SóProvas


ID
1264198
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à Estratégia de Saúde da Família (ESF), analise as  afirmativas a seguir.  


I.  A  estratégia  de  Saúde  da  Família  é  considerada  pelo  Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais  como  a  estratégia  de  expansão,  qualificação  e  consolidação  da Atenção Básica no país. 
II.  Cada profissional de saúde deve ser cadastrado em apenas 01  (uma) ESF,  com exceção do profissional médico, que poderá  atuar em no máximo 02  (duas) ESF,  com  carga horária  total  de 40 (quarenta) horas semanais. 
III.  O  número  de  ACS  deve  ser  suficiente  para  cobrir  100%  da  população  cadastrada,  com um máximo de 650 pessoas por  ACS  e  de  10  ACS  por  equipe  de  Saúde  da  Família,  não  ultrapassando o  limite máximo recomendado de pessoas por  equipe.  

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A política nacional de atenção básica fala de 01 acas para 750 pessoas e até 12 por ESF

  • eu não concordo muito com a resposta pois segundo o portal do departamento de saúde os médicos podem atuar em até duas equipes com um total de 20 a 30 horas semanais e não 40,logo eles não se enquadrariam na frase da forma que ela foi escrita.

    "A carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde cadastrados na Estratégia Saúde da Família, exceto o profissional médico que poderá atuar em, no máximo duas (02) equipes, pois poderá ser contratado por 20 ou, até, 30 horas semanais."

  • Realmente, o gabarito deveria ser letra A, porém a banca divulgou D. Discordo, devido ao exposto no item II.

  • Especificidades da equipe de saúde da família

    São itens necessários à estratégia Saúde da Família:

    II - o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;

    III - cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que quanto maior o grau de vulnerabilidade menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe;

    IV - cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF e com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais;

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

  • De acordo com a nova PNAB somente o item I estará correto, pois ela descreve que: Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente.

  • A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    Segundo a Portaria 2488/11 o cadastramento de cada profissional de saúde deve ser realizado em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF e com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais. A segunda afirmativa também é verdadeira.

    O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. A terceira afirmativa está errada, já que o número máximo de ACS e de equipes estão errados.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html


  • Questão desatualizada. De acordo com a nova PNAB apenas a I estaria correta
  • desatualizada. Todos os profissionais devem ter 40h, inclusive o médico.