SóProvas


ID
1250536
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considerando que cabe ao Estado promover a justiça, a segurança e o bem-estar social, o objetivo prioritário da Auditoria Governamental é

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, item e

    Se alguém tiver fonte, por favor não deixe de postar..

    É bem tenso questão desse tipo.. item "d" e "e" podem gerar dúvida já que os itens "a","c" e "d" são limitados. Puxando um pouco para adm pública dá para realizar a associação do item "d" a adm burocrática e do item "e" a adm gerencial. A auditoria governamental busca tb esse ideia de não se preocupar somente com a parte legal mas com os gastos realizados, os benefícios, os impactos socias..

  • No meu entendimento, o enunciado ampliou o conceito de Auditoria Governamental. 

  • Acredito que o embasamento dessa questão deva estar nas NAG's - Normas de Auditoria Governamental.

    O item e) tem mais a ver com a auditoria operacional.

    Também dá pra associar com a descrição que consta no site do TCU: A atividade de auditoria governamental exercida pelo Tribunal de Contas da União se reveste de um acentuado caráter social, exigindo que os auditores conduzam seus trabalhos segundo padrões técnicos e de comportamento irrepreensíveis, numa perspectiva de melhorar decisões públicas e minimizar eventos adversos aos interesses da sociedade.

  • Dentro do escopo da Auditoria Governamental está o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal o qual, conforme consta na instrução normativa nº 01/2001 capítulo I do MINISTÉRIO DA FAZENDA, visa à avaliação da ação governamental, da gestão dos administradores públicos federais e da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

    Letra "E"

  •  Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude. Nas auditorias operacionais (governamentais), o relatório trata da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos recursos, assim como da eficácia e da efetividade dos resultados alcançados. Tais relatórios podem variar consideravelmente em escopo e natureza, informando, por exemplo, sobre a adequada aplicação dos recursos, sobre o impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a aperfeiçoar a gestão (ISSAI 400/2-3, 2001).

  • O enunciado da questão busca saber o impacto (efetividade) dos programas sociais governanentais do Estado, quando afirma "cabe ao Estado promover a justiça, a segurança e o bem-estar social". A FCC buscou saber o conhecimento do candidato além do regramento jurídico.

     

    De acordo com o Profº Cláudio Zorzo da Gran Cursos Online, as auditorias quando a sua natureza conforme o TCU são:

     

    1) As auditorias DE REGULARIDADE são sobre processos de contas. Examinam a LL (legalidade e legitimidade) dos AF (atos e fatos) sobre os aspectos COF-PA (contábil, orçamentário, financeiro, patrimonial e ambiental).
    As auditorias de regularidade são compostas pelas auditorias de conformidade e contábil, tendo como objetivo: a) emitir certificados de regularidade, regularidade com ressalva e irregularidade; b) emitir parecer prévio; c) auditar SCI (sistemas de controles internos) e d) verificar a probidade (honestidade).

     

    2) As auditorias OPERACIONAIS são sobre programas, projetos, ações do governo. Visam avaliar o desempenho da gestão. São os 4 E's: a) economicidade - relação custo benefício; b) eficiência - atingimento das metas, dentro do previsto; c) eficácia - grau de atingimento dos objetivos; d) efetividade - também chamada de impacto. As auditorias operacionais são divididas em dois tipos: a) auditoria de desempenho operacional, que são os 3 E's (economicidade, eficiência e eficácia). Trabalha com indicadores; b) auditoria de avaliação de programas que é a efetividade.

     

    Letra A - Auditoria de regularidade. Gabarito: ERRADA

    Letra B - Auditoria de regularidade. Gabarito: ERRADA

    Letra C - Auditoria de regularidade. Gabarito: ERRADA

    Letra D - Auditoria de regularidade. Gabarito: ERRADA

    Letra E - Auditoria operacioanl. Gabarito: CERTA

  • Objetivo Primordial da Auditoria: 

    Garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. Essa auditoria é exercida nos meandros da máquina pública em todas as unidades e entidades públicas federais, observando os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo e da gestão pública.

    Sucesso!

  • NBASP 2017

    GAB. E

    A auditoria operacional promovea a ccountability ao ajudar aqueles com responsabilidades de governança e supervisão a melhorar o desempenho.Isso é feito aoexaminar se asdecisões tomadas pelo poder egislativo ou pelo executivo são formuladas e implementadas de forma eficiente e eficazes e os contribuintes ou cidadãos têm recebido em retorno o valor justo dos tributos pagos.

  • Outra questão muito boa e que despreza a decoreba!

    Bom, repare que a questão começa falando sobre uma finalidade do Estado. Ou seja, um objetivo do Estado, que é o de promover a justiça, a segurança e o bem-estar social. Em outras palavras, podemos dizer que justiça, segurança e bem-estar social são RESULTADOS que o Estado precisa alcançar.

    A conformidade com as normas e o dispêndio de recursos públicos só se justificam se o Estado alcançar os resultados que se espera dele. Portanto, se o objetivo é verificar se a finalidade do Estado está sendo alcançada, a auditoria governamental deve avaliar se os resultados das ações do governo estão sendo atingidos ou não (correta letra E).

    Gastos públicos com ensino e saúde, cumprimento da LRF, realização de licitações e registros contábeis são apenas um meio, apenas instrumentos, para que o Estado atinha sua finalidade.

    Sem resultados, nada disso se justifica.

    Resposta: E