SóProvas


ID
1259656
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Texto 1

       Uma das questões sociais que mais afligem os dias de hoje é a da incapacidade de controlar o uso de drogas ilícitas, e, mais ainda, os baldados esforços para dar um fim, ou minimamente reduzir a níveis socialmente aceitáveis o sinistro sistema criminal que faz essas drogas circularem por todo o mundo, com uma logística de uma eficiência impressionante. É muito comum se dizer que o mercado ilegal das drogas é, atualmente, um dos mais vastos setores da economia mundial; todavia, é apenas uma fatia do sistema de operação da indústria do crime organizado, que funciona em vários setores, utilizando-se de redes e mecanismos semelhantes, para terem aparência de operações limpas e legais. Como os diferentes setores econômicos, mormente os ilegais, se movimentam tanto no mercado formal como no informal e constroem setores legais e ilegais, claro está que facilmente conectam instituições governamentais ao comércio de drogas, penetrando este último nos setores legais da sociedade. Esses setores frequentemente exercem suas atividades na economia formal, mas auferem uma parte considerável de seus lucros a partir das operações do tráfico de drogas e de outros tráficos. Tais atividades são diversificadas uma vez que se concretizam junto com outras ações criminosas, tais como o roubo de determinados bens utilizáveis como moeda de troca na aquisição das drogas. Essas atividades também seguem as redes financeiras para a lavagem do dinheiro oriundo de uma variada gama de atividades ilegais, como a corrupção governamental, o contrabando, o tráfico de armas etc. Isso é muito evidente quando se lança um olhar mais acurado nos negócios realizados pelas redes de bancos, nas companhias que operam no mercado imobiliário, ou nas empresas de transporte, as quais fornecem serviços para os negócios ilegais e as principais ligações para a lavagem do dinheiro sujo. Mas isso não é um mercado aberto a todos. Muito pelo contrário, mesmo aqueles que sempre agiram na ilicitude só serão admitidos em tais segmentos altamente lucrativos se tiverem o beneplácito daqueles cujo status nessas redes criminosas seja o mais elevado. Assim, numa situação de pouco crescimento econômico, um número maior de pessoas pode ser atraída à arriscada indústria do crime e passar a organizar as suas operações de modo a obstruir as ações policiais e o processo judicial, dando vazo ao jogo sujo e necessariamente violento das atividades contra e fora da lei.

                    TEMPONE, Victor. Disponível em: http://pontonulonotempo.blogspot.com.br/2012/08/trafico-de- drogas-e-violencia-urbana.html. Acesso em 21/05/2014. Fragmento adaptado.


Em relação ao texto 1, analise as afirmações a seguir.

l Os setores econômicos legais e ilegais se movimentam igualmente e na mesma proporção no mercado formal e informal.
ll As atividades da economia formal obtêm expressiva parte de seus lucros no comércio de drogas e de outros produtos ilegais.
lll As redes financeiras oferecem mecanismos de lavagem de dinheiro obtido no tráfico, no contrabando e na corrupção governamental.
lV O envolvimento em ações ilícitas constitui-se em beneplácito para garantir o acesso aos escalões mais elevados da corrupção.
V O autor defende a tese de que, numa situação de baixo crescimento da economia, criam-se condições favoráveis ao aumento da criminalidade.

Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Comentários
  • c) II - III - V 

  • Não concordo com a resposta que aponta a afirmação II como correta, o enunciado descreve genericamente que "as atividades da economia formal obtém expressiva parte de seus lucros...", ao generalizar ficaria subentendido que TODA a atividade da economia formal usufrui desse tipoo de lucro, quando na verdade o texto não diz isso, muito pelo contrário, afirma que os setores que praticam o crime organizado " frequentemente exercem suas atividades na economia formal, mas auferem uma parte considerável de seus lucros a partir das operações do tráfico de drogas e de outros tráficos", ou seja, alguns setores da economia formal sim, outros não!

    Para mim a opção correta seria a letra 'e', apontando como corretas apenas as afirmativas III e V

  • beneplácito: s.m. Demonstração de consentimento e/ou aprovação; autorização;

  • O texto diz:

    "(...) Esses setores frequentemente exercem suas atividades na economia formal, mas auferem uma parte considerável de seus lucros a partir das operações do tráfico de drogas e de outros tráficos."

    O item II, traz:

    "ll As atividades da economia formal obtêm expressiva parte de seus lucros no comércio de drogas e de outros produtos ilegais."

    - Segundo Michaelis:

    con.si.de.rá.vel 

    adj m+f (considerar+vel) 1 Que se deve considerar. 2 Importante. 3 Muito grande. 4 Notável. 


    - Segundo Priberam:

    ex·pres·si·vo |eis| ou |es| 
    (expresso + -ivo)

    adjetivo

    (...)

    3. Claro, manifestosignificativo. (...)


    Obs. Acredito que para um bom entendedor de Língua Portuguesa entre os termos "expressivo" e "considerável" verifica-se uma tênue, mas perceptível, relação de gradação, em ordem decrescente, respectivamente. O mesmo ocorreria com "manifesto" (EVIDENTE) e "notável" (DIGNO DE ATENÇÃO).  





  • Angélica Leite, com todo o respeito, discordo de você.

     

    Observe este trechoComo os diferentes setores econômicos, mormente os ilegais, se movimentam tanto no mercado formal como no informal e constroem setores legais e ilegais, claro está que facilmente conectam instituições governamentais ao comércio de drogas, penetrando este último nos setores legais da sociedade. Esses setores frequentemente exercem suas atividades na economia formal, mas auferem uma parte considerável de seus lucros a partir das operações do tráfico de drogas e de outros tráficos.

     

    Agora observe atentamente a alternativa II: As atividades da economia formal obtêm expressiva parte de seus lucros no comércio de drogas e de outros produtos ilegais

     

    - O texto diz que os setores legais da sociedade FREQUENTEMENTE exercem suas atividades na ECONOMIA FORMAL, MAS auferem UMA PARTE CONSIDERÁVEL dos seus lucros com operações de traficância de drogas e outros tipos de tráficos (exemplo: de armas, de pessoas etc.).


    - A alternativa diz que as atividades de economia formal OBTÊM EXPRESSIVA PARTE DE SEUS LUCROS (o que é compatível com o termo "parte considerável dos seus lucros", previsto no texto), no comércio de drogas e de outros produtos ilegais. Obter expressiva parte dos lucros da economia formal com drogas não é a mesma coisa que dizer que a economia formal obtém 100% dos seus lucros com tráfico de drogas.

     

     

    Portanto, a alternativa II, na minha humilde opinião, está corretíssima, e não generaliza coisa alguma.