-
Jornalismo online: a simples transposição do jornalismo das mídias tradicionais à internet, segundo alguns autores.
Jornalismo digital: é o jornalismo constituído na internet, com todas as ferramentas e os atributos intrínsecos ao meio (hipertexto, multimidia, interatividade).
Webjornalismo: designação genérica para o jornalismo online e digital.
-
Instantânedade, hispertextualidade e interatividade.
-
Beleza. Acertei. Mas o que torna a letra "D" incorreta?
-
Interação e interatividade não tem o mesmo significado. Interação refere-se às relações humanas enquanto a interatividade refere-se a relação homem-máquina.
-
Gab. B
A características mais marcantes do jornalismo digital são o imediatismo, a multimidialidade e a interatividade, que juntos formam um grande atrativo para um mundo que está sempre com pressa. As pessoas precisam de um meio rápido e prático para se informar, e a internet proporciona isso. Conhecer as tecnologias não é essencial somente para jornalistas que queiram trabalhar no meio digital. Hoje, qualquer profissional precisa ter o conhecimento das tecnologias e as diferentes formas de passar informações pela Internet.
-
A opção A já foi verdade, no contexto do Jornalismo digital de Primeira Fase. No jornalismo digital atual, em sua terceira fase, essa dependência entre digital e impressão deixou de ser verdade.
A opção C trata erroneamente o conceito de Hipertexto, que é a não-linearidade dos textos para internet, perpassados por hiperlinks, que guiam a leitura.
A opção D trata interação e interatividade como sinônimos, o que não é devido. Interação é a relação entre indivíduos, só a interatividade tem como característica a interação mediada por máquina.
A opção E é falsa. A perenidade ou memória é sim uma característica do jornalismo digital, os textos se armazenam e são facilmente localizados.
-
Obrigado, Rossana e Ramon.
-
Errei pois achei que havia distinções entre Webjornalismo e Jornalismo Digital. Essa compreensão da banca é majoritária?
-
"Perenidade" (E) é um conceito discutível. O que é perene é para sempre. E isso não é o caso de notícias e demais materiais jornalísticos armazenados seja em PCs, seja na nuvem.
Ficam lá por um bom tempo, sim. Mas não são perenes e um dia vão sumir. Errei por causa disso.