-
De fato, as mensagens produzidas por uma organização no meio digital devem estar respaldadas no constante diálogo com os internautas, o que naturalmente demanda tempo de ligar com demandas destes em tempo real. Além disso, as mensagens precisam ser bem produzidas, isto é, qualificadas, apuradas, atualizadas e comprometidas com a real satisfação das demandas que sempre chegam.
-
Que exemplo seria o de investimento maior de recursos?
-
Vou na mesma linha do colega Batatinha Gato. Nao consigo visualizar que na Comunicacao Digital seja empregado maior recurso que nas chamadas midias tradicionais. Alguem, por gentileza, poderia explicar essa questao (interrogacao). PS. Desculpem pela falta de acento. Meu teclado esta desconfigurado.
-
Não concordo com o gabarito...acredito que mídias tradicionais demandem maior investimento de tempo e recursos.
-
Concordo que há maior investimento de tempo e recursos na manutenção do diálogo com os públicos atendidos, mas NÃO na produção de mensagem. Esta, na minha opinião, pode ser produzida com mais velocidade e menos recursos que nas mídias tradicionais.
-
Sim amigos, as mensagens digitais demandam mair investimentos em recursos na PRODUÇÃO. A distribuição é que demanda menos recursos. Fazer um texto para um site, que tenha hipertexto, documento, multimídia é mais oneroso que um simples texto no papel.
-
Deve-se observar que a questão fala em damanda de investimento:- tempo: considerar as questões de hipertextualidade e interatividade, esses podem sim demandar mais tempo que a comunicação tradicional. Penso que deve haver dedicação maior em linkar os conteúdos e manter a intereção.
- recursos de produção: considerar que falou em multimídia, logo, pode-se concluir que pode haver maior demanda na produção, como a colega comentou acima os recursos de distribuição é que podem ser considerados menos dispendiosos.
- manutenção do diálogo com os públicos: considere que em uma mídia tradicional a comunicação, em grande parte dos casos, sequer te dá a chance de manter um diálogo, e que para mante-lo será demandado mais tempo.
Errei essa questão também, mas depois lendo com calma, acho que faz sentido sim e é mais ou menos isso que entendi.
Bons estudos a todos.
-
Só para complementar... perfis nas redes sociais de empresas exigem investimentos inclusive de pagamento às empresas de mídias sociais para que suas postagens sejam publicadas entre seus seguidores. Além disso deve-se considerar a compra de câmeras digitais de última geração, o treinamento para utilização delas, um estúdio iluminado e com belo design,, edição de imagens & vídeos, transmissão de dados através da internet (o que hoje é bem mais fácil), maquiagem para apresentadores, e principalmente bons computadores com alta capacidade de armazenamento e banda larga de transmissão, jornalistas especializados em mídias sociais (geralmente com pós-graduação). E isso não é para uma tv, mas para jornais impressos e até mesmo para assessorias de comunicação de uma empresa. Entendem agora por que para os jornais impressos de interior uma estrutura dessas pode ser mais cara do que simplesmente produzir uma matéria pura de texto e que será impressa em uma máquina de impressora monocromática dos anos 70?
-
a comunicação digital tem como características básicas o hipertexto
(característica de o próprio texto se ligar ou “linkar” a outros),
multimidialidade (várias mídias integradas gerando conteúdo, texto,
vídeo, áudio…) e interatividade. Alguém pode ter ficado na dúvida sobre
essa parte do investimento maior de tempo e de recursos, já que o
ambiente digital está aberto e acessível a todos. Mas em termos de
comunicação estratégica, sempre se deve empenhar um bom investimento
tanto de tempo quanto de recurso para que a comunicação seja lapidada de
forma a atingir o público da maneira mais eficiente.
-
Li essa questão várias vezes, pois não estava concordando com o gabarito. Já que NUNCA a comunicação digital vai demandar mais tempo e investimento na produção da mensagem, comparando com a comunicação tradicional. Pode sim gerar mais custos e tempo na CRIAÇÃO.
Mas lendo pela vigésima entendi a questão...
A questão fala que se usarmos estes recursos "hipertextualidade, a multimidialidade e a interatividade" a comunicação vai demandar mais tempo e investimento. Isso é fato, usando estes recursos, dentro da comunicação digital, irá ficar mais cara. A questão não está pedindo para comparmos com outro tipo de comunicação.
-
Hiper, texto, link e mídia são palavras que aparecem muitas vezes e podem confundir quem ainda está aprendendo de forma técnica esse assunto (mesmo que utilize a internet a muitos anos). Aqui está uma forma simples, rápida e prática para entender o que cada um desses nomes significa.
HIPERTEXTO
É simplesmente a possibilidade de navegação livre, ou seja, o usuário escolhe o caminho a ser percorrido dentro de um mesmo ambiente através de páginas de sites diferentes. Agregando imagens, sons e vídeos para fazer a pesquisa se tornar mais interessante.
HIPERLINK
O termo mais usado para esse é “link”, que nada mais é do que a alma de qualquer site. O link facilita a navegação na internet, porque na verdade ele não passa de um comando que te leva para uma rede social, para outro site, para outro tópico desse mesmo site, etc.
HIPERMÍDIA
Diretamente ao ponto, é o conjunto de imagens, sons e textos em uma única página. Casualmente todos os sites conhecidos utilizam esse método para passar seu conteúdo, é considerada a melhor forma de transmitir as informações para o público.
MULTIMÍDIA
Esse anda lado a lado com o Hipermídia, sendo que o que origina a existência do Hipermídia é o Multimídia. É a soma de uma mídia estática (foto, texto, gráfico) com uma mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação).
Fonte: https://hipercontrole.wordpress.com/2014/09/22/hipertexto-hiperlink-hipermidia-e-multimidia-qual-a-diferenca/
-
Galera que está na dúvida, pensa numa carta tradicional, quanto tempo você gastava produzindo seu conteúdo? Agora pensa no whatsapp, quanto tempo você passa lá produzindo conteúdo? Pensou? Agora leia o item de novo.
-
"embora demandem investimento maior de tempo e de recursos na produção"
Diz aí, CESPE... qual é mais barato e mais rápido: um jornal ou um portal?