjugal de seus colegas de trabalho.

Diante da situação hipotética acima e considerando a regulamentação ética do serviço público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo FederalXV - E vedado ao servidor público;b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;
  • Com razão o jovem Klaus. Se o servidor Carlos bebia nos fins de semana, sgnifica que ele é servidor público. Logicamente regido pela CLT, tem ele como sabemos, diploma legal fornecido gratuitamente pela UnB que dispõe ser vedado aos servidores públicos, em qualquer hipótese, trabalharem em fins de semana, feriados, dias santos e importantes datas cívicas, como o dia da bandeira.
    Mesmo frequentando casas noturnas e proferindo palavras de baixo calão, tais fatos não infirmam a nobilidade com que ele demostrou ao passar em concurso para o Ministério do Meio Ambiente e tão pouco ao passar no vestibular para a UnB, muito conhecida por suas badaladas festas às sextas-feiras regadas de sexo e drogas, apimentadas com Nazistas e SkinHeads carecas (pleonasmo?) à procura da próxima chacina no campus.
    Por isso a letra "D" é a menos errada.
    Bons estudos a todos!
  • Cometi erro de extrapolaçao ao ler a  questao D... pois  no termo "apresenta-se embriagado com habitualidade" inferi  que era no trabalho .. o que me fez descartar a acertiva...
    Falta de atençao poe tudo a perder!
    Redobremo-na... rsrs  
  • Vixi, conheço muita gente que tem esse tipo de comportamento e nunca vi pegar nada. Sinceramente, esse dispositivo funciona na prática ou ele existe só pra ser mais um dado a ser decorado nas questões pra concurso??
  • Gabarito: D
  • IMPROPÉRIO: Ação, comportamento, discurso ofensivo e injurioso destinado a ofender alguém.

  • Utilizando o critério de eliminação é possível acertar a questão, vez que em momento algum o enunciado afirma diz que Carlos apresentava-se embriagado ao trabalho, ao contrário indica que o excesso de álcool era ingerido aos finais de semana quando frequentava bares e casas noturnas.


  • Alternativa A.

    Eliminamos a B pois o assunto de crime de difamação não nem nada a ver com esta matéria. Eles não iriam cobrar tal assunto dentro desta matéria.

  • Essa questão deveria no mínimo ser anulada!

  • Das Vedações ao Servidor Público

    XV – E vedado ao servidor público;

    Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de

    cidadãos que deles dependam;

    Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Quanto à letra e



    e) Carlos poderá ser exonerado do serviço público pelas práticas dos crimes de atentado violento ao pudor e calúnia


    Nesse caso, creio eu, não se poderia falar em exoneração, vez que a mesma não é uma forma de punição, aplicar-se ia como forma gravosa que é, outro tipo de punição como a demissão ou até mesmo a suspensão



  • Carlos, servidor público, excede-se na bebida aos fins de semana, quando costuma frequentar bares e casas noturnas de sua localidade. NESSAS OCASIÕES, Carlos costuma falar palavras de baixo calão, fazer gestos obscenos e dirigir impropérios contra a vida conjugal de seus colegas de trabalho. 

    NESSAS OCASIÕES.... O que leva á qualquer pessoa interpretar que Carlos o beberrão, não bebia em ambiente de trabalho e consequentemente não teria como saber se ele chegava embriagado ao trabalho. Como eu chegaria á solene conclusão de que Carlos gostava de chegar sobre o efeito de bebida alcoólica na sua repartição? CESPE questões de raciocínio logico misturados com Responsabilidades do Servidor Público são bem vagas hein!!!
  • A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.



    GABARITO ''D''
  • Pessoal, essa questão da bebida alcóolica é bem comum. Vez ou
    outra, em algum happy hour, algum colega sempre perde a linha
    (não você, claro)! O problema é quando, deliberadamente a pessoa
    prejudica a imagem de alguém que representa a Administração
    Pública perante terceiros e, claro, a habitualidade da embriaguez.
    Essa questão está prevista expressamente no decreto 1.171/94:

     

    “É vedado ao servidor público:


    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros
    servidores ou de cidadãos que deles dependam;
    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele
    habitualmente;”

     

    Resposta: letra “d”.

     

    Prof: Daniel Mesquita.
     

     


     

  • Momento algum fala q ele se apresenta embriagado na repartição, apenas q o mesmo bebe nos dias de folga. Por eliminação acabei marcando a letra E, com medo da letra D,mas... CESPE é CESPE

  • Ou seja se quiser beber e se embriagar que não seja perto dos seus colegas de trabalho hahahahah.Brincs eu errei!!

  • impropérios

    s.m.pl. de impropério

    1. no ofício da Sexta-Feira Santa, queixas dirigidas à humanidade, representada pelos judeus bíblicos, postas nos lábios de Jesus.

    D - Ao prejudicar deliberadamente a reputação de seus colegas e apresentar-se embriagado com habitualidade, Carlos viola as disposições do Código de Ética do Servidor Público.


ID
124996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Lúcia, servidora pública, a fim de complementar sua renda, associou-se a um grupo de vizinhas para comercializar um milagroso chá caseiro para emagrecer. O produto, vendido pelo grupo, era anunciado com a garantia de fazer os usuários perderem 20 kg em uma semana.

Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994,CAPÍTULO I, SEÇÃO III, XV:p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
  • Não é difícil concluir que vender chá que emagrece 20kg por semana é empreendimento de cunho duvidoso, mas acho que deveriam ter deixado isso explícito na questão.
  • Discordo, pois o conhecimento do candidato deve ser também de interpretação.

  • De fato, a ética tem cunho interpretativo, ela não é objetiva. Logo, o CESPE deve cobrar essa interpretação.

  • Como diz o professor Hugo Goes "Se vc discorda de uma questão e essa está embasada em lei, deixe para discutir depois da prova, pq a banca examinadora não quer saber a sua opinião e sim o que vc sabe a respeito do assunto".
    Por isso, minha gente, vamos parar com esse negócio de "eu acho", pq a resposta que interessa é aquela que está certa de acordo com a questão, se essa estiver baseada nos parâmetros legais, é claro.
  • LETRA D

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Ele deve orientar seu comportamento pelos preceitos regrados no 
    Código, que lhe deve servir como a um estímulo.

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • Gabarito: E
  • bela casca de banana, hein! digna da cespe =/
  • 20K EM UMA SEMANA?! MUUITO DUVIDOSO HEIN... E MESMO QUE ELA VENDESSE ESSE CHÁ FORA DA REPARTIÇÃO (EM DIAS DE FOLGA) ESTARIA VIOLANDO O CÓDIGO DE ÉTICA. PEGUEI UMA MESMA QUESTÃO QUE TRAZIA A MESMA SITUAÇÃO, SÓ QUE COM RIFAS. APLICAMOS A MESMA REGRA (EMPREENDIMENTO DE CUNHO DUVIDOSO É VEDADO AO SERVIDOR SE VINCULAR)...



    PREVISÃO LEGAL LEI 1.171 SEÇÃO III, XV, P

    É vedado ao servidor exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.




    GABARITO "E"

  • 20 kg em uma semana? Só se pessoa amputar uma perna... putz!

    Extremamente duvido isso ai...


  • Adeus piramide financeira :(

  • Só acho que deveriam informar onde vende esse incrível chá pra eu comprar!
    kkkkkkkkkkkk
     

  • Kkkkkkk

  • #Estudar_ também_ é_ divertido!

  • E - Lúcia violou as regras do Código de Ética do Servidor Público, pois é vedado ao servidor exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Lúcia, servidora pública, a fim de complementar sua renda, associou-se a um grupo de vizinhas para comercializar um milagroso chá caseiro para emagrecer. O produto, vendido pelo grupo, era anunciado com a garantia de fazer os usuários perderem 20 kg em uma semana. (cunho duvidoso)

  • O golpe tá aí, cai quem quer


ID
124999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando que uma servidora pública, insatisfeita com seu trabalho, ausente-se com frequência do seu local de trabalho, estendendo seu horário de almoço indevidamente para passear, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética do Servidor Público.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994, CAPÍTULO I, SEÇÃO I: XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
  • Comentário esclarecedor o da colega Maria Lucieuda castelo torres . Faça-me o favor!
  • Complementando...

    A) CORRETA!

    (CESPE/TST/TECNICO JUDICIARIO/2008) O servidor não deve se ausentar injustificadamente de seu local de trabalho, podendo assim, causar desordens nas relações humanas. C


  • Me lembrou daquele caso da servidora que chegava na repartição pública, batia o ponto e ficava dando voltas na praça kkkkkk

    Senhora? Senhora? Senhora?



    kkkkkkkkkkkkkkkk

  •  A  servidora está contrariando as regras d econduta. pelo refiro código  Letra A.

  • A letra B está incorreta por qual motivo?

  • Gabarito: a

    --

    Comentando a letra a.

    Decreto 1171. XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. ( NÃO HÁ EXCEÇÕES )

    Mesmo em casos de saúde e óbito familiar.

    Portanto, se o motivo for justificado, então não haverá fator de desmoralização do serviço público.

  • COMO É BOM TER CERTEZA DE QUE A PRIMEIRA ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA. ASSIM NEM PRECISO LER AS OUTRAS, GANHANDO TEMPO.

  • A - Essa servidora está contrariando as regras de conduta estabelecidas pelo referido código, pois as ausências injustificadas de seu local de trabalho são fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.


ID
125002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Osvaldo encontrava-se assoberbado pela quantidade de trabalho que devia executar. Como servidor público, ele tem plena consciência de suas responsabilidades e atribuições, porém, em função do cansaço e do estresse a que se encontra sujeito, resolveu retardar a prestação de contas do órgão em que está lotado.

A partir dessa situação hipotética , assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público: (..) d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;
  • GABARITO B. 
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;
  • É tomar maracujina e continuar a trabalhar...

  • O servidor  jamais   não pod e retardar  a prestação  de contas. Letra  B

  • alt c) pegou pesado. rsrs

  • Única punição que pode ser imposta pela comissão de ética é a de censura.

  • B - Osvaldo faltou com um dever fundamental do servidor público, haja vista que este não deve jamais retardar qualquer prestação de contas, porque esta é uma condição essencial à gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.


ID
125005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A funcionária pública Marina tem grande dificuldade em manter a sua higiene pessoal, bem como a de seu local de trabalho. Marina joga papéis amassados pelo chão; gruda pedaços de chiclete sob o tampo de sua mesa de trabalho; não consegue manter seu material de trabalho organizado, perdendo documentos públicos em meio à bagunça generalizada; não lava as mãos após suas refeições, sujando os documentos que estão sob sua responsabilidade com manchas de molho e de gordura. Além disso, ela não dá a descarga no vaso sanitário após utilizá-lo, tornando o banheiro feminino de sua repartição impróprio para o uso de suas colegas de trabalho.

Considerando essa situação hipotética à luz do Código de Ética do Servidor Público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994Seção IIDos Principais Deveres do Servidor PúblicoXIV - São deveres fundamentais do servidor público:n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;
  • Bicha nojenta!!! [2]

    kkkkkkkkkkkk... Estourei de rir...

    Efetivamente, essa é uma funcionária "porquinha".
  • Obs.: Nojenta é com "j".
  • Caraca, chamar a vigilância Sanitária é pq o caso tá sério!!! kkkkkkkkk
    O CESPE faz umas questões próprias para desestressar os concurseiros!!!
    Espoquei de rirr!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk    Marina  º(°=°)ª 

  • Apaixonei !!!!

    Mas, apresentaria ela para um amigo!

  • essa doida sabe ser nojenta ein!!!
    se ela fosse um desenho animado japones seria a super pig!!
    pqp

  • E eu aqui limpinha ralando p passar num concurso. Hahahhaha...

  • kkkkkkkkkk.. ri demais com essa questão. 


    Marina vai fazer da repartição um lixão e vai ficar tudo bem kkkkkkkkk


    Gabarito: B

  • Marina sua porca kkkkkkk

  • O  funcionáio público deve manter  seu local  de trabalho  limpo. A porca faltou com o dever fundamental do servidor a higiene. Letra B

  • porca de granja que nojoooo uuuii
  • kkkk deu nojo só de ler

  • Marina entupiu até o vaso...kkkkkkkkkkkkk

  • Deus me livre trabalhar em um mesmo local que Marina

  • OLÁ MEU POVO!!!

     

    Marina, Marina, que coisa feia!!

     

    A minha "cadelinha NINA" é mais EDUCADA, HIGIÊNICA e mais LIMPA do que essa porca.

     

    Aff...a gente brinca, mas o pior é que exitem pessoas com esses atributos aí.

  • Questão muito boa rsrs

    Gabarito letra b

  • deuus mim livre dessa Marina

  • Quem entrou só pra ver os comentários? kkkkkkkkkkkkk

  • Rindo ate passar no concurso.

  •  Além disso, ela não dá a descarga no vaso sanitário após utilizá-lo...

    kkkkkk por favor não seja a marina

  • Marina sua porca!!Rsrs....

  • jesus, não puxar a descarga é o pior kkkk

  • B - Marina falta para com um dever fundamental do servidor, qual seja: manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.

    Eu já trabalhei com uma "MARIANA", e me perguntava se ela não tinha noção das coisas, de higiene pessoal.... até que um dia conheci a mãe dela... que fazia coisas piores, como ficar escarrando e cuspir no chão da repartição...

  • Traduzindo: Marina é uma PORCA!

  • Com certeza Marina poderá causar a interdição de sua repartição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • "Marina poderá causar a interdição de sua repartição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária" HAHAHA com certeza a melhor alternativa.

  • Já pode mandá-la para o BBB.


ID
125008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A servidora pública Janice encontra-se às voltas com uma série de dificuldades em sua vida pessoal. O motorista que fazia o transporte diário de seus filhos para a escola e desta para os cursos de inglês, judô e reforço escolar, acabou de cumprir seu aviso prévio. Sem outra opção, Janice resolveu deixar tais atribuições sob a responsabilidade do servidor público Marcos, que é seu subordinado, abriu mão dos serviços de motorista a que tinha direito em função do cargo que ocupa e passou a utilizar seu próprio veículo para cumprir suas obrigações diárias.

Acerca da situação hipotética acima e sob à luz do Código de Ética do Servidor Público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994, CAPÍTULO I , SEÇÃO III, XV:j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;
  • É vedado ao servidor público desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

  • Gabarito:

    Letra A

  • XV - E vedado ao servidor público;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

  • Não só faltou com a ética, como também cometeu ato passivo de demissão!

    Gabarito: letra A!


ID
125011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei Complementar Estadual (LCE) n.º 122/1994 e suas alterações posteriores, a licença ao servidor público estadual, para tratar de assuntos particulares,

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 88. Podem ser concedidas ao servidor as seguintes licenças:V - para tratar de interesses particulares.Art.105 ...I - sem remuneração, pelo prazo de até (02) anos consecutivos, podendo a licençaser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço, não se concedendo nova licença, antes de decorridos 02 (dosi) anos do término da anterior.
  • Art. 105 A critério da Administração, pode ser concedida, ao servidor público estadual, licença

    para trato de interesses particulares, pelo prazo de até 03 (três) anos consecutivos, sem remuneração.

    (Redação dada pela Lei Complementar nº 155, de 19 de setembro de

    1997)

  • Complementando: Letra B - errada!
    Art. 105. § 3º. A proibição prevista no inciso X do artigo 130 não se aplica
    aos servidores beneficiados com a licença de que trata este artigo.

    Art. 130 - é proibido ao servido:
    X - participar da administração de empresa privada ou de sociedade
    civil de fins lucrativos, ou exercer o comércio, individualmente ou em
    sociedade, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.
  • Só confirmando o prazo é de até 3 ANOS CONSECUTIVOS como Danielle Sa afirmou no seu comentário....
  • Da Licença para Tratar de Interesses Particulares

    Art. 105 A critério da Administração, pode ser concedida, ao servidor público estadual, licença para trato de interesses particulares, pelo prazo de até 03 (três) anos consecutivos, sem remuneração.

    § 1º. A licença pode ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

     § 2º. A licença para trato de interesses particulares, sem remuneração, pode ser renovada por uma única vez, e por igual prazo.

     § 3º. A proibição prevista no inciso X do artigo 130 não se aplica aos servidores beneficiados com a licença de que trata este artigo.

  • arts referidos da LC Estadual 122/94

    a) é concedida sem remunerção (art. 105, caput)

    b) não há essa proibição (art. 105, §3º)

    c) certa (art. 105, §1º)

    d) pode ser renovada por uma única vez, por igual período (art. 105, §2º)

    e) pode ser interrompida a pedido do servidor independentemente de ter transcorrido ou não o 1º mês de gozo (art. 105, §1º)

     

  • Igual à regra da 8.112.


ID
125014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do servidor em estágio probatório, assinale a opção correta, consoante a LCE n.º 122/1994 e suas alterações posteriores.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargode provimento efetivo fica sujeito a estágio probatório por período de 24(vinte e quatro) meses, durante o qual sua aptidão para o desempenho docargo é objeto de avaliação, em função dos seguintes fatores: 3º. O servidor não aprovado no estágio probatório é exonerado e,se gozava de estabilidade em cargo anterior, a ele reconduzido, observadoo disposto no parágrafo único do artigo 29.
  •  a) O servidor não aprovado no estágio probatório é exonerado.
    b) A hierarquia é um dos critérios utilizados para a avaliação de desempenho do servidor.
    c) O servidor nomeado para o cargo de provimento em comissão fica sujeito a estágio probatório pelo período de 24 meses.
    d) O dirigente da unidade administrativa pode, conforme o caso, confirmar o servidor em estágio ou propor sua demissão.
    e) A organização é um dos critérios empregados para a avaliação de desempenho do servidor.
    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo fica sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual sua aptidão para o desempenho do cargo é objeto de avaliação, em função dos seguintes fatores:
    I - assiduidade;
    II - pontualidade;
    III - disciplina;
    IV - capacidade de iniciativa;
    V - produtividade;
    VI - responsabilidade;
    VII - probidade;
    VIII - interesse pelo serviço.
    § 1º. A avaliação de desempenho, processada na forma definida em regulamento, com resguardo do direito de defesa, é instaurada 04 (quatro) meses antes de findo o período do estágio, sendo o seu resultado submetido pelo setor de pessoal ao dirigente da unidade administrativa, para, conforme o caso, confirmar o estagiário ou propor sua exoneração.
    § 2º. A apuração dos fatores enumerados nos incisos I a VIII não se interrompe durante o prazo do parágrafo anterior, enquanto não homologada a avaliação, devendo o órgão de pessoal comunicar à autoridade, ali prevista, o resultado das novas observações realizadas.
    § 3º. O servidor não aprovado no estágio probatório é exonerado e, se gozava de estabilidade em cargo anterior, a ele reconduzido, observado o disposto no parágrafo único do artigo 29.
  • GAB. A

     

  • DEPENDE

    Era efetivo?

    Se sim, reconduzido

    Se não, exonerado

    Questão mal elaborada.

  • DEPENDE

    Era efetivo em outro cargo na administração pública?

    Se sim, reconduzido

    Se não, exonerado


ID
125017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do direito de petição, estabelecido no Regime Jurídico dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte e na LCE n.º 122/1994 e suas alterações posteriores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 124. O direito de requerer prescreve:I - em 05 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial ou créditos resultantes das relações de trabalho;II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos , salvo quandooutro prazo for fixado em lei. § 1º. O prazo de prescrição é contado da data da publicação do atoou, na falta, da ciência pessoal do interessado.
  • a) O prazo de prescrição é contado da data da publicação do ato ou, na falta desta, da ciência pessoal do interessado. (CORRETO)

    Art. 124 § 1º. O prazo de prescrição é contado da data da publicação do ato ou, na falta, da ciência pessoal
    do interessado.

    b) Para o exercício do direito de petição, é assegurada vista do processo ou documento ao servidor ou a procurador por ele constituído, apenas na repartição. (ERRADO)

    Art. 126 Para o exercício do direito de petição, é assegurada vista do processo ou documento, na
    repartição, ao servidor ou a procurador por ele constituído.

    Parágrafo único. Em se tratando de advogado, legalmente habilitado, é-lhe facultado receber o
    processo ou documento, pelo prazo legal, para exame fora da repartição.

    c) Quanto aos atos que afetem interesse patrimonial, o direito de requerer prescreve em 120 dias, salvo quando outro prazo for fixado em lei. (ERRADO)

    Art. 124 O direito de requerer prescreve:
    I - em 05 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou
    disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial ou créditos resultantes das relações
    de trabalho
    ;
    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em
    lei.

    d) Com relação aos atos que afetem créditos resultantes das relações de trabalho, o direito de requerer prescreve em 2 anos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. (ERRADO)

    VER ITEM ANTERIOR. (em 05 (cinco) anos,)

    e) O direito de requerer prescreve em 2 anos no caso de atos de demissão e de cassação de aposentadoria, e em 120 dias nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. (ERRADO)

    VER ITEM ANTERIOR. (em 05 (cinco) anos,)

     

     

  • -
    quanto a assertiva B, vide art 126 da LC 122/94

    Art. 126 "Para o exercício do direito de petição, é assegurada vista do processo ou documento, na
    repartição, ao servidor ou a procurador por ele constituído.Parágrafo único. Em se tratando de advogado,
    egalmente habilitado, é-lhe facultado receber o processo ou documento, pelo prazo legal, para exame fora da repartição."

  •  a)  [Certo]

     

     b) [Errado]  Advogado legalmente habilitado é facultado a receber o processo ou documento FORA da repartição.

     

     c) [Errado] Prescreve em 5 anos

     

     d) [Errado] Prescreve em 5 anos

     

     e) [Errado] Prescreve em 5 anos

     


ID
125020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação aos deveres dos servidores públicos estaduais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 129. São deveres do servidor:a) IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;b) CORRETA - IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa e observar, nos atos de ofício, os princípios éticos;c) XII - representar contra ilegalidade, abuso de poder ou omissão no cumprimento da lei. § 1º. A representação de que trata o inciso XII é encaminhada pela via hierárquica e apreciada, no prazo do artigo 120, § 1º, pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurada ao representando ampla defesa.d) § 2º. A enumeração deste artigo não exclui outros deveres previstos em lei, regulamento ou norma interna ou inerentes à natureza da funçãoe) V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;
  • Gabarito: B
    Art. 129, IX - Manter conduta compatível com a moralidade administrativa e observar, no atos de ofício, os princípios éticos;
  • e) Todo tipo de informação não, né? Não é nem a sua vizinha, rs. Não pode fornecer informações de caráter sigiloso ou q ponha em risco a segurança do estado.

  • a) Em respeito à hierarquia, o servidor tem o dever de cumprir as ordens superiores, em qualquer situação.

    b) O servidor tem o dever de manter conduta compatível com a moralidade administrativa e observar, nos atos de ofício, os princípios éticos.

    c) A representação contra ilegalidade, abuso de poder ou omissão no cumprimento da lei deve ser formulada diretamente à autoridade representada, para que esta explicite as razões da prática do ato tido como ilegal.

    d) A enumeração dos deveres previstos na referida LCE n.º 122/1994 é taxativa, ou seja, limita os deveres inerentes à natureza da função do servidor aos previstos nessa lei.

    e) É dever do servidor atender com presteza ao público em geral, prestando todo tipo de informação requerida.

  • a) INCORRETA. Art. 129 São deveres do servidor: IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
    b) CORRETA. Art. 129 São deveres do servidor: IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa e observar, nos atos de ofício, os princípios éticos;

    c) INCORRETA. Art. 129 São deveres do servidor: XII - representar contra ilegalidade, abuso de poder ou omissão no cumprimento da lei.

    d) INCORRETA. Art. 129, § 2º. A enumeração deste artigo não exclui outros deveres previstos em lei, regulamento ou norma interna ou inerentes à natureza da função.

    e) INCORRETA. Art. 129 São deveres do servidor: V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

  • a) Em respeito à hierarquia, o servidor tem o dever de cumprir as ordens superiores, em qualquer situação.

    b) O servidor tem o dever de manter conduta compatível com a moralidade administrativa e observar, nos atos de ofício, os princípios éticos.

    c) A representação contra ilegalidade, abuso de poder ou omissão no cumprimento da lei deve ser formulada diretamente à autoridade representada, para que esta explicite as razões da prática do ato tido como ilegal.

    (XII - representar contra ilegalidade, abuso de poder ou omissão no cumprimento da lei.)

    d) A enumeração dos deveres previstos na referida LCE n.º 122/1994 é taxativa, ou seja, limita os deveres inerentes à natureza da função do servidor aos previstos nessa lei.

    e) É dever do servidor atender com presteza ao público em geral, prestando todo tipo de informação requerida.


ID
125023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das responsabilidades do servidor público estadual, segundo a LCE n.º 122/1994 e suas alterações posteriores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt.134. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.Art.135. A responsabilidade civil decorre de ato comissivo ou omissivo, doloso ou culposo, praticado no desempenho do cargo, função ou emprego, que cause prejuízo ao erário público.
  • A) Errada - Art. 134 O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    B) Errada - Art. 136 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor, nessa qualidade.

    C) Errada - Art. 135, § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles é executada até o limite do valor da herança recebida.

    D) Correta

    E) Errada - Art. 137, Parágrafo único: A responsabilidade de que trata este artigo é afastada no caso de absolvição do servidor por sentença criminal, passada em julgado, que haja negado a existência do fato ou sua autoria.
  • A letra E está errada por não ser a cópia fiel da lei. Me poupe, nos poupe, se poupe, CESPE!

  • A letra E está errada porque a insuficiência de provas não afasta a responsabilidade administrativa do servidor. Apenas nos casos de inexistência do fato ou negativa da autoria.

  • a) A responsabilidade civil não decorre de atos omissivos, e sim de atos comissivos praticados no desempenho do cargo, função ou emprego que causem prejuízo ao erário público. (ERRADA)
    Art. 135
    A responsabilidade civil decorre de ato comissivo ou omissivo, doloso ou culposo,praticado no desempenho do cargo, função ou emprego, que cause prejuízo ao erário público.

     b) A responsabilidade penal abrange apenas os crimes imputados ao servidor, nessa qualidade. (ERRADA)

    Art. 136 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor, nessa qualidade.
     

     c) A obrigação de reparar o dano não se estende aos sucessores do servidor público que o causou. (ERRADA)

    Art. 135 § 3º. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles é executada até o limite do valor da herança recebida.

     d) O servidor público de provimento efetivo ou em comissão, responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. (CERTA)

    Art. 134 O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
     

     e) A responsabilidade administrativa é afastada na hipótese de absolvição criminal por insuficiência de provas de autoria, declarada em sentença criminal, transitada em julgado. (ERRADA)

    Art. 137 Parágrafo único. A responsabilidade de que trata este artigo é afastada no caso de absolvição do servidor por sentença criminal, passada em julgado, que haja negado a existência do fato ou sua autoria.


ID
125026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere às penalidades aplicadas ao servidor público, assinale a opção correta, de acordo com a LCE n.º 122/1994.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt.140. A advertência é aplicada por escrito, no caso de inobservância de dever funcional ou violação de proibição constante dos artigos 3º, II, 67, parágrafo único, e 130, I a III e V a VIII, quando não couber penalidade mais grave.
  • a) A advertência será sempre aplicada por escrito.

    Art. 140.  A advertência é aplicada por escrito, [...]
    b) O cancelamento do registro das penalidades de advertência e de suspensão tem efeito retroativo. c) Apenas o cancelamento do registro da penalidade de advertência tem efeito retroativo.

    Art.142.As penalidades de advertência e de suspensão tem seus registros cancelados, após o decurso de 03 (três) e 05 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surte efeitos retroativos.

    d) A pena de suspensão será aplicada por no mínimo 5 dias e no máximo 120 dias. e) A pena de suspensão será aplicada por no mínimo 5 dias e no máximo 90 dias.

    Art.141. § 1º. A suspensão não pode exceder a 90 (noventa) dias.

ID
125029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca dos deveres, das proibições e das penalidades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errada - Art. 141

    B) Correta - Art. 143 A demissão é aplicada nos seguintes casos: XI, a  na declaração de que trata o artigo 13, §5º, de bens ou valores que nela deviam constar, ou, posteriormente à posse, de novas aquisições sujeitas à mesma exigência

    C) Errada - Art. 143 A demissão é aplicada nos seguintes casos: V - incontinência pública e escandalosa, na repartição em atividade funcional externa ou, ainda que fora do serviço, em locais sob a jurisdição de autoridade administrativa ou onde se realizem atos oficiais

    D) Errada - Art. 143 A demissão é aplicada nos seguintes casos: XII - corrupção sob qualquer de suas formas

    E) Errado - Art. 141 A suspensão é aplicada em caso de: § 3º. Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão pode ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    " Em todas essas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Romanos 8.37).
  • No caso da opção a) advertência por coagir ? 

  • A) Errada – DEMISSÃO Art. 143 A demissão é aplicada nos seguintes casos: XIV - transgressão: a) de qualquer dos incisos IX a XIX e XXI do artigo 130;
    Art. 130 Além de outros casos previstos nesta lei e em normas específicas, ao servidor é proibido:
    XII - exercer pressão sobre auxiliar, com ameaça de preterições funcionais ou outros meios intimidativos, para forçá-lo a consentir em relacionamento sexual;
     

  • Art.143. A demissão é aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administração pública. II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinência pública e escandalosa, na repartição em atividade funcional externa ou, ainda que fora do serviço, em locais sob a jurisdição de autoridade administrativa ou onde se realizem atos oficiais; 56 VI - insubordinação grave em serviço; VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem; VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo...

  • Algumas diferenças entre 8112 e 144 que podem ser cobradas na prova[

     

    -->Demissão + 5 anos longe do serviço público FEDERAL

    - Revelar segredo do qual se apropriou em razão do cargo..--> na LC 144 GERA DEMISSÃO COMUM

    -->Demmisão + 5 anos.. ESTADO

    - Exigir, aceitar proprina, comissão de estado estrangeiro (XV)

    - Utilizar pessoal e recursos...particulares e terceiros...

    - Valer-se do cargo para lograr proveito...

     - Atuar como procurador/intermediário...salvo benefícios previdenciários parentes 2°...

     

    -->CASOS DE DEMISSÃO NA LC 144 QUE GERAM ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO NA 8112

    - Cometer a outro servidor atribuições estranhas...

    - Exercer outras atividades incompatíveis com o cargo/função/horário..

    OUTROS CASOS DE DEMISSÃO DA LC 144 QUE NÃO TEM NA 8112

    - Exercer pressão sobre auxiliar... para forçá-lo a consentir em relacionamento sexual.

    - dar curso a ato, operação, documento, objeto...sem exigir o cumprimento de obrigação tributária.

    Ocultação de bens e valores na posse e nova investidura.

     

     

     

     

  • I - reincidência em falta punida com advertência;

    II - violação de proibição diversa das enumeradas no artigo anterior e que não tipifique

    falta sujeita à penalidade de demissão.

    § 1º.

    A suspensão não pode exceder a 90 (noventa) dias.

    § 2º.

    É punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que incorrer nas proibições do

    artigo 130, IV, a e b, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação;

    persistindo a resistência, é aplicável o disposto no parágrafo anterior.

    § 3º.

    Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão pode ser convertida

    em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de remuneração, ficando o servidor

    obrigado a permanecer em serviço.

    Art. 142

    As penalidades de advertência e de suspensão tem seus registros cancelados, após o

    decurso de 03 (três) e 05 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não

    houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único.

    O cancelamento da penalidade não surte efeitos retroativos.

    Art. 143

    A demissão é aplicada nos seguintes casos:

    I - crime contra a administração pública.

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    V - incontinência pública e escandalosa, na repartição, em atividade funcional externa ou,

    ainda que fora do serviço, em locais sob a jurisdição de autoridade administrativa ou onde

    se realizem atos oficiais;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa pró

    pria

    ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos, dilapidação do patrimônio público ou dano grave e

    intencional ao meio ambiente ou a bem ou sítio de valor artístico, estético, histórico,

    turístico ou paisagístico sob a proteção do Estado ou de entidade de sua administração

    indireta;

    XI - ocultação:

    a)

    na declaração de que trata o artigo 13, § 5º, de bens ou valores que nela deviam

    constar, ou, posteriormente à posse, de novas aquisições sujeitas à mesma exigência;

    b)

    de nova investidura, de que resulte acumulação proibida (artigo 131);

    XII - corrupção sob qualquer de suas formas;

    XIII - acumulação ilegal de cargos, funções ou empregos públicos;

    XIV - transgressão:

    a)

    de qualquer dos incisos IX a XIX e XXI do artigo 130;

    b)

    do inciso XX do mesmo artigo, quando resultar proveito pessoal, favorecimento

    indevido a terceiro ou dano grave à Fazenda Pública;

    c)

    de outras proibições, quando caracterizar uma das circunstâncias da alínea ante

    rior

    ou qualquer outra que evidencie má-fé.


ID
125032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a LCE n.º 122/1994 e suas alterações posteriores, a relotação do servidor público estadual

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt 15, § 2º. Respeitados os requisitos do parágrafo anterior, a relotação, de ofício ou a requerimento do interessado, depende:a) da existência de claro no órgão de destino;b) de ato conjunto dos respectivos titulares, quando deva realizar-se de um para outro Poder ou órgão equivalente.§ 4º. A lotação pode ter caráter provisório, no caso do parágrafo único do artigo 36 e em outros previstos em lei.
  • GABARITO D

     

    REVISÃO:

     

    Subseção III
    Da Lotação

     

    Art. 15 Entende-se por lotação o número de cargos e funções necessários ao funcionamento ideal de cada órgão ou entidade (lotação básica), a que deve corresponder número idêntico de servidores (lotação nominal).

     

    § 1º. A lotação básica é definida por ato do Chefe do Poder ou órgão equivalente, atendidas a natureza e as atribuições de cada cargo
    ou função e sua compatibilidade com a competência do órgão a que se refira, observado ainda, o disposto no artigo 37, VI, da Constituição Estadual.

     

    § 2º. Respeitados os requisitos do parágrafo anterior, a relotação, de ofício ou a requerimento do interessado, depende:
    a) da existência de claro no órgão de destino;
    b) de ato conjunto dos respectivos titulares, quando deva realizar-se de um para outro Poder ou órgão equivalente.

     

    § 3º. Aplica-se à relotação o disposto no artigo 15, § 1º.

     

    § 4º. A lotação pode ter caráter provisório, no caso do parágrafo único do artigo 36 e em outros previstos em lei.

     

  • GABARITO: D

    (RE)LOTAÇÃO

    1. Pode ter caráter provisório (nas hipóteses de acompanhamento de cônjuge, motivo de saúde ou outros casos previstos em LEI);

    2. A relotação pode se dar de ofício ou a requerimento do interessado, conforme previsão expressa na LC 122/94;

    3. A relotação de ofício ou a requerimento depende de:

    • existência de claro no órgão de destino (provavelmente há um erro redacional na lei, onde se lê "claro", entenda-se "cargo")
    • ato conjunto dos respectivos titulares (se for de um Poder para outro)
    • observância da natureza e das atribuições de cada cargo, resguardada a competência da ALRN, no que se refere à criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas.

    ATÉ A POSSE!


ID
125035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere ao concurso público, estabelecido na LCE n.º 122/1994 e suas alterações posteriores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complem. 122/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 22. Promoção é a elevação do servidor na carreira, pela passagem à classe superior imediata da respectiva categoria funcional, obedecido o interstício de 02 (anos) na classe.
  • a) Se incapaz para o serviço, será aposentado por invalides

    b) Reversão: retorno de servidor aposentado por invalidez, quando não mais presentes as causas da invalidez

    c) Reintegração: retorno de servidor após invalidação de sua demissão por processo administrativo o judicial

    d) Recondução: retorno ao cargo anteriormente ocupado em virtude de inabilitação em estágio probatório de outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.
    Art. 29, parágrafo único: Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor é aproveitado em outro
  • Gabarito: E

    Readaptação: LC 122/94 Art. 24
    Reversão: LC 122/94 Art. 25
    Reintegração: LC 122/94 Art. 28
    Recondução: LC 122/94 Art. 29
    Promoção: LC 122/94 Art. 22
  • Gabarito: E

    Art. 22. Promoção é a elevação do servidor na carreira, pela passagem à classe superior imediata da respectiva categoria funcional, obedecido o interstício de 02 (anos) na classe

  • READAPTAÇÃO é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.

    REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.

    A efetivação da reversão: efetiva-se a reversão com o retorno do servidor no mesmo cargo ou no cargo transformado. Caso inexista vaga para que se dê esse retorno, o servidor será posto em disponibilidade remunerada.

    Prazo a ser respeitado para o retorno do servidor: a reversão deverá ocorrer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do ato. Caso o servidor não observe esse prazo limite, estará sujeito à cassação da aposentadoria.

    Reversão proibida: o estatuto prevê hipótese de reversão vedada. Tal ocorrência se dá quando o servidor, sujeito ao retorno, já completou 70 anos. Sabe-se que a aposentadoria compulsória no serviço público, aos 70 anos para o servidor e para a servidora, foi mantida pela Emenda Constitucional nº 20.

    REINTEGRAÇÃO: é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente.

    Condição: invalidação do ato de demissão por sentença judicial ou administrativa, ou por revisão do processo administrativo no qual é declarada sem efeito a penalidade.

    Efeitos da decisão que invalida a demissão: o ato de invalidação gera efeitos retroativos.

    O direito a indenização: o servidor demitido injustamente, após a decisão que anula a demissão, terá direito de retornar ao serviço público e ainda de obter indenização, face os danos produzidos pela medida ilegal.

    A impossibilidade de se efetivar a reintegração: caso não seja possível a reintegração, face a extinção do cargo que ocupava, o servidor será posto em disponibilidade remunerada.

    RECONDUÇÃO: é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

    Causa: a reintegração do anterior ocupante.

    Inexistência do direito de indenização: o servidor reconduzido não faz jus a indenização.

    A não efetivação da recondução ao cargo por se encontrar provido: caso não se efetive a recondução porque o cargo se encontra provido, o servidor será aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade remunerada.

    BASE LEGAL: Constituição Federal - Art. 41, § 1º, § 2º e § 3º;                    Estatuto do Servidor - Lei nº 6.677/94 , Arts. 34 a 42.   

    PROMOÇÃO é a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria para o primeiro padrão da classe ou categoria imediatamente superior de sua Carreira Funcional.