SóProvas


ID
1260139
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                      Separatistas russos fazem referendo na Ucrânia à revelia de Kiev
Os autodeclarados líderes das regiões de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, deram início neste domingo a um polêmico referendo, que vem sendo condenado por Kiev e por diversas potências ocidentais.
                                                                                 (BBC Brasil, http://goo.gl/3ojl8i, 11.mai.2014. Adaptado)

O objetivo do referendo era decidir sobre

Alternativas
Comentários
  • Separatistas pró-Rússia na região leste da Ucrânia deram início neste domingo a um polêmico referendo, que vem sendo condenado por Kiev e por diversas potências ocidentais.

    Os autodeclarados líderes das regiões de Donetsk e Luhansk decidiram levar a cabo à votação, mesmo após um pedido do presidente russo, Vladimir Putin, para que ela fosse adiada.

    Horas antes de os locais de votação fecharem, autoridades separatistas afirmaram que a participação eleitoral chegou a 70% - mas não há, por enquanto, confirmação sobre independência.

    Um segundo turno do referendo está planejado para a semana que vem, sobre se as duas regiões querem se juntar à Rússia. Responsáveis pela votação também afirmaram que vão boicotar as eleições presidenciais da Ucrânia, no próximo dia 25 de maio.

    Um líder separatista entrevistado por uma agência de notícias russa disse que, tão logo os resultados forem anunciados, as tropas ucranianas que atuam em Donetsk e Luhansk seriam consideradas "forças de ocupação".

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140510_referendo_ucrania_mdb_lgb