SóProvas


ID
1256605
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
         Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
         Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)

Duas vezes o narrador usa o adjetivo “tranquila” quando se refere a Palha de Arroz. Na verdade uma cidade ou um bairro só pode ser chamado de “tranquilo” quando se faz um deslocamento na atribuição do adjetivo, pois “tranquilo” é a rigor uma qualidade humana e não poderia do ponto de vista lógico se relacionar com o nome do lugar, Palha de Arroz. Esse recurso se enquadra nas características de uma figura de linguagem denominada

Alternativas
Comentários
  • A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. 

  • Segundo o site :http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/figuras-de-linguagem/ , essa questão seria classificada como:

    Personificação (ou prosopopeia)

    A personificação, também chamada prosopopeia, consiste na atribuição de características humanas, como sentimentos, linguagem humana e ações do homem, a coisas não-humanas. Exemplo:

    Congresso Internacional do Medo

    Provisoriamente não cantaremos o amor,
    que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
    Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
    não cantaremos o ódio, porque esse não existe,
    existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro.

    Carlos Drummond de Andrade

    Neste exemplo, o medo, uma sensação, é transformado em pai e companheiro, algo que só é atribuído a um ser humano.

    Não existe essa opção nas respostas da questão!


  • relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade:vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardente por 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.

  • Iasmim Almeida essa banca é um lixo. Já responde varios atos suspeitos de favorecimento e nada dá contra ela.


  • A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA POR NÃO HAVER ALTERNATIVA CORRETA.

    PROSOPOPEIA significa atribuir características humanas a seres não humanos.

    Exemplos de prosopopeia:

    – “A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há / Quando cai, cai sem vontade.”

    (Vinícius de Moraes)

    – A Amazônia chora devido ao desmatamento.

    - O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

    - "A floresta gesticulava nervosamente diante do fogo que a devorava"

    - "A lua banha a solitária estrada"


  • Sem comentários FUNRIO...



  • Banca de jornal af

  • Eufemismo - emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.

    "Verdades que esqueceram de acontecer" (em lugar de mentira) (Mário Quintana)"Ele vivia de caridade pública" (em vez de esmolas) (Machado de Assis)Hipérbole ou auxese - figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia.
    "Já te avisei mais de mil vezes!"
    "Eu quero ter um milhão de amigos e, bem mais forte, poder cantar!!" (Roberto Carlos)

    Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. Também é um recurso expressivo.
    Amor é fogo que arde sem se ver. — Luís de Camões
    Vi sorrir o amor que tu me deste. — Cesário Verde

    Metonímia ou transnominação - consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança entre o segundo e o termo entre as orações ou a possibilidade de associação entre cinco ou mais figuras de linguagem destes.
    Gosto de ler Jorge Amado = Gosto de ler os livros de Jorge Amado
    Os flashes o seguiam aonde fosse = Os fotógrafos o seguiam aonde fosse

    Zeugma - consiste na omissão de um ou mais elementos de uma oração, já expressos anteriormente. O zeugma é uma forma de elipse.

    Eu gosto de futebol; ele, de basquete.
    Em casa eu leio jornais; ela, revistas de moda.

    A que seria a correta:
    A personificação ou prosopopeia (ou prosopeia ou também propeia, no Brasil) - consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais,sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

    "O morro dos ventos uivantes."
    "O Sol amanheceu triste e escondido."

    Gab.: D

  • Eu arriscaria prosopopeia, mas...

  • A Fun Rio é uma piada!

  • Eu pensei de cara em prosopopeia... não entendi nada....

  • e a prosopopéia ??? meu divino ...... estou com medo da prova que está por vir..... é dessa banca lixosa..... acho que não vou estudar mais..... kkkkkk não adianta ....... estudar para a banca colocar questões que ela julga estar correta..... a banca está literalmente Cag...ndo para os candidatos.

  • Típica questão que ocê segura na mão de Deus e marca o item... kkkkkkkkkkk Se isso não é uma prosopopéia ou animismo para que estudar né?

  • Banca lixo.