-
Conforme a autora Marilena Leite - Tabela de Temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.
-
O erro talvez esteja em dizer que o objetivo é "facultar" o arquivamento correto...
-
O campo de observações é obrigatório? Não seria um pequeno erro na questão?
-
Ricardo HDA, é facultativo o preechimento do campo observações, mas a presença dele na tabela é obrigatória, mesmo que fique em branco...
-
Carlos Correia, a alternativa I está errada, pois o recolhimento é feito da fase intermediária para a fase permanente.
A transferência é feita da fase corrente para a fase intermediária.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
-
qual a resposta correta pois não localizei no gabarito.
-
Para os não assinantes - Gab. letra e.
-
a I está errada pq ela fala "recolhimento temporário", sendo que recolhimento é permanente
a II está errada pq ela fala "equivale ao plano de classificação" sendo que são instrumentos diferentes e também pq fala "objetiva facultar", a tabela não é facultativa, é obrigatória.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
-
Vamos analisar item a item:
I - Incorreto. A tabela de temporalidade estabelece prazos de guarda ou retenção das unidades documentais, tendo em vista a classificação, e determinando o período para sua transferência, eliminação e recolhimento. Além disso, o recolhimento é a passagem definitiva (e não temporária) dos documentos para a fase permanente (e não para as fases corrente e intermediária).
II - Incorreto. A tabela de temporalidade e o plano de classificação, apesar de produzidos pela mesma atividade (avaliação de documentos), são ferramentas distintas com funções distintas. O plano ou código de classificação tem a função de organizar logicamente os documentos, segundo critérios preestabelecidos (as funções ou atividades da instituição, ou sua estrutura organizacional. por exemplo); já a tabela de temporalidade tem a função de determinar os prazos de guarda e a destinação de documentos do arquivo. Muito embora a tabela de temporalidade necessite do plano de classificação para funcionar corretamente, esse fato não os torna uma única ferramenta, ou duas ferramentas com a mesma função.
III - Correto. A sua estrutura básica deve "identificar" os documentos que compõem o arquivo institucional (aqui ajudado pelo plano de classificação), os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação (que pode ser eliminação ou guarda permanente), e um campo para observações. Segue uma imagem exemplo de tabela de temporalidade para ilustrar melhor:
Portanto somente o item III está correto, sendo a resposta da questão a alternativa "E".
-
Boa questão. No livro do Renato Valentini, tem um exemplo de tabela de temporalidade que ajuda a compreender melhor. Pena que não dá para anexar imagens aqui.
Gabarito 'E'
-
Resolução:
I. estabelece prazos e condições de guarda das unidades isoladas documentais, tendo em vista a classificação, descrição, transferência, eliminação e recolhimento temporário nos arquivos correntes e intermediários.
A tabela de temporalidade estabelece prazos e, discricionariamente, as condições de guarda para o conjunto documental, e não para unidades isoladas. Além disso, o recolhimento não acontece quando o destino sãos os arquivos corrente e intermediários, somente o permanente. Errada.
II. equivale ao plano de classificação, pois objetiva facultar o arquivamento correto dos documentos em classes específicas, e deve ser concebida como o produto gerado pelo processo de avaliação documental realizado na última fase da gestão arquivística.
A tabela de temporalidade não equivale ao plano, mas ambos trabalham em conjunto para mover a engrenagem da teoria das três idades. Errada.
III. sua estrutura básica deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final e um campo para observações.
Essa é a estrutura padrão das tabelas, sendo possível inserir outros campos, a critério da instituição. Certa
Resposta: E