SóProvas


ID
1252558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                         O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.


A atual estagnação da economia brasileira, responsável pelo fechamento de postos de trabalho, explica o elevado número de jovens que não estudam nem trabalham.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que um dos erros da questão é falar que a economia brasileira encontra-se estagnada. Sabemos que o Brasil vem crescendo em passos lentos, porém, vem crescendo. Diferentemente de estar estagnado conforme cita a questão.

    Questão: Errada

  • No início do texto diz:  "Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego", logo, a afirmativa esta errada.

  • ERRADA


    Acredito que o erro esteja na afirmativa de "ESTAGNAÇÃO" da economia e da associação entre emprego ou desemprego como causa do fato de os jovens não trabalharem e não estudarem.

  • Não sei, acredito que apesar de a questão ser de 2014, hoje ela estaria certa, pois as últimas pesquisas mostram o Brasil em uma chamada "recessão técnica", o que de certa forma traduz uma estagnação econômica.

  • A economia do Brasil está estagnada, mas não há fechamento de postos de trabalhos, por enquanto. Isso é considerado um ponto positivo para o governo, a além do mais a geração "nem nem", os jovens que nem trabalham nem estudam, não são os responsáveis pela estagnação econômica. O que ocorreu foram anos e anos sem investimentos em tecnologia industrial em nosso país. O resto do mundo está anos-luz na nossa frente em investimentos tecnólogicos.

  • Penso que o erro da questão está na desconformidade entre a assertiva e o texto. Este refere-se a uma CRESCENTE GERAÇÃO DE EMPREGO, isso gera crescimento na economia, diferentemente do que afirma a assertiva.

  • A culpa é da bolsa fam

  • Acredito que o erro da questão esta em dizer que há fechamento de postos de trabalho, o que na verdade há falta de profissionais qualificados. Como os jovens não estudam, não estão preparados p/ o mercado, logo, não encontram oportunidades de emprego.

  • Questão errada! Ponto errado, no texto não há informação sobre fechamento de postos de trabalho, pelo contrário.

  • Opa,

    As vezes é complicado entender a CESPE, mas nestas questões do SSE-DF está escrito abaixo do texto que devemos usar o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, para julgar as questões.

  • Embora a economia brasileira esteja realmente estagnada, passando por crescimento significativamente baixo, isso ainda não se refletiu em altas taxas de desemprego. A taxa de desemprego nacional é consideravelmente baixa. Em agosto de 2014, segundo dados do IBGE, foi de 5%. É importante frisar que a taxa de desemprego leva em consideração a população economicamente ativa (PEA), que inclui as pessoas empregadas e as pessoas desempregadas, mas que estão efetivamente procurando emprego. Portanto, se um jovem não estuda nem trabalha, mas também não está a procura de emprego, ele não entra no cálculo da taxa de desemprego.  A questão está errada.



    RESPOSTA: ERRADO



  • A atual estagnação da economia brasileira, responsável pelo fechamento de postos de trabalho, explica o elevado número de jovens que não estudam nem trabalham.

    A economia brasileira, estava até o 1º semestre em Recesso Técnico(dois trimestres sem superavit). Porém ainda não havia fechamento de postos de trabalho.

    Obs. O governo se preocupa com essa classe de mulheres desempregadas, por um fator. São 9 Milhões de pessoas, sem gerar renda, e sem consumir. Resumindo, sem movimentar a economia.

  • ERRADA"Se um jovem não estuda nem trabalha, mas também não está a procura de emprego, ele não entra no cálculo da taxa de desemprego".

  • Se essa pergunta fosse agora em julho de 2015 estaria CERTA.  O Brasil nos últimos 12 meses está com a economia estagnada e fechando  postos de trabalho, esse é um dos motivos que explica o elevado número de jovens que não estudam nem trabalham. 

    Eu faço parte desses jovens que não conseguem emprego por causa dessa economia estagnada. A parte boa é que eu tenho tempo livre para estudar.

  • Essa geração não trabalha e nem estuda, logo são acomodados e, não vítimas do desemprego...

  • Fora Dilma... o Brasil precisa mudar... questão atutalmente estaria corretíssima.

  • Excelente comentário do Saulo Aquino, pontual e coerente com o texto, sem devaneios político-partidários não exigidos na questão.

  • Atualizando.. está tudo uma M... ainda!