-
a- errado: auditoria interna emite certificado de auditoria, a auditoria externa emite parecer, atualmente (relatório de auditoria)
b- errado: auditoria externa ou independente
c- correto
d- auditoria externa é exercida por profissional independente, na auditoria interna o auditor é funcionário da empresa o qual detém autonomia na entidade para realizar os trabalhos.
e- realizada de forma periódica é caso de auditoria externa, auditoria interna é realizada de forma continua.
-
Contribuindo Item "C":
Considerando que o principal objetivo da Auditoria Interna é auxiliar o gestor no cumprimento dos objetivos da endidade, podemos concluir que essa atuação em nível de assessoramento deve ser realizada por meio de recomendações e sugestões à entidade auditada.
FONTE: Prof. Claudenir Brito
bons estudos.
-
RESOLUÇÃO: Segundo a NBC TI 01, que dispõe sobre auditoria interna, sua finalidade é:
“Agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.”
Portanto, os itens A, B, C e D referem-se à auditoria independente. Veja que o Auditor Interno não emite parecer, e sim relatório de recomendação. Portanto correta a letra E.
-
No comentário do professor temos que o item correto seria o E, o que de fato é o item correto.
-
Marquei a letra "e" como correta. Na explicação do professor, a alternativa "e" também foi a considerada correta. O erro foi do QC, do Cespe ou meu?
-
Acabei de olhar a explicação da professora do TEC, realmente a correta é a letra C.
Em relação à letra "e", a auditoria interna deve acontecer de forma contínua!! A auditoria externa que ocorre de modo periódico (geralmente semestral ou anual).