SóProvas


ID
125842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ainda em meados do século XX, o Brasil era composto de
manchas de adensamento econômico isoladas entre si e orientadas para
o mercado exterior, o que revelava sua feição espacial herdada de um
processo de ocupação que deixou marcas diferenciadas no extenso
território nacional, conforme se desdobravam, com grande
descontinuidade temporal e geográfica, os diversos ciclos econômicos
voltados para a exportação.
IBGE. Brasil em números, v. 14, 2006, p. 45 (com adaptações).

Acerca da organização do espaço brasileiro e das atividades
econômicas desenvolvidas no território nacional, julgue os itens
subseqüentes.

A "grande descontinuidade temporal e geográfica" mencionada no texto explica-se pelo processo de ocupação territorial em que foi privilegiada a atividade agrícola, espalhada nas diversas regiões do país.

Alternativas
Comentários
  • Errado, a ocupação do território brasileiro se fez em "ILHAS" e não espalhado por todo
    o território nacional.

  • A ocupação do Brasil teve início a partir de sua faixa litorânea. Os núcleos litorâneos desenvolveram-se em função da exploração de produtos extrativos e da produção agrícola voltada  para a exploração, indicando um vínculo e uma fraca articulação com o interior do território. 

  • Concordo com a colega. A ocupação do território brasileiro iniciou no litoral com a exploração do pau brasil. Mais tarde iniciou o plantio da cana de açucar  com destaque a capitânia de Permanbuco. No século XVIII o descobrimento das pedras preciosas deu inicío ao ciclo de mineração em Minas GERAIS e o começo do povoamento do interior do BRASIL. 

  • A ocupação do território brasileiro está relacionda a ciclos econômicos, como a cana-de-açúcar no nordeste; o ouro em Minas e assim por diante. Mais ou menos assim, enquanto a cana-de-açúcar dava lucro, havia maior mobilização de pessoas e dinheiro e praticamente um apagão nas outras regiões, depois quando a mineração alcançou seu auge, tudo isso migra para Minas, sendo bem reducionista ;-). Esse cenário foi mudando a partir da ampliação do processo de urbanização que foi se espalhando por diversas regiões do país, no entanto que hoje vivemos a migração de retorno, que é quando as pessoas saem das grandes cidades para voltar para seu estado ou cidade de origem.

    Uma questão que corrobora o citado.

    Atualmente, o território brasileiro, do ponto de vista da integração, é mais articulado do que no século passado, dada a maior presença de redes urbanas em diferentes regiões. CERTO