SóProvas


ID
1263817
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução dos procedimentos de sondagem a percussão, no caso de a sondagem atingir o lençol freático, a sua profundidade deverá ser anotada. Deve-se garantir a estabilização do nível d’água encontrado com leituras a cada

Alternativas
Comentários
  • 6.5.1 Durante a perfuração com o auxílio do trado helicoidal, o operador deve estar atento a qualquer aumento aparente

    da umidade do solo, indicativo da presença próxima do nível d’água, bem como um indício mais forte, tal como o solo se

    encontrar molhado em determinado trecho inferior do trado helicoidal, comprovando ter sido atravessado um nível d’água.

    6.5.2 Nesta oportunidade, interrompe-se a operação de perfuração e passa-se a observar a elevação do nível d’água no

    furo, efetuando-se leituras a cada 5 min, durante 15 min no mínimo.

  • Deve-se garantir a estabilização do nível d’água encontrado com leituras a cada 5 minutos, durante 30 minutos. O nível d’água estará estabilizado quando ocorrer 3 leituras consecutivas em intervalos de tempos iguais.

  • NBR 6484    https://engenhariacivilfsp.files.wordpress.com/2013/08/6484-solo-sondagem-de-simples-reconhecimento-com-spt.pdf

  • De onde tiraram os 30 minutos? A própria norma, em sua continuação, diz que o nível pode variar durante o dia, para anotar a mudança principalmente no inicio e final da execução.  

    Por que temos um mínimo de 15 min, isso significa 3 leituras consecutivas, ok, mas os 30 minutos não achei em lugar nenhum.

  • Danilo, na NBR 6484 diz que o MÍNIMO são 15 minutos, isso não quer dizer que necessariamente vai ser somente os 15 minutos, poderia ser até 1 hora se o engenheiro verificasse a necessidade. Se apega ao tempo das leituras.

    Em questões que tenha mínimo e máximo a banca gosta de fazer isso.

  • 6.5 Observação do nível do lençol freático 6.5.1 Durante a perfuração com o auxílio do trado helicoidal, o operador deve estar atento a qualquer aumento aparente da umidade do solo, indicativo da presença próxima do nível d’água, bem como um indício mais forte, tal como o solo se encontrar molhado em determinado trecho inferior do trado helicoidal, comprovando ter sido atravessado um nível d’água. 6.5.2 Nesta oportunidade, interrompe-se a operação de perfuração e passa-se a observar a elevação do nível d’água no furo, efetuando-se leituras a cada 5 min, durante 15 min no mínimo. 6.5.3 Sempre que ocorrer interrupção na execução da sondagem, é obrigatória, tanto no início quanto no final desta interrupção, a medida da posição do nível d’água, bem como da profundidade aberta do furo e da posição do tubo de revestimento.