SóProvas


ID
126451
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Energetill Ltda. é uma empresa de geração e transmissão de energia. O órgão regulador e fi scalizador, por meio de norma, determinou que parte de suas receitas sejam apropriadas pelo regime de caixa. Considerando somente os dados apresentados, deve o auditor emitir parecer:

Alternativas
Comentários
  • O Auditor tendo obtido evidência apropriada e suficiente, conclui que distorções, individualmente ou em conjunto são relevantes, mas não generalizadas nas Demonstrações Contábeis, ou seja, uma vez que houve determinação de apenas parte de suas receitas para apropriação através do regime de caixa, constatou-se que a opinião do auditor seria emitida com ressalva, pois a mesma nesta situação se torna relevante, mas não generalizada no contexto geral.
  • Algumas entidades se sujeitam à normatização específica, e que quando essa normatização causa o desvio dos Princípios Fundamentais de Contabilidade o auditor deve avaliar sua relevância e emitir parecer com ressalva ou com opinião adversa.

    Veja o que diz a Resolução CFC nº 830/98: “O modelo de parecer também é aplicável a essas entidades regulamentadas. Assim, os desvios dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, originados na legislação ou nas normas regulamentares específicas, devem ser tratados de maneira idêntica à observada nas demais entidades, contendo ressalva ou opinião adversa, sempre que relevante.”

    Percebe-se pelo enunciado que a entidade está violando o princípio da competência ao considerar parte das receitas pelo regime de caixa.

    Considerando somente os dados apresentados como comanda o enunciado da questão o auditor deveria emitir um parecer ressalvando tal fato, portanto, letra “C”.

    ponto dos concursos