SóProvas


ID
1259074
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

MR, 56 anos dependente de álcool, foi admitida em uma Unidade de Saúde apresentando hematêmese. Na admissão após avaliação da paciente, foi definida pela equipe de saúde a instalação de sonda nasogástrica (SNG) para avaliação e controle da hematêmese. Quanto a esse procedimento, o Técnico em Enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • Hematêmese é a perda de sangue no vômito. Suas causas mais prováveis são: traumas vasculares, rompimento das varizes esofágicas ou gástricas e úlcera gástrica perfurada. Quando a hemorragia é persistente deve-se introduzir uma sonda nasogástrica, para aspirar, e realizar lavagem gástrica com água ou solução fisiológica gelada. Após o controle da hemorragia, a SNG deve ser mantida aberta para drenagem de secreções. Também está indicada a lavagem intestinal para retirar o sangue acumulado.

    O chamado teste do copo (após a instalação da SNG introduz a ponta da sonda em um copo de água para ver se bolhas de ar são formadas) não é recomendado, pois tem demonstrado fragilidade nos resultados, muitas vezes apresentando-se como falso positivo.

    Na passagem da SNG o pescoço deve estar fletido e não hiperestendido como refere a alternativa C. Deve-se flexionar o pescoço aproximando ao tórax e, quando possível, pedir para o paciente para realizar movimentos de deglutição.

    O paciente deve ser colocado em posição de Fowler para prevenir o refluxo de secreções gástricas.

    A resposta E está correta, deve-se sugerir o uso do gelo ou água, quando possível, para auxiliar no trajeto da sonda NG no momento da instalação (altura da nasofaringe), considerando que a deglutição favorece o fechamento da epiglote acima da traqueia e ajuda a movimentar a sonda para dentro do estômago assim como a água auxilia na redução do refluxo de vômito e sufocamento.

    Resposta E

    Bibliografia

    www.corensp.gov.br

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  • Gab E