-
Errado. Ele deveria ter invertido.
De uma condicional gera-se outra condicional equivalente à primeira, apenas invertendo-se e negando-se as proposições simples que as compõem
Fonte: Mauro Cesas Nunes & Luiz Antonio Cabral
-
simbolicamente P pode ser representado por (p^q)--->r. Para negar isso teremos p^q^~r.
O erro da questão está no "OU o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores", pois deveria ser um "E"
-
Concordo com a Patrícia, mas ela preferiu partir de (p ^ q) --> r, que algumas questões acima foi visto que é equivalente à proposição original P: p --> (q --> r).
Partindo agora da original, chegar-se-á ao mesmo resultado:
Negando-se P: p --> (q --> r) = p ^ [ ~(q --> r) ] = p ^ (q ^ ~r) = p ^ q ^ (~r)
Não há OU nessa negação, conforme aparece na resposta proposta à questão; apenas dois conectivos E.
Questão Errada.
-
Negação de condicional: Lei do MANE - MAntem a primeira E NEga a segunda
-
Cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência
de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão E o resultado de
sua escolha NÃO depende da reação dos outros jogadores.
-
Ele ai nessa questão só negou os conectivos e não o conteudo das proposições ;)
-
Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores = P ^ Q -> R
Negação: cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão e o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores” = P ^ Q ^ ~R
-
(E)
Lembre-se do NEYMA.
Nega a primeira Y(^) MAntém a segunda.
-
AOS AMIGOS QUE ESTÃO COMEÇANDO AGORA OS ESTUDOS DE RLM:
ANTES DE COMEÇAR A RESOLVER UMA QUESTÃO DESSA, NÃO FIQUE PRESO A MACETES QUE PROMETEM RESOLVER QUALQUER TIPO DE QUESTÕES. É NECESSÁRIO ENTENDER O PQ DAS COISAS, POIS, HAVENDO UMA VÍRGULA FORA DO LUGAR OU UMA EXPRESSÃO POUCO USUAL, PODE LEVAR VOCÊ A ERRO.
RLM NÃO É FÁCIL (AINDA HOJE PENO), MAS É NECESSÁRIO LANÇAR MÃO DO SEU ESTUDO, DEDICANDO-SE E LEVANDO A SÉRIO OS ENSINAMENTOS DOS SEUS PROFESSORES.
AGORA VAMOS À QUESTÃO!
Diante de uma questão de equivalência/negação, sempre busco fazer os três métodos que mais são cobrado.
Questão:
P: Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores.
Que corresponde logicamente à proposição (P ^Q )-> R
Possibilidades:
1 - P^Q ^ (¬R)
2 - ¬(P^Q) v R
3 - Se (¬R) -> ¬(P^Q)
A questão propôs como conclusão a seguinte frase:
“cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão ou o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores”
Que corresponde logicamente à proposição (P ^ Q) v (¬R)
Veja que olhando diretamente para o conectivo OU (v) na frase proposta, percebe-se que não há relação lógica entre as proposições, pois, para que o OU (v) fosse alí empregado corretamente, deveria a primeira proposição (P^Q) ser negada, ficando assim: ¬(P^Q) v R.
Nesta questão utilizamos a famosa regra do NeYMar (nega a primeira e mantém a segunda proposição).
-
ERRADO
-
Gab: ERRADO
Usaremos a regra do Mané. Em que Manteremos a 1° proposição, trocamos o conectivo pela CONJUNÇÃO "E" e Negaremos a 2° proposição.
A questão mantém a 1° e nega a 2°, mas troca o conectivo errado, deveria ser "E" e não "ou". Portanto, errada.
Erros, mandem mensagem.
-
Minha contribuição.
A -> B
Negação: A ^ (~B)
Abraço!!!
-
Negação do Se,... então
Corta o "se" e o "t"
Se estudo, então passo.
Estudo e não passo
-
70% de erros velho ! Questão libidinosa ... não desacreditem de RLM galerinha matéria simples mas não fácil, dediquem-se.
-
ERRADO
A negação da proposição P é logicamente equivalente a
“cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão ou (E) o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores”.
A ---> B
A ^ ~B = MANÉ, MANTÊM A PRIMEIRA, TROCA O CONECTIVO POR "E" E NEGA A SEGUNDA.
-
Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, então quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores
Negação: cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, e você não toma uma decisão, o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores”