SóProvas


ID
1262809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere ao federalismo fiscal e à política fiscal, julgue o item subsequente.

Conforme o teorema do orçamento equilibrado, a variação do consumo nacional será nula se, com tudo o mais constante, houver aumento do gasto governamental de 10 unidades monetárias, visto que implicará o acréscimo de 10 unidades monetárias em impostos, reduzindo-se proporcionalmente o consumo privado.

Alternativas
Comentários
  • Se o governo efetuar gastos (G) no mesmo montante dos impostos recolhidos (t) (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional (Y) aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos do  governo (G) e dos impostos recolhido (t).

    Suponhamos que houve um aumento nos Gastos do Governo em decorrência da contratação de pessoal para efetuarem serviços de atendimento médico à população, sendo que estas estavam desempregada.

    Num primeiro momento, a produção (Produto) da economia aumenta pelo montante dos salários pagos aos funcionários, que corresponde ao valor adicionado pelo Governo nesta atividade. Entretanto, a produção adicional gera uma renda de igual valor (salários) e uma parcela desta renda adicional será gasta pelos novos funcionários na aquisição de bens de consumo (que corresponderá à multiplicação do acréscimo de renda pela propensão marginal a consumir). Este aumento da demanda por bens de consumo provocará uma elevação da produção destes bens, fato que gerará uma renda adicional, que realimentará a demanda por bens de consumo e assim por diante, gerando um mecanismo de multiplicação do gasto do Governo.


  • Teorema de Haavelmo. Se o governo efetuar gastos (G) no mesmo montante dos impostos recolhidos (t) (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional (Y) aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos do  governo (G) e dos impostos recolhidos (t). Neste caso o multiplicador keynesiano será igual a 1.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito,como eu, e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRDO

     

    Teorema de Haavelmo. 

    Se o governo efetuar gastos no mesmo montante dos impostos recolhidos (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos do  governo e dos impostos recolhidos . 

    Neste caso o multiplicador keynesiano será igual a 1.

     

  • Teorema do Orçamento Equilibrado (Haavelmo)

    ΔG=ΔT=ΔY

    A variaçao dos gastos do governo e, em igual medida, da tributação, acarreta a crescimento da demanda agregada (e a renda) em igual.

    Em outras palavras: o efeito do multiplicador keynesiano do gasto na economia SOMADO ao do multiplicador tributário será igual a 1 (multiplicador neutro).

    Algebricamente:

    Efeito multiplicador na economia do aumento concomitante de G e T = kG + kT

    kG = 1/(1-c) e kT= -c/(1-c)

    Logo:

    [1/(1-c)] + [-c/(1-c)] = (1-c)/(1-c) = 1 (efeito multiplicador neutro).

    Analisando a afirmativa:

    "Conforme o teorema do orçamento equilibrado, a variação do consumo nacional será nula se, com tudo o mais constante, houver aumento do gasto governamental de 10 unidades monetárias, visto que implicará o acréscimo de 10 unidades monetárias em impostos, reduzindo-se proporcionalmente o consumo privado."

    Erros:

    1. Nao será nula. A variaçao da demanda agregada será igual às variaçoes do gasto (ΔG) e da tributaçao (ΔT) - desde que iguais. OBS: a variaçao do consumo é indireta e sensível à variaçao agregada da renda (demanda), mas é uma funçao independente. Outro erro portanto.
    2. O Gasto e a Tributaçao sao variáveis independentes**: um nao implica aumento do outro. Ao elaborar o orçamento, é necessário que o governo aumente tanto G quanto T.

    ** DA = YA = C + I + G + (X-M)

    ** DA = YA = [n + c (Y-T)] + I + G + (X-M)