A Fortaleza da Barra do Rio Grande,[2] popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A fortaleza[3] foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potenji (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Antecedentes
No contexto da Dinastia Filipina, quando da conquista do litoral Nordeste do Brasil, então ameaçada por corsários franceses que ali traficavam o pau-brasil ("Caesalpinia echinata"), a barra do rio Grande (do Norte) foi alcançada por tropas portuguesas, sob o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem, com ordens para iniciar uma fortificação.
Para a defesa do acampamento, junto à praia, foi iniciada uma paliçada de estacada e taipa, com planta no formato circular, à moda indígena, a 6 de Janeiro de 1598 (dia dos Santos Reis), enquanto se procedia à escolha do local definitivo para a fortificação ordenada pela Coroa: um recife, à entrada da barra, ilhado na maré alta e que, na vazante, permitia a comunicação com terra firme (SOUSA, 1885:75).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_dos_Reis_Magos
O Palácio Potengi, ouPalácio da Cultura ouEspaço Cultural Palácio Potengi, é um imponente prédio histórico que data do século XX.
O Cemitério do Alecrim foi construído em 1856.
Vila de Extremoz. Não foi uma construção portuguesa.
As terras que hoje pertencem ao município de Extremoz foram inicialmente habitadas pelos índios tupis e paiacus.
No ano de 1607, uma parte de terra foi concedida aos jesuítas, tendo como principal objetivo catequizar os indígenas.Os jesuítas também foram os principais responsável pela construção da igreja de São Miguel e pelo estabelecimento da missão do Guajiru. Isso também fez com que a sociedade tribal fosse sendo influenciada pela doutrina cristã.
Em 1757, durante as invasões holandesas no Brasil, os jesuítas foram expulsos e a povoação tornou-se a primeira da Capitania do Rio Grande do Norte com a categoria de vila.
O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica. O forte foi o marco inicial da cidade de Natal. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro, dia de Reis.