SóProvas


ID
1250350
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A Lei nº 9.717, de 27/11/1998, dispõe sobre as regras gerais para organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa Lei prevê que

Alternativas
Comentários
  • Lei 9717/98:

    a) art. 1º, II

    b) art. 1º, X

    c) art. 2º

    d) art. 2º, §1º

    e) art. 10

  • Gabarito "C"

    Lei 9.717/98

    a) art 1º, Inciso II - financiamento mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das contribuições do pessoal civil e militar, ativo, inativo e dos pensionistas, para os seus respectivos regimes;

    b) art.1º, Inciso X - vedação de inclusão nos benefícios, para efeito de percepção destes, de parcelas remuneratórias pagas em decorrência de local de trabalho, de função de confiança ou de cargo em comissão, exceto quando tais parcelas integrarem a remuneração de contribuição do servidor que se aposentar com fundamento no art. 40 da Constituição Federal, respeitado, em qualquer hipótese, o limite previsto no § 2o do citado artigo; (Redação dada pela Lei nº 10.887, de 2004)

    c) Art. 2o A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

    d) art. 2º, § 1o - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

    e) Art. 10 - No caso de extinção de regime próprio de previdência social, a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios assumirão integralmente a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios concedidos durante a sua vigência, bem como daqueles benefícios cujos requisitos necessários a sua concessão foram implementados anteriormente à extinção do regime próprio de previdência social.


  • O IMPORTANTE AQUI É O CANDIDATO NÃO CONFUNDIR:


    RPPS = CONTRIBUIÇÃO IGUAL OU MAIOR LIMITADO AO DOBRO.
    PREV. COMPLEMENTAR QUE O ENTE É PATROCINADOR = AQUI A CONTRIBUIÇÃO DO ENTE É LIMITADA A DO CONTRIBUINTE.
  • Confundi com a Prev complementar "CONTRIBUIÇÃO DO ENTE É LIMITADA A DO CONTRIBUINTE".

    Mas Regime próprio é CONTRIBUIÇÃO IGUAL OU MAIOR LIMITADO AO DOBRO.

  • Confundi com a previdência Complementar e ERREI!

  • Na letra E a banca tentou confundir com o seguinte dispositivo da Lei 9.717:

    Art. 9º, parágrafo único: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios prestarão ao Ministério da Previdência e Assistência Social, quando solicitados, informações sobre regime próprio de previdência social e fundo previdenciário previsto no art. 6º desta Lei.