SóProvas


ID
1249513
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          50 anos depois

      [ ...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [ ...]
      Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
      Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
      Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem pa ra hesitação.

                              (Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)


De acordo com a estrutura e os recursos utilizados no texto na construção das ideias, é correto afirmar que se trata de um texto, predominantemente,

Alternativas
Comentários
  • argumentativo

  • > Texto dissertativo-argumentativo: Este tipo de texto  apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência, seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor (leitor ou ouvinte).

    Características principais:

    • Presença de estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão): ideia principal do texto (tese); argumentos (estratégias argumentativas: causa-efeito, dados estatísticos, testemunho de autoridade, citações, confronto, comparação, fato-exemplo, enumeração...); conclusão (síntese dos pontos principais com sugestão/solução).

    • Principais gêneros textuais em que se observam características desse tipo de texto: redação de concursos, artigos de opinião, cartas de leitor, discursos de defesa/acusação, resenhas...

    • Utiliza verbos na 1a pessoa (normalmente nas argumentações informais) e

    na 3a pessoa do presente do indicativo (normalmente nas argumentações formais) para imprimir uma atemporalidade e um caráter de verdade ao que está sendo dito.

    • Constitui-se de linguagem cuidada, com estruturas lexicais e sintáticas

    claras, simples e adequadas ao registro culto.

    • Privilegiam-se as estruturas impessoais, com certas modalizações discursivas

    (indicando noções de possibilidade, certeza ou probabilidade) em vez de juízos de valor ou sentimentos exaltados.

    • Há um cuidado com a progressão temática, isto é, com o desenvolvimento

    coerente da ideia principal, evitando-se rodeios.

    • Às vezes, usam-se elementos de primeira pessoa como recurso retórico

    para envolver o leitor no pensamento do autor do texto.

    • Os verbos normalmente se encontram no presente do indicativo ou no futuro

    do presente.


    (gramática do Fernando Pestana)

  • Saudades de 2014, jaja vem um doente falar que o texto e de comunista e q nao houve golpe militar

  • Argumentativo.

  • Letra E.

    Deus é Soberano !!!

  • Gabarito E

    TIPOS TEXTUAIS:

    ·       Narração(Personagens, Enredo, Espaço...)

    o  Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagensfoco narrativoclímaxdesfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    ·       Dissertação(Expositiva, argumentativa, debater...)

    o  É expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a PERSUADIR o ouvinte/leitor. Para isso é necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a agir/pensar em conformidade com os nossos objetivos. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaiocarta argumentativadissertaçãoeditorial etc.

    ·       Descrição(Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...)

    o  Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudorelatórioataguia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

    ·       Injunção Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    o  São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no IMPERATIVO, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruçõesreceitas culináriasbulasregulamentoseditaiscódigosleis etc.

    ·       Exposição Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    o  O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagemresumofichamentoartigo científicoseminário etc.

  • que texto atual

  • como vc fez a resposta ficar num quadrado? Boa organização