-
RÁPIDO (Q ou UU):
* Não é permitida a drenagem
* Carregamento rápido
* Resultado em Tensões Totais (TTT)
LENTO (S ou CD):
* Permitida a drenagem
* Carregamento lento
* Resultado em Tensões Efetivas (TTE)
PRÉ-ADENSADO RÁPIDO (R ou CU):
* Permitida a drenagem apenas p/ adensar a amostra
* Carregamento rápido
* Não é permitida a drenagem durante o carregamento
* Resultado em TTT e TTE
-
Pela forma que é realizado, no ensaio UU não tem como haver variação de volume. Não sei pq o gabarito não foi a letra A. Quem puder ajudar, agradeço.
-
Concordo com Bulldog. A letra a) também não deveria estar certa?
-
O ensaio UU nao permite a drenagem da agua. No entanto, quando estamos falando de pre-adensamento ( solo ja foi comprimido e nao há mais variaçao no volume) é a definiçao de um ensaio CU. Ele é comum no início de obras em barragens de terra.
-
No ensaio adensado rápido, representado pelos símbolos CU ou R, o corpo de prova é inicialmente submetido à pressão confinante e sob ela adensado. Isto pode requerer um, dois ou mais dias, dependendo da permeabilidade da argila. Ao final deste procedimento a tensão efetiva de confinamento é igual à pressão confinante aplicada; a pressão neutra é nula. A seguir, o sistema de drenagem é fechado e o carregamento axial aplicado. Em argilas saturadas, este ensaio pode ser considerado como ensaio sem variação de volume ou ensaio a volume constante.
-
Concordo que devido ao pré-adensamento não haja variação de volume durante a consolidação do ensaio em si. Mas no método UU também não há variação de volume.