SóProvas


ID
126538
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a sistemas distribuídos, clusters e redes.

I. Um sistema distribuído pode ser classifi cado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. Um MMP (Processadores Paralelos Massivos) é um grande sistema de processamento paralelo com arquitetura de memória não compartilhada e descentralizada.
III. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia.
IV. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fi xo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • II.Um MMP possui arquitetura de memória compartilhada.

    IV. Umas das idéias do cluster é justamente a exclusão de adição de nós conforme a carga de processamento, logo, não deve ter limitação quanto a quantidade de nós.

    bons estudos.
  • Cluster (ou clustering) é, em poucas palavras, o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.

    Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de  (ou node). Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser "transparente", ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.

    Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. É extremamente importante que o padrão adotado permita a inclusão ou a retirada de nós com o cluster em funcionamento, do contrário, o trabalho de remoção e substituição de um computador que apresenta problemas, por exemplo, faria a aplicação como um todo parar.

    A computação em cluster se mostra muitas vezes como uma solução viável porque os nós podem até mesmo ser compostos por computadores simples, como PCs de desempenho mediano. Juntos, eles configuram um sistema de processamento com capacidade suficiente para dar conta de determinadas aplicações que, se fossem atendidas por supercomputadores ou servidores sofisticados, exigiriam investimentos muito maiores.

    Não é necessário haver um conjunto de hardware exatamente igual em cada nó. Por outro lado, é importante que todas as máquinas utilizem o mesmo sistema operacional, de forma a garantir que o software que controla o cluster consiga gerenciar todos os computadores que o integram.

    Há vários tipos de cluster, mas os principais são: cluster de alto desempenho, cluster de ata disponibilidade e dluster de balanceamento de carga.

    fonte: http://www.infowester.com/cluster.php

  • Resposta certa I e III