SóProvas


ID
1256545
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O setor industrial no Brasil cresceu bastante com o Processo de Substituição de Importações (PSI), a partir da década de 1930. São características desse processo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Etapas do PSI: 1) Bens de consumo não duráveis: têxteis, calçados, alimentos, bebidas, etc. 2) Bens de consumo Duráveis: Eletrodomésticos, automóveis,etc. 3) Bens Intermediários: ferro, aço, cimento, petróleo, químicos, etc. 4) Bens de Capital: máquinas, equipamentos, etc. (Fonte: Economia Brasileira Contemporânea: Gremaud.)
    Na primeira rodada do PSI, os bens de consumo não duráveis foram prioridade. Bens intermediários e bens de capital foram os últimos a ser desenvolvidos, já no II PND (II Plano Nacional de Desenvolvimento), nos anos 70.
  • A industrialização feita a partir do processo de substituição de importações foi uma industrialização voltada para dentro, visando atender o mercado consumidor interno).
    O modelo de Substituição de Importações consistiu no processo forçado de industrialização brasileira, como forma de superação dos problemas externos e, consequentemente, da mudança da pauta exportadora do país no médio prazo.
    O deslocamento do centro dinâmico ocorre quando a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como demanda externa (base de uma economia agroexportadora) e passa a depender de elementos ligados ao mercado interno, como consumo e o investimento doméstico.
    É uma industrialização fechada (voltada para dentro), visando o atendimento do mercado interno e dependente de medidas que protegem a industria nacional. Em geral, as medidas são: desvalorização cambial, controles cambiais, taxas múltiplas de câmbio, tarifas aduaneiras.
    O motor dinâmico do PSI é o estrangulamento externo, que funciona como estímulo e limite ao investimento industrial.
    O PSI se dá por etapas ou rodadas, a pauta de importações dita a sequência dos setores objetos dos investimentos industriais (em função da importância do subsetor industrial na pauta de importações).
    As etapas do PSI foram: 1º) Bens de consumo não duráveis (têxteis, calçados, alimentos) 2º) Bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, automóveis) 3º) Bens Intermediários (ferro, aço, cimento, petróleo, químicos) 4º) Bens de Capitai (máquinas e Equipamentos)