SóProvas


ID
1251691
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ramo da ciência da informação responsável pelos estudos de usuários mantém algumas importantes metodologias conhecidas como:

Alternativas
Comentários
  • Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação

    http://www.dgz.org.br/abr13/Art_06.htm

  • http://www.sinfisco.com.br/files/artigos/dissertacaojosias.pdf (páginas 29 a 33)

  • Teoria da relatividade hahahaha

  • LETRA A

  • teoria da relatividade kkkkkk, rindo muito aqui kk

  • Abordagem de Taylor (1982, p. 42) discute a questão da busca da informação pelo usuário e o processo de transformar dados em informação útil, ao que se dá o nome de “informação com valor agregado”. Para o autor, os processos de seleção, análise e julgamento podem transformar um dado em informação útil.

    → O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (FOSSILE, 2010).

    Abordagem sense-making de Brenda Dervindesenvolvido para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário, permitindo a cada pessoa representar sua própria realidade. (VUNESP 2014)

    A metáfora que gerou o modelo de DERVIN, conhecido como modelo de três pontas, construído sobre o trinômio: situação – lacuna – uso.

    Dervin (1983), metaforicamente, representa o estado cognitivo do ser humano como o movimento contínuo, sempre em frente, como em uma estrada, ou seja, no tempo e espaço. A posição atual do indivíduo, ao longo desta caminhada, é função de onde se esteve (experiências, ambientes, etc.), de onde se está (no presente) e para onde vai (futuro) (FERREIRA, 1997).