SóProvas


ID
1262875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue o item seguinte.

O multiplicador dos meios de pagamento diminuirá caso o público decida manter maior proporção dos meios de pagamento sob a forma de depósitos bancários.

Alternativas
Comentários
  • Essa é difícil de explicar, mas vamos lá:

    O multiplicador é dado pela fórmula:    m = M1/B, tal que M1 são os meios de pagamentos restrito, ou seja M1 = PMPP + DV, papel moeda em poder do público mais depósitos a vista e B é a base monetária, B = PMPP + R,  papel moeda em poder do público mais os encaixes totais.

    Para desenvolvermos m podemos dividir por M1 o numerador e denominador sem impactar no resultado e teremos m = (M1/M1)/(B/M1)

    Assim, m = 1/(B/M1)

    Para facilitar a visualização, a partir de agora irei desenvolver apenas o denominador para no final juntar tudo.

    A partir de M1 se tem que PMPP = M1 - DV

    B/M1 = (M1 - DV + R) / M1

             = M1/M1 - DV/M1 + R/M1 . DV/DV       a multiplicação do último termo por DV/DV não tem implicação, pois o termo incluído =1

             = 1 - d + ed

    Portanto, m = 1/(1 - d + ed)

    Desta forma se aumentamos os depósitos à vista (DV), reduziremos todo esse termo. Como ele está localizado no denominador do multiplicador, isso implica em aumento do multiplicador e não redução

    Espero ter ajudado!!!

  • Gabarito: ERRADO

     

    Simplificando o comentario do Bulgarelli J: 

     

    A opção por depósitos à vista eleva o multiplicador dos meios de pagamento na medida em que aumenta o volume de recursos aplicados nas instituições financeiras, que poderão elevar a oferta monetária através da concessão de empréstimos.