-
Organizações Mecanicistas: recebem essa denominação porque seu funcionamento é equiparado ao de uma máquina. A organização mecanicista possui estrutura rígida e estritamente controlada, caracterizada por alta ESPECIALIZAÇÃO, extensa DEPARTAMENTALIZAÇÃO, margens estreitas de controle, alta FORMALIZAÇÃO, rede de informação limitada, comunicações descendentes e pequena participação de membros do baixo escalão na tomada de decisões.
-
Gabarito B
A Burocracia Mecanizada de Henry Mintzberg é a estrutura que mais se aproxima do modelo burocrático descrito por Max Weber. Coincide, assim, com a organização defendida como ideal pelos teóricos clássicos de administração, principalmente, no taylorismo.
Utilizada pelas grandes indústrias e as grandes empresas de serviços, apresenta alta formalização, grande especialização e centralização, sendo a padronização dos processos de trabalho seu principal mecanismo de coordenação. As empresas que utilizam essa estrutura oferecem uma produção padronizada com grande volume, apesar da pequena variedade.
No núcleo operacional, essa estrutura apresenta uma grande divisão do trabalho, tendo a padronização, a rotina e a formalização do comportamento como suas principais características. A gerência intermediária aparece com três funções básicas: coordenação de maneira subsidiária para resolver problemas não solucionados pela padronização dos processos de trabalho, servir de ligação entre o trabalho dos executantes e os analistas que cuidam da padronização e, ainda, fazer uma ligação entre o nível estratégico e o operacional, elaborando planos setoriais (para baixo) e passando informações relevantes (para cima).
http://www.fontedosaber.com/administracao/burocracia-mecanizada.html
-
-
Se focarmos na redundância dos sentidos, não nos equivocamos:
Burocracia profissional: Foco nos profissionais;
Burocracia Mecanizada: Foco nos mecanismos.
-
Acredito que o item A se refere a burocracia profissional. Mintzberg geralmente é cobrado em Administração Geral, não em Adm Publica, como está classificada a questão.
Mintzberg (2006) afirma que o design de uma estrutura pode abranger até cinco configurações diferentes: Estrutura simples, Burocracia Mecanizada, Burocracia Profissional, Forma Divisionada e Adhocracia. O design para Mintzberg (2006) é a maneira como a organização encaixa todos os setores formando a imagem da empresa em um diagrama, ou organograma.
Conforme descreve Mintzberg (2006) a base da burocracia Mecanizada é a padronização dos processos de trabalho, onde a tecnoestrutura é a parte principal da estrutura. Tem como características um trabalho rotineiro, operacional, repetitivo e padronizados, é uma estrutura bem definida tal como operar uma máquina constantemente, onde para Mintzberg (2006, p. 186) “[...] as tarefas operacionais são simples e repetitivas, e geralmente exigem habilidade mínima e pouco treinamento [...]”. É possível observar que na Figura 3 a burocracia mecanizada é encontrada em empresas maduras e grandes.
Para Mintzberg (2006) a base para a burocracia profissional é padronização das habilidades dos colaboradores, onde o núcleo operacional é a parte principal da estrutura. segundo Mintzberg (2006) o modelo baseia-se na coordenação da padronização das habilidades, o treinamento é o parâmetro chave para esse mecanismo. Origina-se seus padrões através de variáveis externas. A Figura 4 exibe um exemplo de Burocracia Profissional, com uma estrutura ampla em seu núcleo operacional. O modelo aqui apresentado é comum em organizações maiores onde os profissionais realizam processos de trabalho difíceis e que necessitam muito tempo de aprendizado, como por exemplo a medicina.
A TEORIA DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DE MINTZBERG...João Gabriel Martin.