SóProvas


ID
126169
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os relacionamentos entre as capacidades de armazenamento e os tempos de latência dos caches de memória são representados, respectivamente, pelas sequências

Alternativas
Comentários
  • A cache L1 é mais próxima da CPU e, por isso, acessada mais rapidamente que as demais. No entanto, possui uma capacidade muito pequena se comparada à L2 e L3. Quando o processador quer um dado, ao invés de procurá-lo na RAM, ele procura na cache L1. Se nao encontrar, procura na L2 e, finalmente, na L3
  • Detalhe importante: TEMPO DE LATÊNCIA – quando se falar em “tempo de qualquer coisa”, como “tempo de acesso”, “tempo de latência”, etc. está-se usando uma medida de velocidade ao contrário. Como assim? Simples, quando uma memória tem tempos de acesso muito ALTOS, é porque sua velocidade é muito BAIXA (muito lento). Quando uma memória tem tempos de acesso BAIXOS, é porque sua velocidade é ALTA (memória rápida).

    Bom, CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO quanto maior melhor!!! essa é fácil...

    A cache L1 é mais próxima da CPU e mais rápida! Possui uma capacidade de armazenamento muito  pequena se comparada à L2... hoje em dia, há processadores com 32KB de L1 (o que já é muito para esse tipo de cache). A cache L1 já é fabricada dentro dos processadores!

    A cache L2 veio somar-se a sua amiga L1, também sendo fabricada dentro dos processadores. A L2 é maior (hoje, há processadores com 1MB de L2 – como é o caso do Pentium 4 mais recente). É comum, porém, encontrar processadores com 512KB de L2 (metade de 1MB).

    A L3 é rara! Só em processadores TOP de TOP de TOP de linha! No itanium 2, por exemplo, a cache L3 chega a 9MB!!!

    RESPOSTA LETRA "E"

  • O cache L1 é mais rápido que o cache L2, que por sua vez é mais rápido que o cache L3. (Acredito que "tempos de latência" refira-se a isso)

    O cache L1 possui uma tecnologia mais cara, por isso ela existe em menor quantidade que o cache L2, acontecendo o mesmo com o cache L3.

    Deste modo:
    • Armazenamento: L1 < L2 < L3
    • Latência: L1 < L2 < L3

    Letra E.
  • Armazenamento: L1 < L2 < L3

    Latência ( atraso): L1 < L2 < L3

  • e-

    Memoria principal - RAM == L2

    Memoria Secundaria - hdd == L3

    Memoria Cache - registrador == L1

     

    Capacidade de armazenamento: L3 > L2 > L1

    Velocidade: L1>L2>L3