SóProvas


ID
1263634
Banca
FUNCAB
Órgão
PRF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Inauguração da Avenida

      [...]
      Já lá se vão cinco dias. E ainda não houve aclamações, ainda não houve delírio. O choque foi rude demais. Acalma ainda não renasceu.
      Mas o que há de mais interessante na vida dessa mó de povo que se está comprimindo e revoluteando na Avenida, entre a Prainha e o Boqueirão, é o tom das conversas, que o ouvido de um observador apanha aqui e ali, neste ou naquele grupo.
      Não falo das conversas da gente culta, dos “doutores” que se julgam doutos.
Falo das conversas do povo - do povo rude, que contempla e critica a arquitetura dos prédios: “Não gosto deste... Gosto mais daquele... Este é mais rico... Aquele tem mais arte... Este é pesado... Aquele é mais elegante...”.
      Ainda nesta sexta-feira, à noite, entremeti-me num grupo e fiquei saboreando uma dessas discussões. Os conversadores, à luz rebrilhante do gás e da eletricidade, iam apontando os prédios: e - cousa consoladora - eu, que acompanhava com os ouvidos e com os olhos a discussão, nem uma só vez deixei de concordar com a opinião do grupo. Com um instintivo bom gosto subitamente nascido, como por um desses milagres a que os teólogos dão o nome de “mistérios da Graça revelada” - aquela simples e rude gente, que nunca vira palácios, que nunca recebera a noção mais rudimentar da arte da arquitetura, estava ali discernindo entre o bom e o mau, e discernindo com clarividência e precisão, separando o trigo do joio, e distinguindo do vidro ordinário o diamante puro.
      É que o nosso povo - nascido e criado neste fecundo clima de calor e umidade, que tanto beneficia as plantas como os homens - tem uma inteligência nativa, exuberante e pronta, que é feita de sobressaltos e relâmpagos, e que apanha e fixa na confusão as ideias, como a placa sensibilizada de uma máquina fotográfica apanha e fixa, ao clarão instantâneo de uma faísca de luz oxídrica, todos os objetos mergulhados na penumbra de uma sala...
      E, pela Avenida em fora, acotovelando outros grupos, fui pensando na revolução moral e intelectual que se vai operar na população, em virtude da reforma material da cidade.
      A melhor educação é a que entra pelos olhos. Bastou que, deste solo coberto de baiucas e taperas, surgissem alguns palácios, para que imediatamente nas almas mais incultas brotasse de súbito a fina flor do bom gosto: olhos, que só haviam contemplado até então betesgas, compreenderam logo o que é a arquitetura. Que não será quando da velha cidade colonial, estupidamente conservada até agora como um pesadelo do passado, apenas restar a lembrança?
      [...]
      E quando cheguei ao Boqueirão do Passeio, voltei-me, e contemplei mais uma vez a Avenida, em toda sua gloriosa e luminosa extensão. [...]

Gazeta de Notícias - 19 nov.1905. Bilac, Olavo. Vossa Insolência: crônicas. São Paulo: Companhia de Letras, 1996, p. 264-267.

Vocabulário:
baiuca: local de última categoria, malfrequentado.
betesga: rua estreita, sem saída,
: do latim “mole” , multidão; grande quantidade,
revolutear: agitar-se em várias direções,
tapera: lugar malconservado e de mau aspecto

Tendo em vista o fragmento “Os conversadores, à luz rebrilhante do gás e da eletricidade, iam apontando os prédios...”, analise as afirmativas a seguir.

I. Usa-se o acento indicativo da crase em À LUZ porque se está diante de uma expressão adverbial que exige preposição + artigo feminino.

II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM.

III. A palavra GÁS é acentuada por ser oxítona terminada em A, seguida de S.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa III está incorreta por quê a palavra ''Gás'' é um monossílabo tônico. Esse foi o pega da questão!

  • gabarito A.

    I--correta (o sinal grave é pelo fato de ser uma locução adverbial indicando cinrcunstância).II--errada ( pois o verbo auxiliar está no imperfeito do indicativo e está formando uma locução verbal com o gerúndio do verbo apontar, por isso não pode ser substituído pelo verbo"APONTAM" que está no presente, o correto seria "apontavam").lll--errada ( pegadinha da banca ela é acentuada pelo fato de ser oxítona terminada em "A" e não pelo fato de está ou não seguida de "S" como diz na alternativa).
  • Pessoal só pra ajudar nas dúvidas sobre a palavra Gás.

    Ela não é uma palavra oxítona.

    Não existe palavra oxítona com uma sílaba só.

    Pra ser analisada como oxítona a palavra deve apresentar no mínimo duas sílabas.

    Gás é um monossílabo. 

    Os monossílabos tônicos terminados em: A,E e O são acentuados, seguidos ou não de "S".


    Um abraço e lembre-se: a dificuldade é para todos, mas a aprendizagem é pra quem persiste nos estudos!

  • III - Os monossílabas tônicos recebem acento terminadas em (a)s; e(s); o(s), então: GÁS.

  • Cris salvi, a alternativa III está errada por ser um monossílabo tônico e não oxítona.

  • Ocorre, no caso da alternativa III que as bancas oscilam entre as regras anteriores ao novo acordo ortográfico e o próprio, que passará a valer a partir de 2015. Pelas antigas regras, GÁS é uma monossílaba tônica, portanto acentuada, e pelas novas regras GÁS também é acentuada, mas por ser uma oxítona terminada em A ou AS. O correto e justo por partes das bancas é sempre deixar claro no enunciado das questões se considera-se ou não o novo acordo ortográfico.

  • Segundo a nova lei ortográfica, a alternativa "b" está correta,inclusive.

  • Na verdade devesse tomar cuidado. Segundo o novo acordo ortográfico a III estaria certa sim, pois não há mais a regra dos monossílabos para acentuação

  • Gás nunca foi oxítona, não existe oxítona com apenas uma sílaba. Gás sempre foi monossílabo tônico.
    Considerando o velho ou o novo acordo apenas a primeira é correta.


  • A regra de "GÁS" seria uma oxítona monossilábica, então ela não deixa de ser uma oxítona. Eu imagino que a questão considerou errada por não mencionar que era monossilábica, né? 

  • Olá, Senhores!

    A resposta não está de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990, o novo acordo. Vejam o texto retirado do acordo:

    BASE VIII 

    DA ACENTUAÇÃO GRAFICA DAS PALAVRAS OXÍTONAS

    1º) Acentuam-se com acento agudo: 

    a) As palavras oxítonas terminadas nas vogais tónicas/tônicas abertas grafadas -a, -e ou -o, seguidas ou não de -s: está, estás, já, olá; até, é, és, 

    olé, pontapé(s); avó(s,), dominó(s), paletó(s,), só(s). 


    Percebam que algumas palavras monossilábicas tônicas como "já", "só" são consideradas oxítonas. Sei muito bem que uma palavra oxítona é que tem a última sílaba tônica, e por isso, um monossílabo não deveria ser considerado uma oxítona. 

    Mas seguimos uma regra. E a regra considera monossílabos tônicos como oxítona.

    Essa questão deveria ser ANULADA ou mudar o GABARITO.

    A situação é que pegamos manuais para concurso sem nenhum embasamento ou gramáticas fracas.



  • A única explicação que faz sentido de não considerarem a alternativa sobre a palavra GÁS correta seria o que comentou a colega Edinalva Lopes, de eles citarem que esta é uma palavra oxítona onde para eles estaria correta a questão se dissessem que GÁS é uma oxítona monossilábica. 

    Se for essa a explicação realmente acredito que deveria ser anulada

  • Excelente comentário Silva &Silva. Errei a questão por falta de atenção. Mas seu comentário já está nas minhas anotações. Espero nunca mais errar em questões sobre oxítonas e monossílabos tônicos.

  • a alternativa III está incorreta porque a antes de substantivo masculino não é artigo, logo não terá crase.

  • Retificando o que alguns disseram ...

    Mesmo com a reforma ortográfica,ainda continuam válidas as regras de monossílabas(elas não sumiram e nem se alteraram);dizer que toda monossílaba é oxítona cai em 2 erros, o primeiro que se toda monossílaba é oxítona então deixaram de existir as monossílabas átonas?Logicamente que não. Outro erro seria que a definição de oxítona diz que são palavras na qual a última sílaba é a tônica, portanto teriam que ter mais de uma sílaba.Resumindo, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas precisam de no mínimo 2 sílabas.Portanto há separação de monossílabas(1 sílaba) e oxítonas (2 ou mais sílabas , na qual a última é a mais forte). 

  • Esse a luz ai não da pra entender se ele esta usando conotativamente ou denotativamente. À luz apenas da frase, dá a entender que ele usou denotativamente e não uma locução adverbial.

  • Para concursos, existe diferença entre monossílabas tônicas e oxítonas, mas o que ocorre nas questões, diferente dessa,é que eles facilitam sua determinação:

    Está ( oxítona) / Fé ( monossílaba) 

    Gás, é monossílaba e não oxítona, mas como não foi feita essa comparação  a gente acha mesmo que é oxítona, mas a regra a acentua por ser monossílaba tônica terminada em A seguida de S

  • Estou de acordo com a Babi Ferreira, que além de linda é inteligente, pelo próprio conceito de oxítona: é uma palavra que tem tonicidade na ÚLTIMA sílaba. Se não existe ÚLTIMA e sim ÚNICA não pode ser chamada de oxítona.

  • Pessoal, assistam esta aula 


    http://qconcursos.com/questoes-de-concursos/materiais-de-apoio/fonologia-acentuacao-grafica-proparoxitonas-paroxitonas-oxitonas-e-hiatos-parte-1-58



    Acredito que a maioria está bem equivocado em relação a acentuação.Cliquem em 7 minutos no vídeo e verão a explicação sobre oxítonas ( monossílabos ).

  • Não sei se a questão foi anulada, mas precisamos ficar atentos à forma que as bancas pedem respostas. 

    A palavra "gás" somente será acentuada de acordo com a regra das oxítonas a partir deste ano, 2015, não sei exatamente qual data. Portanto, se a questão não trouxe expressamente que era para analisar de acordo com as regras do novo acordo, devemos considerar as regras antigas, onde a acentuação da palavra "gás" era feita no regramento das monossílabas.

    Claro que é a maior sacanagem, pois certamente algumas bancas cobram, e ainda cobrarão, regras antigas misturadas com regras novas sem especificar corretamente o embasamento da questão. Por isso precisamos ficar cada dia mais atentos e treinados.

    Boa sorte a todos!

  • A palavra GÁS é acentuada por ser monossílaba tônica terminada em "a" seguida de "s". Visto que uma sílaba obrigatoriamente deve conter uma vogal, a palavra "gás" não se separa, logo é uma monossílaba tônica, seguindo portanto a mesma regra das oxítonas terminadas em "a", "e" e "o" seguidos ou não de "S".

  • A opçao II também está correta!!! Não há prejuízo do entendimento! Entende-se perfeitamente!!! Apenas o significado se altera. 

  • II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM.
    ERRADO. Por que "iam" está no pretérito imperfeito e "apontam" está no presente.

  • Pelas novas regras que entram em vigor obrigatoriamente a partir do ano de 2016, a alternativa III está correta. A justificativa para a palavra GÁS ser acentuada é o fato de ser uma oxítona terminada em A. Já a classificação dessa mesma palavra, quanto ao número de sílabas - Monossílabo tônico.

  • Marcos Filho, boa noite!

    Não entendi quando você falou que a palavra GÁS é oxítona terminada em A. Pra mim, a palavra GÁS só tem uma silaba e não se separa. Me corrija se estiver equivocada.
    Desde já obrigada!
  • Olá iasmin. Segundo o novo acordo linguístico, que vigora a partir do ano que vem, justificar a acentuação de uma palavra, como MONOSSÍLABO TÔNICO, não será mais cabível. Segundo a nova regra, palavras como: chá, pé, gás, é, má, etc, que anteriormente eram classificadas dessa forma, não serão mais. A justificativa é a mesma usada para as oxítonas, pois, assim como as monossílabas, possuem a última sílaba tônica (já que apenas possui uma sílaba). lembrando que existem bancas examinadoras que já cobram o novo acordo linguístico. Apenas dei uma luz a respeito do assunto.

  • Errei de bobeira. Substituir Iam apontando, por apontam.

  • A assertiva II, a meu ver, está correta também, pois no enunciado da questão diz:

    "II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM."

    E, de fato, não há prejuízo do entendimento. Ao substituir, continuará sendo possível entender perfeitamente o que é falado na frase; o que há é a modificação de significado, uma vez que o verbo no gerúndio da ideia de continuidade, enquanto o verbo no presente do indicativo dá ideia de algo que aconteceu apenas naquele momento.


    Considerando as mudanças do Novo Acordo Ortográfico, a assertiva III está correta. Assim como disseram os outros colegas, a justificativa para a acentuação para palavras como "Gás", passou a ser Oxítona terminada em A, não mais podendo ser considerada "Monossílabo tônico" como justificativa.


    Mesmo que se leve em consideração a data em que foi aplicada a prova, a questão ainda assim seria passível de recurso e revisão.

  • Eu interpretei da seguinte forma. iam apontando = unidade ( Um por um), apontam = conjunto ( Como um todo). Não sei se esta correto o meu pensamento mas me ajudou a matar a questão.


  • Gás é uma "monossílaba" terminada em "a", e o fato de ser terminada ou não em "s" não muda em nada a regra.


  • Letra B - mudança de IAM APONTANDO para APONTAM muda completamente a semantica da frase,vejamos:                            se digo Iam apontando nota se claramente que é um ato continuo e repetido, enquanto eu digo apontam eu tenho a nitida noçao de que iniciei e termimei o ato

  • segundo o novo acordo ortográfico, a palavra gás está na regra das oxítonas.  

  • Só eu achei esse "sem prejuízo do entendimento" muito vago? Deveria no mínimo vir se mudança do sentido original da sentença.. porque eu continuo entendendo, mesmo depois da substituição!!

  • Gabarito: A

    "à luz" é uma locução adverbial prepositiva com palavra feminina

    "iam apontando" ideia de continuidade

    "gás" a regra é: monossílaba terminada em as

  • GABARITO = A

    I - CORRETA
    II - IAM APONTANTO APRESENTA UMA GRADAÇÃO DO PASSADO, OU SEJA, É UM PROCESSO EM ANDAMENTO. JÁ "APONTAM" É ALGO PRESENTIFICADO. TROCAR SERIA ADULTERAR O SENTIDO ORIGINAL.
    III - GÁS É UM MONOSSÍLABO TÔNICO TERMINADO EM A E NÃO UMA OXÍTONA.

  • Gás = Monossílaba tônica terminada em a (s) 

    Quase uma oxítona.... rsrs

  • I. Usa-se o acento indicativo da crase em À LUZ porque se está diante de uma expressão adverbial que exige preposição + artigo feminino.

    II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM. (NÃO PODE SER SUBSTITUÍDA, POIS OCORRE MUDANÇA DE TEMPO VERBAL)

    III. A palavra GÁS é acentuada por ser oxítona terminada em A, seguida de S. (A PALAVRA GÁS É ACENTUADA POR SER UM MONOSSÍLABO TÔNICO)

     

    GABARITO: LETRA A

  • I. Usa-se o acento indicativo da crase em À LUZ porque se está diante de uma expressão adverbial que exige preposição + artigo feminino.

    CORRETA. "perante a luz" = perante é preposição + a artigo feminino

    II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM.

    ERRADA, posto que mudando o verbo, muda o tempo verbal, alterando o entendimento do texto. "iam apontando" denota um comportamento em andamento. "Aponta", um comportamento presentificado. 

    III. A palavra GÁS é acentuada por ser oxítona terminada em A, seguida de S.

    ERRADA. Gás é monossílabo.  

  • A alternativa "A" é a CORRETA.

     

    I. Usa-se o acento indicativo da crase em À LUZ porque se está diante de uma expressão adverbial que exige preposição + artigo feminino.

    CORRETA. A locução adverbial "à luz" é craseada como as demais locuções adverbiais, conjuntivas ou prepositivas femininas.

     

    II. A forma verbal IAM APONTANDO pode ser substituída, sem prejuízo do entendimento, por APONTAM.

    INCORRETA. A locução com o verbo "ir" no pretérito imperfeito do Indicativo (iam) e o gerúndio (apontando) indica ação passada frequente que se prolongava. Já o verbo "apontam" no presente do Indicativo poderia indicar:

     

    - fato que ocorre no momento da fala, fato habitual, verdade absoluta, fato iniciado e que perdura até o momento da fala.

     

    Exemplo: Vejo uma luz forte no céu. (fato que ocorre no momento da fala)

    Exemplo: Josefina dança todos os dias. (fato habitual)

    Exemplo: Um terço das mulheres sofre violência doméstica no mundo. (verdade absoluta)

    Exemplo: Tropas militares buscam vítimas do desastre desde ontem à noite. (fato iniciado e que perdura até o momento da fala)

     

    Ou seja, a substituição de "iam apontando" por "apontam" causa alteração de sentido.

     

    III. A palavra GÁS é acentuada por ser oxítona terminada em A, seguida de S.

    INCORRETA. Gente, para uma palavra ser oxítona, é necessário no mínimo duas sílabas. Oxítona é a palavra cuja última sílaba seja a tônica, ok? Para termos uma "última sílaba", precisamos de ao menos duas sílabas. No caso da palavra "GÁS", temos um monossílabo tônico (uma sílaba) terminado em "A(s)" e, por isso, acentuado.

  • O primeiro e mais curtido comentário sobre a palavra gás está correto: para maior parte dos gramáticos, monossílabos não podem ser oxítonas(existem, sim, os que dizem o contrário). Contudo, dava pra matar a questão só resolvendo a I e sabendo que a II tá incorreta, pois não há alternativa I e III