SóProvas


ID
1257196
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cury (2010),o Supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades/tare­fas afins. Qual representação gráfica melhor se adequa à necessidade do supervisor?

Alternativas
Comentários
  • Nos dois livros que pesquisei (RENNÓ e CHIAVENATO) NÃO há o conceito supracitado pela renomada banca. 


    Gabarito B. Quem puder me esclarecer por inbox, agradeço. 

  • Funcionograma O funcionograma é um gráfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas características estruturais, tornando claras as atividades ou funções que o justificam, possibilitando conhecer a interdependência das partes componentes do organismo. Conhecido, também como organograma funcional, o funcionograma procura dar uma idéia geral da missão de cada órgão da empresa. Os funcionogramas devem ser incluídos no Manual de Organização. É por intermédio do funcionograma que se criam condições de iniciar o processo de análise funcional. 19
  • Objetivo Possibilitar um conhecimento mais íntimo da organização; Fornecer detalhes do órgão em estudo; Tornar evidentes as funções que justificam os órgãos (missão). 20
  • Funcionograma
  • FLUXOGRAMA Também chamado de FAP – Fluxo de Análise de Processos, é uma ferramenta gráfica que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um trabalho, processo informação ou comunicação.Caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para a sua realização, a distância percorrida , quem está realizando o trabalho como ele flui entre os participantes deste processo.


  • FONTE :

    http://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-4-organogramas-fluxogramas-e-funcionagrama




  • Também não encontrei nada em livros falando do Funcionagrama.

    No entanto encontrei no Google várias instituições públicas que divulgaram os Funcionagramas na internet, exemplo:

    http://www.prdu.unicamp.br/arquivos/funcionograma.pdf

    http://extrajudicial.tjsc.jus.br/destaques/reorganizacaonucleoiv/docs/Funcionograma_nucleo_IV.pdf

    Também encontrei as seguintes definições:

    Substantivo

    Singular Plural
    Masculino funcionograma funcionogramas

    fun.ci.o.no.gra.ma

    1. variação do organograma que contém informações sobre atribuição dos órgãos; permite um conhecimento mais detalhado da organização; é util como ferramenta de O&M para os seguintes fins:
      1. verifica se há dois ou mais órgãos com as mesmas atribuições;
      2. verifica se falta algo essencial para o órgão, no quadro de atribuições;
      3. verifica se existe atribuição que não seja desempenhada na prática;
      4. e, finalmente, se existe desequilíbrio na divisão de tarefas entre os órgãos
    Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/funcionograma

  • Segundo Cury (2007, p. 220)

    O funcionograma é um gráfico de organização, de uso restrito aos respectivos órgãos adotantes, tendo como finalidade principal o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função, da qual se originou um órgão no organograma. Assim, o supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades/tarefas afins. Evidentemente, no organograma não figuram esses módulos nem suas atividades/tarefas, mas somente a função geral do órgão. Em conseqüência, para um melhor entendimento do trabalho total, favorecendo uma equitativa distribuição de sua carga entre os diversos subordinados, evitando, também, uma grande dispersão, com um mesmo empregado envolvido em diversas e díspares atividades, o chefe adota o funcionograma, para uso exclusivo em sua ambiência interna. 

  • B) Funcionograma.

    Segundo Cury, o funcionograma tem por finalidade o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função e da qual se origina cada órgão no organograma.