SóProvas


ID
1259638
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação ao processo de putrefação do corpo humano, analise as afirmações a seguir.

l Durante a fase denominada cromática, ocorre o sinal mais precoce da putrefação que se caracteriza pela formação de uma mancha verde, comumente iniciada na fossa ilíaca direita e que se difunde por todo abdome.
ll O período coliquativo, último da decomposição pela putrefação, manifesta-se com a dissolução pútrida das partes moles e dos ossos, devido à ação de bactérias e da fauna necrófaga.
lll É na fase da esqueletização que a fauna cadavérica e o meio ambiente destroem os resíduos tissulares, expondo os ossos que ficam presos apenas por alguns ligamentos. Este período varia de 3 a 5 anos.
lV A fase gasosa se dá com o surgimento dos gases de putrefação, formando flictenas na epiderme, contendo líquido hemoglobínico

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Putrefação : fenômeno transformativo destrutivo tardio 

    1)Período de coloração ou cromática : mancha verde abdominal ; 20-24 horas; 

    2) Período Gasoso ou Enfisematoso : bolhas na epiderme com conteúdo hemoglobínico; posição de lutador do cadáver; circulação póstuma de Brauardel ; gases não inflamáveis 2º a 4º dia; gases inflamáveis > 5 dias ; 

    3) Período Coliquativo : dissolução pútrida do cadáver; 1 a vários meses; epiderme se desprega derme; larvas e insetos ; 

    4) Período de Esqueletização  : ossos quase livres com ligamento; 3-5 anos 

    Portanto , afirmativa II está errada pois a última fase da putrefação seria a Esqueletização, e NÂO o período coliquativo 

  • Além da última fase ser a esqueletização, a questão informa que durante o período coliquativo ocorre dissolução das partes moles e dos ossos. Verifica-se, porém, que tal dissolução somente ocorre em relação às partes moles, não aos ossos.

  • Gabarito: letra B 

    A II está errada porque o período coliquativo não é a última fase da decomposição pela putrefação e também porque não há dissolução dos ossos. As demais estão corretas. São quatro fases ou períodos de Putrefação: 1) Período de coloração ou cromática: ocorre o sinal mais precoce da putrefação que se caracteriza pela formação de uma mancha verde, chamada de mancha verde abdominal, comumente iniciada na fossa ilíaca direita e que se difunde por todo abdome (afirmativa I). 2) Período de Gaseificação ou enfisematosa: a pressão gasosa aumenta, os gases vão se infiltrando nos tecidos por difusão, começa a ocorrer a produção de um enfisema putrefativo total do cadáver, que aumenta de volume, aparecem bolhas de conteúdo líquido e pútrido.  OBS: as bolhas de putrefação não se confundem com as bolhas de queimaduras (de 2º grau em pessoas vivas). REAÇÃO de CHAMBERT: exame laboratorial do conteúdo das bolhas. As bolhas em vivos possuem proteínas e leucócitos em seu interior (reação vital). 3) Fase de Coliquação ou redutora: é o período da dissolução pútrida.Os tecidos moles (não os ossos!) dissolvem-se por ação dos microorganismos e das larvas da fauna cadavérica, em meio a odor pestilento. Pode durar de um a vários meses a depender de fatores diversos como localização do cadáver, fauna cadavérica local, temperatura ambiente etc. 4) Fase de Esqueletização: os ossos vão sendo expostos em continuação à fase anterior. Pode demorar até anos.
  • Na fase de coloração a mancha não se estende por todo o corpo?

  • Futuro legalista, essa "posição de lutador", na verdade, não seria a posição de boxeador que assume o corpo quando da sua carbonização (lesão produzida pela calor quente de forma direta)?

  • Sheyla Maria , no período gasoso há a posição de gladiador e não de boxer(existente de carbonização)

  • "Posição de lutador" ou "Posição de boxer" são sinônimos, o que muda é  são apenas as causas originarias, sendo a contração dos tendões pela ação do calor ou a pressão gerada pelos gases putrefativos.

  • A esqueletização é a última fase da putrefação.

     

    1. fase da coloração

    2. fase gasosa

    3. fase da coliquação

    4. fase da esqueletização

  • Fenômenos Destrutivos:

     

    Autólise  – Processo de destruição celular causada por enzimas das próprias células, sem nenhuma interferência bacteriana. A célula libera as enzimas e se autodestrói, os resíduos das células alimentam as demais células da região.

     

    Putrefação – Processo de decomposição da matéria orgânica, se inicia assim que cessa a vida, após a autólise, pela ação bacteriana em geral localizada no intestino grosso (onde se acumulam os gases) - inicia-se com a mancha verde abmoninal e vai se difundindo pelo tronco, cabeça e membros.

     

    A putrefação é classificada em fases:

     

    1. Cromática ou Colorativa: ocorre o sinal mais precoce da putrefação, pela formação da mancha verde (tonalidade verde enegrada) comumente iniciada na fossa ilíca direita que se difunde por todo abdomem, surge entre 18 e 24 horas após a morte e dura me média 7 dias.

     

    2. Gasosa ou Enfiteimatosa: se dá com o surgimento de gases da putrefação, provocando FLICTENAS e atribuindo ao cadáver aspecto gigantesco na face, tronco e pênis (postura de boxeador - é a circulação póstuma de Brouardel), 

     

    3. Coliquativa ou Liquefação: é a dissolução pútrida das partes moles pela ação das bactérias até chegar ao esqueleto.

     

    4. Esqueletização: destruição dos resíduos tissulares pela fauna cadavérica e meio ambiente, expondo os ossos que ficam presos apenas por ligamentos.

     

    Maceração  – Processo especial de transformação do corpo humano quando submetido ao meio liquido. Afeta os submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) e o concepto morto a partir do 5º mês de gestação (retido intrauterinamente - maceração asséptica).

    Existem 03 graus de maceração: 

    1º grau: FLICTENAS, nos três primeiros dias contendo serosidade sanquinolenta;

    2º grau: ruptura das flictenas conferindo liquido aminiótico de cor vermelho-pardo, e separação da pele de toda a superfície corporal.

    3º grau: destaca-se o couro cabeludo à maneira do escalpelamento em torno do 15º dia pós-morte.

     

     

  • O último período da Putrefação é a fase de esqueletização e não da coliquação.

     

    Falando nisso, vale a pena revisar essas fases:

     

    PUTREFAÇÃO

     

    1ª FASE: COLORAÇÃO

     

    Ela e também chamada de FASE CROMÁTICA. Se dá mais ou menos com 24 horas após a morte e é iniciada com uma mancha verde que fica no abdomén;

     

    2ª FASE: GASOSA

     

    Pode ser chamada também de FASE ENFISEMATOSA. Tem início na decomposição com o surgimento de gases no interior do corpo;

     

    3ª FASE: COLIQUATIVA

     

    É quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Geralmente ocorre com três semanas após a morte.

     

    4º FASE: ESQUELETIZAÇÃO

     

    Aqui o cadáver começa a perder os tecidos moles. Os músculas, as vísceras e ossos vão aparecendo. Demora de meses a anos.

  • Gabarito: Letra B. 

     

    putrefação (fenômeno transformativo destrutivo) tem quatro períodos distintos: a) período de coloração ou de manchas; b) período gasoso; c) período coliquativo; d) período de esqueletízação.

     

    No período de coloração (cromática), tem-se a exteriorização do início da putrefação, em geral, pela mancha verde, comumente na fossa ilíaca direita.

     

    No período gasoso, os gases que se desenvolvem no interior do cadáver começam a se estender por todo o corpo.

     

    No período coliquativo, tem-se a dissolução pútrida. As partes moles vão reduzindo aos poucos de volume, pelo desintegrar progressivo dos tecidos.

     

    No período de esqueletização, temos a fase final do processo putrefativo. Este período pode durar de vários meses a vários anos.

     

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.

  • Acertei a questão, mas quase erro por considerar que na fase esquelética inclusive os ligamentos articulares são decompostos, deixando os ossos livres uns dos outros, mas a questão fala que permancem alguns ligamentos. 

  • ERRADA  ll O período coliquativo, último da decomposição pela putrefação, manifesta-se com a dissolução pútrida das partes moles e dos ossos, devido à ação de bactérias e da fauna necrófaga. === A ULTIMA É ESQUELETIZAÇÃO

  • Na dependência de fatores intrínsecos (idade, causa mortis, constituição) e de fatores extrínsecos (temperatura, aeração, higroscopia do ar), a marcha da putrefação, embora não siga cronologia rigorosa (tanto ser possível a simultaneidade de vários períodos transformativos, em regiões diferentes, num mesmo cadáver), se faz em quatro períodos:
     

    1.º) Período de coloração — Tonalidade verde-enegrecida dos tegumentos, originada pela combinação do hidrogênio sulfurado nascente com a hemoglobina, formando a sulfometemoglobina, surge, em nosso meio, entre 18 e 24 horas após a morte, durando, em média, 7 dias.
     

    2.º) Período gasoso — Os gases internos da putrefação migram para a periferia provocando o aparecimento na superfície corporal de flictenas contendo líquido leucocitário hemoglobínico com menor teor de albuminas em relação às do sinal de Chambert, e de enfisema putrefativo que crepita à palpação e confere ao cadáver a postura de boxeador e aspecto gigantesco, especialmente na face, no tronco, no pênis e bolsas escrotais. A compressão cardiovascular emigra sangue para a periferia originando na pele curioso desenho denominado circulação póstuma de Brouardel. A compressão do útero grávido produz o parto de putrefação (parto post mortem), com eversão do órgão, sendo o feto, em geral, encontrado entre as coxas maternas. As órbitas esvaziam-se, a língua exteriorizase, o pericrânio fica nu. O ânus se entreabre evertendo a mucosa retal. A força viva dos gases de putrefação inflando intensamente o cadáver pode fender a parede abdominal com estalo.

    O odor característico da putrefação se deve ao aparecimento do gás sulfídrico.
    Esse período dura em média duas semanas.
     

    3.º) Período coliquativo — A coliquação é a dissolução pútrida das partes moles do cadáver pela ação conjunta das bactérias e da fauna necrófaga. Os gases se evolam, o odor é fétido e o corpo perde gradativamente a sua forma. Dependendo das condições de resistência do corpo e do local onde está inumado, esse período pode durar um ou vários meses, terminando pela esqueletização.
     

    4.º) Período de esqueletizaçãoA ação do meio ambiente e da fauna cadavérica destrói os resíduos tissulares, inclusive os ligamentos articulares, expondo os ossos e deixando-os completamente livres de seus próprios ligamentos. Os cabelos e os dentes resistem muito tempo à destruição. Os ossos também resistem anos a fio, porém terminam por perder progressivamente a sua estrutura habitual, tornando-se mais leves, frágeis e, alguns, quebradiços. (Grifamos)

    Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

     

  • I) CORRETA- 1º FASE DA PUTREFAÇÃO- COLORAÇÃO ou CROMÁTICA- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal.

    II) INCORRETA- A última fase da putrefação é a ESQUELETIZAÇÃO, e não a fase COLIQUIATIVA. A ordem das FASES DA PUTREFAÇÃO são: COL GA COLI ES ( Mnemônico) - 1ª) COLORAÇÃO, 2ª) GASOSA OU ENFISEMATOSA, 3ª) COLIQUATIVA, 4º ESQUELETIZAÇÃO.

    III) CORRETA- FASE ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles e o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Fase que pode durar de meses a anos.

    IV) CORRETO- FASE GASOSA ou FASE ENFISEMATOSA- Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. 

    GABARITO PROFESSOR: LETRA B

  • GABARITO LETRA  b) Apenas I, III e IV estão corretas.

     

    Durante a fase denominada cromática, ocorre o sinal mais precoce da putrefação que se caracteriza pela formação de uma mancha verde, comumente iniciada na fossa ilíaca direita e que se difunde por todo abdome. (Certa! Inicia-se, em geral, pela mancha verde abdominal, localizada de preferência, na fossa ilíaca direita, daí vai-se difundindo por todo o abdmonem).  


    ll O período coliquativo, último da decomposição pela putrefação, manifesta-se com a dissolução pútrida das partes moles e dos ossos, devido à ação de bactérias e da fauna necrófaga. (ERRADA! Esta fase se manifesta pela dissolução pútrida do cadáver, cujas partes moles vão pouco a pouco se reduzindo de volume pela desintegração progressiva dos tecidos).   


    lll É na fase da esqueletização que a fauna cadavérica e o meio ambiente destroem os resíduos tissulares, expondo os ossos que ficam presos apenas por alguns ligamentos. Este período varia de 3 a 5 anos. (Certa! A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas pelos ligamentos articulares. Os ossos resistem por muito tempo, porém vão perdendo, pouco a pouco, sua estrutura habitual, tornando-se cada vez mais frágeis e mais leves).  


    lV A fase gasosa se dá com o surgimento dos gases de putrefação, formando flictenas na epiderme, contendo líquido hemoglobínico. (Certo! Vão surgindo os gases de putrefação, enfisema putrefativo, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. O cadáver toma um aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdmome e nos orgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador).  

  • Gab. B

     

    A autólise é o primeiro sinal cadavérico decorrente da interferência bacteriana. 

     

    AUTÓLISE: Destruição das células pelas próprias proteínas que produz e que têm ação digestiva, chamadas enzimas, em virtude da liberação das mesmas pela ação lesiva do ácido lático sobre o compartimento que as contém dentro da célula.

     

    PUTREFAÇÃO; (Início da interferência bacteriana) É a decomposição do corpo pela ação das bactérias, gerando grande quantidade de gases

  • Otimos cometários dos colegas, apenas complementando, na 2ª fase de putrefação surgem bolhas. As bolhas pós-morte não tem proteínas ou possuem quantidade ínfima, sendo denominado pelo doutrina como Sinal de Janesie Jeliac.

     

    Já vi questões perguntando qual a difença entre as bolhas que surgem na fase gasosa da putrefação e as bolhas que surgem em queimaduras de segundo grau (Sinal de Chambert). A diferenciação (não estou dizendo que é a unica, mas era a que constava no gabarito) era que nas bolhas da queimadura de segundo grau há presença de proteinas e nas bolhas da putrefação não tem ou se tem são em quantidades minimas.

     

    Bons estudos.

  • Fases da putrefação 1) Coloração : também chamada de fase cromática. Em geral. Se da mais ou menos com 24horas e se inicia com uma mancha verde abdominal, principalmente pela ação das bactérias presentes no intestino grosso. 2) Gasosa: também chamada de fase enfisematosa. Com o início da decomposição, vão surgindo gases do interior do corpo. Posteriormente esses gases, algumas vezes por não ter por onde sair acabam formando bolhas com conteúdo podre. Os gases oriundos dessa fase da putrefação queimam com chama amarela. 3) Coliquativa : período de dissolução pútrida do cadáver, que pode durar de um a varios emaes e ocorrer apenas em parte ou no cadáver como um todo. Inicia-se em geral, com cerca de três semanas após a morte. 4) Esqueletização: o cadáver vai perdendo tecidos moles. Os músculos, vísceras e ossos vão aparecendo. O período vai de meses a anos. Analisar onde foi achado, o tipo de solo, clima. Lembrar que animais podem ter arrastado o cadáver. — Fases da putrefração < CO GA COLI ES >
  • O período coliquativo, último da decomposição pela putrefação, manifesta-se com a dissolução pútrida das partes moles e dos ossos, devido à ação de bactérias e da fauna necrófaga.

    ---> O período coliquativo não é o ÚLTIMO DA DECOMPOSIÇÃO.

    ---> Não há DISSOLUÇÃO DOS OSSOS, tão somente das partes moles.

    Segue o MNEMÔNICO para MEMORIZAÇÃO (bizu):

    CO. GA. COLI. ES

    1) COLORAÇÃO

    2) GASOSA

    3) COLIQUATIVA

    4) ESQUELÉTICA

    AVANTE PC/PA 2021

    "Até o FIM".

  • Fossa iliaca esquerda *

  • A última fase da putrefação é a Esqueletização, e NÂO o período coliquativo!!!!!!!!!!!!

  • FASES DA PUTREFAÇÃO

    1) Coloração/ Cromática = Mancha VERDE ABDOMINAL, LADO DIREITO (entre 20 e 24 horas após a morte)

    2) Gasosa/ Efisematosa = Gases da putrefação (são INFLAMÁVEIS do 2º ao 4º dia)

    3) Coliquativa = Dissolução Pútrida (Inicia geralmente 3 SEMANAS APÓS A MORTE)

    4) Esquelitização = Perda de tecidos moles

    "Fui COLORIR um caderno e senti que estava com GASES ou com CÓLICA, fiquei deitada toda ESQUELÉTICA."

    Gravei assim! kkkkkk