SóProvas


ID
1252447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Adolf Hitler presidiu a Alemanha entre 1933 e 1945, tendo implantado nesse tempo o Nacional Socialismo, também conhecido como nazismo, movimento político e ideológico baseado no nacionalismo, no racismo, no totalitarismo, no anti-comunismo e no liberalismo econômico e político.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito simples, de nível ginasiano. 

    Obviamente, os nazistas não apoiavam o liberalismo, seja na sua vertente econômica, seja na sua vertente política.

  • o erro está no finalzinho: "liberalismo econômico e político". 

  • Outro erro na questão é o fato de Hitler não ter presidido a Alemanha de 1933 a 1945. Entre 1933 e agosto de 1934 Hitler foi apenas Chanceler (nome dado ao 1º Ministro no sistema político alemão). Vale lembrar que o Chanceler era nomeado pelo Presidente alemão.
    Em 1934, o então Presidente alemão, Von Hindenburg, já com 86 anos, estava significativamente debilitado. Percebendo a iminência da morte de Hindenburg, fato que ocasionaria a ascensão de um novo Presidente que poderia não o reconduzir ao cargo de Chanceler, Hitler manobrou o Reichstag (parlamento alemão) para aprovar uma lei que previa, quando da eventual morte de Hindenburg, a unificação dos cargos de Chanceler e Presidente. A lei de unificação foi aprovada 1 dia antes da morte de Hindenburg e tornou Hitler "Líder e Chanceler" da Alemanha (Führer und Reichskanzler).
    Um plebiscito, 2 semanas mais tarde, garantiu o apoio popular à unificação dos cargos.
  • E quanto ao Nacional Socialismo? procede?

  • Samuel, procede sim. O Partido Nazista era oficialmente chamado de Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Obviamente sem nenhuma conotação comunista (socialismo soviético), ideologia à qual os nazistas eram totalmente contrários.

  • Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo é a ideologia formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.

    Mesmo incorporando elementos comuns tanto da direita quanto da esquerda política, o nazismo é considerado um movimento essencialmente de extrema-direita. Os nazistas foram um dos vários grupos históricos que utilizaram o termo "nacional-socialismo" para descrever a si mesmos. Os ideais do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) são expressos no seu "Programa de 25 Pontos". Entre os elementos-chave do nazismo, há o antiparlamentarismo, pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo/antijudaísmo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político.