SóProvas


ID
1263295
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Nesse tipo de estrutura organizacional, a principal característica é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando.”

                  (Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração. Vol. 1. São Paulo: McGraw Hill, Makron Books, 1993.)

Assinale a alternativa que define qual o tipo de estrutura organizacional a que o autor se refere.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B" 

    Linear: é verticalizada (aspecto piramidal). Típica de pequenas empresas. Decisões centralizadas. Autoridade única. Linhas formais de comunicação.

    Funcional: cada operário da linha de produção se reporta a diversos supervisores. Linhas diretas de comunicação. Decisões descentralizadas. Ênfase na especialização.

    Linha-Staff: cada órgão se reporta a um órgão superior, mas recebe assessoria de diversos órgãos. Linhas formais/diretas de comunicação. Mantém a hierarquia s/ abrir mão da especialização.


  • As principais características deste tipo de estrutura são: a hierarquia e a unidade de comando.

    Vantagens da estrutura linear:
    Clara definição das responsabilidades;
    Maior velocidade na tomada de decisões;
    Estrutura facilmente compreendida pelos integrantes da organização;
    Fácil implantação.
    Desvantagens da estrutura linear:
    O líder costuma ter maior carga de trabalho (e há muita centralização das decisões);
    Equipes preparadas para seguir ordens, não para inovar;
    Exagero na função de chefia;comunicações demoradas, com possíveis distorções (a ordem parte de um chefe e, até chegar ao receptor, acontece o fenômeno do ‘telefone sem fio’);
    Pouquíssima especialização dos líderes em relação às funções da organização (você não encontrará líderes especializados em contabilidade, segurança, financeiro, comunicação, como na estrutura funcional).

  • Organização Linear é a mais antiga e originada dos Exércitos e Organizações Eclesiásticas. Quando ele falar em "autoridade única e absoluta do superior, rigidez" lembra do Exercito e das Igrejas

  • Estrutura Linear

    Esta é a estrutura organizacional mais antiga que existe. Ela tem o nome “linear” porque é extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”.

    As estruturas lineares, muitas vezes, tomam a forma piramidal (de pirâmide!), pois começam por um chefe, tendo, em média, dois subordinados, e cada um desses dois com mais dois subordinados, em média, e assim por diante.

    Figura 1: Estrutura linear – toma a forma de uma pirâmide, partindo do super-chefão, para os chefões, para os chefes, para os chefinhos, até chegar aos não chefes.

    As principais características deste tipo de estrutura são a hierarquia e a unidade de comando.

    O exemplo clássico de organização linear é o exército. O exército é uma organização como qualquer outra, e o poder de decisão sobre tudo depende do alto escalão. O mesmo acontece com a igreja. Na igreja Católica, por exemplo, há unidades de comando bem definidas, começando pelo Papa, seguido pelos cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, padres e diáconos.

    Para ilustrar melhor, aí vai um organograma deste tipo de estrutura:

    Organograma 2: estrutura linear.

    Apesar destes grandes exemplos de organizações, hoje em dia, este tipo de estrutura é usado para empresas que estão começando, geralmente de pequeno e médio portes.

    Vantagens da estrutura linear clara definição das responsabilidades; maior velocidade na tomada de decisões; estrutura facilmente compreendida pelos integrantes da organização; fácil implantação. Desvantagens da estrutura linear o líder costuma ter maior carga de trabalho (e há muita centralização das decisões); equipes preparadas para seguir ordens, não para inovar; exagero na função de chefia; comunicações demoradas, com possíveis distorções (a ordem parte de um chefe e, até chegar ao receptor, acontece o fenômeno do ‘telefone sem fio’); pouquíssima especialização dos líderes em relação às funções da organização (você não encontrará líderes especializados em contabilidade, segurança, financeiro, comunicação, como na estrutura funcional).
    http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • [Gab. B]

     

    O nome Organização Linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados... Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.

     

    Características da Organização Linear: a) Autoridade linear ou única - A principal característica da organização linear é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando, típica das organizações militares.; b) Linhas formais de comunicação - As comunicações entre os órgãos ou cargos na organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma... Limitadas às relações formais descritas no organograma; c) Centralização das decisões - Como a linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo do organograma e os canais de responsabilidade são conduzidos por meio dos níveis hierárquicos de forma convergente até ali. A organização linear desloca e converge toda a autoridade para a cúpula da organização: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. ; d) Aspecto piramidal - Em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados, a organização linear apresenta um formato piramidal. 

     

    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 2003. pág. 186-187.

  • Organização Linear 


    É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. Esta é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. 

     

    A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar

  • Realmente, nessa questão tem que ir pelo autor. Por outro lado, no livro de Alketa e Peci (tem sido muito utilizado em concursos recentemente), tem-se: funcional, divisional, matricial e a estrutura em rede.

  • SEGUNDO CHIAVENATO

    A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração. A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo das organizações militares. A escala hierárquica - ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade - é um aspecto típico da organização militar utilizado cm outras organizações. LETRA B. 

  • GABARITO:B

     

    1. Organização Linear [GABARITO]


    A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga. Tem a sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.

    A denominação linear se deve ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. É tipicamente uma forma de organização encontrada nas pequenas empresas ou nos estágios iniciais, pois as funções básicas ou primárias geralmente aparecem em primeiro lugar e passam a constituir o fundamento da organização. 


    2. Organização Funcional


    A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o principio funcional ou principio da especialização das funções para cada tarefa. 

    Os dirigentes de indústria notaram que, à medida que o negócio cresce e se desenvolve, a empresa entra no campo da competição e da produção em massa aumentando, consideravelmente, a necessidade de se contar com órgãos especializados capazes de propiciar inovações rápidas e substanciais. Essa flexibilidade indispensável à organização competitiva e inovadora é um dos pontos fracos da estrutura linear.


    3. Organização Linha-Staff


    O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir suas desvantagens. Alguns autores o denominam organização do tipo "hierárquico-consultivo". Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo.

    Nesta organização, existem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de linha se caracterizam pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto que os órgãos de "staff" prestam assessoria e serviços especializados.

  • “Os órgãos da Administração Pública podem apresentar diversos tipos de estrutura organizacional. As organizações lineares são caracterizadas pela formação piramidal ou verticalizada, na qual é evidenciada a clara hierarquização entre as linhas estruturais. São também marcadas pela centralização das tomadas de decisões.” (LINEAR) 

  • #Unidade de comando. Deve receber ordens de apenas um superior.

    LINEAR - Autoridade única, linear, mais antiga e simples. Rígido. Chefe generalista.

    FUNCIONAL  - Baseada na especialização. Vários chefes para cada subordinado. 

    LINHA-STAFF - Tem autoridade de linha (comando) e de staff (assessoria).

  • Gab.B.

    Linear = Unidade de comando = Autoridade única sobre seus subordinados.

  • LETRA B CORRETA

    Estrutura Linear        

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    Autoridade linear ou única;

    Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões;

    Aspecto piramidal