-
Basicamente, o início da cavitação pode ser impedido através da elevação da pressão nos pontos onde ela ocorreria e pela redução
da velocidade da água. Por exemplo, em peças de utilização a pressão no ponto de ocorrência da cavitação pode ser elevada pela redução de seção a jusante desse ponto.
-
Pelo principio da conservação de energia de Bernoulli, quanto menor o diametro menor a pressão e maior a velocidade do fluído nesta seção, quanto maior o comprimento e mais rugosidade maior perda de carga e menor a pressão. Agora eu entendi, se eu diminuir a seção a Jusante, a pressão a montante será aumentada, diminuindo assim a cavitação, correto?
-
Prevensão da Cavitação:
- Aumento da Pressão + Diminuição da Velocidade.
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
O ruído de escoamento de fato não é significativo para velocidade média da água inferior a 3 m/s.Adicionalmente, a emissão de ruído por alta velocidade da água pode ser fortemente elevada se ocorrer cavitação.
Ainda que a cavitação seja freqüente em peças de utilização, ela não é comum em tubulação porque, a pressões normais, é necessária uma velocidade média da água da ordem de 8 m/s para produzir cavitação em um cotovelo típico.
Entretanto, pressões baixas que ocorrem nas partes mais altas das instalações prediais de água fria, como em colunas de distribuição longas, podem causar cavitação mesmo em velocidades baixas e, assim, tais tubulações, se possível, devem ser evitadas, porque para se manter os níveis de ruído dentro de limites aceitáveis é essencial que a cavitação seja prevenida.
As bruscas mudanças de direção e de seção de escoamento, assim como baixos valores de pressão a jusante que ocorrem na região de obturação das peças de utilização, tais como: torneiras, torneiras de bóias e outras peças, favorecem a ocorrência de cavitação. Esse fenômeno é a principal causa de ruído em tais componentes.
Basicamente, o início da cavitação pode ser impedido através da elevação da pressão nos pontos onde ela ocorreria e pela redução da velocidade da água. Por exemplo, em peças de utilização a pressão no ponto de ocorrência da cavitação pode ser elevada pela redução de seção a jusante desse ponto.
-
De acordo com a NBR 5626 (C.3.1 e C.3.2):
a) tubulações para uma velocidade média acima de 8 m/s. ERRADO
"(...) é necessária uma velocidade média da água da ordem de 8 m/s para produzir cavitação (...)"
b) peças de utilização com menores diâmetros à jusante. CERTO
"Por exemplo, em peças de utilização a pressão no ponto de ocorrência da cavitação pode ser elevada pela redução de seção a jusante desse ponto (...)"
c) colunas de distribuição mais longas. ERRADO
(...) pressões baixas que ocorrem nas partes mais altas das instalações prediais de água fria, como em colunas de distribuição longas, podem causar cavitação mesmo em velocidades baixas (...)
d) peças de utilização com mudanças bruscas de seção. ERRADO
"As bruscas mudanças de direção e de seção de escoamento (...) favorecem a ocorrência de cavitação."
e) torneiras de boia com menor diâmetro do furo de passagem. ERRADO
"Assim, uma torneira de bóia operará de forma mais silenciosa sob pressão menor, enquanto o valor de sua vazão pode ser mantido pelo aumento do diâmetro do furo de passagem da sede do vedante."