SóProvas


ID
1250560
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O risco

Alternativas
Comentários
  • Eita que hoje o dia tá bom.. Errei até aqui por falta de atenção :(

    gabarito: b

    explicação por cima..

    bizu: IN CO DE

    Risco INerente: Risco inerente as próprias atividades da empresa. É o risco que existe por não existirem controles a situação em si.

    Risco de COntrole: Existem os controles internos mas não são capazes de detectar o problema

    Risco de DEtecção: Risco inerente a pessoa do auditor. É o risco de que o auditor não detecte o problema existente.

  • Fundamentação: NBC TA 200, item 13.


  • Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes: RISCO INERENTE E RISCO DE CONTROLE.

    risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma TRANSAÇÃO, SALDO CONTÁBIL OU DIVULGAÇÃO, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, ANTES DA CONSIDERAÇÃO DE QUAISQUER CONTROLES RELACIONADOS.

    É a suscetibilidade a impropriedades DECORRENTES DA AUSÊNCIA OU DA INADEQUAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS, ou seja, é um risco próprio da natureza da atividade em questão.

    RISCO DE CONTROLE é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, NÃO SEJA PREVENIDA, DETECTADA E CORRIGIDA TEMPESTIVAMENTE PELO CONTROLE INTERNO DA ENTIDADE. 


  • NBC TA 

    49. Em geral, o risco do trabalho de asseguração pode ser representado pelos seguintes componentes, embora nem todos estes componentes estejam necessariamente presentes ou sejam significativos para todos os trabalhos de asseguração:


    (a) o risco de que a informação sobre o objeto contenha distorções relevantes, o que, por sua vez, consiste em:


    (i) risco inerente é a suscetibilidade da informação sobre o objeto a uma distorção relevante, pressupondo que não haja controles relacionados; e


    (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção relevante possa ocorrer e não ser evitada, ou detectada e corrigida, em tempo hábil por controles internos relacionados.

    Quando o risco de controle é relevante para o objeto, algum risco de controle sempre existirá em decorrência das limitações inerentes ao desenho e à operação do controle interno; e


    (b) risco de detecção é o risco de que o auditor independente não detecte uma distorção relevante existente.

  • O risco geral de auditoria é um mix de três riscos quais sejam:

    Risco inerente, que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;

    Risco de controle, que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;

    Risco de detecção, que nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.
     

  • bizu: IN CO DE

    Risco INerente: Risco inerente as próprias atividades da empresa. É o risco que existe por não existirem controles a situação em si.

    Risco de COntrole: Existem os controles internos mas não são capazes de detectar o problema

    Risco de DEtecção: Risco inerente a pessoa do auditor. É o risco de que o auditor não detecte o problema existente.

  • O risco

     a)de controle é a possibilidade de o erro acontecer, mas não ser detectado pelo profissional de auditoria.

    Errado. O risco de controle é o risco de que uma distorção relevante possa ocorrer e não ser evitada, ou detectada e corrigida, em tempo hábil por controles internos relacionados. Quando o risco de controle é relevante para o objeto, algum risco de controle sempre existirá em decorrência das limitações inerentes ao desenho e à operação do controle interno.

     b)inerente é a possibilidade de o erro acontecer devido a não existência de controle.

     c)inerente é a possibilidade de o erro acontecer, mas não ser detectado pelo profissional de auditoria.

    Errado. O risco inerente é a suscetibilidade da informação sobre o objeto a uma distorção relevante, pressupondo que não haja controles relacionados.

     d)de detecção é a possibilidade de o erro acontecer, mas não ser detectado pelos controles existentes, devido às limitações destes controles.

    Errado. O risco de detecção é o risco de que o auditor independente não detecte uma distorção relevante existente.

     e)inerente é a possibilidade de o erro acontecer, mas não ser detectado pelos controles existentes, devido às limitações destes controles.

  • Risco inerente é a suscetibilidade da informação sobre o objeto a uma distorção relevante, pressupondo que não haja controles relacionados.

    Risco de controle é o risco de que uma distorção relevante possa ocorrer e não ser evitada, ou detectada e corrigida, em tempo hábil por controles internos relacionados. Quando o risco de controle é relevante para o objeto, algum risco de controle sempre existirá em decorrência das limitações inerentes ao desenho e à operação do controle interno.

    Risco de detecção é o risco de que o auditor independente não detecte uma distorção relevante existente.

  • #Respondi errado!!!