-
Como o desconto de uma duplicada é um DIREITO estamos falando de um ATIVO. Esse direito gera um aumento do saldo no ativo, logo, será um Débito. Para manter o passivo e o ativo iguais os 500 que ela obteve de desconto devem ser lançados como débitos (já que eles aumentam o saldo do ativo). Assim eu cheguei a alternativa C como a correta. Desculpa n ser mais claro.
-
Desconto de duplicatas junto a uma instituição financeira:
D - BCM (Ativo circulante): $ 24.500,00
D - Encargos financeiros a transcorrer (Retificadora do passivo): $ 500,00 (2% de $ 25.000,00)
C - Duplicatas descontadas (Passivo): $ 25.000,00
Obs: vou discordar do amigo abaixo, afinal a conta duplicata descontada tem natureza credora e é uma obrigação que a empresa tem junto à instituição financeira. O desconto de duplicata em sua essência equivale a um "empréstimo" que a empresa faz no banco.
-
Com todo respeito ao colega Roney Mendes,MAS duplicata descontada é um PASSIVO.
-
Realmente, acho que o colega Roney compreendeu a questão de modo diverso do que ela solicitou. O colega Leonardo, no entanto, respondeu corretamente a questão.
Destaco, todavia, que faltou um pouco de "elegância intelectual" da banca ao elaborar a questão, efetuando o registro do débito na conta "Juros Passivos". Como bem colocou o colega Leornado, a melhor descrição para esta conta é Juros Passivos a Transcorrer. Da forma como está a questão, surge a dúvida: o débito está sendo lançado na despesa ou como retificador do Passivo? Caso o lançamento esteja sendo realizado no dia do desconto da duplicada, este lançamento deverá ser realizado como dedução do Passivo, pois a despesa não foi incorrida ainda.
Porém, se o lançamento estiver sendo realizado no último dia dos 30 que a questão se referiu, logicamente não há razão para registrar no passivo, pois a despesa já teria sido transcorrida (impactada no resultado).
Detalhes à parte, o gabarito "c" está correto.
-
Excluindo questões de Desconto de Duplicatas: Dica do Professor Silvio Sande
---Quando falar em duplicatas descontadas nao existira "duplicatas a receber" ja daria para eliminar duas alternativas.
---Quando falar que teve juros cobrado pelo desconto (que é obvio que terá..pois trata-se de uma operação financeira)...devera exisitir uma conta de "Juros Passivos" que é sempre uma despesa e não uma receita. Aqui ja eliminaria mais 2 alternativas.
Espero ter ajudado de alguma forma! Força, Foco e muita fé!