-
O MERCOSUL parece-me parte de um processo de integração do espaço econômico mundial. Essa integração dá-se não apenas em âmbito interno ou latino-americano, mas também pode ser observado nas relações estabelecidade entre MERCOSUL e países como a Índia. Creio que talvez o panorama das relações internacionais tenha mudado de 2008 para cá, ou ao menos as espectativas quanto ao papel de blocos econômicos como o MERCOSUL.
-
Creio que tenha integrado de uma forma geral e podemos também raciocinar de forma específica a segmentaçao (blocos). Pra mim a questão deveria ser certa e na pior das hipóteses: anulada, pois estamos falando de globalizacao (forma mais abrangente, mundial, globalizada).
-
RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - www.pontodosconcursos:
COMENTÁRIOS:
Uma das conseqüências da globalização é a formação de blocos regionais pelos países, os quais buscam, dessa forma, aprofundar suas relações comerciais e alcançar desenvolvimento econômico conjunto. Esse fenômeno da regionalização produz uma segmentação do espaço econômico mundial. Dessa forma, a questão está correta.
-
Não me parece correto falar em segmentação no caso dos acordos regionais, mas sim de "integração diferenciada". Os acordos regionais são admitidos no âmbito da OMC e têm por objetivo precípuo fomentar a integração internacional dos países que deles participam com países com os quais compartilhem identidades geopolíticas, culturais, econômicas e históricas.
-
Por tornar o mercado mundial cada vez mais competitivo, a globalização gera nos Estados a necessidade de formar blocos econômicos, no intuito de facilitar o comércio entre os países membros. Assim, divide-se o espaço econômico internacional entre os diversos blocos que passam a fazer comércio intra-bloco e entre eles.
A resposta está correta.
-
A questão é mera interpretação do texto. Muito provavelmente o examinador sabia que não há consenso sobre o assunto e por isso dá o texto que fornece pistas da resposta que ele quer. Veja só:
"As barreiras estabelecidas pelos
blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais
normatizar a competição em favor dos interesses
comerciais particulares de cada país do que bloquear
essa circulação"
Há aqui uma relação de causa e efeito: a globalização leva a um aumento do fluxo de produtos, isso leva a um aumento na competição, esse aumento gera uma necessidade de se normatizar essa competição, logo, surgem os blocos regionais.
Tudo isso corrobora com a afirmação da questão: "A globalização econômica produziu a segmentação do espaço econômico mundial, expressa por meio da formação de blocos econômicos regionais como o MERCOSUL"
Lembrando que "segmentação" aqui se refere à tão famosa divisão internacional do trabalho. Com a globalização, há a internacionalização da produção. Cadeias produtivas são criadas e passam a englobar diversos países. Com a finalidade de manter os ganhos de escala, cada país se especializa naquilo que lhe convém = segmentação do espaço econômico.
-
Antes da atual fase da globalização mundial já existiam blocos econômicos, porém poucos, com menos países e com um estágio menor de integração econômica.
Na globalização atual os blocos econômicos cresceram muito em número de países, novos blocos e estágios de integração. Os blocos econômicos segmentam o espaço econômico mundial. Em escalas diferentes, os países acabam tendo menos liberdade de negociarem acordos entre si, pois o espaço de negociação se dá entre os diferentes blocos.
Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos
-
Veja que se não houvesse a palavra REGIONAL a questão estaria incorreta, pois o MERCOSUL é uma iniciativa regional baseada em TRATADO que visa o desenvolvimento econômico entre os Estados Integrados abertos a outros da região que queiram aderir.
-
A fim de criar alianças entre países em situações econômica e social semelhantes, os blocos econômicos tentam integrá-los de maneira mais competitiva ao mercado internacional.
Resposta: Certo