Aos que marcaram a B. Segue o conceito de DIAS (2010).
Sistema dos máximos - mínimos
Se, para a reposição do estoque, soubéssemos o consumo exato do material num período predeterminado, a dificuldade de determinar um ponto de pedido não existiria; como veremos no Capítulo 3, essas condições ideais são utópicas, porque o estoque estaria a “zero” assim que o material comprado fosse recebido. Pelas dificuldades para determinação do consumo e pelas variações do tempo
de reposição é que usamos o sistema de máximos e mínimos, também chamado de sistema de quantidades fixas. Basicamente o sistema consiste em:
a) determinação dos consumos previstos para o item desejado; b) fixação do período de consumo previsto em a; c) cálculo do ponto de pedido em função do tempo de reposição do item pelo fornecedor; d) cálculos dos estoques mínimos e máximos; e e) cálculo dos lotes de compra.
A principal vantagem desse método é uma razoável automatização do processo de reposição, que estimula o uso do lote econômico, em situações em que ele pode ser usado naturalmente, e abrange os itens das classes A, B e C.
2.7.4 Sistema das revisões periódicas
Por esse sistema, o material é reposto periodicamente em ciclos de tempo iguais , chamados períodos de revisão . A quantidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo ou de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e o tempo de reposição.
Lote Econômico com Descontos – Uma das variações da aplicação dos modelos de estoques é quando há um desconto em função da quantidade comprada. Deve-se considerar o que se gasta ou desembolsa para comprar ou fabricar os itens de estoques no período.
Reposição Contínua – O modelo de reposição contínua, também chamado de modelo padrão, modelo do estoque mínimo ou modelo do ponto de reposição, consiste em emitir um período de compras, com quantidade igual ao lote econômico (ou outro, a critério do administrador de materiais), sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido.
Sistema de duas Gavetas – Reduz a burocracia de compra do material, sem cálculos, garantindo o suprimento normal dos itens.
Reposição Periódica – O modelo de reposição periódica, também chamado de modelo do intervalo padrão ou modelo do estoque máximo, consiste em emitir os pedidos de compras em lotes em intervalos de tempo fixos.
Sistemas Híbridos de Estoque – A aplicação dos modelos de estoques exige uma série de simplificações, muitas vezes decorrente da própria natureza dos modelos para torná-los mais práticos.
Fonte: Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Autores: Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt
GABARITO:
e) Reposição Contínua.
O sistema de ponto de pedido (ou reposição contínua) consiste em emitir um pedido de compras, com qualidade igual ao Lote Econômico (ou outro, a critério do administrador de materiais), sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido.
Gabarito: E