SóProvas


ID
125167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mercado é a instituição central do processo de
globalização. Um dado fundamental é a evidência de que
o mercado se tornou mundial. Isso não quer dizer que
tombaram os muros das fronteiras nacionais ou dos
protecionismos, mas que nunca tantos produtos cruzaram
oceanos e continentes. As barreiras estabelecidas pelos
blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais
normatizar a competição em favor dos interesses
comerciais particulares de cada país do que bloquear
essa circulação. É, pois, no mercado e nas expectativas
de consumo que ele propicia que se materialize a
globalização.

Iná E. Castro. Bertrand do Brasil, 2006, p. 233 (com adaptações).

Tendo em vista o tema da globalização, tratado no texto
acima, julgue os itens a seguir.

O dinamismo da economia, instaurado a partir do processo de globalização e evidenciado pelo aumento da produção industrial, teve como vantagem o aumento jamais visto da demanda por mão-de-obra e, portanto, o pleno emprego nos países ricos.

Alternativas
Comentários
  • Além disso, devemos lembrar que a demanda de mao de obra aumenta nos países pobres onde ela é mais barata.
  • RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - www.pontodosconcursos:

    COMENTÁRIOS:
    Com a globalização e o novo modelo capitalista, baseado na internacionalização da produção, o que ocorreu foi um aumento do desemprego nos países mais ricos. Vamos explicar melhor!
    Um fenômeno que hoje se observa é a instalação de empresas em países cuja mão-de-obra é mais barata. Nesse sentido, é muito mais lucrativo se instalar na China do que nos E.U.A. Embora o crescimento da produção industrial tenha provocado aumento da demanda por mão-de-obra, esta tem sido suprida pelos países em que seu custo é mais baixo. A conseqüência desse fenômeno é o desemprego nos países mais ricos, ao contrário do que afirma a assertiva.
  • A produção industrial aumentou com o processo da globalização. Porém, cresceu extraordinariamente em alguns países emergentes, principalmente a China, conhecida como a “fábrica do mundo”.


    As corporações industriais transferiram boa parte da sua produção para esses países, com vistas a diminuir os custos e aumentar a competitividade dos seus produtos. Os países ricos viram a sua produção diminuir relativamente e o desemprego aumentar.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Bancas, principalmente do CESPE. adoram falar muitas "verdades" e depois no fim do enunciado contar uma "mentira" que invalida toda questão.

    Lei da sobrevivência.

     

  • A globalização permitiu, de fato, aumento na demanda por mão-de-obra, mas isso acontece em escala global. Assim, quando precisam ocupar determinados postos, as empresas dão preferência aos países onde a mão-de-obra é mais barata. Diante deste cenário, nações onde a mão-de-obra é mais cara, geralmente países mais desenvolvidos, ficam com um contingente maior de desempregados – pelo menos nos postos que necessitam de mão-de-obra menos qualificada.

    Resposta: Errado

  • GAB E

    geralmente países mais desenvolvidos, ficam com um contingente maior de desempregados – pelo menos nos postos que necessitam de mão-de-obra menos qualificada.

    pdf direção