SóProvas


ID
1262827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às consequências, às origens e aos princípios da tributação, julgue o item que segue.

Se a tributação diferenciada de cigarros e bebidas alcoólicas no Brasil for realizada com o objetivo de reduzir o consumo de tais produtos, a ação do governo de realizar tributação diferenciada constituirá uma violação ao princípio da neutralidade.

Alternativas
Comentários
  • Ê falta de atenção.. perder uma dessa :(

    Item correto. O princípio da neutralidade determina que a atuação do governo, por meio da tributação, causa distorções na escolha dos indivíduos. O sistema tributário ideal deve evitar isso, sendo neutro.

  • ITEM CERTO

    A teoria da tributação tem se embasado nos princípios da neutralidade e da equidade, considerando o primeiro que alterações na tributação não podem trazer distorções no sistema de preços relativos, o que implicaria menor eficiência nas decisões econômicas e redução do nível de bem-estar, sendo certo que com relação à equidade espera-se que o sistema tributário reparta o ônus de forma justa entre os agentes econômicos, observando a utilização que cada um faz dos bens e serviços públicos e capacidade contributiva individual.

  • esta palavra aí..."violação" é muito maldosa kkkk, não deveria se falar em violação de princípios econômicos, já que eles não são nenhum tipo de norma

  • Perfeito!

    Mas note que o objetivo do governo ao tributar cigarros e bebidas alcóolicas é exatamente NÃO ser neutro.

    Ao tributar com maiores alíquotas os cigarros e as bebidas alcoólicas, a intenção é justamente encarecer tais produtos por meio da carga tributária. Esse encarecimento tem como objetivo diminuir o número de motoristas alcoolizados ou mesmo de desincentivar o fumo (e evitar internações/tratamentos na saúde pública causadas pelo fumo, por exemplo).

    Logo, isso viola, de fato, o princípio da neutralidade, porque tais produtos ficam artificialmente mais caros (via tributação) em relação aos demais bens e serviços.

    A questão aqui é que a intenção é justamente essa.

    Resposta: C