SóProvas


ID
1262092
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange à atuação dos(as) assistentes sociais em empresas, é correto destacar a participação em programas de ambiência organizacional que se referem aos

Alternativas
Comentários
  • "Programa de Clima ou Ambiência Organizacional – esse programa
    comporta os fatores do “ambiente de trabalho” que afetam o
    comportamento produtivo. Nas empresas, o clima organizacional é
    concebido como um conjunto de aspectos que caracterizam uma
    determinada corporação e influenciam o comportamento dos
    trabalhadores, ou seja, se refere à relação existente entre organização do
    trabalho, satisfação e desempenho."

    O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

  • De acordo com Amaral e César (2009):

     

    a) Programa de Clima ou Ambiência Organizacional – esse programa comporta os fatores do “ambiente de trabalho” que afetam o comportamento produtivo. Nas empresas, o clima organizacional é concebido como um conjunto de aspectos que caracterizam uma determinada corporação e influenciam o comportamento dos trabalhadores, ou seja, se refere à relação existente entre organização do trabalho, satisfação e desempenho.(p.13)

     

     

    b)Programa de Treinamento e Desenvolvimento – diretamente relacionado com as novas modalidades de consumo da força de trabalho, esse programa diz respeito à adequação do funcionamento do mercado interno de trabalho e à requalificação da força de trabalho requerida pelos novos métodos de produção, congregando as funções de: formação e treinamento; capacitação e desenvolvimento; mobilidade e sucessão.(p.11)

     

     

    c)Programas Participativos – estes programas se pautam na Gestão da Qualidade Total, cujo pressuposto é o da satisfação das necessidades dos clientes externos e internos das organizações. Para isso, são realizados investimentos para elevar os padrões de qualidade e confiabilidade dos processos, produtos e serviços, bem como para fomentar a participação dos trabalhadores que, dentro da ordem e do universo da empresa, passa a ser estimulada por meio de incentivos materiais e simbólicos. (p.12)

     

     

    d)Programa de Qualidade de Vida – no discurso empresarial, o termo “qualidade de vida” é empregado para enunciar a conjugação de interesses entre patrões e empregados, isto é, a associação entre os objetivos das empresas de aumentarem a produtividade e as necessidades de “bemestar” dos trabalhadores.

    Neste sentido, os programas de “qualidade de vida no trabalho” seguem a tendência já apontada, ou seja, visam conformar um comportamento adequado aos novos métodos de produção. Condizentes com as novas modalidades de reprodução da força de trabalho, esses programas buscam, por meio dos serviços sociais e das ações socioeducativas, o enquadramento de hábitos e cuidados com a saúde, alimentação,lazer etc., que implica uma intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa.(p.13)

     

     

    e)Programa de Treinamento e Desenvolvimento – diretamente relacionado com as novas modalidades de consumo da força de trabalho, esse programa diz respeito à adequação do funcionamento do mercado interno de trabalho e à requalificação da força de trabalho requerida pelos novos métodos de produção, congregando as funções de: formação e treinamento; capacitação e desenvolvimento; mobilidade e sucessão.(p.11)

     

     

     

     

    Fonte: AMARAL, A. S.; CESAR, M. J. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In: CFESS /ABEPSS. (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. 1ed. Brasília: CEFESS/ABEPSS, 2009.