SóProvas



Questões de Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade


ID
60334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e
sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de
formação profissional.

No Brasil, o desemprego possui como agravante a migração de pessoas de uma região para outra, como é o caso dos migrantes do Nordeste para o Sudeste.

Alternativas
Comentários
  • Migração do Nordeste para o Sudeste recua quase 50%
    (10/10/2010)
    Estadão

    SÃO PAULO - A migração do Nordeste para o Sudeste está caindo. Com o crescimento econômico dos últimos anos, a saída de trabalhadores da região quase caiu pela metade em relação ao êxodo em massa dos anos 90. O cálculo, feito pelo economista da LCA Consultores, Fábio Romão, leva em conta o número de migrantes em comparação ao total da população. Entre os anos 1992 e 2002, o Nordeste perdeu o equivalente a 1,5% de sua população por ano para o Sudeste. Entre 2002 e 2007, a parcela dos migrantes que deixou a região a cada ano recuou para 0,98%. Em 2008 e 2009, a média caiu para 0,85%.


    Para chegar a esse resultado, Romão considerou dados do estudo feito por Herton Araújo, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que avaliou o fluxo médio da migração no Brasil entre 1992 e 2009. Romão ponderou o resultado pela evolução da população em cada período.

    "O que chama a atenção é que a população do Nordeste aumentou e um número menor de pessoas veio para o Sudeste", afirma o economista da LCA. Araújo, do Ipea, observa que a grande diáspora do Nordeste para o Sudeste ocorreu nos anos 90 e foi provocada pela falta de emprego, que diminuiu nos últimos anos.

    "O fluxo do Nordeste para o Sudeste continua, mas não na mesma intensidade", diz o demógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernando Albuquerque.

    Empresas que lidam diretamente com esses migrantes confirmam a mudança de tendência. A Viação Itapemirim, por exemplo, registrou nos últimos cinco anos queda de 10% no número de passageiros entre cidades do sertão e São Paulo e Rio de Janeiro. José Valmir Casagrande, diretor comercial da empresa, atribui parte dessa retração à melhora do poder aquisitivo na região.

    Albuquerque, do IBGE, observa que os programas sociais estão segurando as pessoas nas cidades de origem em razão dos benefícios oferecidos. Mas Romão ressalta que a geração de postos formais de trabalho no Nordeste é o principal responsável pela retenção da população.

    "O crescimento sustentado da economia, que gerou aumento da formalização do emprego no Nordeste, e o ganho real do salário mínimo, que indexa quase a metade dos salários dos trabalhadores na região, explicam a desaceleração do fluxo migratório", afirma Romão.

    De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as únicas regiões que registraram aumento da geração líquida do emprego formal de 2008 para 2009, no auge da crise, foram a Norte e a Nordeste, com crescimento de 40% e 12%, respectivamente. No mesmo período, o saldo do emprego formal no País recuou 31,5%. No Sudeste, a retração foi de 43,4%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


ID
63772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.

Considere-se que a população brasileira seja, hoje, de 180 milhões de habitantes. Nessa situação, é correto afirmar que, hoje, há mais de 11 milhões de brasileiros com 65 anos de idade ou mais.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito simples: 180.000.000 x 6,4% = 11.520.000 hab.
  • 180*6,4=11.620.000 hab.


ID
63775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.

Considere-se que em 2050 a população brasileira com idade inferior a 65 anos seja de 162,4 milhões de pessoas. Nessa situação, a população brasileira em 2050 será superior a 205 milhões de habitantes.

Alternativas
Comentários
  • Através de um cálculo simples saberemos que em 2050 teremos 81,2%(100%-18,2%) da população com menos de 65 anos. Este valor, 81,2%, equivale a população estimada, em 2050, de 162,4 milhões de pessoas. Assim, através de uma regra de três, chegaremos a resposta equivalente a 100% da população em 2050: 200 milhões de pessoas. Questão simples que exige conhecimentos transversais de interpretação textual e Matemática elementar. Bons estudos!

ID
63778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.

Considere-se que, hoje, dos brasileiros com 65 anos ou mais de idade, mais de 5 milhões sejam do sexo feminino. Nessa situação, se a população brasileira for, hoje, de 180 milhões de pessoas, menos de 3,8% são do sexo masculino e têm 65 anos de idade ou mais.

Alternativas
Comentários
  • Correta pois,

    100% da população corresponde a 180 milhões
    6,4% é o total de pessoas acima de 65 anos = 11.520 000

    Desses 11.520.00 subtrair as mulheres que são 5 milhões
    Restam 6 520 000 homens acima de 65 anos

    Aplicando a regra de 3

    6,4% total acima 65-----11 520 000
    x homens acima 65-----6 520 000

    x = 3,6%

     

  • % de mulheres:  5 milhoes/180 milhoes=2,78%

    %(Mulheres +Homens)=6,4%

    Logo: 6,4-2,78=3,62% Homens

    Portanto %Homens <3,8%.
    Resp: Certo

ID
88924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A construção de Brasilia impulsionou a interiorização. Obs: Bonito é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena.O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. A região é uma planície pluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. É cortada por grande quantidade de rios dos mais variados portes, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai — os principais são os rios Cuiabá, Piquiri, São Lourenço, Taquari, Aquidauana, Miranda e Apa.
  • O Rio Araguaia faz a divisa natural entre os Estados de Mato Grosso e Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.
  • O errado da C está em afirmar que Bonito fica no Mato Grosso, quando na verdade fica no Mato Grosso do SUl
  • Bonito-MS

  • GAB: Letra E

    A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil. 

  • quando a alternativa E fala em interiorização, entende-se que se trata do deslocamento de interesses e investimentos para o INTERIOR do Brasil, ou seja, região centro-oeste.


ID
88927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos anos 70 do século passado, cerca de 60% da população do Centro-Oeste vivia no campo. Em 2006, aproximadamente 74% estavam nas cidades. A crescente mecanização da agricultura, que libera mão-de-obra, e os fluxos migratórios vindos de outras regiões brasileiras são fatores relevantes para o vigoroso processo de urbanização observado nessa região. A propósito dessa realidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A mecanização das atividades rurais tornou ocioso largos contingentes de trabalhadores

    rurais no Brasil e no Centro-Oeste. Sem emprego no campo, esses trabalhadores migraram para as

    cidades, ampliando consideravelmente a população urbana, fenômeno conhecido por êxodo rural.

    O agronegócio é o motor econômico do Centro-Oeste.


    fonte: estratégia concursos

  • Se analisar bem, a própria questão já responde pra gente!

  • RESPOSTA LETRA (A)

    Agro é techagro é popagro é tudo

  • a) Correta. A mecanização das atividades rurais tornou ocioso largos contingentes de trabalhadores rurais no Brasil e no Centro-Oeste. Sem emprego no campo, esses trabalhadores migraram para as cidades, ampliando consideravelmente a população urbana, fenômeno conhecido por êxodo rural. O agronegócio é o motor econômico do Centro-Oeste.

     

    b) Incorreta. O Brasil é um país urbano. Em torno de 85% da sua população é urbana. O fenômeno da urbanização brasileira é nacional, ocorre em todas as regiões do país.

     

    c) Incorreta. O Distrito Federal conta com os melhores indicadores socioeconômicos do Centro-Oeste, o que eleva os indicadores da macrorregião. A renda per capita é a maior do país, considerando os estados e o DF.

     

    d) Incorreta. A interiorização das atividades econômicas no Brasil também atinge o Centro-Oeste. Anápolis (GO) é um importante centro industrial da região. O crescimento do agronegócio possibilitou o desenvolvimento de várias cidades do interior, tais como Rio Verde e Catalão (GO), Dourados (MS), Rondonópolis, Cáceres e Sinop (MT).

     

    e) Incorreta. A escravidão se fez presente em todas as regiões brasileiras. No período colonial, na fase aurífera, houve intensa utilização de mão de obra escrava no Centro-Oeste. Os índios foram muito perseguidos e quase dizimados no Brasil pelos colonizadores. Mesmo assim, é visível a participação dos índios na composição demográfica e também a forte presença de afrodescendentes na composição demográfica do Brasil e do Centro-Oeste.

     

    Estratégia.


ID
91261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao impacto da ocupação humana na Amazônia, julgue
os itens que se seguem.

Menos de 10% das terras da Amazônia Legal têm títulos de propriedade válidos, uma das consequências da ocupação desordenada da região.

Alternativas
Comentários
  • Apenas 4% das terras da amazônia legal têm títulos de propriedade válidos.

    FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/desmatamento-planta-animal-amazonia-regiao-saude-publica-lei-535068.shtml


ID
96016
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com o portal G1, o edital do leilão do trem-bala vai estabelecer um prazo máximo de cinco anos para que a obra seja concluída. Portanto, não haverá tempo hábil para que o projeto esteja concluído para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. A informação é do diretorgeral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. O edital permanecerá em audiência pública até o final de fevereiro. A intenção da ANTT é fazer o leilão em maio. Sobre esse assunto é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • O Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) ou ainda TAV Brasil é um projeto do governo federal de trem de alta velocidade com a função de interligar as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto antigo do governo do estado de São Paulo já previa a instalação de um ramal de trem rápido entre Campinas e São Paulo, denominado trem Expresso Bandeirantes. Como alternativa, o novo estudo técnico de viabilidade incluiu ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa só linha de 518 km de extensão. O pré-edital da ANTT[4] prevê Estações 9 estações obrigatórias: no entorno da estação Barão de Mauá, no aeroporto do Galeão, na região fluminense do Vale do Paraíba, no município de Aparecida, na região paulista do Vale do Paraíba, no Aeroporto de Guarulhos, no Campo de Marte, no Aeroporto de Viracopos e no entorno da estação ferroviária de Campinas. As cidades que irão receber as estações nas regiões paulista e fluminnse do Vale do Paraíba serão escolhidas pelo consórcio que ganhar o licitação. Aparecida terá uma estação obrigatória devido ao grande movimentos de romeiros na cidade. Além dessas estações obrigatórias, o consórcio vencedor poderá construir estações em outras cidades ao longo do trajeto.fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_de_alta_velocidade_no_Brasil
  • E uma pergunta....O percurso não continua sendo SP-RJ?
  • "Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida (SP), em Guarulhos, no centro de São Paulo (Campo de Marte), em Viracopos e no centro da cidade de Campinas."

    Gab: B.

  • E o percuso, não será SP-RJ/RJ-SP. A questão, a meu ver, possui duas opções corretas.

  • O pré edital da ANTT diz que obriga ao futuro concessionário a construir uma estação em 9 cidades e uma delas é aparecida(SP).Más mesmo assim o percusso será de São Paulo a de Janeiro.Aparentemente são dois itens corretos mas só será a assertiva B,porque a alternativa A restringe o percurso em apenas duas cidades.Acredito que esse seja o erro...
    Deus abençoe a todos...

ID
121333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada em 2009, traçou o perfil demográfico brasileiro e contribui com informações importantes para a elaboração de políticas públicas no Brasil. Quanto ao perfil demográfico brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • BRASIL: POPULAÇÃO JOVEM EM TRANSIÇÃO PARA ADULTA.
  • Gabarito: B

     

    Em relação à estrutura da população brasileira, há uma tendência de aumento do percentual da população idosa, ou seja, estamos vivendo um envelhecimento da população. O percentual de adultos e idosos vem aumentando nas últimas décadas, enquanto o de criaças vem caindo ano a ano.

     

    Em 1980, 38,2% da população tinha até 14 anos e em 2010 essa taxa já era de 24%.


     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
125788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As migrações internacionais ocupam parte importante das
diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos
cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em
todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens
seguintes.

A criminalização crescente das migrações econômicas e sociais denota que o direito de ir e vir da pessoa faz-se subalterno ao privilégio universal da livre circulação dos capitais.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O interesse do capital se faz sobrepor ao interesses das pessoas, como é o exemplo da UE.

    Fonte: http://www.cpcrs.com.br/download/provacomentadaoficial.pdf

  • Capitais circulam cada vez mais livremente. Já a circulação de pessoas , principalmente daquelas provenientes de áreas com conflitos e ameaças terroristas, é cada vez mais controlada. Tal controle mais rígido da circulação destas pessoas muitas vezes é uma demanda da própria sociedade dos países que mais recebem estes emigrantes.

  • Certo. Interpretação de textos.

     

    Os capitais circulam mais "livremente" que as pessoas. Basta vermos o que está acontecendo na Europa. 

     

    Embora a questão seja de 2008 ela ainda está de acordo com o que acontece no globo.

  • "A criminalização crescente das migrações econômicas "

    A maconha do examinador deve ser misturada com capim, pq essa afirmação no contexto do sec xxi da globalização é FALSA.

  • Dois erros:

    1 - Hierarquia entre direito de ir e vir e circulação de capitais ( não existe essa hierarquia)

    2 - Privilégio universal da livre circulação de capitais... a circulação de capitais não é livre.

    Essa questão é claramente ideológica, se vc compartilha a ideologia do examinador acerta... se não você erra


ID
125791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As migrações internacionais ocupam parte importante das
diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos
cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em
todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens
seguintes.

Legislações draconianas, como as que vêm sendo adotadas pela União Européia, expõem, por um lado, a noção de que a função histórica da grande imigração de africanos e asiáticos para o trabalho nas indústrias européias do pós-guerra perdeu função histórica e, por outro, que a reciprocidade internacional em relação à América Latina, formada em parte por imensas levas de desterrados europeus, perdeu valor de direito internacional ante o realismo político dos interesses nacionais e comunitários europeus.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Essa questão realmente esta correta, lembre da nova postura da União Européia frente ao imigrantes,
    inclusive mandando-os de volta a seus países e proibindo-os de voltem a UE em cinco anos, a Espanha
    com restrições e a Inglaterra ate colocando o Brasil numa lista de países que teria uma maior vigilância
    para entrar na UE, juntamente com Botsuana, Quênia, Suazilândia, etc.

    http://www.cpcrs.com.br/download/provacomentadaoficial.pdf

  • A função histórica perdeu a função histórica? o.O

  • Crescimento da xenofobia e do nacionalismo extremista tem seu reflexo, mais recente, nas eleições francesas. Após os atentados em Paris, o Partido Nacionalista que prega o banimento de imigrantes, liderado por Le Penn aglutinou um grande percentual de votos.

  • Para começar a falar sobre o tema é importante saber o que são leis Draconianas, para que se possa entender melhor o tema em questão. Este nome Draconiana vem de Drácon, o qual era um legislador ateniense de origem aristocrática extremamente severo. As leis Draconianas são consideradas o primeiro código ateniense escrito, e, devido à enorme agressividade das leis de Drácon, as quais vários delitos sendo grave ou leve tinham como pena a morte, os próprios atenienses deixaram de cumprir suas leis por considerá-las omissivas, desumanas e cruéis, por conseguinte, as leis draconianas foram substituídas pelas de Solon.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/leis-draconianas/102433/#ixzz4qbVLfPa4

  • Para estar certa, esta afirmativa tem-se que conceber uma redação muito ruim, tanto em "função histórica que perde função histórica", como em "reciprocidade que está nas levas de imigrantes". No mínimo, dever-se-ia dizer "reciprocidade que seria de se esperar por conta das levas de imigrantes". Questão verdadeiramente confusa.
  • Marquei certo só pq me pareceu politicamente correta e é do CESPE... pq vou falar, que bosta de questao. Pra mim esta toda errada, começando pela gramatica.


ID
125794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As migrações internacionais ocupam parte importante das
diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos
cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em
todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens
seguintes.

As migrações internacionais, amenizadas no continente africano diante do fim do ciclo belicoso interno das últimas décadas do século XX, deixou de ser um tema relevante das relações interestatais afro-européias.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Para exemplificar, houve o caso de imigrantes do Zimbábue para a África do Sul, que
    foram expulsos por moradores locais (xenofobismo), pelo fato deles serem mão de obra
    barata e estarem ocupadano posto de trabalho que inicialmente seria ocupados
    por moradores locais.

    http://www.cpcrs.com.br/download/provacomentadaoficial.pdf

  • Belicoso: Propenso à guerra.


ID
125797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As migrações internacionais ocupam parte importante das
diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos
cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em
todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens
seguintes.

O Brasil, país marcado, no fim do século XIX e início do século XX, pelas imigrações européias e asiáticas, fator importante para a formação do Brasil contemporâneo, mudou seu padrão migratório ao ter-se tornado também país de emigrantes.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O Brasil conta com apenas 3% de imigrante no total da sua população, e o país é local de emigração, principalmente para os EUA e para o Paraguai (Brasiguaios).

    http://www.cpcrs.com.br/download/provacomentadaoficial.pdf

  • Como a prova é de 2008, é interessante ler esta reportagem sobre migrações:

     

    https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/08/26/Qual-o-retrato-da-migra%C3%A7%C3%A3o-estrangeira-hoje-no-Brasil-segundo-este-especialista

  • Entendo que fazia mais sentido em 2008 do que nos dias de hoje, e mesmo assim seria questionável. Do fluxo migratório ocorrido no início do século XX, quase metade dos estrangeiros retornaram ao seu país de origem, sem nem mesm formarem uma segunda geração. Ou seja, o fluxo migratório, ainda no inicio do século, já se mostrava de idas e vindas. Hoje, com a grande leva de imigrantes bolivianos, chineses e haitianos, entre outros, por motivos diversos, o país mais se vê mais uma vez como receptor de fluxo migratório. Além disso, as emigrações (a partir do Brasil) estão mais concentradas em uma minoria da população com condições para tal. 


ID
125800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As migrações internacionais ocupam parte importante das
diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos
cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em
todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens
seguintes.

A migração forçada ou enganosa, muitas vezes em forma de tráfico de pessoas, ainda que seja um tema de impacto internacional, possui modesta implicação na segurança dos Estados nacionais neste início de século.

Alternativas
Comentários
  •  A migração forçada ou enganosa é um problema grave que afeta o mundo, de modo que possui grande implicação na segurança dos Estados, e não modesta, como afirma a questão. 


    A alternativa correta é :  Errado.

  • A migração forçada ou enganosa é um problema grave que afeta o mundo, de modo que possui grande implicação na segurança dos Estados, e não modesta, como afirma a questão.

    A alternativa correta é : Errado.

  • Errado

     

    O tráfico de pessoas é o segundo maior no quesito "tráfico". Não é de forma alguma um tema modesto/secundário.

     

    Fonte: Anotações, prof Heron (ABIN)


ID
125842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ainda em meados do século XX, o Brasil era composto de
manchas de adensamento econômico isoladas entre si e orientadas para
o mercado exterior, o que revelava sua feição espacial herdada de um
processo de ocupação que deixou marcas diferenciadas no extenso
território nacional, conforme se desdobravam, com grande
descontinuidade temporal e geográfica, os diversos ciclos econômicos
voltados para a exportação.
IBGE. Brasil em números, v. 14, 2006, p. 45 (com adaptações).

Acerca da organização do espaço brasileiro e das atividades
econômicas desenvolvidas no território nacional, julgue os itens
subseqüentes.

A "grande descontinuidade temporal e geográfica" mencionada no texto explica-se pelo processo de ocupação territorial em que foi privilegiada a atividade agrícola, espalhada nas diversas regiões do país.

Alternativas
Comentários
  • Errado, a ocupação do território brasileiro se fez em "ILHAS" e não espalhado por todo
    o território nacional.

  • A ocupação do Brasil teve início a partir de sua faixa litorânea. Os núcleos litorâneos desenvolveram-se em função da exploração de produtos extrativos e da produção agrícola voltada  para a exploração, indicando um vínculo e uma fraca articulação com o interior do território. 

  • Concordo com a colega. A ocupação do território brasileiro iniciou no litoral com a exploração do pau brasil. Mais tarde iniciou o plantio da cana de açucar  com destaque a capitânia de Permanbuco. No século XVIII o descobrimento das pedras preciosas deu inicío ao ciclo de mineração em Minas GERAIS e o começo do povoamento do interior do BRASIL. 

  • A ocupação do território brasileiro está relacionda a ciclos econômicos, como a cana-de-açúcar no nordeste; o ouro em Minas e assim por diante. Mais ou menos assim, enquanto a cana-de-açúcar dava lucro, havia maior mobilização de pessoas e dinheiro e praticamente um apagão nas outras regiões, depois quando a mineração alcançou seu auge, tudo isso migra para Minas, sendo bem reducionista ;-). Esse cenário foi mudando a partir da ampliação do processo de urbanização que foi se espalhando por diversas regiões do país, no entanto que hoje vivemos a migração de retorno, que é quando as pessoas saem das grandes cidades para voltar para seu estado ou cidade de origem.

    Uma questão que corrobora o citado.

    Atualmente, o território brasileiro, do ponto de vista da integração, é mais articulado do que no século passado, dada a maior presença de redes urbanas em diferentes regiões. CERTO


ID
125872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao processo de modernização agrícola
brasileira e suas implicações, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, as mudanças nos padrões produtivos geram efeitos sociais, tais como o desemprego, o subemprego e a migração inter e intra-regional.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Um exemplo é a modernização do campo que gera o desemprego, o subemprego e a migração inter e intra-regional.


ID
143779
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os ministros do STF sinalizam apoio à união estável e à entidade familiar envolvendo parcela importante da população brasileira, até agora excluída dos benefícios e direitos delas decorrentes. Pergunta-se a que parcela estamos nos referindo?

Alternativas
Comentários
  • c)O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para decidir, pela primeira vez na história, sobre o mérito de uma questão controversa: o regime jurídico das uniões estáveis previsto no Código Civil poderá ser estendido aos casais homossexuais. Os ministros julgarão uma ação proposta pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que sugere o reconhecimento legal da união estável de casais de gays e lésbicas. A ação já recebeu parecer favorável da Advocacia-Geral da União, em junho.

ID
164353
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A menos de três meses para o início do Censo 2010, o IBGE estima que a população brasileira esteja por volta de

Alternativas
Comentários
  • 190 MILHÕES. DEVIDO A MARGEM DE ERRO.
  • Brasil chega a 190 milhões de habitantes, calcula IBGE

    Publicada em 06/10/2008 às 19h01m

    BRASÍLIA - Nunca os versos "Noventa milhões em ação, pra frente Brasil" foram tão ultrapassados. Precisamente às 11h desta segunda-feira, o Brasil atingiu uma população de exatos 190.000.000 de habitantes, ultrapassando em 100 milhões a canção criada para embalar a seleção brasileira de futebol no auge da ditadura militar, em 1970. Os dados são do "relógio" do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que usa um cálculo idêntico ao que a Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza para determinar a população mundial.

    Os números do IBGE mostram o salto da população brasileira até hoje. Em 1970, éramos 93,1 milhões, chegando a 119 milhões em 1980, 146,8 milhões em 1991 e 169,7 milhões em 2000. Ao final de 2007, registrou-se 183,9 milhões de brasileiros, o que significa seis milhões a mais apenas de janeiro para cá.

    Com a taxa de fecundidade média dos brasileiros em 1,9 filho por casal, abaixo do mínimo para que exista reposição da população, o crescimento do país deve desacelerar, chegando a 219 milhões em 2020 e praticamente deixando de crescer em 2040, com 251,4 milhões de habitantes. Tanto é que dez anos depois (2050), prevê o IBGE, o crescimento será residual e a população estará em 259,7 milhões.

    E a propósito: desta manhã para cá mais de 1.600 novos brasileiros vieram ao mundo. Às 18h47m de segunda, chegamos a 190.001.647 em ação.
  • De acordo com dados do último Censo do IBGE (2010) a população brasileira ultrapassou os 190 milhões - 190.732.694 habitantes.

    Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

    A população brasileira distruibui-se pelas regiões da seguinte forma: 

    Sudeste (80,3 milhões)
    - Nordeste (53,07 milhões)
    - Sul (27,3 milhões)
    - Norte (15,8 milhões)
    - Centro Oeste (13,6 milhões)


    http://www.ibge.gov.br/
    http://www.suapesquisa.com/geografia/populacao_brasileira.htm

ID
173884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os itens a seguir constituem, seqüencialmente, um texto adaptado
do Editorial da Folha de S.Paulo de 4/8/2008. Julgue-os quanto
à correção gramatical.

Outro fator relevante - menos óbvio - para a queda dos homicídios é a transição demográfica. Já se observou, em outros países, que o envelhecimento da população e o seu enraizamento, com o fim das grandes ondas de migração que atingiram os centros urbanos, costumam significar maior paz social.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião deveria ter uma vírgula depois da palavra homicídios (L1). O que acham?
  • Também acho.


ID
215878
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Estimou-se que em 2008 a população urbana representava 50% da população mundial pela primeira vez em toda a história da sociedade humana. Calcula-se que em 2015 cerca de 54% da humanidade viverá em cidades". (Vesentini, Wiliam - 2009). Qual o item descrito abaixo não condiz com a sociedade humana urbana?

Alternativas
Comentários
  •  As megacidades não são apenas frutos de países desenvolvidos,pelo contrário o processo de urbanização nos países pobres vem crescendo de forma não planeja e com falhas em sua estrutura objetiva como relata a alternativa A. A Exemplo disto temos São Paulo, considerada a maior cidade da América Latina e com características dos grandes polos capitalistas ao redor do mundo. No entanto mesmo São Paulo sendo a Cidade mais rica do Brasil, o nosso país ainda é considerado subdesenvolvido em contínuo crescimento. Mas outra exemplo que podemos citar é Nova Deli na Índia!


ID
215890
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil já ultrapassou a etapa de elevado crescimento vegetativo e, sob o impacto da urbanização, apresenta redução contínua das taxas de natalidade. Essa dinâmica da sociedade brasileira tem repercussões na estrutura etária e exerce influência sobre as políticas públicas. A partir da reflexão sobre o texto e de seus conhecimentos sobre a sociedade brasileira, aponte a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) diminuição

    b) setor terciário

    c) aumentaram

    d)  aumento

    e) exatamente

  • Gabarito: E

     

     

    - A letra A está errada já que a taxa de natalidade vem caindo no Brasil.

     

    - A letra B está errada. A população é predominantemente urbana, mas a maior parte da População Economicamente Ativa se concentra no setor terciário.

     

    - A letra C está errada já que não há evidências da redução das favelas no país.

     

    - A letra D também está errada já que o mercado informal cresce a cada novo pico de crise econômica e desemprego.

     

    - A resposta correta é a letra E, as diferenças econômicas entre as regiões é um dos fatores que provocam as migrações, nas quais a população busca por melhores condições de vida e empregos.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
250864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no âmbito
nacional.

De acordo com dados recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a distribuição da população brasileira encontra-se equilibrada entre as zonas rural e urbana.

Alternativas
Comentários
  • Em 2010, apenas 15,65% da população (29.852.986 pessoas) viviam em situação rural, contra 84,35% em situação urbana (160.879.708 pessoas). 
    Fonte: IBGE, portanto a população continua sendo predominantemente urbana.
  • Errado.

    A população brasileira aumentou nos últimos dez anos, mas cresceu em um ritmo menor do que na década anterior. O país tem 190.732.694 de pessoas, ou seja, cresceu 12,3% contra 15,6% entre 1991 a 2000. Este é o resultado definitivo do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Mas se por um lado o crescimento da população foi menor, por outro aumentou a taxa dos que vivem em áreas urbanas nesta última década: subiu de 81% para 84%. O Paraná, com relação à média nacional, é um estado mais urbano (85,31%), mas mesmo assim tem um dos nove municípios brasileiros que computaram uma quantidade de habitantes de mais de 90% vivendo em áreas rurais.
  • Errado

    A alguns anos a diferença demográfica brasileira vem aumentando, em favor das áreas rurais em detrimento das urbanas.
  • O aumento da população de área Urbana é devido a fatores como:
    -Capitalização do campo
    agroindústria que acabou reduzindo ainda mais os pequenos produtores
    -agriciltura extensiva (produtividade baixa em relação a área produzida):
    Plantation,agricultura de roça (com queimadas como técnica agricula ,que acaba por esgotar o solo).
  • https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/15007-nova-proposta-de-classificacao-territorial-mostra-um-brasil-menos-urbano.html

     

    GAB: E

  • e-

    concentração urbana.

     

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define zona rural como o contrário da zona urbana. São regiões não urbanizadas ou destinadas à limitação do crescimento urbano, utilizadas em atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativismo, silvicultura e conservação ambiental. Muitas das áreas rurais estão protegidas como área de conservação, terras indígenas, turismo rural. Zona rural (campo) é o oposto de zona urbana (região de habitação, trabalho e outras funções básicas da população), ou seja, quando comparadas à zona urbana, com a zona rural, são muitas vezes caracterizadas como carentes e precárias.

  • Gabarito: ERRADO.

     

     

    A afirmativa está errada já que a população é majoritariamente urbana, contando com 88.8% da pessoas vivendo em cidades enquanto 11,2% vivem no meio rural.

     

     

    Prof. Giovanni Mannarino


ID
256084
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano [2010], 185.712.713 residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4/11/2010), no Diário Oficial da União. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios.
(Adaptado de http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010)

Um dos dados mais importantes do Censo/2010 refere-se

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra E, pois o BRASIL se encontra na terceira fase do ciclo demográfico,aliado a entrada da mulher no mercado de trabalho,o uso de contraceptivos e da melhora,embora,pouca nas condições de saúde,tem acarretado o envelhecimento da população.
  • Diminui a proporção de jovens e aumenta a de idosos

    A representatividade dos grupos etários no total da população em 2010 é menor que a observada em 2000 para todas as faixas com idade até 25 anos, ao passo que os demais grupos etários aumentaram suas participações na última década. O grupo de crianças de zero a quatro anos do sexo masculino, por exemplo, representava 5,7% da população total em 1991, enquanto o feminino representava 5,5%. Em 2000, estes percentuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Simultaneamente, o alargamento do topo da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

    Os grupos etários de menores de 20 anos já apresentam uma diminuição absoluta no seu contingente. O crescimento absoluto da população do Brasil nestes últimos dez anos se deu principalmente em função do crescimento da população adulta, com destaque também para o aumento da participação da população idosa.

    A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma estrutura bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Nessa região, a população de crianças menores de 5 anos, que era de 14,3% em 1991, caiu para 12,7% em 2000, chegando a 9,8% em 2010. Já a proporção de idosos de 65 anos ou mais passou de 3,0% em 1991 e 3,6% em 2000 para 4,6% em 2010. A região Nordeste ainda tem, igualmente, características de uma população jovem. As crianças menores de 5 anos em 1991 correspondiam a 12,8% da população; em 2000 esse valor caiu para 10,6%, chegando a 8,0% em 2010. Já a proporção de idosos passou de 5,1% em 1991 a 5,8% em 2000 e 7,2% em 2010.

    Sudeste e Sul apresentam evolução semelhante da estrutura etária, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. As duas tinham em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais, enquanto a proporção de crianças menores de 5 anos era, respectivamente, de 6,5% e 6,4%.

    A região Centro-Oeste apresenta uma estrutura etária e uma evolução semelhantes às do conjunto da população do Brasil. O percentual de crianças menores de 5 anos em 2010 chegou a 7,6%, valor que era de 11,5% em 1991 e 9,8% em 2000. A população de idosos teve um crescimento, passando de 3,3% em 1991, para 4,3% em 2000 e 5,8% em 2010

    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1866&id_pagina=1

  • Observa-se que devido ao ingresso da mulher no mercado de trabalho faz com que o numero de nascidos diminua e dessa forma os nossos adoráveis velhinhos com a melhoria de alguma forma a saúde vem fazendo com que eles vivam mais. E lembrando também que os homens ainda são minoria comparados as mulheres seja enqualquer faixa etaria.

    Bons estudos e Fé e Deus!


ID
264232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência aos dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue os itens
subsequentes.

No Censo de 2010, a classificação cor/raça fez parte não apenas dos questionários de amostra, como aconteceu no Censo 2000, mas também do questionário básico nacional.

Alternativas
Comentários

ID
264235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência aos dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue os itens
subsequentes.

Os dados divulgados pelo IBGE indicaram crescimento populacional superior ao que havia sido calculado pelas projeções anteriores.

Alternativas
Comentários
  • A projeção populacional oficial do IBGE, feita em 2004, indicava que a população brasileira alcançaria 198 milhões de habitantes, em 2010. Mas o rápido declino das taxas de fecundidade fez com que o nível de reposição (2,1 filhos por mulher) fosse alcançado entre 2004 e 2005 e chegasse a 1,9 filho por mulher entre os anos de 2007 e 2009, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. Com esta nova realidade, o IBGE refez as projeções oficiais em 2008, indicando a estimava de 193,3 milhões de habitantes em 2010.

    Porém, o censo 2010 indicou 190,7 milhões de habitantes.  


    Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2010/11/30/o-censo-e-as-estimativas-da-populacao-brasileira-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ID
264238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência aos dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue os itens
subsequentes.

A partir de 2010, foram investigados os novos arranjos familiares, como, por exemplo, agregados, conviventes ou cônjuges do mesmo sexo.

Alternativas
Comentários
  • IBGE:

    "Para dar conta dos novos arranjos familiares existentes na sociedade atual, entre 2000 e 2010, a pergunta que investiga as relações familiares ganhou mais nove categorias diferentes para definir o tipo de relação de parentesco ou convivência do informante."

    A lista inclui, por exemplo:

    “Cônjuge do mesmo sexo”;
    “Filho somente do responsável”;
    “Enteado, Convivente”;
    “Pensionista”;
    “Agregado”;
    “Parente de empregado doméstico”;

    entre outras...

    Fontes:
    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1602&id_pagina=1

ID
272014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens
subsecutivos.

Entre os anos de 2003 e 2010, o Brasil melhorou sua posição na classificação do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil melhorou seu índice, porém caiu no ranking.
  • Dos países do BRIC (Brasil, Russia, India e China) o Brasil é que tem apresenatado o crescimento mais modesto, porem vale lembrar que todos os países citados estão crescendo acima da média mundial

    assim, Gabarito: Errado
  • Eu errei a questão, pois o novo IDH do Brasil (2010) é 73º e em 2009 ele estava em 75º, ou seja, teve uma melhora na sua colocação de 2009 para 2010, no entanto em 2003 o IDH era de 68º. Por este motivo a resposta está ERRADA. Se fosse

    Entre os anos de 2009 e 2010, o Brasil melhorou sua posição na classificação do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas. Estaria correta, mas a comparação inicia-se com o ano de 2003.

  • De acordo com o IBGE, o Brasil melhorou o seu IDH mas não subiu no Ranking, pelo contrário, desçeu.

    O Brasil elevou seu IDH entre 2002 e 2003 e manteve-se em 63º no ranking de 177 países até 2005
    http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=1445&lay=pde

    Em 2010 já está em 73º no ranking.
    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/brasil-ocupa-73-posicao-entre-169-paises-no-idh-2010.html
  • ATENÇÃO
    Se fosse resolver hoje esta questão o gabarito estaria certo.
    Foi divulgado na manhã desta quarta-feira 02/11/11 o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2011, segundo esse novo relatório o Brasil ocupa hoje a 84ª posição entre 187 países.
    Fonte: www.veja.com.br

    O indicador brasileiro subiu de 0,715 para 0,718. Dessa forma, o país ascendeu uma posição, mantendo-se no chamado Grupo dos Países de Alto Desenvolvimento, mas o Brasil está longe de ser sequer um destaque regional positivo. Está atrás de dezoito nações latino-americanas, incluindo muitos vizinhos (Chile, Argentina e Uruguai).
    A Noruega lidera o ranking mundial, com índice de 0,943.

    Fonte: Veja edição 2242; 9 de novembro de 2011.
  • Voltando a questão,

    Brasil ocupa 73ª posição entre 169 países no IDH 2010

    Relatório aponta educação de baixa qualidade como principal problema.
    A partir deste ano, IDH foi feito com base em novos cálculos e variáveis.

    Do G1, em Brasília

    O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, divulgado nesta quinta-feira (4), mostra o Brasil na 73ª posição entre 169 países. Os cinco primeiros colocados são, pela ordem, Noruega, Austrália Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. O cinco últimos são Zimbábue, República Democrática do Congo, Níger, Mali e Burkina Faso.

    Como neste ano o IDH sofreu mudanças metodológicas, não é possível comparar a posição do Brasil com as de anos anteriores.

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/brasil-ocupa-73-posicao-entre-169-paises-no-idh-2010.html

    Penso que só pode ser esse o erro da questão, pois os números do Brasil vem desenhando uma curva ascendente desde 1981 e com a mudança do método adotado pelas ONU não se pode afirmar se melhorou ou piorou sua posição.
    Abraço a todos.

  • Galera,

    Os concurseiros devem ser unidos, melhor errar aqui do que na hora da prova!!! Paz e harmonia em nossa vidas!!!
  • Assertiva errada:
    Talvez porque o erro está em comparar os momentos.Antes o cálculo do IDH tinha uma forma,hoje sabemos que houve uma modificação...
    Deus abençoe a todos...
  • Sinceramente,

    Eu esperaria esse tipo de discussão em algum chat do uol, mas realmente nunca pensei que iria ler isso em qualquer site para concurso. O pior de tudo, em minha opinião pessoal, é ver que nem foi preciso alguém tocar nos temas futebol, religião ou política. Nem quero imaginar vocês discutindo tais temas.

    Fiquem em paz.


  • Eu nunca entendo que porra esses caras acima estão discutindo, só sei que já é a enésima questão que vejo aqui em que flagro essa discussão bêbada.
  • Atualmente, o Brasil ocupa a 75ª posiçao no IDH.

    - Perdeu posição para o Sri Lanka.

    - Motivo maior para queda: renda média do brasileiro teve uma queda de 0,74%.

    FONTE: O GLOBO

  • Vim do futuro pra disser q o Brasilzão caiu pra 84° colocado no IDH


ID
273106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.

Apesar do envelhecimento da população, fenômeno que se caracteriza pelo declínio das taxas de mortalidade e de fecundidade, não se verifica modificação na forma da pirâmide populacional no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrario, a nossa pirâmide etaria brasileira esta caminhando para uma igualdade com as dos paises desenvolvidos, e tanto que tive-mos recentimente a modificação nas idades para a aposentadoria, fato que podemos notar que a nossa terceira idade por ter de certa forma uma melhor condição de vida e vivendo mais após se aposentar, cauando de alguma forma prejuizo aos cofres publicos.

    Assunto muito polêmico, mas que infelismente e a realidade que os nosso queridos da 3º idade terão que passar aparti de agora e até mesmo nós se chegarmos a essa idade.

  • Gabarito Errado.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/piramide-etaria-populacao-brasileira.htm


ID
273574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da atualidade brasileira.

A expectativa de vida da população brasileira está aumentando e a maior parte dessa população encontra-se em área urbana.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas.
    Questão correta.

    "A expectativa de vida do brasileiro cresceu pouco mais de 3 meses entre 2008 e 2009, passando de 72,86 para 
    73,17 anos, segundo o IBGE.

    As mulheres continuam vivendo mais que os homens e têm esperança de vida ao nascer de 77 anos, ao passo que os homens têm uma expectativa de vida de 69,4 anos."

  • Gabarito: CERTO.

     

     

    As duas afirmativas estão corretas.

    - A Expectativa de Vida no Brasil vem aumentando, atingindo 75,5 anos em 2015.

    - E também a maior parte da população brasileira (88,9%) vive nas cidades.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
283912
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre os fuxos migratórios no Brasil, é correto afrmar:

Alternativas
Comentários
  • http://passeiematualidades.blogspot.com.br/2011/01/fluxo-migratorio-e-urbanizacao-brasil.html


ID
285697
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Vivemos em uma época de grandes ondas de migração internacional. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3% da população do mundo vive longe do país em que nasceu. O número de imigrantes dobrou nas últimas três décadas e superou o patamar dos 190 milhões em 2005, todos à procura de oportunidades de trabalho ou em fuga de conflitos armados.

Atualidades Vestibular, abril/2009, p. 124.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Ceuta e Melilla são territórios pertencentes a Espanha.

    Quando Marrocos se torna independente da França, em 1956, as regiões de Ceuta e Melilla, que integravam seu território, são anexadas pela Espanha. Em 1978, o rei Hassan, do Marrocos, reivindica a reintegração das áreas.

    A partir de 1985 são instaladas no território assembleias locais para tratar de assuntos internos, mas sem poder legislativo, o que frustra a aspiração de autonomia da população. No mesmo ano entra em vigor uma rigorosa lei de registro de estrangeiros para conter a entrada de imigrantes ilegais.

    Os muçulmanos protestam. A tensão diminui a partir de 1988 com a assinatura do acordo de cooperação econômica entre os governos espanhol e marroquino.

    O governo espanhol finaliza, em 1994, o projeto que concede às assembleias locais a mesma autonomia dos conselhos municipais de outras regiões espanholas. Em fevereiro de 1995, a lei é aprovada pelo Senado espanhol.

    O Rei Hassan ataca a decisão e reafirma a soberania do Marrocos sobre os territórios. A Espanha decide manter sua força militar em Ceuta e Melilla para enfrentar eventuais ataques externos. Em abril, simpatizantes do Marrocos assumem a autoria de duas explosões em Ceuta...

  • ótimas respostas, só corrigindo a Daniela que Ceuta e Melilla não estão localizadas na Espanha e sim na Africa. São pertencentes A Espanha. Abraços
  • Celta e Mellila são enclaves situados na Africa pertencentes a ESPANHA e não a Portugal.Esse foi o erro da assertiva A.

    Definição de enclave: Território cujas fronteiras geográficas ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território. 

    DEUS abençoe a todos...

     
  • Assinalei a letra E devido a isso: ...que chegam via Oceano Pacífico e entram pelas fronteiras menos vigiadas da Amazônia e do Centro-Oeste. Como entrar no Centro-Oeste via oceano?

  • toda vez eu erro essa questao, espanha e nao portugal

  • Jamila, na questão fala que os imigrantes chegam via Oceano Pacífico... o acesso é que é pela Amazônia e pelo Centro-Oeste.


ID
285892
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Vivemos em uma época de grandes ondas de migração internacional. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3% da população do mundo vive longe do país em que nasceu. O número de imigrantes dobrou nas últimas três décadas e superou o patamar dos 190 milhões em 2005, todos à procura de oportunidades de trabalho ou em fuga de conflitos armados.

 Atualidades Vestibular, abril/2009, p. 124.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Ceuta e Melilla são cidades autônomas espanholas situadas no Marrocos.


ID
292495
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas, ou melhor, não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população. No espaço, que não é mais o espaço da liberdade individual, mas o espaço da estrutura capitalista, é o movimento do capital, sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho.

(Vainer, Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.)

Assinale a única afirmativa que não expressa o pensamento estruturalista.

Alternativas
Comentários
  • O adjetivo "racionais" contraria a tese do texto apresentado, qual seria a de que o fluxo do capital exerce tamanha força sobre a mobilidade das pessoas em busca de melhores colocações, que o exercício da liberdade - que implica racionalidade - fica renegado.
    A confirmação se verifica nestes trechos:
    "No modelo de pensamental estrutural, os indivíduos não fazem escolhas (...)" e
    "No espaço, que não é mais o espaço da liberdade (...)

    Até a próxima!

ID
292723
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas, ou melhor, não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população. No espaço, que não é mais o espaço da liberdade individual, mas o espaço da estrutura capitalista, é o movimento do capital, sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho.

(Vainer, Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.)

Assinale a afirmativa que não expresse o pensamento estruturalista.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    O erro está em afirmar que as ações do mercado são racionais, tais ações são resultados de inúmeros fatores dinâmicos e complexos demais para serem chamados de 'racionais'.
  • Questão de mera interpreteção de texto, nem precisa saber sobre "atualidades"...

  • Deveria ser anulada. Se partimos do principio q o ser humano é racional, o restante da questao continua condizente com a ideia estruturalista de ir atrás do capital.

ID
292726
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“No Brasil, os questionamentos sobre o modo de vida urbano e as discussões abordando os limites e o esgotamento da cidade e da metrópole reaparecem sempre. Temas ligados à ingovernabilidade, à pobreza urbana, ao narcotráfico, entre outros, estão presentes na mídia e permeiam a opinião pública exigindo explicações e soluções.”

(Silva, José Borzzacchiello da. “Estatuto da cidade versus estatuto de cidade – eis a questão”, 2005.)

Em relação à crise das grandes cidades brasileiras, analise as afirmativas a seguir:

I. O setor da construção civil e o mercado de comércio informal minimizam os efeitos da crise urbana ao absorverem a mão-de-obra de pouca ou nenhuma qualificação.

II. A infra-estrutura urbana e os serviços públicos são insuficientes e mal distribuídos e reforçam os contrastes entre áreas com melhores equipamentos urbanos e outras de baixo padrão de habitabilidade.

III. A ausência de uma política social e ambiental eficientes encaminha um número expressivo de moradores para áreas urbanas de risco e contribui para o processo acentuado de degradação da natureza com a destruição de manguezais e de áreas verdes, entre outras.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    Eu ainda tive dúvida, pois o mercado informal por outro ângulo também pode ser fonte de problemas na dinâmica urbana. Mas no contexto a que se propõe a questão a alternativa I está correta.
  • Colegas:
    levem em consideração o trecho descrito anteriormente. Assim, ficará mais fácil considerar a I como correta.
    Abraços e bons estudos.
  • Entendo o ponto de vista do examinador mas a meu ver essa questão deveria ser anulada.

ID
296662
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos


A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual.No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas,ou melhor,não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população.No espaço,que não é mais o espaço da liberdade individual,mas o espaço da estrutura capitalista,é o movimento do capital,sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho.
(Vainer, Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.)

Assinale a única afirmativa que não expressa o pensamento estruturalista.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: C.
    A principal característica do pensamento estruturalista é a subordinação da ação humana ao movimento do capital. Nesse sentido, as relações sociais, econômicas e culturais são concretizadas e entendidas a partir da luta de classes. O marxismo e suas diferentes interpretações proporcionam a ideia do pensamento estruturalista.
  • O enunciado diz que ".No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas,ou melhor,não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população". Portanto, a mobilidade dos trabalhadores NÃO resultaria de ações racionais( tomadas pelos trabalhadores) orientadas pelo mercado, ou seja, a movimentação do capital é que cria as migrações e não por escolha dos indivíduos. Foi como pensei pra responder a questão. Espero ter ajudado.

ID
303940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-PA
Ano
2005
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto V – questões de 11 a 14

O número de indigentes em proporção da
população no Brasil de hoje já não é o que foi há 50 anos.
Pequeno consolo. O desconsolo aumenta quando
observamos que mesmo esse número poderia ser
muitíssimo menor se, durante os últimos 33 anos,
tivéssemos crescido como os tigres asiáticos. Há 40 anos, os
organismos internacionais acreditavam que a Coréia do
Sul estava condenada à pobreza. Erraram no julgamento.
O país tornou-se um fenômeno de crescimento sustentado e
redução da pobreza, como outros países asiáticos.
A pergunta agora é se a África poderia se tornar
palco de um novo milagre se tivesse ajuda externa e
políticas econômicas adequadas. Suas deficiências
estruturais são notórias: baixa produtividade agrícola, altos
custos de transportes, doenças tropicais, AIDS e baixa
difusão de tecnologia. Mais grave ainda é que, durante os
últimos anos, a África tem enfrentado mais guerras internas
que outras regiões. Os genocídios — Ruanda em 1994 e
Darfur em 2004 — são apenas as histórias mais trágicas de
conflitos perenes. Para escapar desse círculo vicioso de
guerra e pobreza, a região precisa de assistência. Cálculos
estratégicos guiam o interesse crescente dos EUA e da
Europa na África. Nesses cálculos, entram a abundância
de recursos naturais (inclusive urânio) em um Congo
conturbado, a combinação petróleo-islamismo na África
Ocidental, a proliferação de armas no continente e a
migração descontrolada e incontrolável.

Eliana Cardoso. Áfricas. In: Valor Econômico, 20/1/2005, p. A2 (com adaptações).

Tendo por referência o texto V, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "d" é a correta, baseada no seguinte trecho do texto: "Para escapar desse círculo vicioso de guerra e pobreza, a região precisa de assistência. Cálculos estratégicos guiam o interesse crescente dos EUA e da Europa na África. Nesses cálculos, entram a abundância de recursos naturais (inclusive urânio) em um Congo conturbado, a combinação petróleo-islamismo na África Ocidental, a proliferação de armas no continente e a migração descontrolada e incontrolável."

ID
315409
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Censo realizado no Brasil, em 2010, indica que o Estado do Amapá:

I. apresentou o maior índice de crescimento populacional entre os estados do país, com 40,18%, entre 2000 e 2010.

II. é o segundo estado do país com menor população, atrás apenas de Roraima.

III. concentra mais da metade de sua população na zona rural.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

  • Dados:IBGE divulga resultado parcial do Censo 2010 no Amapá
    Resultados ainda serão repassados para avaliação das prefeituras nos 16 municípios do Amapá para serem finalizados no dia 29

    http://www.censo2010.ibge.gov.br./dados_divulgados/index.php

     

    A população do Amapá aumentou em 36% nos últimos dez anos. É o que diz o resultado parcial do Censo 2010, divulgado na manhã desta quinta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado saltou de 477.032 habitantes, em 2000, para 648.553, em 2010. Os números estão publicados no Diário Oficial da União de quarta. 

    Os dados revelam que Macapá (387.539 habitantes), Santana (99.029), Laranjal do Jari (38.170), Oiapoque (19.941) e Mazagão (16.923) foram os municípios com maior taxa de crescimento. Em Pedra Branca o número de moradores mais do que duplicou. Passou de 4 mil para mais de 10 mil habitantes. Por outro lado, a cidade de Amapá foi a que teve menos crescimento. Registrou 500 novos moradores. 

    A coleta foi realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro, com a participação de 602 recenseadores nos 16 municípios do Estado. O Governo do Estado apoiou o trabalho com a destinação de espaços para postos de coleta. O objetivo da pesquisa foi traçar a radiografia atual do amapaense em vários aspectos: cultura, religião, população, renda, etnia, economia e família. 

    O IBGE vai apresentar os resultados para os 16 municípios do Estado em reuniões entre os prefeitos e as comissões censitárias estaduais, municipais de Geografia e Estatística. Cada prefeitura terá 20 dias para avaliar os resultados. No dia 29 de novembro o IBGE divulgará o resultado oficial dos municípios. Com esses dados as prefeituras podem estudar melhorias para a comunidade, inclusão de novos projetos como escolas, hospitais e bibliotecas. 

    Segundo Joel Lima da Silva, coordenador do Censo 2010, no Amapá 99% das famílias foram visitadas. “Como as prefeituras ainda estão avaliando os dados, as família que não tenham sido visitadas pelos recenseadores podem agendar a visita. É só ligar, gratuitamente, até o dia 24 de novembro para o telefone 800-7218181”, disse. 

    Entre os dias 8 e 24 de novembro os resultados da coleta do Censo 2010 continuarão acessíveis na Internet, no endereço www.censo2010.ibge.gov.br. 

    O Censo serve para que a própria população possa avaliar, planejar e reivindicar melhorias, ajudar na transparência de informações e no posicionamento do Brasil para mundo.
    Secretaria de Estado da Comunicação
  • GABARITO: B
    FUNDAMENTO:
     
    O Amapá foi o Estado brasileiro que registrou o maior crescimento populacional na última década. A população saltou de 557.226 habitantes, em 2000, para 733.559, em 2010, aumento de 40,70%, e praticamente quadruplicou desde 1980, quando o Amapá tinha apenas 180.078 habitantes.
     
    O Estado com menor população no país continua sendo Roraima, que tem 450.479 habitantes, de acordo com o Censo 2010. Em contrapartida, em termos relativos, Roraima teve o segundo maior crescimento do país, com a população aumentando em 38,97%.
     
    Amapá está atrás apenas de Roraima, sendo o 2º Estado do país com menor população habitacional.
     
    Fonte: notícias UOL.com.br 
  • Fábio,

    Conforme os fundamentos que vc apontou, então a alternativa correta seria a letra A, ok?

    B. estudos
  • Assertiva A:
    De acordo com os dados do IBGE apresentado pelos colegas...
  • é o segundo estado do país com menor população, atrás apenas de Roraima. Ele não tá atrás de roraima. Questão mal fomulada, preposição "de" me lascou.


ID
315943
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados preliminares do Censo 2010, divulgados em novembro do mesmo ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirmam que

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA C

    Censo 2010 constata que a  população brasileira está mais velha e chega a 190.755.799 habitantes.


    Fonte: IBGE
  • Segundo notícia veiculada no G1 censo 2010 aponta 190,7 milhões de brasilerios em 2010.
    vejam o link:
    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/censo-aponta-1907-milhoes-de-brasileiros-em-2010.html
  • a) Diminuiu a proporção de crianças e jovens e aumentou a de adultos e idosos 

     b) Em 2010, a população brasileira era composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.Existiam 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja, 3,9 milhões de mulheres a mais que homens.
    Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens.

    c) De 2000 a 2010, cresceu 12,3%.

    d) diminuiu o número de habitantes da zona rural.
    Em 2000:
    81,25% da população viviam em zona urbana
    18,75% viviam em zona rural.
    Em 2010:
    84,35% em zona urbana
    15,65% em zona rural.

    e) Fortaleza é a quinta cidade mais populosa
    1a - São Paulo
    2a - Rio de Janeiro
    3a - Salvador
    4a - Brasilia
    5a - Fortaleza

    Fonte: www.ibge.gov.br
  • A LETRA E ESTÁ ERRADA, POIS O FORTALEZA É UM TIME DE TERCEIRA DIVISÃO.

    YEAWWWW

    CHUPA, LEÃO!! 




ID
325258
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil subiu quatro posições no ranking global de bem-estar das populações em 2010. Saltou da 77ª para a 73ª colocação. A escalada brasileira de quatro posições obtida em 2009 foi o melhor desempenho no ranking, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – refletem o país de 2009 para a maioria dos indicadores e poderíamos estar em melhor posição caso tivesse havido avanços em todos os setores avaliados pela ONU. Neste caso, o setor que pode ter impedido umamelhor colocação para o país foi:

Alternativas
Comentários
  • a escolaridade é o grande fator!
  • Bom essa questão menciona o IDH, portanto teríamos que pensar em quais fatores influenciam o IDH: renda per capita, escolaridade e expectativa de vida ao nascer. Logo já poderíamos eliminar as alternativas D e E

    De fato, a resposta correta é educação, como podemos ver no relatório da ONU, onde a BAIXA ESCOLARIDADE é destacada.

    " o relatório diz que “um estudo de atitudes sobre educação entre elites brasileiras durante os anos 90 mostrou que as elites são frequentemente relutantes em ampliar as oportunidades de educação, pois trabalhadores educados seriam mais difíceis de gerenciar”. Em outro ponto, critica-se de uma vez só dois pontos: a baixa escolaridade geral e a diferença no acesso ao ensino entre pobres e ricos. “Anos médios de escolaridade são muito mais baixos no Brasil (7 anos) que na Coréia do Sul (12 anos), mas os dois países tem perdas de desigualdade similares na educação (26%).” "


    De fato ficaria mais fácil de responder a questão em 2010 já que foi noticiada na época. Mas a má qualidade da educação brasileira é sempre um assunto recorrente. Já o PIB per capita e a expectativa de vida estão subindo nos últimos anos.
  • Questão confusa, todas as alternativas podem ser apontadas como corretas. Todos os itens citados são precários no Brasil.


ID
332578
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos


“Um pacote habitacional vem sendo anunciado como um dos elementos-chave da estratégia governamental para impulsionar o crescimento da economia brasileira.

O modo de produção de moradias populares para além dos limites da cidade tem consequências graves que acabam prejudicando a todos...”

(Le Monde Diplomatique Brasil – Março 2009. Pg 4)

Entre as consequências negativas desse tipo de ocupação, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • segregação socioespacial
    O modo de produção de moradias populares
    para além dos limites da cidade tem
    consequências graves que acabam prejudicando
    a todos. Além de encarecer a extensão
    das infraestruturas urbanas, que precisam
    alcançar locais cada vez mais distantes, o
    afastamento entre os locais de trabalho, os
    equipamentos urbanos e as áreas de moradia
    aprofundam as segregações socioespaciais
    e encarecem os custos da mobilidade
    urbana. As longas viagens diárias entre a residência
    e os locais de trabalho ou de ensino
    congestionam as vias e os transportes coletivos,
    prejudicando a qualidade de vida coletiva.
    Ademais, o predomínio das opções
    sobre pneus – especialmente os automóveis
    que usam combustíveis fósseis e emitem gás
    carbônico – contribui para a poluição do ar,
    o aquecimento global e as mudanças climáticas,
    cujos efeitos já estão afetando milhões
    de pessoas no mundo inteiro.
  • Um dos principais problemas atuais envolve a segregação espacial, que nada mais é que a separação da classe mais pobre das mais altas, vivendo na maioria das vezes isolados, assim como em ambientes desfavoráveis com saneamento básico deficiente e sistemas de saúde precários.


ID
332587
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive emzonas rurais.

Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%em2030 e 69,6%em2050.

Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de formamais expressiva são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B.

    Saturação das metrópoles

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Por Philip S. GolubLe Monde diplomatique Brasil

    A urbanização extensiva de regiões pobres e emergentes revolucionou os modos de ser e agir de grande parte da humanidade. Ao mesmo tempo origem e consequência das migrações que intensifica, ela cria novas estratificações sociais e acentua o movimento de transformação do ecossistema global pelo ser humano

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Destas, mais de 500 milhões estão em megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes ou em grandes cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Daqui para frente, projecções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7% em 2030 e 69,6%, em 2050. Os novos e antigos centros urbanos vão absorver a maior parte do crescimento que está por vir.1

    Tal transformação em larga escala vai afectar, sobretudo, as regiões pobres e emergentes mais populosas. Já fortemente urbanizados, os países mais desenvolvidos devem experimentar um aumento relativamente pequeno do índice de população urbana: dos 74% actuais para cerca de 85% em meados deste século, impelindo as possibilidades de expansão ao limite. O mesmo vale para a América Latina, em razão de sua urbanização precoce, ocorrida desde o início do século XX, e diferente daquela dos países ricos.

    Fonte: http://www.esquerda.net/node/6530

  • Não pode ser a C porque o Brasil se tornou em 1970 majoritariamente urbano, hoje essa população representa 85% contra 15% do campo. Se o Brasil que é um país emergente já apresenta esse nível, imagine os países desenvolvidos citados.

    Única alternativa restante é a letra B.


ID
348148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dentro de um contexto que envolve boa parte dos países europeus, os deputados belgas aprovaram, em 29 de abril último, por 136 votos em 138 possíveis, texto que interdita, em todo espaço público, a utilização de vestes que escondam, mascarem ou dissimulem, no todo ou em parte, o rosto de uma pessoa. Ainda que não citado explicitamente no texto aprovado, parece evidente o objetivo de atingir determinada parcela da população. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada - A França teve problemas com muçulmanas proibindo incluive o uso de vestes que cobriam todo o corpo. E tb com os ciganos bulgaros que foram expulsos do país.
    B - Errada - A Belgica tem tido problemas com imigração ilegal e vem restringindo o fluxo migratório.
    C-  Errada - A Europa vem controlando da vez mais a imigração com receio de perda de identidade dos povos europeus.
    D- Errada - Europa ainda não se recuperou e da crescente repulsa aos imigrantes, que passam a ser vistos como fator de perturbação social, peso adicional para os diferentes países e candidatos a roubar empregos cada vez mais escassos. Partidos com programas xenófobos não são novidade na Europa. A Frente Nacional, de Jean-Marie Le Pen, tem sido uma força constante na França. Na Itália, a Liga Norte integra a coalizão do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que obteve voto de confiança no Parlamento. Mas há duas novidades preocupantes: o surgimento de novos partidos de extrema-direita em países como Suécia, Holanda e Alemanha, e a tendência de políticos tradicionais de explorar o veio da xenofobia, latente no eleitorado, para não ficar fora do jogo. (Fonte: O Globo)
    E - Correta

ID
354259
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

36) A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris, lançou no final do primeiro semestre de 2010 um relatório sobre a migração internacional, no qual apresenta como conclusões:

I. Mesmo com a crise, a imigração aumentou significativamente nos 27 países da União Europeia, devido ao envelhecimento da força de trabalho, mantendo vários setores com vagas ociosas.

II. As restrições à imigração aumentaram amplamente desde que uma crise financeira abarcou o mundo, em 2008.

III. A migração de mão-de-obra é um problema futuro que vai necessitar da implantação de leis protecionistas de mercado, no intuito de preservar as vagas de trabalho para a população ativa dos países desenvolvidos. Vamos precisar suprir faltas de mão-de-obra e fazer frente a desafios demográficos.

IV. O fluxo de imigrantes caiu em 2008, e continuou a declinar em 2009, revertendo cinco anos de aumentos médios anuais.

Estão adequadas ao enunciado apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários

ID
490792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tal como relatado no texto, a atuação do serviço de controle de migrações da Espanha diverge frontalmente das diretrizes da União Européia, que adota, em geral, nítida política de estímulo à entrada de imigrantes em seu território.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A União Européia não estimula a entrada de imigrantes em seu território! Ao contrário, estimula-os a sair, especialmente agora com o agravamento da crise internacional. O que se tem dito acerca da Espanha é que os estrangeiros que desembarcam por lá, em especial os brasileiros, estão recebendo um tratamento excessivamente rigoroso em termos de exigências na imigração, bem como - e este talvez seja o ponto mais crítico da situação - vêm sendo submetidos a condições bastante precárias enquanto é providenciado o seu retorno ao Brasil.
  • A questão está errada, pois a União Europeia não estimula a entrada de imigrantes em seu território. Alguns países, como a Espanha, são porta de entrada mais frequente de imigrantes ilegais no continente. Por isso, é frequente verificar políticas mais rígidas de imigração nesses locais de maior entrada do que em outros países. Os cidadãos dos países pertencentes à união Europeia podem circular livremente pelo continente, podendo trabalhar e estudar sem necessidade de visto. Dentro da UE, há países ricos e outros relativamente pobres, de modo que existe imigração dos países menos favorecidos, como os do Leste europeu, para os mais ricos, como Reino Unido e Alemanha. Esse tipo de imigração não pode ser evitado porque está previsto nas próprias leis do bloco regional. Dessa forma, visto que a UE já tem um influxo significativo de imigrantes provenientes do próprio continente, ela não estimula a entrada de imigrantes de fora do bloco. A crise econômica iniciada em 2008 afetou particularmente alguns países europeus, como a Espanha, que têm, atualmente, grande taxa de desemprego. Questões sociais como essa fazem com que as sociedades dos países europeus se tornem crescentemente contra a imigração. 







ID
490801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ameaça feita pelo Itamaraty de adotar o princípio diplomático da reciprocidade e dificultar a entrada de espanhóis no território brasileiro não surtiu efeito prático, haja vista a inexistência de casos de repatriação de espanhóis desde o início da crise.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Houve diversos casos de repatriação de espanhois, e alguns desses casos estão inclusive disponívels em vídeos no youtube como é o caso desses dois exemplos a seguir. O primeiro é um clássico!

    http://www.youtube.com/watch?v=jx_CTOdghws
    http://www.youtube.com/watch?v=Rfv6vVv28V8

ID
490804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ação da Espanha contra estrangeiros que tentavam entrar no país, como foi o caso dos brasileiros citados no texto, teve reflexos na política interna e ajuda a explicar a fragorosa derrota do partido socialista nas recentes eleições.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Eu diria que a ação da Espanha contra estrangeiros é um reflexo da política interna, ou seja, está mais para efeito do que para causa. Só que a questão sugere justamente o contrário. Além disso... o partido socialista, que lá tem a sigla PSOE - Partido Socialista Operário Espanhol, "ganhou" as eleições de 2008!
    [a prova foi realizada em 2008, ok?]

ID
490813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tradicional destino de imigrantes vindos de várias regiões do planeta, o Brasil vem se transformando em país de emigrantes, em geral pessoas que partem em busca de melhores condições de vida no exterior.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Mas é preciso se ligar numa coisa... a questão se refere, talvez, ao período de colonização do Brasil, durante o qual, sim, fomos um grande centro de imigração para povos como portugueses, holandeses, africanos, italianos, japoneses, alemães, e tantos outros, cada um à sua época. Em contraste com esse período, a partir da metade do século XX aproximadamente, o Brasil de fato passou a ser, digamos assim, um exportador de pessoas, ou seja, nos tornamos um país de emigrantes ao invés de um país de imigrantes. Até aqui, portanto, a questão está certa.

    Só que a dinâmica migratória está mudando drastica e rapidamente nos últimos anos. O Brasil agora é um país com maior destaque no cenário econômico internacional e, claro, vem se tornando atrativo para estrangeiros. Portanto, se considerarmos os últimos 10 anos, ou melhor, se considerarmos esse princípio de século XXI, talvez tenhamos nos tornado novamente um país de imigrantes: cubanos, haitianos, chineses, espanhois...

ID
510499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As rebeliões em presídios paulistas, conduzidas recentemente por
grupos criminosos organizados, despertaram a sociedade
brasileira, que ficou atônita ante as limitações do sistema de
proteção e segurança dos seus cidadãos. A propósito desses
aspectos, julgue os próximos itens.

A vida nas grandes cidades, inspiradoras de sonhos dos que deixaram o campo nas últimas décadas de urbanização desenfreada no Brasil, deteriora-se de forma crescente no que concerne à segurança das pessoas.

Alternativas

ID
608137
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“As conquistas alcançadas pelas minorias ocorrem sempre envolvidas em polêmicas e grandes desdobramentos que se tornam parte da história de um povo. Em meio a muita discussão, manifestações contrárias ou a favor, no dia 15 de julho de 2010, o Senado da Argentina aprovou uma lei por 33 votos a favor, 27 contra e 3 abstenções, que coloca esta nação em posição única na América Latina, embora duas outras (Colômbia e Uruguai) já tenham apresentados avanços no que diz respeito a mesma questão. Hoje, a Argentina se inclui num grupo onde se encontram países como Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Portugal e Suécia.” O enunciado trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Argentina é o primeiro país latino-americano a permitir o casamento gay

ID
610087
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em seu segundo ano à frente da Igreja Católica, o Papa Bento XVI visitou o Brasil, realizando a canonização de Frei Galvão em São Paulo, primeiro santo brasileiro. Sobre o novo chefe do Vaticano é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Boiei...
    A reportagem postada pela Bérbara diz justamente o que afirma a alternativa "D".
    Mas segundo o gabarito a alternativa "D" é a incorreta...
    Como???
  • Letra A é verdadeira(Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, no sudeste da Alemanha, em 1927.) " O cardeal Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, nasceu na cidade de Marktl am Inn, no sudeste da Alemanha, em 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma ex-cozinheira, - ela largou a profissão ao casar - Ratzinger passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria."

    Letra B é verdadeira: (Durante o governo de Adolf Hitler, Ratzinger serviu ao exército nazista) " Durante o governo de Adolf Hitler (1933-1945), Ratzinger serviu ao exército nazista, se alistando por conta do serviço militar obrigatório. Ele chegou a servir em uma bateria antiaérea de defesa a uma fábrica da BMW no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)."

    Letra C é verdadeira: (Lecionou em diversas universidades e foi vice-reitor da Universidade de Ratisbona.)  "Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". De 1962 a 1965 contribuiu para o Concílio Vaticano II como perito. À época, ele era consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.
    Lecionou em diversas universidades alemãs e foi vice-reitor da Universidade de Ratisbona. Ratzinger foi nomeado arcebispo de Munique em 25 de março de 1977 e proclamado cardeal em 27 de junho do mesmo ano pelo papa Paulo VI.

    Letra D é Falsa:  (Ratzinger veio ao Brasil pela primeira vez dando início à sua visita à América.)"Ratzinger já esteve no Brasil em 1990, quando participou durante dez dias de um encontro de bispos. Ele ficou hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em entrevista ao Jornal do Brasil, na época, disse que "O problema (da Teologia da Libertação) nasce de uma idéia politizada da liberdade, reduzindo sua dimensão. Uma Igreja politizada tem uma posição parcial e não é mais a Igreja universal, aberta a todos. O segundo aspecto, que prevalece no mundo rico, é aquele de uma idéia anárquica de liberdade, confundida com o arbítrio de poder fazer tudo". Sendo assim não foi a primeira visita dele ao Brasil!!!!

    Letra E é verdadeira: (É contrário ao sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade e o aborto.) http://fratresinunum.com/tag/cardeal-schonborn/
  • Assertiva errada D:
    Porque ele já veio para o Brasil na década de 90,para participar de um encontro de bispos no Rio de Janeiro...
    Deus abençoe a todos...

ID
703465
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

    Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:

    • Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
    • O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
    • E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
    http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH

     

  • Gabarito: D

    Mais sobre o assunto:




    idh 2011 (Foto: Editoria de Arte/G1)
  • Globo (G1): Sensacionalismo NUNCA! (Y) -,-
  • http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH

    Bons estudos!
  • IDH 

    ONGEFIDADE

    SCOLARIDADE

    ENDA 


ID
722935
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Nos dias seguintes, viram-se milhares continuarem a enfrentar a polícia na capital e em várias cidades do Iêmen, em um movimento de crescimento mais lento que o do Egito, mas muito firme. Idem na Jordânia, onde a substituição do gabinete não satisfez a oposição. Na Tunísia, onde ministros continuaram a cair e manifestantes a enfrentar a repressão do governo interino, enquanto migrantes na miséria aproveitam a brecha na ordem para chegar à Itália em pequenas embarcações. No Iraque, onde milhares saíram às ruas de Kut e no Curdistão houve cinco mortes. Na Líbia, centenas fizeram protestos contra Muammar Kaddafi em Bengazi e Al-Bayda, onde a repressão fez mais 14 mortos. No Sudão, mulheres saíram às ruas pedindo a libertação de filhos e maridos presos”. 

Costa, A. L.M. C. Feliz Oriente Novo In: CARTA CAPITAL, Edição 634 de 24/02/2011. 

Sobre a crise descrita no excerto acima, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
782929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação a fluxos migratórios, julgue os itens que se seguem.


Em 2011, verificou-se a redução do número total de estrangeiros no Brasil, que refletiu a diminuição dos fluxos migratórios ocorrida em todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • item Errado
    O número de estrangeiros registrados junto ao Departamento de Polícia Federal no Brasil, em 2011, aumentou em quase 50% com relação a 2010, segundo dados do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. Até junho de 2011, o Brasil já possuía cerca de 1,466 milhão de estrangeiros, enquanto que em dezembro de 2010, o quantitativo não ultrapassava os 961 mil.

    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/11/1o/economia-brasileira-atrai-estrangeiros-e-imigracao-aumenta-50-em-seis-meses
  • GABARITO: ERRADO.
    Dados para 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam um aumento de mais de 25% na emissão de vistos de trabalho, em relação a 2010. Foram concedidos 70.524 vistos, dos quais 66.690 foram temporários, a maioria (34%) de até 90 dias. São autorizações dadas majoritariamente a homens (90% dos vistos) para trabalhar a bordo de embarcação ou plataforma estrangeira ou ainda navios turísticos estrangeiros, por prazo de até 90 dias. Cinco países – Estados Unidos, Filipinas, Reino Unido, Índia e Alemanha – estão na origem de 43% dos vistos temporários expedidos (ver gráfico 1). Menos de 8 % dos vistos temporários foram concedidos por dois anos para estrangeiros com contrato de trabalho no Brasil.

     

    Este número, porém, aumentou 117% em relação a 2008. Nem todos os migrantes solicitam entrada no Brasil por meio de visto temporário. Nos últimos quatro anos, houve um aumento de mais de 700% nos vistos permanentes de caráter humanitário e de 550% para estabelecimento de união estável. Franceses são os que mais solicitaram união estável com brasileiros, mas foram os haitianos (709 dos 711 pedidos aprovados) os que mais recorreram a razões humanitárias para solicitar residência no Brasil em 2011.

    FONTE: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000200005&script=sci_arttext

ID
786781
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pode-se afirmar que, a partir de 1950, verifica-se uma aceleração do movimento migratório no país. Desse modo, graças à incessante movimentação, o Brasil mistura sobre o território pessoas das mais diversas origens regionais e estaduais. Considerando esse cenário e o processo de formação da população brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A estagnação econômica, as constantes secas e a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.[1] Com o início do "Primeiro Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia, fato que se repete com o "Segundo Ciclo da Borracha" durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes polos de atração para essas populações.

    Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente. Entre as décadas de 1980 e 1990 o fluxo migratório para o Sudeste diminuiu e surgiram também migrações para a região do Distrito Federal e mais uma vez para a região amazônica.

  • a) Errada. A ocupação do CO vincula-se à construção de Brasília, a nova capital federal.
     
    c) Errada. Pelo contrário, segundo o IBGE, o Centro-Oeste é a região que mais detém e a que mais atrai imigrantes atualmente.
     
    d) Errada. As áreas demarcadas como indígenas estão longe de ser inexpressivas e compõem grande parte do território amazônico. Tome-se como exemplo o Estado de Roraima, onde quase 47% da área territorial é demarcada.
     
    e) Errada. A primeira parte que trata dos imigrantes está correta, porém o fenômeno do êxodo nordestino com destino a São Paulo atingiu o seu auge entre as décadas de 1950 e 1980, ápice do desenvolvimento industrial. A partir da década de 1980, esse fluxo diminui. Hoje, percebe-se um fluxo emigratório rumo ao Nordeste.  
  • Na primeira década do século XX, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador mundial de borracha. Em 1910, por exemplo, chegou a exportar, aproximadamente, 40 mil toneladas do produto.

    Na década de 1910, empresários holandeses e ingleses entraram no lucrativo mercado mundial de borracha. Passaram a produzir, em larga escala e custos baixos, o produto na Ásia (Ceilão, Indonésia e Malásia). A concorrência fez com que, no começo da década de 1920, a exportação da borracha brasileira caísse significativamente. Era o fim do ciclo da borracha no Brasil. Muitas cidades se esvaziaram, entrando em plena decadência.

    http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_borracha.htm

    Bons estudos!

ID
819118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Aos 50 anos, o Distrito Federal (DF) vive um crescimento acelerado do setor imobiliário. Apesar das limitações impostas pelo plano arquitetônico da capital, que impede entre outras coisas construções com mais de seis andares, o ramo cresceu mais de 80% nos últimos cinco anos.


Internet: < www.globo.com > (com adaptações)


Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o  próximo item.


A escassez de terrenos e o alto custo do metro quadrado têm levado as construtoras a procurar cidades distantes do Plano Piloto.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Ainda que o setor imobiliário esteja dentre os mais importantes do Distrito Federal, as empresas, ao tentarem se instalar na capital, encontram dificuldades relacionadas com o custo elevado do metro quadrado (um dos mais caros do Brasil) e com a escassez de terrenos (que faz com que os preços aumentem significativamente). 

    Prof. Diogo Surdi

  • e o setor noroeste? e o sudoeste? não concordo com o gabarito, nem com o sordi

  • Há cada vez menos terrenos disponíveis para construções no Plano Piloto, o que, aliado ao alto custo do metro quadrado, faz com que construtoras procurem áreas distantes para construírem edificações habitacionais.


ID
831835
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o seguinte fragmento de notícia e assinale a assertiva que apresenta CORRETAMENTE assunto a ele relacionado:

Já está pronta para ser votada no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/99) que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de (...). Competência privativa significa uma competência que possibilita a delegação a outro ente, ou seja, não é exclusiva. No caso da PEC, o Senado terá competência de aprovar os processos de (...), mas também poderá delegar a função a outro poder. De acordo com o projeto, a (...) e a criação de Unidades de Conservação (UC) deverão respeitar o limite máximo de 30% da superfície em cada federação. A PEC, se aprovada, não valerá como norma retroativa, afetando apenas processos futuros. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTBRR), a PEC 38/99 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas com algumas modificações do projeto original, de 1999. Fonte: Agência Senado, 01 de fevereiro de 2012.

Alternativas
Comentários
  • Já está pronta para ser votada no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/99) que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de demarcação de terras indígenas.

    Competência privativa significa uma competência que possibilita a delegação a outro ente, ou seja, não é exclusiva. No caso da PEC, o Senado terá competência de aprovar os processos de demarcação, mas também poderá delegar a função a outro poder.

    De acordo com o projeto, a demarcação de Terras Indígenas (TI) e a criação de Unidades de Conservação (UC) deverão respeitar o limite máximo de 30% da superfície em cada federação. A PEC, se aprovada, não valerá como norma retroativa às Unidades de Conservação e Terras Indígenas já implementadas (ou homologadas), apenas sobre processos futuros.

    De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), crítico da demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol, a PEC 38/99 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas com algumas modificações do projeto original, de 1999.

    http://www.oeco.com.br/es/noticias/25678-senado-votara-pec-que-limita-demarcacao-de-terras-indigenas
  • Gabarito D
    A Proposta de Emenda à Constituição que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de demarcação de terras indígenas está pronta para ser votado em Plenário. A proposta (PEC 38/99) é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e já teve aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    A proposta de Mozarildo também determina que a demarcação de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental respeite o limite máximo de 30% da superfície de cada estado. Emaudiência pública realizada em 2009, representantes indígenas se manifestaram contrários a essa limitação. A proposta trata de tema polêmico e dividiu as opiniões dos senadores da CCJ.
    Ao justificar a PEC, o senador Mozarildo Cavalcanti afirmou que têm sido demarcados territórios desproporcionais às populações indígenas a que se destinam, o que torna amplas áreas dos estados brasileiros inaproveitadas para a exploração econômica. Ele disse que isso está inviabilizando o desenvolvimento de alguns estados. O parlamentar foi um dos principais críticos da demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol em seu estado.

  • As propostas que visam alterar a Constituição Federal, as PECs, precisam ser de grande interesse no Congresso e conseguir consenso para serem aprovadas. A PEC nº 38/99, de autoria do senador Mozarildo Cavacanti, PTB-RR, condiciona a demarcação das Terras Indígenas e visa limitá-las à 30% do território do estado em que se encontram. O mesmo seria estendido à criação de áreas de proteção ambiental.

    http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=45&tipo=N&pagina=51

    Bons estudos!

ID
864136
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bahia, apesar de ainda ocupar posição desprivilegiada no ranking do IDH brasileiro, tem apresentado crescimento nos seus indicadores, como

Alternativas

ID
895945
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O vertiginoso aumento da população e o consequente aumento do consumo de alimentos e matérias primas têm causado grande preocupação aos cientistas e governantes.

Assinale a alternativa que indica uma dessas preocupações.

Alternativas
Comentários
  • b) correta.
    Equilíbrio ambiental é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas. No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou não, estão em equilíbrio, mantendo assim, a continuidade das espécies e o ecossistema ajustado.

ID
910219
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, que não é muito comentada. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...].
Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra.


(Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23)

Um dos fatos importantes que fazem parte da revolução demográfica mencionada no texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, não muito comentadas. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa (escrita ou virtual). E só é substituído quando se “revela” que, por causa do baixo crescimento em 2012, a Inglaterra retomou a posição de sexta economia mundial, nossa por uns poucos meses…

    Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra, que nos ajudariam a pensar o Brasil que gostaríamos de legar para a geração a amadurecer em 2030. São fatos já inscritos que com toda a probabilidade se realizarão, a não ser que sejamos atropelados por uma improvável invasão marciana.
    Essa revolução deve-se basicamente ao processo civilizatório felizmente alcançado pela mulher brasileira, que hoje estuda mais, gera menos filhos (e um pouco mais tarde) e aumenta sua participação na força de trabalho. Há menos de quatro décadas temia-se que o Brasil, com sua então fantástica taxa de fecundidade, estaria condenado a ser um país miserável.
    Segundo o Censo de 2010, a população brasileira era de 191 milhões, praticamente 65% do propalado terrorismo demográfico de 1960! O Brasil é hoje um país com pequeno crescimento populacional e aumento significativo da expectativa de vida ao nascer. Vamos passar por um máximo populacional em 2040, acompanhado de um envelhecimento significativo. O aumento da população não será apenas quantitativo, mas também e principalmente qualitativo, com uma mudança profunda na estrutura da demanda de bens e serviços.

    Esse fato demográfico insuperável coloca o mais importante problema que temos de deixar solucionado para a próxima geração. Hoje temos pouco mais de 130 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos. Em 2030, teremos 150 milhões: cidadãos mais velhos, mais educados e, tudo sugere, mais exigentes em relação à administração do País.
    O mais importante problema nacional é este: como vamos organizar a sociedade brasileira para propiciar empregos de boa qualidade e salários adequados a 150 milhões de pessoas, a população em idade ativa em 2030? A resposta não é simples nem clara.
    O que é simples e claro é que isso não se fará simplesmente aprofundando a estrutura produtiva atual, apoiada na sofisticadíssima e produtiva agroindústria nacional, de maior valor agregado do que em geral se quer admitir, mas poupadora de mão de obra. E muito menos com a exploração mineral (inclusive o petróleo), atividades altamente intensivas em capital, com altíssima tecnologia e trabalho superespecializado.


    FONTE - CARTA CAPITAL
  • A diminuição da taxa de fecundidade mudará toda a estrutura da pirâmide etária brasileira num futuro próximo, o que tem efeitos diretos sobre a economia e a sociedade brasileira. Atualmente, a taxa de fecundidade no Brasil é de 1,8 filhos por mulher, enquanto a taxa de reposição da população é de 2,1 filhos. Isso significa que a população brasileira terá menos jovens no futuro e mais pessoas idosas, uma vez que a expectativa de vida do brasileiro é crescente. As principais consequências econômicas disso são a diminuição futura de população economicamente ativa, que é aquela que trabalha e produz riqueza para o país, e o aumento de pessoas inativas, que, na maioria das vezes são pensionistas do Estado (aposentados pelo sistema do INSS), o que provavelmente gerará a necessidade de reformas previdenciárias e mudanças nas prioridades de políticas sociais.


    A alternativa correta é a letra (C).



ID
957442
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A fim de corrigir a situação de marginalidade a que o acelerado desenvolvimento urbano no Brasil relegou grande parcela de sua população, a Constituição de 1988 estabeleceu a premissa da função social da cidade, dando origem aos dispositivos que, convertidos em lei em 2001, são conhecidos como Estatuto da Cidade, cuja implantação constitui hoje um dos maiores desafios para as municipalidades. Ao assinalar o caráter inédito da medida, seus críticos e também seus defensores costumam destacar, dentre outros elementos, o fato de

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, gostaríamos de destacar nossa estranheza com a colocação dessa questão no tema Atualidades. Trata-se, sem sombra de dúvidas, de uma questão sobre Direito Urbanístico, que estuda o Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257/01). Normalmente, matérias jurídicas são cobradas no contexto das Atualidades quando são alterações recentes, o que não é o caso aqui, já que a lei é de 2001… Enfim, vamos às alternativas. A: correta. O chamado direito de superfície consiste na utilização de terreno alheio mediante pagamento e abrange também o subsolo e o espaço aéreo correspondente (art. 21, § 1º, do Estatuto das Cidades); B: incorreta. O direito de preempção, que é a possibilidade de, em igualdade de condições (ou seja, pagando o mesmo preço), ter preferência na aquisição do imóvel, é garantido ao Poder Público no art. 25 do Estatuto das Cidades; C: incorreta. Não são todos os empreendimentos privados que dependem de Estudo de Impacto de Vizinhança, bem como obras públicas também podem estar sujeitas a ele (art. 36 do Estatuto das Cidades); D: incorreta. Dispõe o art. 2º, inciso II, do Estatuto das Cidades que a política urbana deve ser conduzida por uma gestão democrática, com a efetiva participação de diversos segmentos da comunidade; E: incorreta. As operações consorciadas, conduzidas pelo Poder Público com a participação de proprietários , moradores e investidores privados, está prevista para a consecução de transformações urbanísticas estruturais, melhorias social e valorização ambiental (art. 32 do Estatuto das Cidades). Nota-se, portanto, que a lei busca alavancar a participação das pessoas nos processos de gestão e avanço das cidades, criando um ambiente mais democrático visando à satisfação do bem de todos.

    GABARITO “A”

    Leia mais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm

    Fonte: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/05/gabarito-comentado-icms-sp-2013-parte-i/

  • Gab. A

    O direito de superfície atende à necessidade prática de permitir a construção em solo alheio, acolhendo a propriedade de forma a cumprir o seu papel constitucional, a sua função social, bem como voltando-se para a preservação do meio ambiente, permitindo a transferência, gratuita ou onerosa, do direito de construir sem atingir o domínio.

    Apresenta-se como um novo e importante instituto, consagrando em ordem louvável a função social da propriedade e a ordem urbanística, disposto tanto no Código Civil quanto no Estatuto da Cidade, com mecanismos em seu bojo que permitem a utilização, por exemplo, do solo ou de prédios inacabados, a fim de promover o almejado bem-estar social e o planejamento urbano.


ID
958840
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentes estudos realizados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa), com a perspectiva de caracterizar as várias formas espaciais, as distintas escalas de urbanização e a distribuição das atividades econômicas no território paulista, estabeleceram sete regiões, nas quais se percebem similitudes quanto à estrutura produtiva: leste, norte/nordeste, oeste, centro-oeste, centro-sul, extremo leste e sul. No leste, em torno da macrometrópole de São Paulo, encontra-se a rede urbana mais densa e complexa do país e a região econômica mais dinâmica do Estado, com intensos fluxos intermunicipais de pessoas e mercadorias. Quanto ao restante do Estado, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
960418
Banca
CONSULPLAN
Órgão
PM-TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre o processo de urbanização no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mais de 80% dos brasileiros vivem em áreas urbanas.

( ) São consideradas áreas urbanas sedes de municípios e distritos.

( ) Sudeste é a região que concentra a maioria dos habitantes rurais do país.

( ) Todas as capitais estaduais formam regiões metropolitanas em seus entornos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • fiquei em duvida nessa alternativa
    Todas as capitais estaduais formam regiões metropolitanas em seus entornos.
  • Não achei ridícula, inclusive, acertei por eliminação.

    (conhecia o teor das alternativas 1 2 e 3)
  • Atualmente, cerca de 84% da população brasileira é urbana. Entretanto, a assertiva III está incorreta quando afirma que a maior parte da população rural se encontra no Sudeste. Na realidade, essa região é a que mais concentra população urbana, com índice de aproximadamente 90,5%. O Nordeste é a região que mais tem população rural (cerca de 30%), seguido da região Norte, que tem índice bem próximo ao nordestino. Por fim, a assertiva IV está incorreta porque nem todas as capitais estaduais formam regiões metropolitanas. Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Teresina (PI) são exemplos de capitais que não formam regiões metropolitanas. Por outro lado, há cidades que não são capitais, como Campinas (SP), que constituem regiões metropolitanas.  

    A alternativa correta é a letra (D), uma vez que as duas primeiras assertivas são verdadeiras e as duas últimas são falsas.


  • Fui por eliminação, bem elaborada, letra D

  • Em dúvida nas alternativas

  • Só por essa do sudeste ter mais habitantes rurais daria pra matar.
  • gabarito= D


ID
960421
Banca
CONSULPLAN
Órgão
PM-TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Primeiro negro a ocupar uma cadeira no _________________________, Joaquim Barbosa assumiu a presidência após o período em que esteve em destaque público, devido à sua atuação implacável como relator da ação penal 470, conhecida como processo do _______________, que resultou na condenação de vários réus, dentre eles, algumas personalidades importantes do cenário político brasileiro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, O ano de 2012 foi de mudanças no Supremo Tribunal Federal (STF). A aposentadoria compulsória do ministro Cezar Peluso, que presidia o STF desde 2010, levou Ayres Britto ao comando da Suprema Corte em 19 de abril. Em setembro, no entanto, Britto também se aposentou compulsoriamente por chegar aos 70 anos, idade máxima para o trabalho no judiciário. Com sua saída, em 22 de novembro, assumiu o cargo o ministro Joaquim Barbosa, o primeiro presidente negro do STF.
    Barbosa já vinha recebendo destaque ao longo de 2012 por ser o relator da ação penal 470, processo que ficou conhecido como o julgamento do mensalão, e entrou para o noticiário também como o primeiro ministro negro que chegou ao principal cargo do judiciário brasileiro. Segundo Barbosa, sua passagem pelo comando do STF deve ser sem surpresas, pois gosta de agir by the books – em tradução livre, segundo as regras. A mescla de palavras estrangeiras com discursos em português é uma das marcas do ministro, que fala francês, inglês, alemão e espanhol
    Elogiado no meio jurídico, o novo presidente do STF é conhecido pela rigidez no julgamento de processos envolvendo corrupção e desvios éticos. Nos casos de grande repercussão social, Barbosa associa a argumentação técnica à defesa de valores que vêm ganhando força na sociedade democrática pós-Constituição de 1988, como o conceito de transparência na administração pública, o direito de minorias e as liberdades do cidadão.
  • essa questão ai brincou kkk... 
  • Essa foi pra não zerar...
  • Uma questão dessa não cai na minha prova.
  • Essa me lembrou da machinha de carnaval que fiz em 2005 com o amigo Jorge Costa Filho --> MARCHA do MENSALÃO que ficou camuflada até ser julgada pelo STF e a condenação dos réus é um exemplo para a sociedade brasileira (famosa por deixar sempre que crime político acabasse em PIZZA).

    Ouçam a canção no YOUTUBE :

    http://www.youtube.com/watch?v=UlVFITGWonY


  • Só falta ser de nível superior, ai brinca d+.

  • Uma vez que Joaquim Barbosa é ministro do Supremo Tribunal Federal, tendo tido atuação expressiva no julgamento do mensalão, caso de corrupção política descoberto nos anos de 2005 e 2006 e julgado em 2013.


    A alternativa correta é a letra (B).


  • LETRA= B


ID
960424
Banca
CONSULPLAN
Órgão
PM-TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A habitação é um problema sério enfrentado pelos brasileiros que, mesmo diante das várias iniciativas públicas, parece estar longe de uma solução. Sobre este tema, marque a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que são aglomerados subnormais



    Aglomerados subnormais: Primeiros resultados

    Os primeiros resultados sobre os recortes territoriais classificados como aglomerados subnormais no Censo Demográfico 2010, no total de 6.329, apresentam informações sobre a população residente e o número de domicílios ocupados em favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros assentamentos irregulares para o conjunto do País, Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios.

    FONTE: 
    http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subnormais/default_aglomerados_subnormais.shtm




     

  • A grande maioria dos domicílios brasileiros é considerada inadequada para moradia. 

    Segundo IBGE apenas 43% das residências são consideradas inadequadas para moradia.

    Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/43-dos-domicilios-do-brasil-sao-inadequados-para-moradia-diz-ibge.html

  • a) Errada;

    b) Correta;

    c) As regiões que concentram o maio número de aglomerados subnormais do país estão representadas em ordem decrescente por:

    Sudeste, Nordeste, Norte, Sul e Centro Oeste. A região Sudeste concentra quase a metade desses aglomerados.

    Fonte IBGE.

    d) Segundo o IBGE 43% dos domicílios são considerados subnormais.

  • LETRA B


ID
1108579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, a parte da população afetada pela violência é maior do que se poderia imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vítima de uma ação criminosa - agressão, sequestro, fraude, ofensas sexuais, discriminação, furto e roubo - no período de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcentagem da população vítima desses vários tipos de ocorrência varia muito de estado para estado.

O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptações).


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.


Nos centros urbanos do Brasil, especialmente nos de maior dimensão demográfica, a ação das facções criminosas contribui decisivamente para o aumento dos índices de violência.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    JUSTIFICATIVA – Isso é consensualmente aceito, sobretudo em relação ao narcotráfico.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf


  • DISCORDO DO GABARITO, UMA VEZ QUE AS FACÇÕES NÃO CONTRIBUEM DECISIVAMENTE,E ALÉM, TEMOS CORRUPÇÃO,FALTA DE OPORTUNIDADES,DESIGUALDADES,PRECONCEITOS NA MINHA OPINIÃO TUDO ISSO SOMA PRA AUMENTO DE TUDO O QUE ASSERTIVA AFIRMA
    .

     

  • Se a questgão colocasse como significativamente, tudo bem, mas decisivamente é achar que nada mais importa para o aumento dos índices de violência.

  • Densidade demográfica ( C )

     Dimensão demográfica ( E )

  • As questões mais polêmicas nunca são respondidas pelos professores do qconcursos.

  • Essa questão não estaria errada por se tratar de uma extrapolação do texto?

  • CERTO

    Mas lembrando que tudo começa pela forte corrupção, as injustiças e as inversões de valores no país.


ID
1114912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acidentes recentes com barcos de imigrantes clandestinos africanos que se dirigiam à Europa em busca de melhores condições de vida foram noticiados em todo o mundo. Com centenas de vítimas fatais, episódios como esse trazem à tona um problema de grande proporção, qual seja, o modo como, nos dias de hoje, países desenvolvidos tratam a questão da imigração. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O governo do Reino Unido apresentou nesta quinta-feira um projeto de lei que, entre outras regras, exige a verificação da situação dos imigrantes para se ter acesso a cuidados de saúde e a habitação privadas. A proposta foi criticada por advogados e ativistas de direitos humanos, que advertem para a discriminação racial. Críticos argumentam que o projeto poderia prejudicar imigrantes legais no Reino Unido. O país quer diminuir a chegada de cidadãos de países não europeus de 176 mil no ano passado para menos de 100 mil antes da próxima eleição, em 2015. 

    Na prática, a legislação – que ainda será votada no Parlamento – impede os ilegais de abrir contas bancárias e tirar carteira de motorista; obriga os proprietários a checarem o status de imigração dos inquilinos; torna mais difícil apelar em casos de deportação – diminuindo de 17 para 4 as possibilidades de recurso. E ainda dificulta o acesso à saúde pública.

    A ministra do Interior, Theresa May, defendeu as novas medidas alegando que a intenção é criar um ambiente hostil aos ilegais no país. A imigração é uma questão sensível no Reino Unido, principalmente num momento de crise econômica na zona do euro e cortes nos serviços públicos.

    ...

    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/governo-britanico-quer-endurecer-lei-da-imigracao/


ID
1120669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     O crescimento mais acelerado do rendimento das classes mais baixas, o aumento do emprego e as transferências de renda aos mais pobres nos últimos anos não foram suficientes para eliminar o fosso que ainda separa os moradores de favelas dos que vivem fora delas, segundo demonstra recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas os dois universos se aproximam bastante quando a pesquisa se volta para alguns índices de consumo, como a posse de aparelhos de TV e geladeira, por exemplo.

Jornal de Brasília, 7/11/2013, p. 19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da fisionomia social brasileira retratada pelo IBGE, julgue os itens de 21 a 24.

O acesso à universidade, à Internet por computador próprio e a posse do automóvel são itens que, hoje, aproximam os moradores das favelas dos demais habitantes das cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Mas os dois universos se aproximam bastante quando a pesquisa se volta para alguns índices de consumo, como a posse de aparelhos de TV e geladeira, por exemplo.


    Erradp.

  • No mais profundo retrato já feito pelo IBGE sobre as condições de vida em favelas brasileiras, o acesso à universidade e a posse de bens de consumo como automóvel e computadores com acesso à internet aparecem como os itens que mais diferenciam os moradores dessas áreas em relação ao restante da população. Fonte: O Globo

  • Ou seja, possuem as mesmas condições de acesso e facilidade à universidade, Internet por computador próprio e a posse do automóvel  para ambas as classes? Não.

    Aproximam-se... quando vistos pelos indices de consumo. Tipo numa geladeira que um compra e outro também passa a poder comprar; um celular, uma TV, etc.

    Carro, universidade e internet não é todo mundo que tem.

  • puts... como pode uma banca como fazer esse tipo de pergunta , nada haver (aproxima o morador de favela ) cruzis !!! como se a favela fosse um lugar isolado , e os moradores vivessem distante da sociedade. 

  • Exatamente Roberta, por isso a questão está ERRADA!


ID
1143886
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
AGEHAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de mil mulheres participaram ontem do Projeto Mulheres da Paz, no Centro de Convenções de Goiânia. Carregando bandeiras feitas com frases de carinho, elas chamaram a atenção para a causa que passaram a lutar: evitar a violência com jovens na região do Entorno do Distrito Federal – Valparaíso, Cidade Ocidental, Planaltina, Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Cristalina. O Projeto que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça, faz um trabalho preventivo em municípios mais vulneráveis à violência.

Esse episódio ligado à falta de informações sobre o paradeiro de seis jovens desaparecidos recentemente em Luziânia, município goiano localizado a 66km de Brasília, revela uma questão de alcance bem mais amplo para a sociedade goiana atual. Considerando essas informações, a respeito da região do Entorno do Distrito Federal, analise os itens a seguir:

I. O fluxo migratório para essa região não foi acompanhado por investimentos correspondentes nas áreas de educação, saúde, saneamento, urbanismo e segurança pública.

II. A falta de planejamento para minimizar os impactos que a concepção de Brasília causaria à região, que abriga, ainda hoje se faz sentir, mesmo após os cinquenta anos de sua fundação.

III. As demandas sociais não refletem nos elevados indicadores de criminalidade na região, pois o seu combate é uma questão de estruturação da segurança pública na região, com o aumento do efetivo policial e do sistema carcerário.

IV. Os altos índices de criminalidade registrados têm como causas, meramente, o crime organizado, o comércio e o uso de drogas e entorpecentes.

Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas

ID
1193623
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Síria ameaça responder ataques de Israel


O regime sírio afirmou na segunda-feira, 6 de maio de 2013, que escolherá o momento certo para responder aos ataques israelenses contra seu território, que deixaram 42 mortos e provocaram temores de um conflito regional. A ONU e a Rússia, um dos poucos aliados do presidente sírio Bashar al-Assad, advertiram para o perigo de uma escalada regional após os ataques aéreos israelenses contra posições militares sírias, na sexta-feira e no domingo, perto de Damasco.
(Exame.com, 06.05.13. Adaptado)

De acordo com Israel, o que motivou os ataques à Síria foi

Alternativas

ID
1210603
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expansão urbana gerou grandes desafios aos arquitetos e urbanistas do mundo, pois esses profissionais devem gerar condições para que as cidades sejam aprazíveis e consigam ordenar milhões de pessoas de forma sustentável. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • Gabarito A

    D - Errada . A palavra sempre invalida a questão.

  • C - Para além dos transtornos diários de congestionamento que prejudicam a qualidade de vida da população, decorrentes do crescimento acelerado da frota de veículos, soma-se a esse problema a diminuição das áreas verdes no Distrito Federal. Esses são fatores que, de forma conjunta, estão colocando o DF em uma situação de maior risco e vulnerabilidade ambiental. É o que revela um estudo realizado por professores da Universidade Católica de Brasília (UCB), divulgado em matéria no Correio Braziliense.

     


ID
1343146
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Prefeitura de São Paulo afirmou que pretende retirar até 40 mil vagas de estacionamento na cidade. A informação foi dada pelo secretário municipal de Transportes.

 
                                                                              (Folha, 4/jun/2014. Disponível em http://goo.gl/kpwfeV. 
                                                                                                             Último acesso: 6/set/2014. Adaptado) 

A medida está sendo adotada pela prefeitura para

Alternativas
Comentários
  • http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1464854-sp-vai-retirar-ate-30-mil-vagas-de-estacionamento-para-fazer-ciclovias.shtml


ID
1346074
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O conflito neste país deixou, até agora, segundo a ONU, mais de 100 mil mortos, dois milhões de refugiados. Relatório das Nações Unidas classifica a guerra de “grande tragédia do século 21”. “O país transformou-se na grande tragédia deste século, uma calamidade em termos humanos com um sofrimento e deslocamento de populações sem precedentes nos últimos anos”.

(http://topicos.estadao.com.br/. Adaptado)

O país a que se refere a notícia é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    "A guerra civil na Síria dura mais de dois anos e meio e deixou mais de dois milhões de refugiados, segundo a ONU. O número de mortos no conflito passa de 100 mil."

    Fonte: http://topicos.estadao.com.br/siria


ID
1348966
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Instituto Brincante, criado há 21 anos pelo músico, co- reógrafo e pesquisador Antônio Nóbrega, corre o risco de ter de deixar a sua sede na Rua Purpurina, na Vila Madalena.

(Folha.com, 11/jul/2014. Adaptado. Disponível em < http://goo.gl/HXtA73. Último acesso. 6/set/2014)

O risco vivido pelo Instituto Brincante está relacionado

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Brincante corre risco de perder sua sede na Vila Madalena, bairro tradicionalmente ligado às artes na Zona Oeste de São Paulo. O imóvel é alugado e o proprietário vendeu o terreno para uma construtora, que deve solicitar o despejo na próxima semana.

    O teatro-escola é um tradicional centro de educação musical e de cultura popular. “É um lugar muito singular porque ele procura estudar o Brasil e apresentar esse rosto menos visível do país sem nenhuma xenofobia”, disse o fundador da casa, o artista Antonio Nóbrega.

    Segundo o ex-proprietário do imóvel, César de Oliveira Alvez, a venda do imóvel já foi concluída. “Eu estou há mais de oito anos segurando porque não queria vender. Minha intenção nunca foi vender, mas chegou num ponto de problemas de saúde e de uma série de coisas pessoais e as construtoras sempre em cima que eu tive que vender”, disse Alvez.

    Nóbrega afirmou que não foi notificado a respeito da venda do imóvel, fato que Alvez desmente. Segundo o ex-proprietário, o instituto chegou até a fazer uma proposta, mas que não estaria compatível com o valor oferecido pela construtora.

    O fundador do Brincante nega. “Eu acho que uma coisa dessa natureza não pode ser feita verbalmente, ele tem que mandar algo escrito falando que está vendendo e quanto vai custar e isso não foi feito verbalmente, muito menos por carta.”

    A advogada do artista, Renata Maluf, disse que o instituto vai entrar com uma ação judicial “para questionar esse direito [de compra do imóvel] que não foi garantido”.

    G1, 12.07.2014

  • Fundadores do Instituto Brincante organizam campanha de financiamento coletivo

    Da Redação em 10/03/15

    O artista Antonio Nóbrega e a atriz e dançarina Rosane Almeida, casal fundador do Instituto Brincante, estão prestes a lançar uma grande campanha de financiamento coletivo para a construção da nova sede do espaço, que há 22 anos ocupa o número 428 da rua Purpurina, na Vila Madalena. Nesta semana, a dupla começou a gravar o filme da campanha.

    Nóbrega e Rosane Almeida gravam filme da campanha. Foto: Divulgação

    O Instituto Alana se engajará no projeto. Assim, para cada R$ 1 arrecadado, a instituição doará R$ 5, alcançando até R$ 2 milhões doados. A quantia seria suficiente para a reforma do imóvel e a estruturação de toda a sua parte administrativa.

    Apesar de a campanha ainda não ter sido lançada, os interessados em ajudar podem se inscrever aqui para saber como apoiar o projeto quando ele entrar no ar e também estimular outros amigos a fazer o mesmo.

    Leia também:

    Brincante vai lançar crowdfunding para construção de nova sede

    Lista dos resistentes: 5 “nãos” à especulação imobiliária na Vila Madalena

    Desocupação do espaço

    O Instituto Brincante funciona como teatro e centro de cultura brasileira. Em função da especulação imobiliária no bairro, Nóbrega e Rosane Almeida foram notificados – no primeiro semestre de 2014 – a desocupar o local onde funciona o espaço, sob pena de ajuizamento de ação de despejo.

    A campanha #ficabrincante tomou conta das redes sociais e levou 10 mil pessoas à área externa do Auditório Ibirapuera em setembro de 2014. Ao mesmo tempo, uma disputa judicial foi arrastada por meses. A decisão veio em dezembro: o instituto poderia manter o funcionamento no mesmo endereço até o fim de 2015; depois disso, seria transferido para um imóvel vizinho, pertencente a Nóbrega e Rosane.

    Campanha levou várias pessoas ao Auditório do Ibirapuera. Foto: Divulgação

    Em artigo, o artista Antonio Nóbrega explicou que, há quinze anos, ele e a esposa resolveram adquirir as duas casinhas coladas ao Brincante – onde a nova sede funcionará – e que lá é onde ficam o escritório de sua produtora, um pequeno centro de documentação e o local de guarda do acervo do instituto. Segundo ele, as casas têm uma área conjunta de 210 m², “espaço bem mais modesto que os 600 [m²] ocupados atualmente pelo instituto”. Por isso, será necessária uma “muito funcional e inteligente reforma nas casinhas para que possam reabrigar tudo aquilo que cabe no Brincante e o faz funcionar”

    Fonte: http://vilamundo.org.br/2015/03/fundadores-do-instituto-brincante-organizam-campanha-de-financiamento-coletivo/ 



ID
1382260
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Protestos de mais de 200 mil pessoas, no mês de março de 2006, nos Estados Unidos, na Califórnia, resultaram de um movimento contra

Alternativas

ID
1400233
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

(8/3/2012) Uma senhora brasileira de 77 anos de idade foi barrada pela imigração espanhola e passou três dias retida no aeroporto de Barajas, em Madri. Dionísia Rosa da Silva chegou do Brasil na última segunda-feira (5) acompanhada da neta, Amanda de Oliveira, mas não pôde entrar no país porque não teria a carta-convite exigida de brasileiros que chegam à Espanha para se hospedar com familiares ou amigos. Dionísia ficaria hospedada na casa da filha e do genro, pais de Amanda.

Internet: http://noticias.r7.com (com adaptações). Acesso em 11/3/2012.

Acerca do assunto abordado no texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1418506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o item que se segue, concernentes a problemas atuais de segurança internacional e regional.

À medida que se prolonga, o conflito na Síria evidencia a incapacidade do Conselho de Segurança da ONU de agir decisivamente e ameaça espalhar instabilidade pela região. Além disso, por ter provocado dezenas de milhares de mortes, feito milhões de refugiados e acarretado incontáveis deslocados internos, esse conflito é considerado um desastre humanitário de grande proporção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.

     

    Fontes: 

    Conselho de Segurança não aprovou resolução sobre a Síria, Secretário-Geral da ONU decepcionado

    Apesar dos apelos para uma acção unida e concertada para ajudar a acabar com a escalada da violência na Síria, o Conselho de Segurança não conseguiu aprovar uma resolução que teria ameaçado com sanções contra Damasco, devido aos votos negativos dos membros permanentes – Rússia e China.

    Onze dos 15 membros do Conselho votaram a favor do texto da resolução, enquanto outros dois membros – Paquistão e África do Sul – se abstiveram. O veto por qualquer um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança significa que a resolução não pode ser adoptada.

    Antes da acção do dia 19 de Julho, o Secretário-Geral Ban Ki-moon, juntamente com o Enviado Especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a crise síria, Kofi Annan, expressou repetidamente a esperança de que o Conselho pudesse chegar a um acordo sobre um curso de acção colectiva para acabar com o derramamento de sangue naquele país do Oriente Médio.

    http://www.unric.org/pt/actualidade/30904-conselho-de-seguranca-nao-aprovou-resolucao-sobre-a-siria-secretario-geral-da-onu-decepcionado

  • em qualquer situação em que de um dos lados estiver um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, e de outro lado estiver outro desses membros, podem ter certeza que o Conselho não tomará nenhuma providência concreta.

    é o que ocorreu no caso da Síria, em que de um lado estavam os russos (apoiando o governo de Bashar al-Assad) e, de outro, os EUA (apoiando os rebeldes)


ID
1420219
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O IBGE publicou, em 4 de outubro passado, as estimativas de população para os municípios brasileiros, com data de referência em 1 o de julho de 2013.

Segundo esta publicação, a população de Lages era de aproximadamente:

Alternativas

ID
1430305
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Instituto Brincante, criado há 21 anos pelo músico, coreógrafo e pesquisador Antônio Nóbrega, corre o risco de ter de deixar a sua sede na Rua Purpurina, na Vila Madalena. (Folha.com, 11/jul/2014.

Adaptado. Disponível em < http://goo.gl/HXtA73. Último acesso. 6/set/2014)

O risco vivido pelo Instituto Brincante está relacionado

Alternativas
Comentários
  • http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/07/1483904-teatro-brincante-corre-o-risco-de-perder-sua-sede-na-vila-madalena.shtml

     


ID
1443013
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise a manchete.

Mais de 170 torcedores ganeses pedem refúgio ao Brasil

(exame.abril.com.br; 10 jul. 2014)

Os turistas em questão que vieram acompanhar a Copa do Mundo e pedem o direito de permanência no Brasil têm, como origem,

Alternativas
Comentários
  • Gana é um país da Africa Ocidental.

  • http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/07/mais-de-170-torcedores-ganeses-pedem-refugio-ao-brasil


ID
1462708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demográfica dos anos 50 do século passado, tivemos primeiro uma urbanização aglomerada, com aumento do número — e da respectiva população — dos núcleos com mais de vinte mil habitantes, e em seguida uma urbanização concentrada, com a multiplicação de cidades de tamanho intermédio, para alcançarmos, depois, o estágio de metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias (estas em torno de meio milhão de habitantes).

          Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.
                                                                       Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 202 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo recente de urbanização brasileira, que envolve hierarquias urbanas, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, julgue o item seguinte.

A revolução urbana brasileira, tal como denominada pelo texto, vincula-se ao processo de industrialização iniciado na Era Vargas e fortemente impulsionado pela Segunda Guerra Mundial. A rapidez e a profundidade dessa urbanização deveram-se ao aumento da natalidade na segunda metade do século XX e, em menor escala, ao processo migratório interno

Alternativas
Comentários
  • "A rapidez e a profundidade dessa urbanização deveram-se ao aumento da natalidade na segunda metade do século XX e, em menor escala, ao processo migratório interno"

    A grande quantidade de imigrantes, principalmente do nordeste, foi um dos maiores fatores para a rápida urbanização e concentração de pessoas nessas regiões.

  • Errei porque imaginei que o boom migratório no país eclodiu na década de 70. Mas enfim, vivendo e aprendendo.


ID
1462711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

           Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demográfica dos anos 50 do século passado, tivemos primeiro uma urbanização aglomerada, com aumento do número — e da respectiva população — dos núcleos com mais de vinte mil habitantes, e em seguida uma urbanização concentrada, com a multiplicação de cidades de tamanho intermédio, para alcançarmos, depois, o estágio de metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias (estas em torno de meio milhão de habitantes).

           Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.
                                                                           Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 202 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo recente de urbanização brasileira, que envolve hierarquias urbanas, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, julgue o item seguinte.

Entre os múltiplos fatores que justificam o considerável aumento do número e da dimensão das cidades de porte médio espalhadas pelo interior do país, fenômeno particularmente intenso entre fins do século passado e início do atual, está a desconcentração econômica, seja pela expansão do agronegócio, seja pela instalação de complexos industriais fora das capitais e dos maiores centros urbanos.

Alternativas

ID
1462714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

         Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demográfica dos anos 50 do século passado, tivemos primeiro uma urbanização aglomerada, com aumento do número — e da respectiva população — dos núcleos com mais de vinte mil habitantes, e em seguida uma urbanização concentrada, com a multiplicação de cidades de tamanho intermédio, para alcançarmos, depois, o estágio de metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias (estas em torno de meio milhão de habitantes).

           Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.
                                                                           Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 202 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo recente de urbanização brasileira, que envolve hierarquias urbanas, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, julgue o item seguinte.

A atual estrutura hierárquica urbana brasileira é composta por um sistema metropolitano, um de cidades médias e um de cidades pequenas. Considerando essa estrutura, é correto inferir que, nas últimas décadas, o número dos centros regionais tem aumentado, ao passo que as metrópoles regionais tendem a crescer mais que as próprias metrópoles da região Sudeste

Alternativas
Comentários
  • É a chamada descentralização industrial que vivemos, crescimento de regiões mais afastadas dos grandes centros dos país.


ID
1462720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Em contraste com a tendência de queda no número de óbitos por causas naturais na infância e na adolescência, a violência passou a responder sozinha por 26% de todas as mortes registradas na faixa etária de zero a dezenove anos de idade no país em 2010. Em 1980, essa proporção era de apenas 7%. Os números constam do estudo “Mapa da Violência – Crianças e Adolescentes do Brasil".

                                                                                           O Globo, 18/7/2012, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.

Há consenso entre especialistas de que o aumento da violência contra crianças e adolescentes brasileiros, nas últimas três décadas, decorre, em larga medida, da inexistência de legislação federal específica para atender a essa parcela da população, fato que a torna ainda mais vulnerável em face do crescimento desordenado das cidades.

Alternativas
Comentários
  • Sei nem por onde começar a responder essa questão kkkk
  • A questões tornou-se errada pelo fato de afirmar: 

    "inexistência de legislação federal específica"

    Pois existe o ECA como forma de legislação específica para o assunto da questão abordada.

    Fonte: Professor Reginal Veras

  • Errado.

    No Brasil há uma legislação específica que trata dos direitos da criança e do adolescente: o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.

  • Exato.

  • Para a banca Cespe em Atualidades:

    "há consenso" = ERRADA

    "não há consenso" = CERTA


ID
1481125
Banca
VUNESP
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em Washington, a maior reforma da imigração em décadas tornou mais rígida a segurança na fronteira entre o México e os EUA. Mas há outra fronteira que torna a tarefa ainda mais desafiadora: o limite poroso entre o México e a América Central. O marido de Elvira Lópes Fernándes, natural da Guatemala, morreu quatro anos atrás, deixando-a viúva aos 18 anos. Sem conseguir trabalho, ela disse que decidiu unir-se a um irmão que havia chegado à Flórida. Ele lhe garantiu que lá havia empregos, e ela esperava ganhar o suficiente para sustentar sua filha e outros parentes em seu país.

(México é via de imigração ilegal. In. The New York Times, em colaboração com Folha de S.Paulo, 06.05.2013, p. 01 e 02. Adaptado)

Alguns países europeus, assim como os Estados Unidos da América, procuram evitar a entrada de imigrantes ilegais nos seus territórios. A história da guatemalteca Elvira Lopes Fernándes resume as causas essenciais do fenômeno contemporâneo das migrações internacionais, que são as

Alternativas

ID
1552906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Os censos não investigam os motivos pelos quais as pessoas migram. No entanto, ao analisar o processo migratório do DF, fica evidente a existência de fatores positivos de atratividade, como a disponibilidade de emprego e o vislumbrar de um futuro promissor com maiores facilidades educacionais e de acesso à saúde, além da possibilidade, em longo prazo, de uma situação econômica estável.
                                                                                                Internet: <www.codeplan.df.gov.br>. Acesso em                                                                                                                                   21/4/2015 (com adaptações).

No momento em que a capital federal completa 55 anos, a questão migratória ainda merece especial atenção. Com relação a essa temática e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "A Codeplan divulgou o estudo Evolução da Fecundidade na Área Metropolitana de Brasília: 2000-2010.

    O trabalho indica que a Taxa de Fecundidade regrediu na última década, passando de 2,22 (Distrito Federal) e 2,65 (Periferia Metropolitana de Brasília) em 2000 para 1,73 (DF) e 1,84 (PMB) em 2010.

    A média de idade em que as mulheres têm filhos aumentou no período, passando de 25 (DF) e 24 (PMB) em 2000 para 27 (DF) e 25 (PMB) em 2010."

  • Gabarito Letra E-- Taxa de fecundidade regrediu.


ID
1557841
Banca
IADES
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com população superior a 800 mil habitantes, Teresina é a cidade mais populosa do estado do Piauí. Considerando essa informação, entre os municípios mais populosos no Estado, é correto citar

Alternativas
Comentários
  • o brasil inteiro chutaria essa, sim ou claro ? 

  • Essa só não chutou quem mora no Piauì


ID
1589476
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, que não é muito comentada. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...].

Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra.


                                                                        (Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23) 


Um dos fatos importantes que fazem parte da revolução demográfica mencionada no texto é 


Alternativas
Comentários
  • As razões para uma diminuição do crescimento demográfico relacionam-se com a urbanização e industrialização e com incentivos à redução da natalidade (como a disseminação de anticoncepcionais).


ID
1616227
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a notícia a seguir, publicada no jornal Folha de S.Paulo em 11.03.2015.

Ali, no Glicério, região central de São Paulo (capital), até o final de janeiro, dormiam cerca de 50 imigrantes por noite. Hoje, esse número oscila entre 110 e 120, chegando algumas vezes quase a 150. E eles não param de chegar. São ao menos 30 novos “hóspedes” diários.

Ao menos um ônibus com os imigrantes chega diariamente a São Paulo vindo de Rio Branco (AC). O objetivo é um só: emprego.

(http://goo.gl/sLf6xJ. Adaptado)

A notícia refere-se à chegada de imigrantes

Alternativas
Comentários
  • Com relação á esse caso, o governador do Estado do Acre, Tião Viana, foi chamado de coiote, pois o mesmo facilitava a ida desses Haitianos para outros centros urbanos, inclusive, São Paulo, sendo idenizado no valor de R$10.000,00. Cabendo recurso a autora.


ID
1667818
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:
I. A falta de moradias ou déficit habitacional é uma das consequências do rápido crescimento da metrópole paulista.
II. A região metropolitana de São Paulo tem como uma de suas características a pequena desigualdade socioeconômica entre seus habitantes.
III. Um dos grandes desafios da metrópole paulista é ampliar a mobilidade urbana.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Crescimento desordenado: a consequência que se tornou causa dos males de São Paulo

     

    Trânsito, poluição e enchentes são alguns dos problemas que resultam do crescimento explosivo da cidade. Mas a falta de planejamento é que fez a cidade crescer do jeito errado.

    Embora tenha registrado um crescimento populacional de não muito mais do que 800 mil moradores na última década -em 2000 apresentava 10,4 milhões de habitantes, hoje possui 11,3 milhões segundo o Censo 2010, um avanço modesto para uma metrópole de país em desenvolvimento- a cidade de São Paulo nunca transmitiu tanto a impressão de que está saturada e onde já é impossível se viver.

    Uma pesquisa divulgada no último mês de janeiro pelo movimento "Nossa São Paulo" sobre o nível de satisfação dos moradores da cidade revelou que 51% dos habitantes da capital paulista mudariam para outro município, se pudessem.
    É um índice só um pouco menor do que o do ano retrasado, quando a proporção de paulistanos com vontade de fazer as malas foi de 57%. Embora menor, o número continua equivalente à mais da metade da população.

    As razões também continuam as mesmas. Além da má administração, o transporte coletivo caro e deficiente, o trânsito infernal (é comum para muitos paulistanos levar cinco horas no trajeto casa/trabalho/casa), a poluição, o lixo, as enchentes, a falta de áreas verdes, os impostos e a violência fazem parte da lista.

    No bojo de tudo isso, a sensação de que a cidade cresceu demais e de maneira desorganizada, com impactos negativos sobre o acesso aos bens e serviços, à infraestrutura, à qualidade de vida e ao exercício da cidadania.

    http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2011/04/10/crescimento-desordenado-a-consequencia-que-se-tornou-causa-dos-males-de-sao-paulo.htm


ID
1685518
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em agosto de 2013 uma série de dados, a partir das informações coletadas no Censo de 2010. Um dos dados mais comentados é a mudança na estrutura da população brasileira, principalmente a diminuição do ritmo de crescimento. O menor ritmo de crescimento populacional ocorre, segundo o IBGE, pois:

Alternativas
Comentários
  • Vale resaltar que com a entrada da mulher no mercado de trabalho e ao aderimento dos metódos anticonceptivos, os numeros de filhos nascidos por mulheres vem diminuindo a cada ano, mesmo o nosso país não sendo tão desenvolvido.

    Bons estudos e fé em Deus sempre!


ID
1696462
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A atribuição da nacionalidade como um ato de vontade (adesão política ou escolha de local para viver) ou um pertencimento étnico e cultural está presente em todos os Estados modernos. Isso nem sempre se apresenta de forma clara”.

[REIS, Rossana Rocha. Soberania, Direitos Humanos e Migrações Internacionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, jun. 2004, p. 156]

Na atualidade essa atribuição, em relação aos imigrantes, pode combinar diferentes tradições, sendo um delas aquela baseada no direito decorrente do local de nascimento, que é o jus:

Alternativas
Comentários
  • Jus solis  é um termo latino que significa "direito de solo" e indica um princípio pelo qual uma nacionalidade pode ser reconhecida a um indivíduo de acordo com seu lugar de nascimento.

  • Esse sperniandis aí, só pode ser brincadeira!!! :)


ID
1696582
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A atribuição da nacionalidade como um ato de vontade (adesão política ou escolha de local para viver) ou um pertencimento étnico e cultural está presente em todos os Estados modernos. Isso nem sempre se apresenta de forma clara.

” [REIS, Rossana Rocha. Soberania, Direitos Humanos e Migrações Internacionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, jun. 2004, p. 156

Na atualidade essa atribuição, em relação aos imigrantes, pode combinar diferentes tradições, sendo um delas aquela baseada no direito decorrente do local de nascimento, que é o jus:

Alternativas
Comentários
  • PROVA DE DIREITO OU ATUALIDADES??? RSRSRS


    Jus soli ((IPA: [juːs ˈsɔ.liː], em latim clássico; pronúncia que pode ser transcrita como ius sóli) é um termo latino que significa "direito de solo" e indica um princípio pelo qual uma nacionalidade pode ser reconhecida a um indivíduo de acordo com seu lugar de nascimento. O jus soli contrapõe-se ao jus sanguinis que determina o "direito de sangue".

    O jus soli foi forjado principalmente visando ao povoamento de países do Novo Mundo, como Brasil, EUA, Canadá e Argentina, que receberam o grande fluxo das grandes emigrações européias dos séculos XIX e XX. Este princípio tinha o objetivo de criar laços permanentes entre estes novos cidadãos e o território onde viviam.

    Ainda hoje, a maioria dos países americanos adota o jus soli, embora tenha havido crescentes movimentos na direção de limitar certas ações nascidas da imigração ilegal, principalmente nos EUA e Canadá.

    Brasil e Portugal são exemplos perfeitos de seus respectivos continentes em matéria de nacionalidade. O Brasil adota claramente o princípio do jus soli, enquanto Portugal aplica o jus sanguinis.


    Ex nunc.


ID
1700908
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Relativamente à complicada situação nos países vizinhos e à vaga de refugiados, o Ministério da Defesa vai propor medidas concretas para garantir a segurança da fronteira do Estado com o Ministério do Interior”, lê-se em um comunicado do Ministério da Defesa búlgaro. A Bulgária anunciou que está preparada para enviar forças para garantir a segurança das suas fronteiras com a Grécia e com a Macedônia face a qualquer novo afluxo de refugiados.

(www.ebc.com.br/noticias/internacional)

O anúncio foi feito um dia depois de a Macedônia ter declarado o estado de emergência e fechado a sua fronteira com a Grécia devido ao grande afluxo de migrantes que procuram:

Alternativas
Comentários
  • O anúncio é feito um dia depois a Macedônia ter declarado o estado de emergência e fechado a sua fronteira com a Grécia devido ao grande afluxo de migrantes que procuram atravessar o país para chegar à Sérvia e daí seguir para a União Europeia (UE).

    http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/08/bulgaria-prepara-envio-de-forcas-para-fronteiras-com-grecia-e

  • Por favor, quando não tiverem respostas inteligentes para comentar, abstenham-se.

  • Só enfatizando o comentário do colega Rafael: gab. E


ID
1702126
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Age International, uma ONG do Reino Unido, fundada e mantida por idosos, elabora, anualmente, um ranking dos melhores e piores países para se envelhecer. O intuito do índice é o de contribuir com as agências de saúde apresentando dados para projetos necessários a melhoria da qualidade de vida da população com mais de 60 anos, que por volta de 2030 poderá ser maior que a população de crianças. Sobre o último ranking divulgado pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Falsa: O Brasil ficou em 58° no ranking de 2014;

    b) Falsa: EUA e Japão estão entre os 10 melhores países;

    c) Falsa: Os países de língua portuguesa não são os melhores em seus continentes;

    d) Falsa: Chile (22°) e Uruguai (23°) estão melhores classificados que o Brasil;

    e) Correta.

    Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-e-58o-em-ranking-de-qualidade-de-vida-para-idosos



ID
1737649
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2015 já está marcado pela profunda crise humanitária relacionada aos inúmeros refugiados que fogem dos seus países em busca de melhores condições de vida. O continente que mais aparece na grande mídia como a principal área de chegada de refugiados é:

Alternativas

ID
1744585
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O relatório “Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2015", publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), traz dados extremamente preocupantes sobre o crescimento da população.

Assinale a alternativa correta sobre o assunto.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Notícia de "O Globo, 30/07/15.

    A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar a marca de 8,5 bilhões até 2030, e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente. Essas previsões estão no relatório "Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2015", publicado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    China e Índia continuarão como os países mais populosos, cada um atualmente com cerca de 1 bilhão de pessoas (19 e 18% da população mundial, respectivamente), mas o estudo, divulgado durante uma entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, diz que a Índia deve ultrapassar a China até 2022.



  • http://nacoesunidas.org/populacao-mundial-deve-atingir-96-bilhoes-em-2050-diz-novo-relatorio-da-onu/


ID
1774246
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No total, 442.440 homens, mulheres e crianças chegaram ao continente [Europeu] através do Mediterrâneo e 2.921 morreram durante a travessia. Outros 4 mil chegam diariamente às ilhas gregas, agravando essa situação. Com o fechamento de vários pontos fronteiriços entre a Croácia e a Sérvia, além das violações ocorridas na Hungria durante essa semana, as Nações Unidas cobraram uma resposta única e coerente da União Europeia para a crise. [...] Enquanto isso, o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) divulgou um comunicado pedindo que as crianças refugiadas e migrantes na Hungria sejam “tratadas com dignidade". 
(Fonte: <http://nacoesunidas.org/onu-mais-de-442-mil-pessoa....> Publicado em 18 set. 2015; acessado em 21 set. 2015.)

O fenômeno expresso na notícia acima tem chamado a atenção da sociedade, haja vista a escala em que tem se manifestado, desafiando estados nacionais e organismos internacionais. Sobre os conceitos que envolvem essa problemática, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Errei porque pensei exatamente isso!

    Ele não tem legitimidade para requerer ao juízo.

  • Errei por isso, cara!


ID
1775893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Eles chegaram num fluxo incessante. No auge, eram cerca de dez mil imigrantes por dia, e de um milhão dirigindo-se à Europa desde o começo deste ano. Era um cenário em que pessoas empurravam bebês em carrinhos, bem como pais idosos em cadeiras de rodas, e levavam nas meias as economias de uma vida inteira. Vieram à procura de uma nova realidade, mas, sob muitos aspectos, eram eles os arautos de uma nova época. Atualmente, estima-se que há sessenta milhões de refugiados pelo mundo, o que representa um número maior do que em qualquer outro momento registrado na história, e eles estão se deslocando em quantidades inéditas desde a Segunda Guerra Mundial.

The New York Times (International Weekly). In: Folha de S.Paulo, 7/11/2015 (com adaptações).

Julgue o item subsequente a respeito dos refugiados pelo mundo, assunto abordado no texto precedente.

De acordo com a declaração universal dos direitos humanos, aprovada pela ONU, “toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países". Isso leva a concluir que cada refugiado é reflexo de um grave padrão de violação dos direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Artigo XIV. 1 - Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países
  • Alternativa (certa)


    Refugiados e solidarismo global

    "O deslocamento forçado de pessoas simboliza sempre um grave padrão de violação de direitos humanos, levando, por sua vez, a outras violações."

    Fonte: http://oglobo.globo.com/opiniao/refugiados-solidarismo-global-17778127#ixzz3yUoM6GaY 

  • Cuidado, não confundir refugiados com imigrantes. Por exemplo, todo refugiado é um imigrante, mas nem todo imigrante é um refugiado.

  • Penso que há violação dos dieritos humanos, pois tanto os países do oriente médio quanto os da Europa recusam ou dificultam a entrada dos refugiados.E, também, pelo fato de perseguir as pessoas por concepções religiosas,ideológicas,políticas, caracterizando violação dos direitos humanos.

    Hold on...

  • Gab: Correto.

    *Mas...cuidado com as ressalvas, viu!

     

    Artigo 14 DUDH:
    1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 
    2. Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

     

    Espero ter ajudado, bons estudos!!!

  • Essa questão traz dúvida. A cespe sempre inventa gabarito.
  • afirmativa da questão (...) Isso leva a concluir que cada refugiado é reflexo de um grave padrão de violação dos direitos humanos.

    Muita subjetividade, porém eu compreende que de fato está certa ao descrever que é com base na DUDH. E falar sobre refugiados.

    Pensei:

    a C.F não oferta asilo por crime comum, apenas político. Já para os DH todos devem gozarmos direitos fundamentais sócias e etc.

    E a questão fala sobre REFUGIADO E NÃO ASILADO.

    O refúgio é concedido ao imigrante por fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.


ID
1775896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Eles chegaram num fluxo incessante. No auge, eram cerca de dez mil imigrantes por dia, e de um milhão dirigindo-se à Europa desde o começo deste ano. Era um cenário em que pessoas empurravam bebês em carrinhos, bem como pais idosos em cadeiras de rodas, e levavam nas meias as economias de uma vida inteira. Vieram à procura de uma nova realidade, mas, sob muitos aspectos, eram eles os arautos de uma nova época. Atualmente, estima-se que há sessenta milhões de refugiados pelo mundo, o que representa um número maior do que em qualquer outro momento registrado na história, e eles estão se deslocando em quantidades inéditas desde a Segunda Guerra Mundial.

The New York Times (International Weekly). In: Folha de S.Paulo, 7/11/2015 (com adaptações).

Julgue o item subsequente a respeito dos refugiados pelo mundo, assunto abordado no texto precedente.

As atuais correntes migratórias, que chamam a atenção do mundo, partem de pontos distintos. Em geral, os grupos originados da África subsaariana e do Oriente Médio — especialmente da conflagrada Síria — têm como destino a Europa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO. Crise migratória na Europa, também conhecida como crise migratória no Mediterrâneo e crise de refugiados na Europa, é como se denomina a atual situação humanitária crítica que se tornou mais grave no ano de 2015, por conta do aumento descontrolado de refugiados solicitantes de asilo, imigrantes econômicos e outros imigrantes, que em conjunto partem, principalmente, de África e do Oriente Médio para países europeus.


    A crise surgiu como consequência do crescente número de migrantes irregulares que chegam (ou tentam chegar) aos estados membros da União Europeia, através de perigosas travessias no mar Mediterrâneo e no Bálcãs, procedentes de África, Oriente Médio e Ásia do Sul. A maioria destes movimentos migratórios caracterizam-se por ser migração forçada de vítimas de conflitos armados, perseguições, pobreza, mudanças climáticas e violações massivas dos direitos humanos, além da ação massiva de grupos de tráfico ilegal que exploram migrantes vulneráveis.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_migratória_na_Europa


    Complementando:  Quem são esses refugiados? Dentre os principais grupos de refugiados que chegam atualmente à Europa estão sírios, afegãos, iraquianos, paquistaneses, eritreus, somalianos e nigerianos. Fugindo de guerras, violência, pobreza e falta de perspectivas, não hesitam em optar por rotas de alto risco, a pé ou pelo Mediterrâneo, na expectativa de uma vida melhor, na Europa. Fonte: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/09/seis-perguntas-para-entender-crise-humanitaria-de-refugiados-na-europa.html

  • Essa questão ficou um pouco confusa porque fala da África subsaariana que são os países ao sul da Africa por isso me cofundi,

    porque acho que os países do norte da África é que estão inseridos nos conflitos atuais.

  • Na realidade África Subsaariana (que ocupa 75% do continente africano) está localizada ao sul do deserto do Saara, É uma região que apresenta os piores indicadores socioeconômicos do planeta. Desta forma a África Subsaariana, ocupa a porção centro-sul do continente.

    Vale lembrar que o continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana. Por todo continente existem inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder. Os vários conflitos no continente africano estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo; outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Uma das consequências disto é movimento de grandes massas de refugiados que não suportam mais tanta violência.

  • A banca considerou o gabarito certo, mas foi um grande equívoco. 

     

    Os dados de 2015, em relação aos países que mais receberam os imigrantes:

    - Turquia - 2,5 milhões

    - Paquistão - pouco mais de 1,5 milhão

    - Líbano - quase 1,25 milhão

    - Iran - quase 1 milhão

     

    Dados de 2015, em relação aos países que mais tiveram emigrantes:

    - Síria - quase 5 milhões

    - Afeganistão - quase 4 milhões

    - Somália - pouco mais de 1 milhão

    - Sudão do Sul - quase 1 milhão

     

    Conclusão:

    Não podemos afirmar que a maioria dos imigrantes tinham o objetivo de chegar à Europa. Aliás, não há sequer 1 país europeu na lista entre os 10 que mais receberam imigrantes. 

    Parece-me que a banca caiu no senso comum de achar que a Europa era/ é a grande receptora de imigrantes. Não é. 

    Ocorre uma grande divulgação da "crise dos imigrantes na Europa", mas a crise maior está nos países em torno dos países de emigração forçada.

     

  • De acordo com os dados revelados pela Comissão Europeia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), chegaram à Turquia 1.9 milhão de sírios nos últimos quatro anos. No Líbano foram 1,1 milhão, e na Jordânia, 629,6 mil.

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150910_vizinhos_refugiados_lk

    A banca está errada. Fato. Estou com meu amigo Pedro Carre.

  • A primavera árabe na África, iniciada em 2011 teve como palco os países do norte da África ou do Magreb africano, na qual resultaram conflitos armados em várias localidades,principalmente na Líbia, provocando o êxodo de pessoas rumo à Europa e à Turquia. Como já dito, África Subsaariana situa-se no centro e no sul do continente e ultimamente não é uma zona de conflitos, como acontece no norte.

  • Questão absurda. A maioria dos refugiados africanos e do oriente médio tem como destino países vizinhos, como Turquia, Líbano, Paquistão e outros. A quantidade de migrantes que chegam a Europa é ínfima comparando com a desses países. 

  • GAB C

    Outra questão :

    1 ) Em geral, mas não exclusivamente, as correntes migratórias contemporâneas dirigem-se à Europa, vindas de áreas de conflito no Oriente Médio, como a Síria, e de várias regiões africanas marcadas por conflitos étnicos, pela violência produzida pelo fanatismo religioso e pela fome. Gab c