SóProvas


ID
124972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um importante episódio da história colonial do RN, ocorrido entre fins do século XVII e princípios do XVIII, refere-se à reação dos primitivos habitantes da região, especialmente dos cariris, à utilização do trabalho escravo indígena. Esse episódio ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Confederação dos Cariris (Guerra dos Bárbaros). Alternativa "d"

  • Anotação minha ( se tu quiser ir procurar no google, vaiiii mas tem muita coisa e nada resumido)

    DEPOIS DA EXPULSÃO DOS HOLANDESES, O PESSOAL LA DO RN QUERIA MUITO CRIAR GATO NO INTERIOR NE... AI TU OS INDIOS OFERECERAM RESISTENCIA E ''PAU CANTOU DE BRIGA.''

     

    ''A Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.

    Com a expulsão dos holandeses do território brasileiro em 1654, os portugueses puderam retomar o avanço em direção ao interior nordestino, expandindo as fazendas de gado e perseguindo as etnias indígenas. Porém a resistência de diversas etnias indígenas, que tinham sido aliados dos holandeses, foi um elemento-surpresa para os lusos.

    Os portugueses fortificaram o efetivo militar, inclusive com a vinda de bandeirantes paulistas como Domingos Jorge Velho. Já as etnias indígenas tapuias do interior nordestino, como os janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris, uniram-se em aliança e confrontaram os portugueses nas tentativas de dominar as terrras dos nativos. A aliança das tribos tapuias, denominada pelos portugueses como Confederação dos Cariris ou Confederação dos Bárbaros, foi derrotada somente em 1713.''

     

    WIKIPÉDIA

    GABARITO ''D''

  • Letra : D

     

  • Gabarito: Letra D

    Apesar de ser pouco estudada e conhecida na escola, a Guerra dos Bárbaros foi um longo período da história do Brasil colonial com muitos conflitos que resultaram na morte de muitos índios.

    Em primeiro lugar, a Guerra dos Bárbaros, que durou 70 anos (1650 – 1720), envolveu os colonizadores e os povos nativos (índios).

    O motivo principal era a ocupação de um território que ia desde a Bahia até o Maranhão. Além disso, a guerra foi denominada dessa forma, pois os colonos luso-brasileiros consideravam tais povos como ‘bárbaros” e traidores.

    Todavia, também possui outros nomes como: Guerra do Açu (devido ao local que ocorreram os principais conflitos, no Rio Grande do Norte), Guerra do Recôncavo (se refere ao recôncavo baiano que ocorreram as primeiras lutas armadas) e Confederação dos Cariris (devido ao grupo indígena ser um dos principais combatentes do conflito).

  • PMAL21