SóProvas


ID
1250209
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Mulher de 30 anos, com dificuldade em ter relacionamentos estáveis, apresenta, desde a adolescência, comportamentos impulsivos como gastos excessivos, abuso de substâncias. Já tentou se suicidar várias vezes e se queixa de sentimentos de vazio. Além disso, irrita-se com facilidade e tem dificuldade em controlar a raiva. O seu diagnóstico é transtorno de personalidade

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "E"

    vejamos, 

    F60.3 Transtorno de personalidade com instabilidade emocional

    Transtorno de personalidade caracterizado por tendência nítida a agir de modo imprevisível sem consideração pelas conseqüências; humor imprevisível e caprichoso; tendência a acessos de cólera e uma incapacidade de controlar os comportamentos impulsivos; tendência a adotar um comportamento briguento e a entrar em conflito com os outros, particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados. Dois tipos podem ser distintos:

    1- o tipo impulsivo, caracterizado principalmente por uma instabilidade emocional e falta de controle dos impulsos;

    2- e o tipo “borderline”, caracterizado além disto por perturbações da auto-imagem, do estabelecimento de projetos e das preferências pessoais, por uma sensação crônica de vacuidade, por relações interpessoais intensas e instáveis e por uma tendência a adotar um comportamento autodestrutivo, compreendendo tentativas de suicídio e gestos suicidas.

     

    http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f60_f69.htm