a) ERRADO. Para peças de concreto armado (não protendido) há exigências relativas à fissuração. Ex. estado limite de serviço.
b) ERRADO. As exigências relativas à fissuração variam NÂO apenas em função da protensão, mas no concreto armado não protendido também.
c) ERRADO. A abertura máxima das fissuras tem importância significativa na corrosão das armaduras ativas.
d) ERRADO. A probabilidade de ocorrência de fissuras em peças de concreto armado é MAIOR que nas peças de concreto protendido.
e) CERTO. O próprio processo de cura do concreto é um dos grandes responsáveis pela formação de fissuras nas peças de concreto armado.
A) ERRADO. Uma das exigencias é que elas nao passem da ordem de 0.2 a 0.4 mm
B) ERRADO. No concreto armado nao protendido tb há exigencias
C) ERRADO. De acordo com o item 13.4.2 da NBR 6118 fissuras da ordem de 0.2 a 0.4 mm nao têm importancia significativa na corrosao das armaduras passivas
D) ERRADO. O concreto armado geralmente possui deformaçoes maiores que o concreto protendido e suas fissuras sao inevitáveis e de maior numero que no concreto protendido
E) CERTO. A retraçao plástica é a perda de água do concreto ainda fresco devido a temperatura do meio ambiente, e as reaçoes quimicas do concreto nas primeiras idada por exemplo a reaçao de hidrataçao que gera um elevado calor de hidratacao no concreto fazendo com quem apareça tensoes de expansao indesejáveis ocasionando as fissuras no estado fresco ainda.
a)ERRADO. Para peças de concreto armado (não protendido), não há exigências relativas à fissuração.
→ Toda peça de concreto armado fissura, mas há um limite de exigência (0,2 a 0,4mm - varia de acordo com a classe de agressividade)
b)ERADO. As exigências relativas à fissuração variam apenas em função da protensão.
→ Em função do concreto armado também.
c) ERRADO. A abertura máxima característica das fissuras, com valores da ordem de 0,2 mm a 0,4 mm, tem importância significativa na corrosão das armaduras passivas.
→ Aberturas com essas dimensões não tem importância.
d) ERRADO. A probabilidade de ocorrência de fissuras em peças de concreto armado é menor do que nas peças de concreto protendido.
→ A probabilidade de aparecer fissuras em peças de concreto armado é maior do que em peças de concreto protendido.
e)GABARITO. Retração plástica térmica, reações químicas internas do concreto nas primeiras idades, entre outras, são causas da fissuração.