SóProvas


ID
1260211
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.


      A publicação de jornais e revistas on-line abriu um importante canal de comunicação com os leitores. Assim que leem um artigo ou reportagem, eles podem enviar seu comentário sobre o texto ou o assunto de que este trata. Publicado ao pé da matéria, o dito comentário desperta a opinião de outros leitores e, em poucos minutos, está criado um fórum de discussão entre pessoas que nunca se viram, nunca se verão e podem estar a milhares de quilômetros umas das outras.
      Ainda bem. Pelo teor de alguns desses comentários, é bom mesmo que não se encontrem. Se um leitor discorda enfaticamente do que leu, pode atrair a resposta raivosa de um terceiro, o repique quase hidrófobo de um quarto e um bombardeio de opiniões homicidas na sequência. Lá pelo décimo comentário, o texto original já terá sido esquecido, e as pessoas estarão brigando on-line entre si.
      O anonimato desses comentários estimula a que elas se sintam livres para passar da opinião aos insultos e até às ameaças. Na verdade, são um fórum de bravatas, já que seus autores sabem que nunca se verão frente a frente com os alvos de seus maus bofes.
      Já com as “redes sociais” é diferente. Elas também podem ser um festival de indiscrições, fofocas, agressões, conspirações e, mais grave, denúncias sem fundamento. E, como acolhem e garantem a impunidade de todo tipo de violência verbal, induzem a que as pessoas levem esse comportamento para as ruas. Será por acaso a crescente incidência, nos últimos anos, de quebra-quebras em manifestações, brigas em estádios, arrastões em praias e, última contribuição das galeras, os “rolezinhos” nos shopping?
      São algumas das atividades que as turbas combinam pelas “redes sociais” - expressão que, desde sempre, preferi escrever entre aspas, por enxergar nelas um componente intrinsecamente antissocials?

(Ruy Castro, Redes antissociais. Folha de S.Paulo, 15.01.2014. Adaptado)

Ao afirmar que as discussões on-line tornam-se “um fórum de bravatas” – o autor está dizendo que elas não passam de manifestações de

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B - segue seu significado segundo os fundamentos do Dicíonário Eletrônico Aurélio 7.0 
    Ato ou efeito de presumir(-se).2. Opinião ou juízo baseado nas aparências; suposição, suspeita.3. Vaidade, orgulho; pretensão:“Presunção e água benta, cada qual toma a contento” (prov.).4. Jur. Consequência que a lei deduz de certos atos ou fatos, e que estabelece como verdade por vezes até contra prova em contrário. [Cf. nesta acepç., indício (2).]  

  • #sópraajudar :)

    Vilania - Atos e atitudes contrárias à ética e a moral, pessoas praticantes de modos contrários à educação, com nítidos interesses particulares, egoísticos em detrimento aos bons costumes.

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/vilania/

  • BRAVATA: Intimidação, arrogância, desdém.

  • Gabarito errado de novo! gabarito correto letra 'E' 

  • Neste caso, a resposta correta é a B, pois no contexto apresentado diz respeito ao julgamento feito aos comentários postados nos fóruns.

    Significado de Presunção:

    Ação ou efeito de presumir ou de se presumir; ação de julgar (algo ou alguém) a partir de indícios ou das aparências.



  • Apenas para corrigir o amigo abaixo, esta questão é da prova de Analista Pleno de Redes. Na prova ela é a de número 6, e o gabarito oficial até hoje, 25/01/2015, é a letra "B". Portanto, não há que se falar em gabarito errado (so far...).

    http://www.vunesp.com.br/FUND1401/

  • Ao afirmar que as discussões on-line tornam-se “um fórum de bravatas” – o autor está dizendo que elas não passam de manifestações de presunção. 

    bravata

    bra·va·ta

    sf

    1 Provocação feita com arrogância; alarde, fanfarronice, ostentação. 


    presunção

    pre·sun·ção

    sf

    1 Opinião ou julgamento baseado em aparências ou em indícios.

    2 Conjectura ou suposição que se toma como verdadeira.

    3 Avaliação muito favorável que alguém tem de si próprio; arrogância, cachaço, orgulho, pomada, vaidade.

    4 Confiança exagerada no próprio valor ou em si mesmo; empáfia, pretensão, suficiência.




  • No contexto, vilania também poderia ser considerada correta, uma vez que é sinônimo de ofensa e bravata admite a acepção de ato ou dito insolente que envolve ameaça, intimidação. Contudo, a VUNESP tende a adotar como gabarito sempre o melhor sinônimo e colocar, dentre as alternativas, palavras que se relacionam bem com o contexto, para confundir.

    Gabarito: B

  • Assertiva b

    presunção.