SóProvas


ID
1252531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                        O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Sem sombra de dúvidas, estes são alguns dos efeitos atribuídos às mudanças climáticas.

  • Certo

    Por mais que seja difícil prever quais serão as conseqüências do aquecimento global e de outras mudanças climáticas, os cientistas já têm algumas pistas do que poderá ocorrer nos próximos 100 anos.

    Chuvas

    Enquanto algumas regiões devem sofrer com o excesso de chuvas, outras poderão sofrer com a falta dela.

    Conseqüência: Haverá menos água potável para o consumo humano, principalmente em regiões secas. Cientistas estimam que cerca de três bilhões de pessoas irão sofrer com a escassez de água. O norte da África, o sul da Ásia e o Oriente Médio devem ser os lugares mais afetados.

    Nível do mar

    O nível do mar vai subir. Primeiro, porque a água vai se expandir e ocupar mais espaço, por causa do aumento da temperatura global.

    Segundo, porque o gelo e as geleiras dos lugares mais frios do planeta, como a Groenlândia e a Antártica, já estão derretendo e se misturando ao mar.

    Conseqüência: Algumas cidades e pequenos estados localizados em regiões baixas ou litorâneas poderão desaparecer. Isso colocaria em risco a vida de milhões de pessoas.

    Agricultura

    O aumento das temperaturas e a redução das chuvas devem diminuir a produção de cereais na África, no Oriente Médio e na Índia.

    Conseqüência: Se isso acontecer, a economia e a oferta de alimentos nessas regiões serão fortemente abaladas.

    Doenças

    O aumento das temperaturas poderá aumentar também a incidência de doenças típicas de países em desenvolvimento, como a malária e a dengue, enfermidades já preocupantes no Brasil.

    Conseqüência: Milhões de pessoas poderão contrair malária. O número de casos já está aumentando na China e na Ásia Central.

    Florestas tropicais

    Temperaturas mais altas e menos chuvas podem levar à extinção de grandes áreas de florestas tropicais no Brasil e no sul da África.

    Conseqüência: Isto agravaria ainda mais as mudanças no clima, já que as florestas atuam como importantes "seqüestradoras" de gás carbônico, retirando esse gás da atmosfera para fazer a fotossíntese. 

    Biodiversidade

    Os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta são difíceis de serem previstos.

    Conseqüência: Os ecossistemas da Terra são muito delicados. Qualquer mudança, por menor que seja, pode ser devastadora. Muitas espécies de plantas e de animais se adaptariam ou mudariam com a alteração do clima, mas muitas simplesmente desapareceriam.

    Desastres naturais

    As mudanças no clima da Terra poderão tornar as catástrofes naturais, como ciclones e enchentes, cada vez mais freqüentes e mais intensas.

    Conseqüência: As vidas de milhões de pessoas estarão em risco.

    Fonte: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1063&sid=204



  • Grandes Inundações é problema de infraestrutura.

  • Os cientistas preveem muitas consequências graves para o fenômeno das mudanças climáticas. Dentre elas, a alteração no regime de chuvas é bastante grave. Enquanto alguns lugares vão passar por maior escassez de chuva, gerando seca e falta de água potável, outros sofrerão com o excesso de chuva, que poderá causar inundações e enchentes. A mudança no regime de chuvas afeta também a agricultura, que é parte essencial para garantir a vida dos homens. Além disso, o aumento do nível do mar, a possível desaparição de cidades que se encontram em altitudes baixas e a diminuição da biodiversidade são consequências graves previstas em decorrência das mudanças climáticas. A questão está, portanto, certa. 
  • Pelo fato de ter falado na questão " incluem-se" significa que além das que foram citadas tem mais consequências. 

    CERTA 

    "Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações."