-
Por se tratar de uma situação de agressividade a uma laje, o cobrimento nominal mínimo tem de ser de 45 mm, apesar de que na fonte abaixo, para uma viga teria de ter 50 mm.
Fonte: http://www.fec.unicamp.br/~almeida/ec802/Lajes/Resumo%20NBR61186.pdf
pagina 3.
-
NBR6118, TABELA 7.2 - Nas superfícies expostas a ambientes agressivos, como reservatórios, estações de tratamento de água e
esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente
agressivos, devem ser atendidos os cobrimentos da classe de agressividade IV.
-
Segundo a NBR 6118:2014:
Para classe de agressividade IV:
Laje - 45mm e Viga - 50mm
-
NBR 6118 Tabela 7.2 - Correspondência entre classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal para ∆c = 10 mm:
Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm.
-
Boa questão sobre CAA, porém está desatualizada ou equivocada. Atualmente, a norma 6118 de 2014, na Tabela 7.2, alínea c, o texto diz somente que deve ser respeitada a CAA IV para esta situação. Então, deve-se atribuir cobrimento nominal de 45 mm para lajes e 50 mm para vigas (com delta c = 10 mm).
Além disto, o enunciado não deixa claro tratar-se de elementos estruturais em concreto armado. A tabela 7.2 também se refere a concreto protendido. Na resolução, supõem-se CA, pois é o usual.
-
Segue a norma atualizada.
A questão é boa, entretanto é importante observar que ela está desatualizada.