SóProvas


ID
1257118
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na departamentalização por processo, a organização se estrutura em unidades ao longo da sequência de execução de seus principais processos e tem como vantagem, dentre outras, o(a):

Alternativas
Comentários
  • No livro do Rennó ele diz que na departamentalização por processo o foco está na tecnologia,que este modelo é utilizado em montadoras de veículos, em processos como montagem/pintura.Isso realmente reduz o custo de fabricação pq produz em grande escala com alta tecnologia.Com esse pensamento a letra "E" (baixo custo operacional) passa a fazer sentido como a correta.

  • Letra A) Errada. A fragmentação dos departamentos envolvidos nos processos de produção é uma eventual desvantagem do modelo de departamentalização por processos. Lembrando que esse modelo é eminentemente operacional, mais utilizado em processos de produção de bens e serviços complexos, onde cada parte/etapa/processo de produção torna-se um departamento.


    Letra B) Errada. O isolamento dos departamentos envolvidos nos processos de produção também é uma eventual desvantagem desse modelo.

    Letra D) Errada. A especialização, embora por vezes seja uma consequência da departamentalização por processo, não é considerada necessariamente uma vantagem, pois é possível agrupar vários processos distintos em um mesmo departamento;

    Letra C) Errada. A departamentalização por Processos é altamente dependente das tecnologias utilizadas na produção fabril. Por isso, uma de suas desvantagens é justamente a baixa flexibilidade em face às mudanças. Se há uma mudança significativa nas tecnologias aplicadas à produção, os processos se alteram. E, por conseguinte, toda a estruturação departamental precisará ser revista.

    Letra E) Gabarito

    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Dep. por precessos (O&M) agrupamento das atividades administrativas, sob uma única direção, envolvendo a manipulação de uma tecnologia.

    Vntagem:

    ênfase na tecnologia utilizada.

    - Permite a utilização das técnicas mais modernas, facilitando uma efetiva divisão do trabalho, incentivando, assim, a especialização

    -em se adotando a estrutura do tipo funcional, torna-se possível realizar economia de escla  oriundas da produção mecânica ou em massa.

    baixo custo operacional, acredito que seja ocasionado pela econ. de escala.


    Alexandre sua explicação não foi mt clara em relação a especialização. Dep. por processos não tem mt relação com gestão por processos. 

  • A especialização não deveria ter sido colocado na questão, pois em situações adversas a especialização pode ser considerada uma vantagem. E a questão ao meu ver ficou com duas respostas que poderiam ser consideradas corretas. 


  • Pra mim (e outros colegas) cabem dois gabaritos. Tanto a C como a E. C- especialização e E- baixo custo operacional


    Pegando o exemplo da montadora de carros, que utiliza a departamentalização por processos. Não tem nem cabimento dizer que a especialização não é uma vantagem. ¬__¬
  • A letra A está incorreta, pois a fragmentação não é uma vantagem, mas sim uma desvantagem da departamentalização por processo.

     

    O mesmo podemos dizer da letra B: o isolamento das unidades é uma desvantagem.  A especialização é uma característica da departamentalização funcional e não é, necessariamente, uma vantagem.

     

    No caso da letra D, a departamentalização por processo está voltada para os fluxos de trabalho e as tecnologias envolvidas. Dessa forma, esse tipo de departamentalização não conta com a flexibilidade como vantagem.

     

    Finalmente, a letra E está certa. Esse tipo de departamentalização busca agregar mais valor aos clientes através do foco nos processos e contam com um baixo custo operacional como vantagem possvel. O gabarito é mesmo a letra E. 

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó